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dc.contributor.advisorAlmeida, Laura Beatriz Fonseca de [UNESP]
dc.contributor.authorBatista, Érika Regina Caporal Costa [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:28:59Z
dc.date.available2014-06-11T19:28:59Z
dc.date.issued2010-02-10
dc.identifier.citationBATISTA, Érika Regina Caporal Costa. Proposta de inclusão de aluno surdo no ensino fundamental regular: algumas considerações sobre ação docente. 2010. [70] f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/97431
dc.description.abstractNo Brasil, os movimentos históricos que impulsionaram as propostas de inclusão escolar das pessoas com deficiência, são relativamente recentes e mostram-se em constante (re)construção. Nas décadas de 1970 e 1980 do século XX, os debates acerca da integração social obtiveram maior relevância e a partir dos anos 1990, com o advento das propostas de inclusão escolar no ensino regular, tais discussões permanecem ocorrendo em meio a conflitos e contradições. Uma questão tida como principal diz respeito à formação de professores e o impacto que a ação docente pode representar para o êxito desse processo. Parece, portanto, necessário conhecer como se busca implementar uma proposta de inclusão no cotidiano escolar. O objetivo deste estudo foi analisar a prática docente de três professoras frente à proposta de inclusão escolar de um aluno surdo no ensino fundamental regular, caracterizando as ações realizadas, por meio da observação do contexto de sala de aula e de entrevistas semi-estruturadas com as professoras. A análise dos dados, de natureza qualitativa, considerou fatores como a formação das professoras, a infra-estrutura oferecida pela escola, as concepções e ações que as professoras apresentaram relacionadas com a inclusão do aluno surdo. Os resultados indicam que questões que envolvem o ensino, a prática docente e as concepções relacionadas com a inclusão escolar, precisam ser identificadas, discutidas, analisadas e disponibilizadas aos profissionais da educação de forma a contribuir para uma prática docente mais coerente e eficaz. Foi evidenciado no estudo que as contradições do processo de inclusão escolar refletem os múltiplos sentidos conferidos pelas professoras ao processo de ensino e aprendizagem, a ponto de influenciar e, por vezes, determinar as ações docentes.pt
dc.description.abstractIn Brazil, the historical movements that impelled the scholar inclusion proposals of the people with disabilities are relatively recent and present it in constant (re)construction. In the 1970s and 1980s, the discussions about the social integration achieved relevance and from the 1990’s such discussions continued to occur between conflicts and contradictions, with the advent of the scholar inclusion proposals in the regular education. An essential issue concerns teachers’ formation and the impact the teacher action can represent for the success of this process. However, it seems to be necessary know how it seeks to implement an inclusion proposal in scholar quotidian. The purpose of this study was analyze the teaching practice from three teachers concerning scholar inclusion proposals of a deaf student in the elementary education, characterizing the taken actions, through observation in the context of the classroom and semi-structured interviews with the teachers. The data analysis qualitative natured considered factors such as the teacher’s formation, the infrastructure offered by the school, the conceptions and actions the teacher presented, related to the inclusion of the deaf student. The results indicates issues that involves the education, the teaching practice and the conceptions related to a scholar inclusion need to be identified, discussed, analyzed and available to the education professionals to contribute to a more coherent and effective teaching practice. It was evidenced in this study that the contradictions of the scholar inclusion process reflect the multiples meanings conferred by the teachers to the education and learning process influencing and sometimes determining the teaching actions.en
dc.format.extent[70] f. : il.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectInclusão em educaçãopt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectSurdezpt
dc.subjectCrianças surdaspt
dc.subjectPrática docentept
dc.subjectSchool inclusionen
dc.subjectSpecial needsen
dc.subjectDisabilitiesen
dc.subjectDeafnessen
dc.titleProposta de inclusão de aluno surdo no ensino fundamental regular: algumas considerações sobre ação docentept
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaPsicologia da educação e educação especialpt
unesp.researchAreaInclusão escolarpt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
dc.identifier.aleph000632931
dc.identifier.filebatista_ercc_me_arafcl.pdf
dc.identifier.capes33004030079P2
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