A constituição da profissionalização docente em creche: narrativas autobiográficas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013-09-17

Autores

Santos, Héllen Thaís dos [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Apresentam-se, nesta dissertação, os resultados de pesquisa vinculada à linha Infância e Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, câmpus de Presidente Prudente-SP. Com o objetivo de analisar como se constitui a profissionalização do professor de creche foi realizado um trabalho empírico com as professoras titulares de certificação pelo menos em nível médio, que atuam na modalidade de creche, na rede municipal de Presidente Prudente-SP. Para tanto, o conceito de profissionalização docente é tratado como o processo pelo qual os professores são capazes de adquirir saberes necessários para constituir uma profissão, sendo a formação inicial o marco regulatório deste processo. A formação do professor da educação infantil é, também, discutida a fim de compreender o educar e cuidar como papel do professor de creche. As narrativas autobiográficas são evidenciadas como instrumento de pesquisa e formação de professores, elas estão baseadas no método (auto) biográfico, cujos procedimentos metodológicos permitiram coletar e analisar trajetórias de vida pessoais/profissionais para compreender como se constituiu a profissionalização do professor na creche. Como resultados são evidenciadas as práticas docentes baseadas em saberes advindos da experiência e a necessidade de associação teórico-prática na formação do professor de creche. Além disso, a pesquisa evidencia que a docência em creche está em construção e se configura como uma nova faceta da profissão docente na sociedade moderna, que ainda precisa ser “aceita” pelo professor
In this dissertation are presented the results of a research linked to the Childhood and Education line of the Education Graduate Program in Faculty of Sciences and Technology, São Paulo State University Júlio Mesquita Filho, Presidente Prudente-SP campus. Aiming to analyze the constitution of professionalization of daycare teachers, empirical work was performed with teachers, with at least mid-level certification, who act in daycare centers, in Presidente Prudente - SP. Thus, the concept of teacher professionalization is treated as the process by which teachers are able to acquire knowledge necessary to constitute a profession, considering the initial formation as the regulatory framework of this process. The formation of childhood teachers is also discussed in order to understand the educating and caring teacher's role as day care teachers. Autobiographical narratives are evidenced as a tool for research and teacher formation, that are based on the method (auto) biographical, whose methodological procedures , allowed collect and analyze trajectories of personal/professional life to understand how was the constitution of teacher professionalization in daycare centers. The results evidenced teaching practices based in knowledge experiences , and need of association of theory and practice in formation of daycare center teachers . Moreover , this research shows that teaching in daycare is under construction and is configured as a new facet of the teaching profession in modern society , which still needs to be accepted by the teacher

Descrição

Palavras-chave

Educação, Profissões de nivel superior, Professores - Formação, Creches, Autobiografia, Education

Como citar

SANTOS, Héllen Thaís dos. A constituição da profissionalização docente em creche: narrativas autobiográficas. 2013. 197 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.