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dc.contributor.advisorTelles, João Antonio [UNESP]
dc.contributor.authorOliveira, Roberta Marafon Rodrigues de [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:25:17Z
dc.date.available2014-06-11T19:25:17Z
dc.date.issued2008-06-17
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Roberta Marafon Rodrigues de. O ensino de lingua estrangeira (inglês): as relações entre as crenças e as práticas pedagógicas. 2008. 161 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91303
dc.description.abstractEstudos recentes mostram que nem sempre é possível para o professor colocar suas crenças em prática. Tendo em vista tal perspectiva, nesta dissertação, parti do pressuposto que fatores contextuais são um dos grandes responsáveis pela dissonância entre as crenças e as práticas pedagógicas dos professores de línguas estrangeiras. Meus objetivos foram (a) explicitar e analisar minhas crenças e as da professora participante sobre o ensino de línguas estrangeiras; (b) detectar e analisar quais são nossas práticas pedagógicas; (c) por meio desse processo de interlocução, buscar possíveis relações entre o que acreditamos e o que fazemos em sala de aula; (d) produzir conhecimentos que possam contribuir para a formação continuada de professores de língua inglesa e para intervenções mais adequadas, segundo seus contextos de ensino. As perguntas que orientaram esta dissertação foram: (1) quais são as crenças sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira de duas professoras de língua inglesa da rede pública de ensino? (2) quais as possíveis relações que se estabelecem entre essas crenças e as práticas pedagógicas das duas participantes? O arcabouço teórico deste estudo se fundamenta em um conceito de língua como instrumento de interação e nos estudos sobre crenças. O arcabouço metodológico se fundamenta na Pesquisa Narrativa, por meio da qual escrevo textos de pesquisa, tentando tecer significados acerca de nossas crenças e práticas a partir do material documentário coletado - (a) as histórias de nossa prática pedagógica narradas por mim e pela professora participante, (b) encontros reflexivos, (c) entrevista semiestruturada, (d) filmagem de aulas e (e) observações de aulas. Baseada nos princípios da Hermenêutica, a análise do material documentário objetivou confrontar nossos discursos e ações como professoras de línguas...pt
dc.description.abstractRecent studies on teachers’ beliefs show that they are not necessarily expressed in their pedagogical practice. This dissertation is grounded on such perspective and on the presupposition that contextual factors are mainly responsible for the discontinuity between foreign language teachers’ beliefs and their work in the classroom. The objectives of this study were: (a) to make explicit and to analyze my own beliefs regarding foreign language teaching and those of my participant teacher; (b) to detect and to analyze our pedagogical practices; (c) by means of shared reflection, to search for possible relationships between what we believe in and what we do in our classrooms; (d) to produce knowledge as to contribute with the continuing development of teachers of English and adequate intervention in their respective teaching contexts. The research questions that guided my inquiry were the following: (a) what are the beliefs regarding the teaching/learning processes of two public schools teachers of English? (b) what possible relationships can be traced between the beliefs and the pedagogical practice of both participants? The theoretical framework of this study is grounded on a concept of language as an instrument of interaction and on the studies about teachers’ beliefs. The methodological framework draws on the principles of Narrative Inquiry in which I write research texts trying to weave meanings about our beliefs and practices based on the documentary materials that were collected – a) the stories that were told by me and my participant; (b) reflective conversations; (c) semi-structured interviews; (d) video-taped classes; and (e) classroom observation. The analysis of the documentary material was based on hermeneutic principles and aimed at confronting our discourses and actions as foreign language teachers...(Complete abstract, click electronic access below)en
dc.format.extent161 f.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt
dc.subjectLíngua inglesa - Formação de professorespt
dc.subjectLingua inglesa - Práticas pedagógicaspt
dc.subjectBeliefsen
dc.subjectTeacher developmenten
dc.subjectTeaching of englishen
dc.subjectNarrative inquiryen
dc.titleO ensino de lingua estrangeira (inglês): as relações entre as crenças e as práticas pedagógicaspt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino, abordagem técnico-pedagógicapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
dc.identifier.aleph000559490
dc.identifier.fileoliveira_rmr_me_mar.pdf
dc.identifier.capes33004110040P5
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