A prática de yoga: como ela afeta no controle do estresse de jovens adultos no dia-a-dia

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Data

2019

Autores

Cazotto, Taís de Ávila

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O Yoga é uma prática muito antiga e traz muitos benefícios, colaborando com o bem estar subjetivo, o suporte social e os comportamentos de saúde. Sabe-se que o estresse é um problema que afeta a sociedade atual e acredita-se que o Yoga contribui na diminuição deste problema. Portanto, o objetivo deste trabalho foi analisar o nível de estresse de indivíduos, praticantes de Yoga, iniciantes (até 1 ano) e mais experientes (acima de 1 ano). Para isso, foi feita uma pesquisa descritiva com 30 adultos de ambos os sexos com média de idade 38,9±13,7 anos e eles responderam o questionário de estresse percebido (PSS), que contém 14 perguntas, com a adição de 3 questões dissertativas sugeridas pela autora. Para a análise dos dados foram utilizados a análise descritiva e o Teste T de Student para amostras independentes para comparar o estresse de indivíduos com menos e com mais de 1 ano de prática de Yoga (p<0,05). Os resultados quantitativos mostraram que não há diferença significativa de estresse entre pessoas que praticam menos ou mais de um ano de Yoga, exceto na questão 7 (você tem sentido que as coisas estão acontecendo de acordo com a sua vontade?), que foi verificado que pessoas com menos tempo de prática possuem níveis de estresse mais altos do que os praticantes há mais de 1 ano (p=0,000). Observando os resultados qualitativos, é possível afirmar que o Yoga ajuda nas situações de estresse, principalmente por melhorar o autocontrole, autoconhecimento e concentração dos praticantes. Os resultados também mostraram que todos os indivíduos diminuíram seus níveis de estresse após iniciar a prática de Yoga em suas vidas e que a maioria se sente melhor em relação ao estresse após praticar a meditação, relaxamento, respiração e a postura do guerreiro. Com isso, é possível concluir que a prática de Yoga é uma boa alternativa para auxiliar no estresse do dia a dia de jovens adultos, fazendo com que o praticante consiga ter mais autoconhecimento e autocontrole sobre suas ações nas situações que ele enfrenta diariamente.
The Yoga is a very ancient practice and provides many benefits, contributing to the subjective well-being, social support and health behaviours. It's known that stress is a problem which affects the current society and it's believed that Yoga helps to decrease this problem. Therefore, the purpose of this work was to analyse the stress levels of people who practice Yoga, beginners (up to 1 year) and more experienced (over 1 year). In order to accomplish that, a descriptive research was made considering 30 adults both genders with an average age of 38.9±13.7 years and they answered the Perceived Stress Scale (PSS) which has 14 questions, in addition to 3 essay questions suggested by the author. For the data analysis, it was used the descriptive analysis and the Student's t-test for independent samples to compare the stress of individuals with more or less than 1 year of Yoga practice (p<0.05). The quantitative results showed that there is no significant difference in stress level among people who have practiced Yoga for more or less than an year, except for question 7 (Have you been feeling things are happening according to your desire?), in which was noticed that people who have practiced for a shorter period has higher stress levels than people who have practiced for more than a year (p=0.000). Observing the qualitative results, it's possible to assert that Yoga helps on stressful situations, mainly because it improves the practitioner's self-control, self-knowledge and concentration. The results also showed that all individuals had their stress levels decreased after bringing the Yoga practice to their lives and most of them feel better about stress after practicing meditation, relaxation, breathing and the warrior pose. Thereby, it's possible to conclude that Yoga practice is a good alternative to help on young adults daily stress, letting the practitioner to have a better self-knowledge and self-control over their actions on daily situations.

Descrição

Palavras-chave

Yoga, Atividade física, Estresse, Humor, Physical activity, Stress, Mood

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