Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica

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  • ItemTrabalho de conclusão de residência
    Desafios enfrentados por mulheres portadoras de esclerose múltipla durante as fases de gestação, parto e pós-parto: uma revisão integrativa
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-01-21) Sant'Anna, Júlia Tealdi ; Minharro, Michele Cristine de Oliveira
    A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença autoimune, inflamatória, neurodegenerativa e desmielinizante, que acomete usualmente mulheres na fase fértil. Frente a essa situação, o objetivo desse trabalho de conclusão de residência foi identificar e discutir os desafios da gestação, parto e pós-parto em mulheres portadoras de EM. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão integrativa, priorizando-se artigos científicos dos últimos cinco anos e disponibilizados na íntegra, utilizado as bases de dados Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Excerpta Medica dataBASE (EMBASE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) via Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed), Scopus, Cochrane, Web of Science, Bases de dados de Enfermagem (BDENF), WPRIM, BINACIS, CUMED, Index Psicologia – Periódicos, BRISA/RedTESA, IBECS, SCIELO, (EBSCO). Os autores citados na presente pesquisa apontaram que a taxa de recidiva da doença nesse período é diminuída, com uma ascensão no período pós-parto, podendo estar relacionado com a interrupção medicamentosa devido ao desconhecimento de seus efeitos na gestação e feto. Com a realização deste trabalho foi possível concluir que a mulher apresenta desafios no momento da escolha da maternidade, enfrentando dilemas sobre a interrupção medicamentosa e a chance de novos episódios nesse período. Ainda são necessários mais estudos para garantir a segurança da mulher portadora de EM e a continuidade de certas terapias medicamentosas.
  • ItemTrabalho de conclusão de residência
    Autoeficácia materna na amamentação no puerpério imediato: um estudo descritivo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-20) Oliveira, Ana Paula França Marques ; Minharro, Michelle Cristine de Oliveira
    Introdução: A amamentação é definida como o ato de alimentação do recém-nascido e colabora para o desenvolvimento da face, influenciando na respiração, fala, e também no desenvolvimento dos dentes. Além disso, o risco de asma, diabetes e obesidade é diminuído em crianças amamentadas. A escala da autoeficácia na amamentação (Breastfeeding Self-efficacy - BSE) é conceituada a partir da confiança materna em amamentar, relaciona-se a uma proposta de autopercepção sobre o ato de amamentar, ou seja, como esta mãe visualiza o ato de amamentar e mede sua capacidade de realizar com êxito esse desafio. A finalidade é avaliar uma variável ainda pouco estudada: a autoeficácia na amamentação por meio da escala Breastfeeding Self-Efficacy Scale – Short Form. Objetivo: Analisar a Autoeficácia Materna na Amamentação no puerpério imediato, com vistas à promoção do aleitamento materno exclusivo. Método: Trata-se de um estudo descritivo, recorte de um ensaio clínico controlado e randomizado (estudo maior) com população do estudo de puérperas internadas no alojamento conjunto do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp. Participaram do estudo 64 mulheres no puerpério imediato. Foram realizadas entrevistas presenciais com aplicação do questionário socioeconômico e aplicação da escala da autoeficácia na amamentação e posterior análise descritiva dos dados coletados. Resultados: Nenhuma puérpera participante obteve o resultado de baixa autoeficácia na amamentação. Todas as mulheres com idade acima de 40 anos demonstraram alta autoeficácia. Quase 70% das mães que amamentaram na primeira hora de vida do bebê alcançaram alta autoeficácia. Discussão: A literatura demonstra que o aleitamento materno na primeira hora de vida está relacionado à confiança e satisfação da mãe em sua capacidade de cuidar do seu bebê e amamentar. Conclusão: A orientação no período do pré-natal, no período puerperal, e durante a internação no alojamento conjunto são imprescindíveis para uma alta autoeficácia, principalmente às primigestas, mulheres que realizaram parto cesárea, as que não realizaram o contato pele a pele e as que não amamentaram na primeira hora de vida.
  • ItemTrabalho de conclusão de residência
    Assistência obstétrica: percepção dos estudantes de enfermagem
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-21) Soares, Larissa Francine ; Bertanha, Elenice
    Introdução: O termo “violência obstétrica” surgiu na América Latina nos anos 2000, consequência de movimentos sociais de defesa da humanização do nascimento. Mesmo que todo o movimento de humanização na obstetrícia seja promissor e já tenha apresentado efeitos positivos na assistência à mulheres, ainda hoje, as práticas obstétricas sem embasamento científico são comuns, resultando em uma assistência que, além de ineficaz, pode ser iatrogênica, provocando sofrimentos físicos e psíquicos, potencialmente traumáticos e danosos à mãe e ao bebê. Objetivo: A pesquisa teve como objetivo analisar a opinião de estudantes do curso de graduação em enfermagem em relação à assistência obstétrica em diferentes momentos do curso. Método: Foi realizada pesquisa de campo, de natureza quantitativa descritiva e de corte transversal, com alunos dos quatro anos do curso de graduação em enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP, entre os anos de 2020 e 2023. Foi utilizado questionário semiestruturado, composto por duas seções, totalizando 27 questões, fechadas e abertas, algumas delas subdivididas em itens. Resultados e discussão: Foram analisadas as respostas de 142 discentes, 87 alunos do 1º e 2º anos foram agrupados no grupo um (G1) e 55 estudantes do 3º e 4º anos, agrupados no grupo dois (G2). Os grupos se mostraram homogêneos em relação às características sócio demográficas. Ambos apresentaram considerável conhecimento em relação à práticas de cuidado baseadas em evidências, o G2 mostrou aumento significativo no conhecimento em relação à diversos tópicos sobre o cuidado obstétrico. Conclusões: A partir do 3º ano do curso, os discentes apresentaram importante domínio do conhecimento sobre a assistência obstétrica baseada em evidências, quando comparados com alunos dos anos anteriores. Concluímos que o curso de graduação em enfermagem da FMB-Unesp foi efetivo no ensino em obstetrícia, preparando profissionais com reconhecimento da importância das bases científicas que orientam a assistência e, portanto, com potencial para oferecer cuidado adequado e humanizado às mulheres e seus bebês.
  • ItemTrabalho de conclusão de residência
    A assistência de enfermeiros obstétricos às mulheres que vivenciaram o luto perinatal: revisão integrativa da literatura
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-20) Andrade, Beatriz Caroline de Arruda ; Ferrari, Ana Paula ; Salim, Natália Rejane
    Objetivo: Identificar na literatura científica a assistência prestada por enfermeiros obstétricos (EOs) às mulheres que vivenciaram o luto perinatal. Método: Revisão integrativa, com buscas realizadas nos dias 2, 3 e 17 de novembro de 2023, nas bases de dados CINAHL, LILACS, BDENF, SciELO e Medline, visando responder à questão: “Quais as evidências disponíveis na literatura científica sobre a assistência prestada por enfermeiros obstétricos às mulheres que vivenciaram o luto perinatal?”, elaborada pela estratégia PCC. Obedecendo aos critérios de inclusão: artigos publicados até a data da pesquisa que abordem sobre a assistência prestada por EOs às mulheres que vivenciaram o luto perinatal, nos idiomas português, inglês e espanhol; e aos critérios de exclusão: Arquivos indisponíveis para leitura na íntegra; publicações como artigos de revisão, carta ao editor, estudo de caso, teses, editorial, monografias, relato de experiência, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, resumos, livros, teóricos, e resumos publicados em anais de eventos científicos. Resultados: Foram incluídos neste estudo 6 artigos, nos quais destacaram-se três temas centrais: assistência e intervenções prestadas pelos enfermeiros obstétricos e a continuidade do cuidado; os sentimentos e as experiências dos profissionais e a necessidade de treinamento e capacitação dos profissionais. Foram identificadas intervenções benéficas ao cuidado com a mulher que sofre uma perda perinatal, contudo, nem todos os profissionais estavam aptos a oferecer a assistência adequada e necessária ao momento. Conclusão: É urgente e necessária a capacitação e sensibilização dos profissionais, bem como a adequação das maternidades e a implementação de protocolos assistenciais para o acolhimento adequado das mulheres que vivenciam o luto perinatal.
  • ItemTrabalho de conclusão de residência
    Conhecimento de gestantes sobre os sinais de alerta e trabalho de parto para a busca da maternidade: revisão integrativa
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-21) Rodrigues, Larissa Gomes ; Jamas, Milena Temer ; Carvalheira, Ana Paula Pinho
    INTRODUÇÃO: Ofertar conhecimento às gestantes é aumentar seu protagonismo no processo de gestar e parir, a fim de torná-las um sujeito ativo no cuidado à saúde. Nesse sentido, as gestantes devem ser orientadas sobre os sinais de alerta e o reconhecimento do trabalho de parto, evitando a hospitalização precoce e intervenções desnecessárias. Assim, a educação em saúde se deve à promoção de informações de qualidade que aumentam a autonomia das gestantes em seu processo de parturição. OBJETIVO: Investigar por meio da literatura científica, o conhecimento de gestantes sobre sinais de alerta e de trabalho de parto para a busca da maternidade. METODOLOGIA: O presente estudo utilizou como método a Revisão Integrativa da Literatura, a qual tem como finalidade reunir e resumir o conhecimento científico já produzido sobre o tema investigado. A busca ocorreu nas bases de dados multidisciplinares, PubMed dados com cobertura da América latina LILACS e SciELO via Web of Science. Os dados foram coletados em janeiro de 2024. Foram estabelecidos os seguintes descritores (DeCS): “Cuidado pré-natal” (Prenatalcare) OR “Parto obstétrico” (delivery obstetric) OR “Trabalho de parto” (Labor, Obstetric) AND “Educação em saúde” (health education) OR “Educação Pré-natal”. As estratégias de busca estabelecidas foram baseadas em suas combinações naslínguas portuguesa, inglesa e espanhola. O recorte temporal foi dos últimos 5 anos, apartir de 2019, com textos disponíveis na íntegra gratuitamente. RESULTADOS: Inicialmente foram identificados 273 artigos através do estudo. Utilizando-se oscritérios de inclusão e exclusão a amostra final contou com 5 artigos para análise CONCLUSÃO: Este estudo de revisão evidencia lacunas significativas nosconhecimentos das gestantes, ressaltando falhas nas orientações dos profissionais de saúde, especialmente no que diz respeito aos sinais de trabalho de parto e parto. O fortalecimento da educação e saúde por meio da utilização de tecnologias educativas e dos grupos de gestantes emerge como perspectiva promissora para mudança dessa realidade obstétrica atual.