Artigos - Educação Especial - FFC
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/10605
Navegar
Submissões Recentes
ItemLivro VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2007) Pinho, Sheila Zambello de ; Stucchi, Elizabete Berwerth ; Schlünzen Junior, Klaus ; Saglietti, José Roberto Corrêa ; Tanuri, Leonor Maria ; Pagotto, Maria Dalva SilvaBarbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP] ; Dias-da-Silva, Maria Helena Galvão Frem ; Carvalho, José Sérgio Fonseca de ; Tanuri, Leonor Maria ; Gonçalves, Petronilha Beatriz ; Severino, Antônio Joaquim ; Cunha, Luiz Antônio C. R. ; Palma Filho, João Cardoso ; Spósito, Marília Pontes ; Mizukami, Maria da Graça Nicoletti ; Marin, Alda Junqueira ; Giovanni, Luciana Maria ; Reali, Aline M. de M. Rodrigues ; Gatti, Bernardete Angelinna ; Almeida, Maria Isabel de ; Valdemarin, Vera Teresa ; Rosa, Maria Inês Petrucci ; Fernandes, Domingos ; Campos, Maria Malta ; Penin, Sonia Teresinha de Sousa ; Ghedin, Evandro ; Tomazi, Nelson Dacio ; Gallo, Silvio Donizete de Oliveira ; Miguel, José Carlos ; Mello, Roseli Rodrigues de ; Ceccantini, João Luís Cardoso Tápias ; Britto, Luiz Percival Leme ; Oliveira, Cleiton de ; Lima, Antonio Bosco ; Martinez, Paulo Henrique ; Lima, Edilson Moreira de ; Cavalari, Rosa Maria Feiteiro ; Oliveira, Edilson Moreira de ; Almeida, Milton José de ; Vianna, Cláudia Pereira ; Morais, Maria Arisnete Câmara de ; Zanchetta Júnior, Juvenal ; Silva, Ezequiel Theodoro da ; Kuhlmann Júnior, Moysés ; Bujes, Maria Isabel Edelweiss ; Arena, Dagoberto Buim ; Soares, Henrique Silvestre ; Cunha, Maria Isabel da ; Fernandes, Cleoni Maria Barboza ; Masetto, Marcos Tarcísio ; Fusari, José Cerchi ; Compiani, Maurício ; Bianchetti, Lucídio ; Vicentini, Paula Perin ; Souza, Rosa Fátima de ; Arroyo, Miguel Gonzalez ; Duarte, Newton ; Silva Junior, João dos Reis ; Almeida, José Luis Vieira de ; Souza, Elizeu Clementino de ; Christov, Luiza Helena da Silva ; André, Marli Elisa Dalmazo Afonso de ; Garrido, Elsa ; Brzezinski, Iria ; Angotti, Maristela ; Cunha, Beatriz Belluzzo Brando ; Yazlle, Elisabeth Gelli ; Abdalla, Maria de Fátima Barbosa ; Miller, Stela ; Oliveira, Anna Augusta Sampaio de ; Oliveira, Fátima Inês Wolf de ; Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira ; Poker, Rosimar Bortolini ; Denari, Fátima Elisabeth ; Carvalho, Celso ; Inforsato, Edson do Carmo ; Monfredin, Ivanise ; Freitas, Emília Lima de ; Rothen, José Carlos ; Silva, Joyce Mary A. Paula e ; Pechula, Marcia Reami ; Albuquerque, Helena M. P. ; Martins, Maria Anita V. ; Monteiro, Rosana B. ; Placco, Vera M. N. ; Abramovicz, Anete ; Universidade Estadual Paulista (Unesp) ; Universidade de São Paulo (USP) ; Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) ; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ; Universidade de Lisboa ; Universidade do Estado do Amazonas (UEA) ; Universidade Federal do Paraná (UFPR) ; Universidade de Sorocaba (UNISO) ; Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) ; Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ; Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) ; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) ; Universidade Presbiteriana Mackenzie ; Universidade Nove de Julho (UNINOVE) ; Universidade Católica de Santos (UniSantos) ; Universidade Católica de Goiás ; Universidade do Estado da Bahia (UNEB) ; Universide Federal de Minas Gerais (UFMG) ; Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ; Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) ; Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) ; Universidade Luterana do Brasil ; Universidade Federal do Acre ; Fundação Carlos Chagas, Universidade São FranciscoO tema proposto para discussão durante o VIII Congresso Estadual Paulista sobre a Formação de Educadores – Modos de ser Educador: Artes e Técnicas – Ciências e Políticas envolve a busca de integração entre as diferentes dimensões que compõem a formação do profissional da educação. O trabalho e o sentido da intervenção social desse profissional se constituem em objeto em torno do qual as análises e interpretações vão recolher os fundamentos de debate sobre cultura como totalidade, incluindo: Artes e Técnicas – Ciências e Políticas. A dinâmica que caracteriza a formação de educadores requer a interpretaçãodesses fundamentos para o constante redimensionamento e definição dos objetivos visando aperfeiçoar o papel do profissional educador na sociedade. Por meio de discussões entrediferentes setores ligados à educação é que podem ser avaliados, preservados ou transformados os móveis que norteiam a formação do educador dentro de contextos culturais/sociais específicos, nos diversos campos, artes, técnicas, ciências e políticas. A disponibilidade de um espaço como o VIII Congresso Estadual Paulista sobre a Formação de Educadores para que estudiosos do tema - Educação - se congreguem e debatam a produção de conhecimento sob diversos ângulos, insere e qualifica esse evento como um processo de contribuição para o aprofundamento de estudos na área educacional. Os Congressos Estaduais Paulistas sobre a Formação de Educadores (CEPFE) vêm acontecendo desde 1990 e têm dedicado ênfase especial à formação de profissionais da educação, nos níveis de ensino fundamental, médio e universitário. Tal conformação do Congresso procura extrapolar questões próprias do padrão formal, para a abordagem de formação do profissional da educação embasada na crítica constante, capaz de dinamizar processos e resultados. Essa pretensão ressalta a importância do envolvimento de diferentes áreas do saber numa discussão sobre significados da produção de conhecimento. Daí poderão provir os resultados esperados a partir das atividades programadas para o VIII Congresso dentre os quais está esse caderno de resumos que ora apresentamos.