Avaliação do desempenho hidráulico de barreiras de proteção ambiental produzidas com solo laterítico arenoso compactado estabilizado quimicamente

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2002-05-13

Autores

Ribeiro, Rosimeire Aparecida Ventura [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

As características de capacidade de percolação de fluidos em camadas de solos têm sido alvo de muitos estudos que refletem a preocupação do meio técnico em termos do comportamento destes materiais frente a sua utilização em obras de engenharia. Tais estudos têm tradicionalmente considerado o efeito desta percolação no comportamento mecânico dos solos. Recentemente a avaliação das propriedades hidráulicas dos solos passou a ter um papel fundamental em atividades relacionadas à disposição de resíduos, a qual pode proporcionar a percolação de fluidos potencialmente poluidores do subsolo. O uso de qualquer tipo de material, visando à proteção do subsolo, exige, no entanto, requisitos mínimos para que se tenha um bom desempenho no retardame nto da percolação e na retenção de elementos potencialmente contaminantes, indicando o uso de materiais com baixa condutividade hidráulica e boa capacidade de retenção de íons, requisitos que não são atendidos por qualquer tipo de solo. Essa situação tem l evado à pesquisa de diversos tipos de camadas compostas (sejam elas obtidas por misturas com solos ou pela superposição de camadas com diferentes materiais) que atendam às finalidades pretendidas. Para tanto se avaliou o efeito do uso de estabilizantes quí micos (cal e cimento) na redução da condutividade hidráulica em um solo laterítico arenoso compactado. Foram feitos ensaios de permeabilidade à carga variável e com área plena, permitindo concluir que o material acima mencionado possui baixa condutividade hidráulica, podendo assim ser utilizado na construção de barreiras de proteção ambiental.

Descrição

Palavras-chave

Aterro sanitário, Solos - Compactação, Proteção ambiental, Barreiras - Proteção

Como citar

RIBEIRO, Rosimeire Aparecida Ventura. Avaliação do desempenho hidráulico de barreiras de proteção ambiental produzidas com solo laterítico arenoso compactado estabilizado quimicamente. 2002. 82 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, 2002.