Livros

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 19 de 19
  • ItemLivro
    TESTE: Caracteres especiais %
    (Informe o nome do publicador (editora)., 2023) Ultimo sobrenome
  • ItemLivro
    Será que é tudo isso mesmo?
    (Unesp, 2020) Bahia, Marta Alice Nelli; Mantovani, Camila Lopes Nogueira; Cardoso, Hugo Ferrari (Ed.); Bahia, Paola Nelli (Il.)
  • ItemLivro
    Guia agenda 2030: integrando ODS, educação e sociedade
    (Lucas Furio Melara; Raquel Cabral, 2020) Cabral (Org.), Raquel; Gehre (Org.), Thiago
  • ItemLivro
    A busca por modelos internacionais de ensino: uma experiência UNESP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2016) Santos-Pinto, Lourdes Aparecida Martins dos [UNESP]; Oliva, Valéria Nobre Leal de Souza [UNESP]; Santos, Célia Maria Retz Godoy dos [UNESP]; Porém, Maria Eugênia [UNESP]; Cabral, Raquel [UNESP]; Andrelo, Roseane [UNESP]; Guaraldo, Tamara de Souza Brandão [UNESP]; Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP]; Brocanelli, Cláudio Roberto [UNESP]; Bueno, Sinésio Ferraz [UNESP]; Silva, Vandeí Pinto da [UNESP]; Fertonani, Fernando Luis [UNESP]; Plicas, Lidia Maria de Almeida [UNESP]; Hojo, Ossamu [UNESP]; Fiorin, Evandro [UNESP]; Francisco, Arlete Maria [UNESP]; Baron, Cristina Maria Perissinotto [UNESP]; Hirao, Hélio [UNESP]; Ming, Lin Chau [UNESP]; Bonfim, Filipe Pereira Giardini [UNESP]; Vargas, Pablo Forlan [UNESP]; Lodi, Paulo César [UNESP]; Nogueira, Caio Gorla [UNESP]; Giacheti, Heraldo Luiz [UNESP]; Jugend, Daniel [UNESP]; Gobbo Júnior, José Alcides [UNESP]; França, Thiago Valle [UNESP]; Pereira, Jorge Fernando Brandão [UNESP]; Almeida, Adélia Emília de [UNESP]; Santos, Lucinéia dos [UNESP]; Millen, Danilo Domingues [UNESP]; Prado, Evandro Pereira [UNESP]; Martins, Antonio Cesar Germano [UNESP]; Gonçalves, Flávio Alessandro Serrão [UNESP]; Roveda, José Arnaldo Frutuoso [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • ItemLivro
    Catálogo dos projetos de extensão da UNESP
    (Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX), 2011) Araújo, Maria Amélia Máximo de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Com o propósito de cumprir o papel integrador entre a Universidade e a Sociedade, a extensão universitária coloca-se como área acadêmica propícia, interligando ensino e pesquisa e levando benefícios à sociedade. Possibilita assim a formação de profi ssionais cidadãos além da competência adquirida na Universidade. A extensão universitária se credencia junto à sociedade como espaço privilegiado de produção de conhecimento signifi cativo para a redução das desigualdades sociais, colaborando com as garantias de liberdade e a emancipação humana, que ainda não se consolidaram em nosso país. A Extensão é o processo educativo, cultural e científi co que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade. A Extensão possibilita que a comunidade acadêmica encontre na sociedade conhecimentos enriquecedores para sua formação, ao mesmo tempo em que benefi cia esta sociedade, com os conhecimentos acadêmicos adquiridos nos bancos da Universidade.
  • ItemLivro
    Movimentos da hesitação: deslizamentos do dizer em sujeitos com Doença de Parkinson
    (Cultura Acadêmica, 2015) Chacon, Lourenço [UNESP]; Vieira, Roberta Cristina Rodrigues [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • ItemLivro
    A inovação para o desenvolvimento social: políticas públicas e internacionalização
    (Cultura Acadêmica, 2014) Fonseca, Débora Cristina [UNESP]; Carvalho, Maria Bernadete S. da Silva [UNESP]; Barros, Clara Mauerberg de [UNESP]; Araújo, Aline Juca de [UNESP]; Campos, Débora Cardoso de [UNESP]; Goethel, Elisiane S. Q. [UNESP]; Tomazella, Silvia Helena [UNESP]; Borgheresi, João Victor Ribeiro; Francisco, Arlete Maria [UNESP]; Baron, Cristina Maria Perissinotto [UNESP]; Gastaldi, Denis Oshiro [UNESP]; Ataide, Natália Gironde [UNESP]; Marcelo Fernandes de Oliveira [UNESP]; Geraldello, Camilla Silva [UNESP]; Fiamengui, Fernando; Miyahara, Glauco Issamu [UNESP]; Laurindo Júnior, Murilo César Bento; Silva, Janaína Zavitoski da; Biasoli, Éder Ricardo [UNESP]; Castilho, Regina Maria Monteiro de [UNESP]; Ferezin, Danilo Francisco Paulin [UNESP]; Alibertti, Renan [UNESP]; Rodrigues, Mateus Augusto de Carvalho [UNESP]; Lima Filho, Antonio de Pádua [UNESP]; Garcia Junior, Aurasil Ferreira [UNESP]; Paula, Izaque Arruda de [UNESP]; Carvalho, Aparecido Augusto de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os sete textos aqui apresentados resultam de seleção realizada entre 296 trabalhos em outubro de 2013, durante o VII Congresso de Extensão Universitária da Unesp. Abrangem propostas inovadoras nas áreas de Direitos Humanos, Educação, Espaços Construídos, Política e Economia, Saúde e Tecnologia. O trabalho “Educação e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)” propõe preparar agentes sociais e professores da cidade de Rio Claro e região para que o trabalho com as crianças e adolescentes possa ser mais efetivo em relação à aplicabilidade do ECA e para fortalecer as redes de atendimento. Em “Cursinho Pré-Vestibular Gera Bixo” o objetivo é a redução do déficit educacional do aluno proveniente do ensino público. O trabalho relata que em oito anos de existência o cursinho aprovou mais de duzentos alunos em universidades públicas ou particulares com 100% de bolsa e que o índice de aprovações alcançou 47% em 2012. “O direito à habitação e o papel da universidade pública” discute a habitação enquanto direito social assegurado pela Constituição. Trata de pesquisas e propostas alternativas para a habitação social que possibilitem custos mais baixos. Os autores de “Transparência e controle social: a experiência do Observatório da Gestão Pública de Marília (SP)” relatam como o Observatório viabiliza a prática do controle social da gestão e a advocacia de ideias no âmbito do município de Marília. O trabalho “Atendimento aos pacientes do Centro de Oncologia Bucal da Faculdade de Odontologia de Araçatuba Unesp” tem como objetivo ampliar o número e os tipos de atendimento de pacientes portadores de patologias bucais, orientar os alunos nos procedimentos de exame clínico, complementares e cirúrgicos, visando ao diagnóstico e tratamento das patologias bucais. Utilizar a jardinagem e a horticultura na recuperação de pacientes com dependência química, alcoólatras e desabilitados do Núcleo de Saúde Mental (Cerdif), de Ilha Solteira foi a proposta de “Jardinagem como terapia ocupacional na recuperação de pacientes do Cerdif/Ilha Solteira (SP). Em “Equipamentos para promoção de melhor qualidade de vida de pessoas com deficiência motora” os autores partiram do censo de 2010, segundo o qual 13,17 milhões de brasileiros declararam-se portadores de algum tipo de deficiência grave. Para contribuir com essa população, o Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias e Qualidade de Vida dos Deficientes Físicos tem fabricado diversos equipamentos voltados à tecnologia assistiva.
  • ItemLivro
    Guia prático de medicina baseada em evidências
    (Cultura Acadêmica, 2014) El Dib, Regina [UNESP]; Bazan, Silméia Garcia Zanati [UNESP]; Jorge, Eliane Chaves [UNESP]; Álvarez, Luis Emiliano Cisneros [UNESP]; Bazan, Rodrigo [UNESP]; Kamegasawa, Amélia [UNESP]; Braga, Gabriel Pereira [UNESP]; Braz, Mariana Gobbo [UNESP]; Correa, Ione [UNESP]; Yoo, Hugo Hyung Bok [UNESP]; Volpato, Enilze de Souza Nogueira [UNESP]; Spagnuolo, Regina Stella [UNESP]; Braz, Leandro Gobbo [UNESP]; Luvizutto, Gustavo José [UNESP]; Weber, Silke Anna Theresa [UNESP]; Lima, Silvana Andrea Molina [UNESP]; Nascimento Junior, Paulo do [UNESP]; Teixeira, Marise Silva [UNESP]; Almeida, Ricardo Augusto Monteiro de Barros [UNESP]; Betini, Marluci [UNESP]; Módolo, Norma Sueli Pinheiro [UNESP]; Villas Boas, Paulo José Fortes [UNESP]; Valle, Adriana Polachini do [UNESP]; Corrente, José Eduardo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Neste livro são expostos, para uso de profissionais da área, os princípios básicos e conceitos fundamentais, além dos procedimentos necessários para a prática da Medicina Baseada em Evidências (MBE). A MBE é uma prática relativamente nova, criada em 1992, pelo cientista epidemiologista Gordon Guyatt, na canadense McMaster University. Trata-se da utilização e do desenvolvimento de métodos rigorosos que respondam a questões clinicas sobre efetividade, eficiência e segurança de determinado tratamento e prevenção, bem como sobre a sensibilidade e especificidade de testes diagnósticos de certa doença na área de saúde. A MBE propõe realizar pesquisas de boa qualidade metodológica e livres de vieses e conflitos de interesse, de forma que as respostas sejam adequadas para auxiliar na tomada de decisão clínica. Segundo a MBE, a melhor forma de saber se uma medicação específica é eficaz no tratamento de determinada doença é a revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados, que mapeiam os estudos publicados e não publicados realizados mundialmente sobre o assunto. Tal revisão deve ainda contar com metodologia rigorosa que busque, por exemplo, explicar resultados contraditórios sobre a mesma questão e comparar estudos com diferentes amostras para detectar possível diferença estatística. De forma didática e detalhada, mas mantendo todo o rigor científico, esta obra tem caráter de manual. Ao longo dos capítulos, seus autores explicam conceitos e apresentam o passo a passo da utilização da MBE para os profissionais de saúde.
  • ItemLivro
    Teatro, cinema e literatura: confluências
    (Cultura Acadêmica, 2014) Vicente, Adalberto Luis [UNESP]; Junqueira, Renata Soares [UNESP]; Costas, Iná Camargo; Falleiros, Flávia Nascimento; Martins, Fernando Cabral; Autran, Arthur; Paiva, Samuel; Ferreira, Carolin Overhoff; Coelho, Maria Cecília de Miranda Nogueira; Rovai, Mauro L.; Arêas, Vilma; Werner, Christian; Scheel, Márcio; Betti, Maria Silvia; Martins, Gilberto Figueiredo; Marqueti, Flávia Regina; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta coletânea traz 14 estudos apresentados durante dois encontros acadêmicos realizados na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, em Araraquara, em 2011. Os artigos, produzidos por especialistas de diversas áreas, tiveram como foco principal, o tema proposto para os eventos: as confluências entre teatro, cinema e literatura. Na primeira parte do livro, os estudos têm por denominador comum as relações entre peças de teatro, obras cinematográficas e textos literários. Entre os artigos, há uma análise comparativa das características literárias-políticas do alemão Bertold Brecht, a partir de duas de suas peças, e de um filme, de cujo roteiro foi autor, além de uma reflexão sobre o peta e romancista francês Jules Romains, com foco naquilo que o poeta tomou de empréstimo à arte do cinematógrafo, e um texto sobre a técnica cinematográfica do close-up no filme Vagas estrelas da Ursa, de Luchino Visconti, que tem a personagem principal baseada em Electra. “Ato II – Peças, pessoas, personagens”, a segunda parte do livro, tem seu foco no teatro. Entre os artigos, estão uma análise de duas coletâneas de ensaios do crítico teatral Décio de Almeida Prado, um estudo sobre a peça Esperando Godot, de Samuel Beckett, que aborda uma estética do absurdo, modernamente trágica, uma representação critica da ideologia norte-americana em peças de Tennessee Wiliams e uma discussão sobre a religiosidade católica na peça A Revolução dos Beatos, de Dias Gomes.
  • ItemLivro
    Participação política no Brasil: ação coletiva e interfaces socioestatais
    (Cultura Acadêmica, 2014) Martelli, Carla Gandini Giani [UNESP]; Pires, Valdemir [UNESP]; Romão, Wagner de Melo [UNESP]; Lüchmann, Lígia Helena Hahn; Levy, Charmain; Carlos, Euzeneia; Serafim, Lizandra; Bassi, Liana Lopes; Almeida, Carla Cecília Rodrigues; Cruxên, Isadora Araujo; Souza, Clóvis Henrique Leite de Souza; Alencar, Joana Luiza Oliveira; Lima, Paula Pompeu Fiuza; Ribeiro, Uriella Coelho; Moraes, Luciane Patrício Braga de; Spínola, Juliana Lima; Teixeira, Cristina Frutuoso; Andriguetto Filho, José Milton; Pereira, Alessandra Duarte Rodrigues; Brasil, Flávia de Paula Duque; Carneiro, Ricardo; Alves, Nára Beatriz Chaves; Diesel, Vivien; Ferreira, Dimas Enéas Soares; Oliveira, Osmany Porto de; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Essa coletânea reúne alguns trabalhos apresentados e discutidos no “Encontro internacional participação, democracia e políticas públicas: aproximando agendas e agentes”, realizado na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara em abril de 2013. O encontro foi organizado pelo Grupo de Pesquisa Participação, Democracia e Políticas Públicas, formado por docentes e pesquisadores ligados ao Departamento de Antropologia, Política e Filosofia e também ao Departamento de Administração Pública desta faculdade. A proposta do encontro partiu do diagnóstico de ambos os departamentos da necessidade de se ampliar os debates que relacionem as temáticas da participação, das políticas públicas e da democracia no Brasil e na América Latina, no atual contexto de insuficiência das instituições políticas calcadas no âmbito da democracia liberal e de uma notória “crise da representação”. O livro foi dividido em três partes, “Ação coletiva e institucionalização: interfaces socioestatais”, que trata dos processos de institucionalização dos movimentos sociais; “Instituições participativas da teoria à implementação: dilemas e desafios”, sobre estratégias de governança; e “Participação como política e a política da participação: difusão, impactos, poder”, sobre políticas públicas e o trabalho das ONGs nas ações governamentais.
  • ItemLivro
    Estudos em políticas públicas: cidadania, desenvolvimento e controle social
    (Cultura Acadêmica, 2014) Orsi, Rafael Alves [UNESP]; Romão, Wagner de Melo [UNESP]; Terence, Ana Cláudia Fernandes [UNESP]; Mario, Camila Gonçalves; Prá, Jussara Reis; Schindler, Eduardo; Caccia-Bava, Augusto [UNESP]; Severo, Mirlene Simões; Costa, Fábio Luciano Oliveira; Honorato, Gabriela de Souza; Melo, Felipe Athayde Lins; Laczynski, Patrícia; Caldas, Eduardo de Lima; Bresciani, Luis Paulo; Crantschaninov, Tamara Ilinsky; Leão, Andréa Rente; Vieira, Bruna Pantoja; Pimental, Dandis Faria; Ávila, Mário Lúcio; Sabourin, Eric; Lecuyer, Lauren; Massardier, Gilles; Christóvão, Ana Carolina; Matiolli, Thiago Oliveira Lima; Silva, Marcos de Souza; Yeung, Luciana; Dantas, Humberto; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os 13 artigos reunidos neste livro foram primeiramente apresentados em encontro internacional sobre participação, democracia e políticas públicas na América Latina, realizado em 2013 na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp. Para os organizadores da obra discutir o tema, principalmente no que concerne à transparência dos sistemas de gestão, é extrema importância para apontar direções para uma renovação política, articulações sociais e desenvolvimento socioterritorial. Eles explicam que a análise de marcos legais, fragilidades institucionais e prática autoritárias permitem enxergar o seu contrário e, com isso, aprimorar a prática de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento de um país sustentado na democracia e na cidadania ativa. O livro é divido em quatro eixos temáticos. O inicial apresenta artigos que analisam a cidadania relacionada à saúde, gênero, prevenção ao abuso sexual e juventude. Abarca temas como o Sistema Único de Saúde, os movimentos e grupos feministas e abuso sexual. O seguinte destaca temas ligados à educação, também relacionados à cidadania, como o financiamento da educação e a educação em presídios paulistas. Desenvolvimento e combate às desigualdades sociais norteiam os estudos da terceira parte. São três artigos que tratam da complexidade da produção de políticas baseadas no diálogo entre pares institucionais, como representantes de governos e sociedade civil. O capítulo final é dedicado ao tema controle social e aperfeiçoamento da democracia. Os artigos abordam a questão do monitoramento das políticas e investimentos públicos por parte da sociedade civil.
  • ItemLivro
    Brazilian identities: compositions and recompositions
    (Cultura Acadêmica, 2015) Rodrigues, Cristina Carneiro [UNESP]; Luca, Tania Regina de [UNESP]; Guimarães, Valéria; Moreno, Jean Carlos; Flores, Maria Bernadete Ramos; Melo, Sabrina Fernandes; França, Jean Marcel Carvalho [UNESP]; Viotti, Ana Carolina de Carvalho [UNESP]; Isaia, Artur Cesar; Anhezini, Karina [UNESP]; Ferreira, Ricardo Alexandre [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    The Contemporary Challenges series - originally sponsored by the Research Deanship of the State University of São Paulo (Unesp) - aims at providing access to essays on crucial issues concerning the Brazilian society as a whole. With the publication of those titles, which systematically avoid unnecessary academic jargon though preserving scientific rigour, the university fulfills one of its essential tasks: that of disseminating the skills and knowledge reared within its quarters. In the present volume, focused upon sociological questions, the authors face the difficult job of grasping the intricate horizon of complexities of Brazilian identity and their presence in the current national dilemmas.
  • ItemLivro
    Ciências humanas em debate
    (Cultura Acadêmica, 2013) Del Vecchio, Angelo [UNESP]; Kerr, Dorotéa Machado [UNESP]; Oliveira, Flávia Arlanch Martins de [UNESP]; Portela, Jean Cristtus [UNESP]; Gonzalez, Maria Eunice Quilici [UNESP]; Menin, Maria Suzana de Stefano [UNESP]; Fiorin, José Luiz; Broens, Mariana Claudia [UNESP]; Moraes, Reginaldo; Carvalho, Maria Alice Rezende de; Romanini, Anderson Vinícius; Sposito, Maria Encarnação Beltrão [UNESP]; Murakawa, Clotilde de Almeida Azevedo [UNESP]; Pereira Júnior, Alfredo [UNESP]; Massini-Cagliari, Gladis [UNESP]; Prado, João Batista Toledo [UNESP]; Mendonça, Sueli Guadalupe de Lima [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Fruto de um arrojado projeto coletivo, este livro representa o trabalho de um grupo de docentes da Unesp e também de outras universidades, que impuseram-se o desafio de refletir sobre a pesquisa em subáreas das Humanidades. Entre as inúmeras questões que eles debateram ganharam destaque as relativas a demandas vitais para o fortalecimento das Ciências Humanas, como a necessidade de estimular linhas de pesquisa integradoras de projetos; compreender a especificidade da área com suas metodologias de divulgação científica e temporalidades; valorizar e incentivar redes de pesquisa estimulando o compartilhamento de competências; desenvolver espaços de convívio entre os pesquisadores. A pró-reitora de pesquisa da Unesp, Maria José Soares Mendes Giannini, pontua, na apresentação da obra, que a pesquisa em Ciências Humanas, desenvolve-se, em geral, a partir do esforço individual de um professor, que isolado, dedica-se à sua investigação. No entanto, afirma ela, as pesquisas dessa área do saber podem e devem estar abertas para novos modos de organização: “Um projeto de pesquisa, por exemplo, pode envolver vários professores de diferentes universidades e o compartilhamento de informações em um fórum on-line. Um professor pode colaborar com um colega de outra área de estudo para ter uma perspectiva alternativa sobre seu próprio objeto de pesquisa”. Entre os temas abordados no livro estão o caráter interdisciplinar da pesquisa em Ciências Humanas, pesquisa em grupo e “produtivismo”, a experiência de uma rede de pesquisa e reflexões sobre a prática interdisciplinar, entre outros.
  • ItemLivro
    Identidades brasileiras: composições e recomposições
    (Cultura Acadêmica, 2014) Rodrigues, Cristina Carneiro [UNESP]; Luca, Tania Regina de [UNESP]; Guimarães, Valéria; Moreno, Jean Carlos; Flores, Maria Bernadete Ramos; Melo, Sabrina Fernandes; França, Jean Marcel Carvalho [UNESP]; Viotti, Ana Carolina de Carvalho [UNESP]; Isaia, Artur Cesar; Anhezini, Karina [UNESP]; Ferreira, Ricardo Alexandre [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O livro integra a coleção “Desafios Contemporâneos”, cujo objetivo é apresentar e discutir temas de interesse da sociedade em linguagem acessível ao grande público, sem prejuízo do rigor científico. No caso desta obra, os vários autores lançam um olhar panorâmico sobre a questão da identidade nacional, de modo a contribuir para o debate sobre o que é o Brasil e quem são os brasileiros. O trabalho foi dividido em cinco núcleos temáticos: a questão racial, o corpo, a língua, a religião e a cultura. Os ensaios procuram sempre adotar uma perspectiva ampla, do ponto de vista temporal e temático, tendo como horizonte a compreensão dos desafios sociais, políticos, econômicos e culturais do Brasil contemporâneos. É feito ainda um amplo balanço das diferentes formas de entender a identidade nacional, a partir da confrontação dos principais pensadores que se dedicaram ao assunto ao longo da história, e uma análise do estado atual das pesquisas sobre a identidade brasileira e os seus possíveis desdobramentos na área de ciências humanas do país.
  • ItemLivro
    Desafios contemporâneos da educação
    (Cultura Acadêmica, 2015) David, Célia Maria [UNESP]; Silva, Hilda Maria Gonçalves da [UNESP]; Ribeiro, Ricardo; Lemes, Sebastião de Souza [UNESP]; Bizelli, José Luís [UNESP]; Almeida, Ney Luiz Teixeira de; Maniglia, Elisabete [UNESP]; Maia, Ana Cláudia Bortolozzi [UNESP]; Leite, Lúcia Pereira [UNESP]; Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]; Fonseca, Genaro Alvarenga [UNESP]; Martino, Vânia de Fátima [UNESP]; Muzzeti, Luci Regina [UNESP]; Suficier, Darbi Masson [UNESP]; Manzan, William Alexandre [UNESP]; Martins, Eliana Bolorino Canteiro [UNESP]; Oliveira, Cirlene Aparecida Hilário da Silva [UNESP]; Bajard, Élie; Arena, Dagoberto Buim [UNESP]; Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]; Souza, Renata Junqueira de [UNESP]; Davis, C. Lynn; Miguel, José Carlos [UNESP]; Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]; Monteiro, Sueli Aparecida Itman [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Se historicamente a educação escolar no Brasil foi marcada por um profundo corte elitista, o processo de democratização do ensino apresentou incontestáveis avanços desde a Constituição de 1988. A caminhada pela universalização, no entanto, não se deu à margem de suas heranças históricas, bem como novas fronteiras surgiram para o desafio da educação emancipatória. Esta obra reúne 17 ensaios que debatem os dilemas existentes no cotidiano da sala de aula. Divididos em três partes - " Educação, culturas realidade social", "Políticas educacionais" e "A escola" -, os textos coligidos abordam temas variados relacionados à prática escolar, como cidadania, políticas afirmativas e gestão administrativa, e compõem um cenário contemporâneo dos principais desafios colocados para a educação de nosso tempo.
  • ItemLivro
    Bioenergia: desenvolvimento, pesquisa e inovação
    (Cultura Acadêmica, 2012) Lemos, Eliana G. M. [UNESP]; Stradiotto, Nelson R. [UNESP]; Saczk, Adelir A.; Costa, Adriana Aparecida dos Santos; Lopes, Afonso [UNESP]; Cavalheiro, Alberto J. [UNESP]; Silva, Alexander Alves da [UNESP]; Fraiz, Ana Carla Resende; Carvalho, Ana Flavia de A.; Silva, Ana Paula Dias da [UNESP]; Santos, André L. dos; Diniz, Antonio J. [UNESP]; Gonçalves, Aparecido C. [UNESP]; Carbonari, Caio Antonio [UNESP]; Maia, Cassio Roberto M. [UNESP]; Laluce, Cecília [UNESP]; Tuna, Celso Eduardo [UNESP]; Coronado, Christian Jeremi Rodriguez; Dorta, Claudia; Cavariani Cláudio [UNESP]; Garcia-Cruz, Crispim Humberto [UNESP]; Martins, Cristiane Aparecida; Martins, Daniela Alonso Bocchini [UNESP]; Flumignan, Danilo Luiz [UNESP]; Silva, Douglas F. da [UNESP]; Garcia, Éder Aparecido [UNESP]; Velini, Edvaldo Domingues [UNESP]; Almeida, Eduardo Alves de [UNESP]; Cilli, Eduardo Maffud [UNESP]; Guimarães, Eduardo Rossini [UNESP]; Silva, Edvaldo Aparecido Amaral da [UNESP]; Gattás, Edwil Aparecida de Lucca [UNESP]; Gomes, Eleni [UNESP]; Longo, Elson [UNESP]; Woiski, Emanuel R. [UNESP]; Paula, Fabricio Coutinho de [UNESP]; Câmara, Felipe Thomaz da; Ernandes, Fernanda Maria Pagane Guereschi Ernandes [UNESP]; Dib, Fernando H. [UNESP]; Leme, Gabriel Mazzi [UNESP]; Kaioke, Gilberto Hirotsugu Azevedo; Giacaglia, Giorgio Eugenio Oscare; Ravaneli, Gisele Cristina [UNESP]; Prado, Heloiza Ferreira Alves [UNESP]; Yamanaka, Hideko [UNESP]; Villela, Iraides Aparecida de Castro; Coutinho, Isabel Duarte [UNESP]; Souza, Jackson A. M. de [UNESP]; Cazetta, Jairo Osvaldo [UNESP]; Bara, Janaína Gagliard [UNESP]; Desidério, Janete Apparecida [UNESP]; Gallardo, Jessica C. Medina [UNESP]; Silva, João Batista C. [UNESP]; Thoméo, João Claúdio [UNESP]; Continero, Jonas [UNESP]; Rossato Júnior, José Antonio de Souza [UNESP]; Oliveira, José Eduardo de [UNESP]; Baccarin, José Giacomo [UNESP]; Gebara, José Jorge [UNESP]; Silveira, José Luis [UNESP]; Silva, Josiel José da [UNESP]; Antunes, Julio Santana [UNESP]; Ortega, Kamilla [UNESP]; Ludwing, Karin M.; Blanco, Kate Cristina [UNESP]; Lanças, Kléber Pereira [UNESP]; Lima, Leomar Paulo de; Okamura, Leonardo L.; Madaleno, Leonardo Lucas [UNESP]; Nogueira, Lílian [UNESP]; Scarpin, Lucas M. [UNESP]; Braga, Lúcia Bollini [UNESP]; Alves, Lúcia Maria Carareto [UNESP]; Coelho, Luciana Fontes [UNESP]; Saran, Luciana Maria [UNESP]; Reis, Luiz Octávio Mattos dos; Lemos, Manoel Victor Franco [UNESP]; Fiomari, Marcelo C. [UNESP]; Oliveira, Marcelo Firmino de; Mutton, Márcia Justino Rossini [UNESP]; Silva, Márcio Evaristo da [UNESP]; Modenes Junior, Marco A. [UNESP]; Mendes, Marcos Paulo [UNESP]; Albuquerque, Maria da Consolação Fonseca de [UNESP]; Ferro, Maria Inês Tiraboschi [UNESP]; Zanoni, Maria Valnice B. [UNESP]; Cortezi, Mariana [UNESP]; Pereira, Mariana R. [UNESP]; Palmutti, Mary Helen [UNESP]; Boscolo, Maurício [UNESP]; Oliveira, Melina Cais Jejcic de [UNESP]; Mutton, Miguel Angelo [UNESP]; Dabdoub, Miguel Joaquim; Neves, Murilo Coelho Theodoro [UNESP]; Fernandes, Odair Aparecido [UNESP]; Fenga, Paula G. [UNESP]; Avila Neto, Paulo [UNESP]; Hatanaka, Rafael Rodrigues [UNESP]; Spinelli, Raffaele; Tekeuchi, Regina M.; Romão Júnior, Ricardo A. [UNESP]; Ramos, Ricardo Alan V. [UNESP]; Lovaglio, Roberta Barros [UNESP]; Silva, Roberto da [UNESP]; Passolongo, Rodnei [UNESP]; Santos, Rodolfo dos [UNESP]; Sequinel, Rodrigo [UNESP]; Kimura, Rogério Katsume [UNESP]; Boloy, Ronney Arismel Mancebo [UNESP]; Pietro, Rosemeire Caristina Linhari Rodrigues [UNESP]; Pombeiro-Sponchiado, Sandra Regina [UNESP]; Guerra, Saulo Philipe Sebastião [UNESP]; Anese, Simoni; Queiroz, Sue Ellen Ester; Xavier, Terezinha Ferreira [UNESP]; Maester, Thaís C. [UNESP]; Antuniassi, Ulisses Rocha [UNESP]; Lima, Valéria Marta Gomes [UNESP]; Schuch, Viviane [UNESP]; Melo, Wanderley J. [UNESP]; Lamas, Wendell de Queiróz [UNESP]; Magriotis, Zuy M.; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Com 27 trabalhos produzidos por pesquisadores do Instituto de Pesquisa em Bioenergia (Bioen), da Unesp, este livro oferece uma ampla visão sobre as áreas que compõem o segmento. Seu principal objetivo é contribuir para melhorar a compreensão dos vários aspectos da bioenergia, em especial no Brasil, que figura entre os países com maior nível de desenvolvimento tecnológico no setor. Os artigos abordam uma série abrangente de questões relacionadas à bioenergia, como a construção genética das plantas de cana-de-açúcar visando ao aumento de produtividade, a disseminação de sementes para estimular a propagação de espécies com potencial energético, etapas de produção de bioenergia, usos do combustível e seus efeitos nos diversos tipos de motores. Agrupados por assunto, os textos estão distribuídos em cinco partes: Biomassa para bioenergia; Produção de biocombustíveis; Utilização de bioenergia; Biorrefinaria, alcoolquímica e oleoquímica e Sustentabilidade dos biocombustíveis.
  • ItemLivro
    Arte-ciência: processos criativos
    (Cultura Acadêmica, 2015) Fiorin, Evandro [UNESP]; Landim, Paula da Cruz [UNESP]; Leote, Rosangela da Silva [UNESP]; Santos, Aline Darc Piculo dos [UNESP]; Valente, Agnus [UNESP]; Francisco, Arlete Maria [UNESP]; Amaral, Claudio Silveira [UNESP]; Baron, Cristina Maria Perissinotto [UNESP]; Hirao, Hélio [UNESP]; Campos, Lívia Flávia de Albuquerque; Paschoarelli, Luis Carlos [UNESP]; Moura, Mônica [UNESP]; Masseran, Paulo Roberto [UNESP]; Salcedo, Rosío Fernandez Baca [UNESP]; Gomes, Samir Hernandes Tenório [UNESP]; Bigal, Solange [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os nove artigos reunidos nesta obra apresentam, com abordagens plurais, uma visão multidisplicinar sobre arte, ciência e processos criativos. A coletânea engloba diversos trabalhos ligados ao âmbito das manifestações artísticas, da arquitetura e do design contemporâneos, além dos processos criativos inerentes ao ensino dessas linguagens. A diversidade de enfoques aqui verificada demonstra que, independentemente da área em se procede a transformação do conhecimento, há correlações possíveis de pensamentos e achados teóricos, refletindo o sistema de relação com o mundo e sua criação, em todas as direções.
  • ItemLivro
    Nanotecnologia: ciência e engenharia
    (Cultura Acadêmica, 2012) Graeff, Carlos Frederico de Oliveira [UNESP]; Leão, Alcides Lopes [UNESP]; Rosa, André Henrique [UNESP]; Tusset, Angelo Marcelo; Madureira, Atila Bueno [UNESP]; Pontes Junior, Bento Rodrigues de [UNESP]; Cherian, Bibin M. [UNESP]; Gonçalves, Daniele F. C. [UNESP]; Botelho, Edson Cocchieri [UNESP]; Edwards, Elilton Rodrigues [UNESP]; Morais, Evandro Augusto de; Bernardes, Haroldo de Mayo [UNESP]; Iliuk, Itamar; Felix, Jorge Luis Palacios; Balthazar, José Manoel [UNESP]; Cardoso, Juliano C.; Rodrigues, Kleber dos Santos; Fraceto, Leonardo Fernandes [UNESP]; Scalvi, Luis Vicente de Andrade [UNESP]; Chaves, Márcia R. M.; Zanoni, Maria Valnice Boldrin [UNESP]; Caldeira, Marina S.; Ferreira, Mariselma; Brugnera, Michelle F.; Souza, Patrícia Moraes Sinohara; Grillo, Renato; Nozaki, Ricardo; Scalvi, Rosa Maria Ferandes [UNESP]; Souza, Sivoney F.; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O livro reúne temas de pesquisas representativos das atividades em nanotecnologia realizadas nos vários campi da Unesp. Destinado principalmente à comunidade acadêmica, desde alunos até pesquisadores qualificados nos mais distintos ramos do conhecimento, o trabalho visa lançar uma luz sobre o “estado da arte” da nanotecnologia no Brasil. A obra parte do pressuposto de que este ramo das ciências aplicadas focado no design, síntese, caracterização e aplicação de materiais e dispositivos na escala nanométrica representa uma oportunidade real de o Brasil se tornar mais competitivo em vários mercados, e por isto as pesquisas sobre o assunto precisam ser mais bem divulgadas. Os sete ensaios em que o trabalho foi dividido tratam de praticamente todas as grandes classes de nanomateriais: nanotubos de carbono, materiais cerâmicos e compósitos, polímeros, semicondutores e biomateriais. Os capítulos também procuram tratar desde os princípios básicos até aplicações recentes da nanotecnologia nos mais variados ramos, como na área ambiental, na engenharia civil e nas ciências agrárias.
  • ItemLivro
    Comunicação, cultura e linguagem
    (Cultura Acadêmica, 2014) Simis, Anita [UNESP]; Brunelli, Anna Flora [UNESP]; Rebechi Junior, Arlindo [UNESP]; Napolitano, Carlo José [UNESP]; Gonzáles, Lucilene dos Santos [UNESP]; Gobbi, Maria Cristina [UNESP]; Maciel, Suely [UNESP]; Moraes, Érika; Américo, Marcos [UNESP]; Rothberg, Danilo [UNESP]; Machado Filho, Francisco [UNESP]; Pait, Heloisa [UNESP]; Sales, Ruan [UNESP]; Kerbauy, Maria Teresa Miceli [UNESP]; Santos, Vanessa Matos dos; Talamoni, Ana Carolina Biscalquini; Bertolli Filho, Claudio [Unesp]; Marques, José Carlos [UNESP]; Soares, Murilo Cesar [UNESP]; Terossi, Karen; Betti, Juliana C. G. [UNESP]; Xavier, Juarez Tadeu de Paula [UNESP]; Ventura, Mauro Souza [UNESP]; Belda, Francisco Rolfsen [UNESP]; Odeh, Muna Muhammad; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os artigos apresentados neste volume da coleção “Desafios Contemporâneos” têm como objetivo refletir sobre os problemas atuais que marcam o diálogo com o campo acadêmico e científico da Comunicação. Os 18 artigos reunidos aqui contemplam a área de Comunicação e envolvem diferentes linhas de pesquisa. A iniciativa teve como fim expor não apenas as discussões gerais sobre o campo, mas também a experiência singular e atuante dos pesquisadores da Unesp dedicados ao estudo da Comunicação. Três eixos nortearam a organização dos artigos. O primeiro, “Múltiplas formas de linguagem e produção de sentido”, reúne textos que investigam o campo da produção, da circulação e do funcionamento e das estruturas da linguagem nas diversas mídias e nas suas tipologias textuais. “Políticas e estratégias da Comunicação” trata dos processos e fluxos de comunicação no mundo atual e sua relação com a política na sociedade. Já o terceiro eixo, “Relações socioculturais e suas manifestações na esfera da indústria cultural e das mídias digitais”, analisa as dimensões dos processos, da difusão e da recepção dos produtos midiáticos em sua relação sociocultural. Entre os temas abordados estão a comparação entre as linguagens jornalística e publicitária, a censura judicial à liberdade de imprensa, o desafio teórico-metodológico na aplicação da antropologia interpretativa ao campo da comunicação, conjunturas e desafios da educação superior em comunicação no Brasil, a focalização da vida operária no cinema de Leon Hirszman pelo filme Eles não usam black-tie, entre outros.