Show simple item record

dc.contributor.advisorSchlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:25:59Z
dc.date.available2014-06-11T19:25:59Z
dc.date.issued2007-03-08
dc.identifier.citationSANTOS, Danielle Aparecida do Nascimento dos. A formação de professores de uma escola da rede pública estadual em serviço para o trabalho com projetos utilizando as tecnologias de informação e comunicação. 2006. 181 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2006.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/92326
dc.description.abstractA prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber uma nova cultura de aprendizado onde professores tornam-se os mediadores entre seus alunos e o conhecimento. Esta nova metodologia que incorpora o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramentas facilitadoras traz mudanças importantes. Diante deste desafio, a proposta central desta pesquisa de mestrado, realizada a partir de dois mil e quatro (2004) é investigar o processo de formação em serviço de professores do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual no município de Presidente Prudente/SP/Brasil, visando que incorporassem em sua prática o trabalho com projetos aliado ao uso das TIC, para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, o processo de formação em serviço deu-se a partir da observação direta e participante nas atividades em sala de aula e na Sala Ambiente de Informática (SAI), entrevistas e diálogos abertos nas Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC). Neste processo, os professores orientavam o andamento das atividades, delimitando estratégias e definindo ações para realização dos projetos. Assim, a formação dos professores durante sua própria prática proporcionou a construção do conhecimento a partir da atuação de professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, permitindo o afloramento de diferentes habilidades, por meio de uma postura autônoma, reflexiva e colaborativa.pt
dc.description.abstractThe pedagogical practice through the development of projects is a way to conceive a new culture of learning where teachers become mediators between students and knowledge. This new methodology, which incorporates the use of Information and Communication Technologies (ICT), as facilitating tools, brings important changes. Facing this challenge, the central purpose of this research, carried out in 2004, was to investigate the process of training in service of the teachers of the elementary school of a public school in the town of Presidente Prudente-SP, Brazil, aiming at making them to incorporate in their practice the use of ICT, combined with the work with projects, in order to change the teaching and learning process. In order to do so, the process of training in service was carried out thru the direct and participant observation in the activities of classroom and the Ambiance-Room of Informatics (ARI) and open dialogues in the Hours of Collective Pedagogical Work (HCPW). In this process, the teachers was orientating the course of activities, delimiting strategies and defining actions for realization of the projects. Therefore, the teacher formation during their own practice was proportioned the construction of knowledge from the actuation of teachers and students in the learning and teaching and learning process, allowing bloom of different abilities, through a autonomy reflexive and collaborative posture.en
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.format.extent181 f. : il.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectComunicação na tecnologiapt
dc.subjectTIC (Tecnologias de informação e comunicação)pt
dc.subjectTeacher trainingen
dc.titleA formação de professores de uma escola da rede pública estadual em serviço para o trabalho com projetos utilizando as tecnologias de informação e comunicaçãopt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação - FCTpt
unesp.knowledgeAreaFormação inicial e continuada de professorespt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
dc.identifier.aleph000497988
dc.identifier.filesantos_dan_me_prud.pdf
dc.identifier.capes33004129044P6
dc.identifier.lattes7346754405819238
unesp.author.lattes7346754405819238
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record