“Brasil mostra a tua cara”: rock nacional, mídia e a redemocratização política (1982-1989)

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Data

2009-02-19

Autores

Encarnação, Paulo Gustavo da [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo tratar e refletir historicamente a relação entre música, mídia e política, isto é, a relação entre o denominando rock nacional dos anos 80 com a mídia (impressa, radiofônica, fonográfica e televisa) e o processo de redemocratização política durante o período compreendido entre 1982 a 1989. Objetivamos destacar e interpretar especialmente as canções do rock oitentista brasileiro que proporcionaram um conjunto de críticas com relação à sociedade e à política brasileiras durante o período que abrange a fase final da ditadura militar e a transição democrática. Dessa forma, buscamos traçar inicialmente uma breve história social e cultural das quinze bandas e quatro cantores selecionados antes de ingressarem no âmago da indústria fonográfica. Buscamos entender quais foram as ferramentas e os processos que possibilitaram a entrada dos roqueiros no universo midiático, bem como as relações dos roqueiros com as diferentes mídias, além de buscar entender como o rock nacional foi visto pelos jornalistas, críticos, músicos e intelectuais que escreviam ou escreveram para grande imprensa brasileira. Para tanto, foram pesquisados os jornais paulistas Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo e o carioca Jornal do Brasil, bem como a revista Veja, de circulação nacional, e a revista especializada em música Bizz. A discografia selecionada compreende entre 1982/83, período dos primeiros lançamentos dos roqueiros dos anos 80, a 1989, ano da primeira eleição direta para presidente da República após o fim do regime militar. O rock nacional dos anos 80 foi entendido nesta dissertação como portador de significados e representações políticas. Distante portando de definições que procuravam, e ainda tentam, aprisiona-lo sob o rótulo de alienação política e da rebeldia...
The objective of the present work is to deal with and historically reflect about the relation between music, media, and politics; that is, the relation between the so called national rock of the 80’s with the media (press, radio, phonograph industry and television) and the process of political re-democratization during the period from 1982 to 1989. The aim is to specially detach and interpret the songs of the Brazilian rock of the 80’s that have provided a large range of critic concerning Brazilian society and politics during the final period of military dictatorship and the democratic transition. So, it was intended to initially present a brief social and cultural history of the 15 bands and 4 singers selected to compose this work before they entered into the phonographic industry. It is meant to understand what were the tools and processes that made possible rockers to enter the media universe, as well as the relation of those rockers regarding different Medias, besides trying to understand the way national rock was seen by journalists, critics, musicians and intellectuals that have written for Brazilian press. For this reason, the newspapers from São Paulo Folha de S. Paulo and O Estado de S. Paulo and Jornal do Brasil from Rio de Janeiro likewise the nationally distributed magazine Veja, including the magazine specialized in music Bizz were used as a base for the research. The discography covers from 1982/83 – when the first releases from rockers of the 80’s were made – to 1989 – when the first direct election for Republic President occurred after the end of the Military Regime. In this work it was concluded... (Complete abstract click electronic access below)

Descrição

Palavras-chave

Rock, Música - História, Politica e cultura, Brasil Historia, Brazilian Music, National Rock of the 80’s, Media, Brazilian Politics

Como citar

ENCARNAÇÃO, Paulo Gustavo da. “Brasil mostra a tua cara”: rock nacional, mídia e a redemocratização política (1982-1989). 2009. 192 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2009.