Argumentação e comunicação: uma relação dialógica indissolúvel

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2005-11-07

Autores

Henrique, Marta Aparecida Broietti [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Partindo da concepção de que a linguagem é uma forma de interação social, o presente trabalho tem por objetivo verificar como se dá o processo argumentativo/persuasivo no âmbito da linguagem escrita em três revistas de atualidades. O foco deste estudo está centrado em reconhecer os aspectos lingüísticos e extralingüísticos utilizados pelos locutores dos textos visando à adesão do seu referencial de interlocutor. Para verificação de tal propósito, foram utilizados os pressupostos da Lingüística Textual e suas linhas precursoras. Em busca de uma análise profícua, procura-se evidenciar os expedientes de formulação textual que constituem a posição do enunciador em relação às suas visões mundo postas em disputa por meio da linguagem.
From the view that langugage is a kind of social interaction, the purpose of this research is verifying how the argumentative/persuasive process takes place in the scope of written language inside three current news magazines. This study focuses in recognizing the linguistics and extralinguistics aspects by the text annuncer aiming the adehesion of his interlocutor profile. Trying to verify it, Text Analise presupposals and ists forerunner studies were used. In search of a propositable analysis, it's tried to show up the textual formulation resources which make part of the anuncitor's position regarding his point of view about the world submitted to dispute through the language.

Descrição

Palavras-chave

Linguística, Linguagem, Comunicação escrita, Argumentação, Texto escrito, Written text, Argumentation, Announcer, Interlocutor

Como citar

HENRIQUE, Marta Aparecida Broietti. Argumentação e comunicação: uma relação dialógica indissolúvel. 2005. 245 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2005.