O portal do professor e projetos de trabalho: uma proposta de construção de um ambiente de aprendizagem Matemática no ensino fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011-11-30

Autores

Santos, Cláudia Tavares Barbosa dos [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus Presidente Prudente. A preocupação com o tema vem da necessidade de incorporar, na prática pedagógica, didáticas e tecnologias que auxiliem os processos de ensino e aprendizagem em Matemática de forma a oportunizar aos alunos aprender significativamente os conteúdos matemáticos. Para isso, esta investigação pretende analisar a aprendizagem de conceitos matemáticos dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, por meio do desenvolvimento de um projeto de trabalho auxiliado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação, bem como da utilização de recursos disponíveis no Portal do Professor, do Ministério da Educação. A prática pedagógica por meio de projetos de trabalho aponta a possibilidade de desenvolver os conteúdos curriculares, a partir dos interesses imediatos dos alunos, e de definir um currículo que dispõe os conhecimentos escolares de uma forma diferenciada da tradicional organização linear e conteudista. O Portal do Professor é um portal de conteúdos onde o professor pode encontrar estratégias para o ensino e sugestões para integrar a tecnologia em suas aulas. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa foi delineada segundo a abordagem qualitativa empreendida pela pesquisa de intervenção numa escola pública da cidade de Juiz de Fora – MG. Os resultados mostraram que o ambiente criado pelo desenvolvimento de um projeto de trabalho, do uso das tecnologias e de recursos do Portal do Professor possibilitou uma nova forma de abordar os conceitos curriculares, aproximá-los da vivência dos alunos e de dar significado à aprendizagem dos conceitos matemáticos abordados
This research is linked to the research line “Practice in Education and Training Processes” of the Post-Graduate Education – Master of the Faculty of Science and Technology of the Universidade Estadual Paulista – UNESP, Presidente Prudente. The concern with the theme comes from the need to incorporate in teaching practice, teaching and technologies that aid the process of teaching and learning in mathematics in order to create opportunities for students to learn mathematical content significantly. To this end, this research intends to analyze the learning of mathematical concepts with seventh grade students of elementary school, through the development of a work project assisted by the Information and Communication Technologies as well as the use of available resources in the Teacher´s Portal, from the Ministery of Education. The pedagogical practice through work projects points to the possibility of developing curricula, from the immediate interests of the students, and to define a curriculum that provides students the knowledge in a different way from traditional linear organization and content. The Teacher´s Portal is a content portal where teachers can find strategies for teaching and suggestions for integrating technology into their lessons. To achieve the proposed objective, the research was designed according to the qualitative approach taken by intervention research in a public school in the city of Juiz de Fora – MG. The result show us that the environment created by the use of technologies and resources of the Teacher´s Portal made possible a new way to approach the curricular concept, bring it closer to the students and give a meaning to the learning of the addressed mathematical concepts

Descrição

Palavras-chave

Educação, Projetos de pesquisa, Aprendizagem, Education, Mathematics - Learning and teaching

Como citar

SANTOS, Cláudia Tavares Barbosa dos. O portal do professor e projetos de trabalho: uma proposta de construção de um ambiente de aprendizagem Matemática no ensino fundamental. 2011. 159 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.