Teses - Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - FC
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/109344
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ItemTese de doutorado Avaliação do desenvolvimento de bebês pré-termo: influência da idade cronológica, idade corrigida, fatores neonatais e maternos(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-29) Montagner, Carolina Daniel ; Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim ; Altafim, Elisa Rachel Pisani ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O percurso do desenvolvimento infantil pode ser impactado por diferentes fatores, sendo eles de origem congênita, biológica, ambiental e cultural. Esses fatores podem ser de proteção ou de risco, promovendo ou dificultando o desenvolvimento da criança. Entre eles está a prematuridade, um fator de risco que pode causar atrasos no desenvolvimento de bebês, mas com possibilidade de ser reversível, com acompanhamento precoce. Para isso é importante avaliar o desenvolvimento infantil utilizando instrumentos, se possível, padronizados, como as Escalas Bayley, considerada padrão ouro, empregada para identificação e planejamento de intervenções em diferentes domínios. Para avaliar o desenvolvimento de bebês pré-termo utiliza-se a idade cronológica ou corrigida. Esta tese teve como objetivos: analisar o uso das Escalas Bayley em estudos de intervenção precoce e, avaliar e comparar o desenvolvimento de bebês, tomando como base as idades cronológica e corrigida nas dimensões avaliadas pela Bayley-III em quatro avaliações durante o primeiro ano de vida, considerando a influência de variáveis maternas e neonatais. Foram conduzidos quatro estudos. No Estudo 1 foi analisado o uso das Escalas Bayley na avaliação do desenvolvimento de bebês no primeiro ano de vida, por meio de uma revisão de literatura. A síntese qualitativa contou com 14 artigos que foram analisados pelas características metodológicas e as relacionadas ao uso das escalas. Observou-se a prevalência de estudos experimentais, que utilizaram as Escalas Bayley para verificar o efeito de intervenções sobre o desenvolvimento de bebês. Dos estudos participaram até 50 bebês, avaliados aos 12 meses de idade, com base na idade corrigida, usando três dos domínios, de forma presencial, individual e em contexto hospitalar. Os dados dos Estudos 2, 3 e 4 foram coletados entre os anos de 2017 a 2020, com registros de 334 bebês pré-termos avaliados, durante o primeiro ano de vida. A coleta foi conduzida durante a realização de dois projetos de intervenção precoce realizados na cidade de Bauru – SP. Os bebês foram avaliados com os instrumentos: Questionário Sociodemográfico, Critério de Classificação Econômica Brasil – CCEB e com as Escalas Bayley-III. Os dados foram obtidos em avaliações trimestrais e analisados considerando a idade cronológica e a idade corrigida. No Estudo 2 dois foram testadas correlações entre as variáveis sociodemográficas maternas e neonatais com o desempenho dos bebês na Bayley nas quatro avaliações considerando idade cronológica e corrigida. Os resultados apontaram que a idade gestacional, o peso ao nascer, o tempo de internação e o número de filhos foram variáveis que se correlacionaram negativamente no desempenho dos bebês, principalmente quando utilizou-se a idade cronológica. No Estudo 3, considerou-se as pontuações ponderadas das idades corrigidas e cronológicas, analisando-as conforme classificação do instrumento em abaixo, na média e acima da média. Observou-se que quando era utilizado a idade corrigida a frequência maior eram as pontuações dentro e acima da média. Porém, quando se considerou a idade cronológica, as pontuações eram abaixo da média, apontando para uma subnotificação das necessidades dos bebês pré-termo com o uso da idade corrigida. No Estudo 4 comparou-se o desenvolvimento de bebês de três grupos diferentes (G1 – até 32 semanas, G2 – de 32 a 34 semanas e G3 – de 35 a 37 semanas), considerando, também, as idades cronológicas e corrigidas, nas quatro avaliações conduzidas. Os grupos diferiram nas pontuações, sendo o G1 com menores médias que o G3 na maioria das avaliações conduzidas, quando foi considerada a idade cronológica. Os resultados obtidos apontaram para a importância da utilização da idade cronológica em avaliações de desenvolvimento que visem o encaminhamento para serviços de intervenção precoce, uma vez que considerar a idade corrigida pode mascarar resultados atrasando o atendimento precoce que os bebês pré-termo necessitamItemTese de doutorado Análise do tempo de uso e da exposição de redes sociais digitais e suas influências nas autopercepções físicas de adolescentes(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-29) Kato, Débora Navarro ; Verardi, Carlos Eduardo Lopes ; Leitão, José Pedro Ferreira ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Introdução - O tempo e a exposição em redes sociais virtuais influenciam o desenvolvimento da preocupação corporal e da influência da mídia sobre o corpo em adolescentes. Objetivo - Investigar as associações entre a exposição de adolescentes em Redes Sociais Virtuais com indicadores de preocupação corporal. Método – Pesquisa científica de natureza aplicada, descritiva. A amostra foi constituída por 309 adolescentes, de 13 a 19 anos, de ambos os sexos, estudantes de cursos de ensino médio integrado ao técnico do Instituto Federal do Paraná, campus Campo Largo, no ano de 2021. Para a obtenção dos dados foi utilizada uma bateria de instrumentos disponibilizada por formulário eletrônico: questionário sobre o perfil e atividades nas redes sociais virtuais, relatórios de tempo de uso em smartphones e em redes sociais virtuais, Body Shape Questionnaire – BQS, Escala de atitudes socioculturais em relação à aparência – SATAC. Resultados – 92,6% da amostra passa mais de 2 horas por dia nos smartphones, 67,7% mais de 4 horas/dia, 99,3% utilizam redes sociais virtuais e desses 28,7% passam mais de 4 horas diárias. As redes mais utilizadas pelos adolescentes são o WhatsApp (97,4%), seguido do Instagram (87.4%) e Youtube (84.8%). A categoria de maior consumo é Música. Um total de 39,7% das meninas estão preocupadas com seus corpos de maneira moderada a extrema, enquanto os meninos apresentam um percentual de 79,7% não preocupados. Maior tempo de uso em smartphones e em redes sociais virtuais estão associados a maiores níveis de preocupação corporal e maior influência da mídia em relação ao corpo em ambos os sexos. As meninas sofrem maior influência da mídia em relação aos seus corpos, principalmente em questões relacionadas à internalização dos padrões socialmente estabelecidos e pressão exercida por esses padrões, os meninos obtiveram pontuações menores com uma representatividade maior na subcategoria ideal de corpo atlético. As categorias de consumo nas RSV que apresentam significativas correlações com a preocupação corporal e que possuem maior influência da mídia em relação aos corpos dos adolescentes, com ênfase nas meninas, são Moda e Estilo, Beleza e Estética e TV/Séries/Cinema.ItemTese de doutorado Efeitos de um programa de ensino em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) sobre o desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista e a saúde emocional de seus pais(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-25) Ferreira, Tahena Silva ; Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Estudos sobre a saúde emocional de pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) estão em foco, dada a frequência do transtorno na população mundial. Intervenções que promovam o empoderamento parental frente ao diagnóstico e acerca dessa condição duradoura de seus filhos podem ser eficazes na redução de prejuízos na saúde emocional parental e contribuir para o desenvolvimento infantil. A presente tese foi dividida em três estudos. O Estudo 1 pretendeu apresentar uma revisão sistemática de literatura sobre os efeitos de programas de treinamento de pais no desenvolvimento de crianças com TEA. A busca foi realizada no Portal de Periódicos da CAPES considerando artigos em português e inglês, publicados entre 2016 e 2021 e a organização foi pautada no protocolo PRISMA. Dos 30 artigos incluídos, todos eram internacionais, com mais publicações em 2016 e 2020 e o delineamento mais frequente foi o de linha de base múltipla. A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) foi o aporte teórico mais utilizado. Pais e mães compuseram a maior parte das amostras, ainda que nos grupos, o número de mães fosse superior. Efeitos promissores das intervenções foram apontados em 70% dos estudos, porém, nem sempre com significância sobre o repertório infantil. O Estudo 2 teve como objetivo descrever e comparar a saúde emocional de pais e mães de crianças com TEA e sua percepção sobre rede de apoio, relacionando-as. Participaram 11 pais e 24 mães de crianças com TEA. Foram coletados dados sociodemográficos, de Saúde Emocional (SE) por meio dos instrumentos PSS, IDATE e EBADEP-A e de percepção sobre a rede de apoio social por meio da EAS. Os resultados apontaram para uma SE materna mais fragilizada em comparação aos pais. Sobre a percepção de rede de apoio, foram observadas médias mais baixas para as mães em todas as dimensões investigadas. Esses achados enfatizam a necessidade de mais investigações e intervenções direcionadas à SE de pais de crianças com TEA. O Estudo 3 objetivou descrever e avaliar os efeitos de um programa de orientação para pais, baseado na ABA sobre a saúde emocional parental (relacionados ao estresse, a ansiedade e a depressão) e sobre o desenvolvimento geral e verbal de seus filhos com TEA. Participaram 12 mães e seis pais de crianças com TEA com idade entre um e quatro anos. Os dados de SE foram coletados por meio do PSS, IDATE e EBADEP-A e as medidas de desenvolvimento infantil a partir do IPO e do VB-MAPP. Os resultados apontaram que programas de treinamento de pais pautados em conteúdos exclusivamente relacionados ao TEA ou ao desenvolvimento infantil pode surtir pouco efeito ou mesmo gerar uma sobrecarga na SE parental. As mães da amostra demonstraram uma SE mais comprometida em relação aos pais, o que, consequentemente, pode ter impactado a percepção parental sobre o desenvolvimento da criança. Os pais também indicaram uma SE frágil, ainda que em menor intensidade. As intervenções ABA realizadas com a criança contribuíram para o desenvolvimento geral e verbal infantil. Conclui-se, portanto, que o treinamento de pais de crianças com TEA é uma alternativa viável para o desenvolvimento infantil, todavia, novos estudos devem priorizar a SE parental incluindo-a nas intervenções propostas a fim de que elas sejam efetivas para melhora na qualidade de vida dos pais e de seus filhos com TEA.ItemTese de doutorado Formação em psicologia e mercado de trabalho: inserção, estresse e qualidade de vida(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-01) Macedo, Simone Pantaleão ; Cardoso, Hugo Ferrari ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este estudo - transversal, quali-quantitativo, descritivo, inferencial e exploratório - buscou identificar e analisar as varáveis vinculadas ao curso de Psicologia de uma Instituição de Ensino Superior, a inserção no mercado de trabalho dos psicólogos formados, suas dificuldades e desafios, bem como o grau de vulnerabilidade de estresse ao trabalho, e percepção de qualidade de vida no ambiente laboral. Participaram da pesquisa 186 profissionais formados em Psicologia no período de 2006 a 2018, os quais responderam aos questionários elaborados pelos autores, à Escalas de Vulnerabilidade de Estresse ao Trabalho (EVENT) e à Escala de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). A amostra foi composta majoritariamente pelo gênero feminino, com faixa etária entre 20 e 39 anos. Com relação ao ano de formação dos egressos, a maior concentração de participantes foi entre 2015 e 2018 e os inseridos no mercado de trabalho totalizaram 73,12% (n=136), com uma porcentagem representativa de profissionais atuando na área clínica, da saúde e na assistência social. Em relação às dificuldades apontadas pelos participantes desta pesquisa sobressaíram a falta de conhecimento da profissão pela sociedade, a restrição no mercado de trabalho, a incompatibilidade entre o salário pago e o desejado, a falta de especialização e a falta de capacitação profissional. Ao analisar a vulnerabilidade de estresse ao trabalho foi percebida alta frequência de estressores relacionados ao clima e funcionamento dos locais de trabalho, com apontamentos para sobrecarga de atividades laborais e incômodos quanto à infraestrutura e rotina no ambiente de trabalho. Em relação à Qualidade de Vida no Trabalho, os psicólogos/as perceberam que no ambiente de trabalho há adequado relacionamento interpessoal profissional, sendo possível verificar o respeito e autonomia entre os trabalhadores. Concluiu-se que o grupo de psicólogos investigados tiveram uma formação com qualidade suficiente para inserção no mercado de trabalho, ocorrida em tempo razoavelmente curto. As dificuldades e desafios encontrados apontaram para fatores frequentes nos inícios de carreira e trouxeram como dispositivo importante de crescimento e enfrentamento dos desafios a inserção na educação continuada, com cursos de extensão, pós-graduação e aprimoramentos.ItemTese de doutorado Considerações psicanalíticas da avaliação psicodinâmica, imagem corporal e de personalidade de pacientes no preparo à cirurgia bariátrica.(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-03) Liao, Jacqueline Maria Regis ; Campos, Erico Bruno Viana ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A obesidade é considerada um problema de saúde pública na atualidade e acomete indivíduos de ambos os sexos e de todas as idades. O paradigma biomédico a estabelece como doença de incidência e prevalência crescente e determinante na associação a outras doenças metabólicas, aumentando a morbimortalidade e os gastos em saúde. Entre as estratégias de tratamento, a cirurgia bariátrica (CB) consiste no método para controle de peso, frente ao insucesso de medidas convencionais anteriores nos casos graves. A avaliação e acompanhamento psicológico é uma exigência antes e depois do procedimento cirúrgico, constituindo o tema central do presente estudo. A tese está estruturada em compilação de três artigos que versam sobre a prática da autora como psicóloga pertencente à equipe multiprofissional de um ambulatório de cirurgia bariátrica. Os trabalhos aqui descritos estão organizados em três vertentes de atuação: 1. a proposição de um protocolo psicodiagnóstico interventivo para investigação e compreensão de aspectos psicodinâmicos, de imagem corporal e personalidade de pessoas com obesidade grave, candidatas à cirurgia bariátrica; 2. um estudo prático formativo que abordou a intervenção grupal realizada como tratamento pré-operatório e 3. um ensaio teórico-clínico em psicanálise, sintetizando a distinção sobre a concepção de corpo para a medicina e para a psicanálise. A coleta de dados do primeiro e segundo estudo foi realizada no ambulatório de Gastrocirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – HCFMB. A tese contempla a avaliação e intervenção psicológica elaborada para candidatos à CB, visando contribuir com a literatura da área ao fornecer uma proposta de manejo clínico na abordagem individual e grupal, articulada ao instrumental teórico psicanalítico. Deste modo, consideramos que a proposta apresentada pode favorecer a abordagem psicológica da pessoa com obesidade, no que concerne à compreensão psicodinâmica, e auxiliar no aprimoramento da assistência prestada às pessoas que recorrem ao tratamento cirúrgico.ItemTese de doutorado Adaptação, dados de precisão e evidências de validade do instrumento de motivação (task and ego orientation in sport questionnaire – teosq): um estudo nas aulas de educação física escolar(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-23) Silva, Talita Fabiana Roque da ; Verardi, Carlos Eduardo Lopes ; Hirota, Vinicius Barroso ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O universo escolar e a motivação dos estudantes estão relacionados a temas atuais de pesquisa no âmbito científico, e não poderia ser diferente com a Educação Física neste ambiente. Assim, o atual estudo teve como objetivo principal adaptar, buscar dados de precisão e evidências de validade do instrumento de motivação Questionário do Esporte de Orientação para Tarefa ou Ego (TEOSQ) para a população brasileira de estudantes do oitavo ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio, testando as propriedades psicométricas (validade, fidedignidade e reprodutibilidade), estabelecendo escore referente ao instrumento estudado, possibilitando assim descrever o nível de motivação (orientação para tarefa e para ego). Através de uma abordagem quantitativa descritiva avaliamos uma amostra de 339 (estudo principal) 58 (estudo piloto) estudantes de ambos os gêneros, escolhidos aleatoriamente. Após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, iniciou-se o contato com as os professores de Educação Física da região de Botucatu-SP e posteriormente com os estudantes. Com este estudo foram identificados resultados positivos do TEOSQ que apontaram para alta consistência interna do teste com relação à orientação para tarefa e para ego (alfa de tarefa de 0.84 e alfa de ego de 0.73). Os resultados desta pesquisa, permitem concluir que o TEOSQ possui adequadas propriedades psicométricas para avaliação de motivação entre estudantes do oitavo e nono ano do ensino fundamental e primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio.ItemTese de doutorado Efeitos da prática de exercício físico regular na saúde mental de estudantes universitários(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-09) Moraes, Mayra Grava de ; Verardi, Carlos Eduardo Lopes ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Estudantes universitários estão expostos a diversas situações estressoras ao longo da trajetória acadêmica, e por isso, são considerados uma população de alto risco para prevalência e diagnósticos de psicopatologias, como ansiedade e depressão. Dessa forma, o objetivo geral desse trabalho foi contribuir para ampliar o conhecimento dessa temática na comunidade científica, bem como chamar a atenção para a saúde geral de estudantes universitários, e levantar propostas de mudança, consistindo na execução de três pesquisas divididas em três capítulos. O Capítulo 1 possui objetivo de realizar uma revisão sistemática de literatura com metanálise, para identificar os efeitos do exercício ou atividade física em estudantes universitários, por meio de intervenções que investigam sintomas e marcadores de ansiedade e/ou depressão. A revisão foi baseada no método PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematics Review and Meta-Analysis) e a busca foi realizada nas bases de dados Pubmed, Scopus, Scielo, Lilacs e PsycInfo, até janeiro de 2021. Como palavras-chave e descritores, utilizou-se “physical exercise” [or] “physical activity” [and] depression [or] anxiety [and] students [or] “university students”. Foram incluídos estudos experimentais do tipo ensaios clínicos randomizados, não randomizados e estudos com análises pré e pós-teste, do ano de 2010 até 2020. O Capítulo 2 se fundamentou por um estudo transversal piloto, o qual possui o objetivo de investigar a condição física e indicadores de humor, ansiedade e depressão de jovens estudantes universitárias, por meio de um programa de exercício físico presencial, com duração de oito semanas. Por fim, o Capítulo 3 é um ensaio clínico randomizado que busca compreender os efeitos de seis semanas de um programa de exercício físico online nos sintomas de depressão, ansiedade, estresse e no humor de mulheres universitárias. Além disso, esse capítulo também avalia qualitativamente, a aplicabilidade do programa ofertado, e quão eficiente será em virtude da demanda física, psicológica e social, ocasionadas pela pandemia do COVID-19. Acredita-se como hipótese de pesquisa, que o exercício físico pode ser um elemento positivo e auxiliar na diminuição desses sintomas.ItemTese de doutorado Efeitos do treinamento de habilidades psicológicas e do mindfulness-acceptance-commitment em nadadores(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-11) Sousa, Bianca Andrade de ; Calais, Sandra Leal ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fatores psicológicos influenciam o desempenho esportivo de atletas. Assim, psicólogos do esporte têm utilizado intervenções para promover a performance esportiva e a saúde mental de atletas, como o Treinamento de Habilidades Psicológicas (THP) e a prática de Mindfulness-Acceptance-Commitment (MAC). O presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos de um THP e de um treinamento de MAC sobre variáveis psicológicas de atletas. A amostra foi composta por 27 nadadores, com idade entre 14 e 18 anos Os participantes foram alocados de forma aleatória a três grupos, sendo: a) 11 alocados ao GTHP, composto por atletas que participaram do THP; b) 9 inseridos no GMAC, constituído por atletas que realizaram o treinamento de Mindfulness-Acceptance-Commitment; e c) 7 alocados ao grupo controle (GC). As intervenções consistiram em uma sessão de 60 minutos por semana, durante oito semanas. Os atletas foram avaliados em três momentos diferentes: pré-teste, pós teste e follow-up (dois meses após o término das intervenções). Foram utilizados instrumentos para avaliar o estado de Mindfulness (Escala Filadélfia de Mindfulness-EFM), ansiedade-traço (Escala de Ansiedade-traço Competitiva-SCAT), atenção (Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção-BPA), estado de humor (Escala de Humor de Brunel-BRUMS), estresse e recuperação (Questionário de Estresse e Recuperação-RESTQ-Sport), estratégias de enfrentamento (Athletic Coping Skills Inventory-28BR-ACSI-28BR) e uso de habilidades psicológicas (Test of Performance Strategies-2-TOPS-2). Foram realizadas comparações intra e inter grupos dos participantes do GTHP, GMAC e GC, sendo utilizados ANOVA e teste de Tukey para as variáveis com distribuição normal, e Kruskal-Wallis e teste de Dunn para dados que não seguiram distribuição normal. O nível de significância adotado foi de p≤0,05. As análises intragrupos mostraram aumento estatisticamente significativo para atenção dentro do GTHP, do pré-teste (AG1=294,8138,08) para o pós teste (AG2=318,2725,65), e para o follow-up (AG3=334,2715,25), e também um aumento, embora não significativo, dentro do GMAC para esta mesma variável (AG1=287,2266,83; AG2=30647,84; AG3=322,8835,19). Foi possível notar que, embora não significativo, ambas intervenções desenvolveram habilidades às quais se propunham, ocorrendo aumento no uso de habilidades psicológicas dentro do GTHP do pré-teste (HP1=63,275,60) para o pós teste (HP2=646,88) e para o follow-up (HP3=65,548,46), e no mindfulness dentro do GMAC, do pré-teste (MF1=33,446,59) para o pós teste (MF2=35,887,35), o que não se manteve para o follow-up (MF3=33,775,33), ainda que neste momento o indicador foi maior que no início das intervenções. Os resultados sugerem que caminhos diferentes podem levar aos resultados desejados e, portanto, ambas as formas de intervenção parecem justificadas. Futuros estudos, que considerem medidas objetivas de desempenho, com maior tamanho amostral e cegamento dos participantes, são necessários.ItemTese de doutorado O rei está nu: formação científico-docente em programas de pós-graduação de excelência(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-23) Guazi, Taísa Scarpin ; Carrara, Kester ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)No Brasil, a pós-graduação stricto sensu foi instituída formalmente em 1965, com objetivo de formar professores de nível superior, cientistas e outros quadros técnico-administrativos importantes para o desenvolvimento do país. Embora a pós-graduação tenha, ao longo dos anos, incorporado outros objetivos, a formação de professores e de cientistas permanece como sua principal finalidade. Desde 1976, a CAPES avalia periodicamente os cursos de mestrado e doutorado existentes no país, com vistas a certificar a qualidade desses cursos e gerar dados que orientem a distribuição de recursos entre eles. Por meio dessa avaliação os programas são ranqueados e recebem, atualmente, notas de 1 a 7; as notas mais altas, 6 e 7, são atribuídas exclusivamente aos programas de excelência. O “sucesso” e a “qualidade” atuais da pós-graduação nacional são frequentemente creditados a essa sistemática avaliativa. Tendo no horizonte esses aspectos (i.e., os objetivos da pós-graduação e os objetivos da avaliação conduzida pela CAPES), este estudo teve por finalidade avaliar a formação científico-docente de alunos matriculados em programas nota 7 do estado de São Paulo. Para tanto, 10 doutorandos foram submetidos a uma avaliação comportamental dos comportamentos que caracterizam o fazer docente e o fazer científico; nessa avaliação, buscou-se identificar se, como e em que medida os comportamentos de interesse foram aprendidos. Informações sobre a relação orientador-orientando, os cortes orçamentários na área de C&T, o crescimento de práticas negacionistas e anticientíficas e a influência desses fenômenos sobre a formação científico-docente também foram coletadas. Esses dados, obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, foram transcritos e submetidos à interpretação analítico-comportamental. A análise dos dados sugere que a formação científico-docente a que os participantes tiveram acesso é falha e deficiente. Os participantes não foram expostos a contingências de ensino do fazer docente e do fazer científico, mas foram expostos diretamente a contingências do fazer docente e do fazer científico. O contexto de aprendizagem prioritário do fazer docente foram os estágios supervisionados em docência e, do fazer científico, a relação orientador-orientando. Os comportamentos que tipificam o fazer docente foram aprendidos, principalmente, por meio de imitação e, os que caracterizam o fazer científico, via regras e reforçamento diferencial. Os dados também indicam que o grau de aprendizagem dos participantes em relação aos comportamentos avaliados é baixo, o que sinaliza que as contingências a que eles foram expostos tiveram baixa efetividade em favorecer as aprendizagens devidas. Em síntese, sendo alunos de programas de excelência, os respondentes não tiveram acesso a uma formação excelente; dessa forma, os dados sugerem que a sistemática de avaliação dos programas não é capaz de avaliar, satisfatoriamente, a formação ofertada nesses espaços. Quanto à relação orientador-orientando, embora os participantes tenham avaliado positivamente a relação com seus respectivos orientadores, as informações coletadas evidenciam os efeitos da desprofissionalização da orientação acadêmica. Outrossim, os dados também indicam os efeitos deletérios que a crise orçamentária da ciência brasileira e a expansão do negacionismo científico e da anticiência têm sobre a formação stricto sensu.ItemTese de doutorado Desenvolvimento de crianças com TEA e treino de parentalidade positiva para seus cuidadores(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-29) Oliveira-Franco, Carine Ramos ; Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode resultar em atrasos no neurodesenvolvimento e tem como características prejuízos na comunicação social e nos padrões restritos de interesse e comportamentos. Entre as estratégias para reduzir prejuízos sociais e funcionais, estão os programas de intervenção para as crianças, como a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), assim como de programas para pais. Visou-se neste estudo avaliar os efeitos: a) do programa ABA e a associação com um programa para cuidadores sobre o desenvolvimento de crianças com TEA e, b) do programa para cuidadores sobre as suas práticas educativas e crenças sobre cuidados e estimulação infantil. Participaram do estudo, 32 pais (16 mães e 16 pais) e 16 crianças, entre dois a cinco anos. Os genitores foram divididos randomicamente em dois grupos, Experimental (GE) e o Controle (GC). Inicialmente responderam ao Inventário de Estilos Parentais para Mães e Pais de Bebês (IEPMB) e a Escala de Crenças Parentais e Práticas de Cuidado na Primeira Infância (E-CPPC). O desenvolvimento das crianças foi avaliado com o Inventário Portage Operacionalizado e com o Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program (VBMAPP). Após a avaliação todas as crianças foram submetidas ao programa ABA. Os pais do GE e do GC, participaram do Programa de Educação Positiva para Pais de Crianças em momentos distintos e a cada etapa uma nova avaliação foi feita com todos os instrumentos. Os dados obtidos foram organizados em quatro estudos. O Estudo 1 visou descrever e comparar práticas e crenças parentais, considerando o que fazem e o que acham importante fazer, sobre cuidados e estimulação de crianças com TEA, antes e depois do Programa para Pais. Os resultados da amostra toda apontaram que, no pré-teste, as mães apresentaram médias significativamente maiores de cuidados primários do que os pais. Após a intervenção, na comparação inter e intragrupos, observou-se médias significativamente maiores para GE após a intervenção. Mudanças significativas persistiram no follow-up para os dois grupos. No Estudo 2 pretendeu-se descrever e comparar os efeitos do programa para pais no relato das práticas educativas. Os resultados obtidos mostraram que as mães diferiram dos pais, antes da intervenção, apenas em abuso físico, mais frequentes entre elas. Tanto pais como mães do GE e do GC aumentaram significativamente as práticas positivas e diminuíram as negativas após a intervenção. Objetivou-se, no Estudo 3, descrever e comparar o desenvolvimento de crianças com TEA, quando expostas ao ABA e ao ABA associado ao programa de práticas positivas para os pais. As crianças apresentaram médias significativamente maiores em todas as áreas avaliadas, tanto comparando as duas linhas de base do GC, mostrando os efeitos favoráveis do ABA, como também após a participação dos pais no programa sobre parentalidade associado ao ABA. O Estudo 4 visou comparar o repertório verbal das crianças antes e depois do ABA e, também, quando associado à intervenção com os pais. Os resultados demostraram que o programa de educação positiva para os pais associado ao ABA ampliou o repertório verbal das crianças de ambos os grupos, em todas as habilidades verbais avaliadas. Conclui-se que pais e mães se beneficiaram do programa de práticas educativas positivas associado ao ABA, resultando em ampliação de repertório comportamental de seus filhos, ampliando as possibilidades de intervenções com essa população.ItemTese de doutorado Depressão, ansiedade e habilidades sociais em ingressantes do curso de psicologia: caracterização e intervenção(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-02-25) Martins, Carla Giovanna Belei ; Bolsoni-Silva, Alessandra Turini ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O aumento na prevalência de problemas de saúde mental em estudantes universitários afeta o desempenho acadêmico e permanência no curso. A consideração e comparação dos diferentes tipos de instituição, pública e privada, sobre a saúde mental do estudante tem sido pouco investigada pela literatura. Particularidades culturais e de acesso a recursos de países de baixa e média renda também podem afetar a implementação de avaliações e intervenções em saúde mental em universitários desses países. O Treinamento de Habilidades Sociais relacionado às demandas da vida acadêmica é indicado e recomendado para essa população. As habilidades sociais dos estudantes de psicologia são consideradas importantes para a futura atuação profissional, sendo contempladas nas habilidades e competências profissionais requeridas nas Diretrizes Curriculares Nacionais de cursos de formação. Este trabalho, buscou identificar sintomas de saúde mental e Habilidades Sociais (HS) em ingressantes do curso de psicologia de faculdades privada e pública (Estudo 1) e analisar os efeitos de um programa de Treinamento de HS sobre os sintomas de saúde mental e repertório de HS de estudantes de um curso de psicologia de uma faculdade privada (Estudo 2). No estudo 1, 46 estudantes de faculdade privada e 37 de faculdade pública responderam a instrumentos de ansiedade, depressão e habilidades sociais. Os estudantes da faculdade privada apresentavam mais sintomas de ansiedade e mais dificuldades interpessoais. Variáveis como sexo, trabalho e namoro estavam correlacionadas a variações na saúde mental e habilidades sociais desses estudantes. A ocorrência de problemas de saúde mental revelou-se ligada aos preditores pertencer ao sexo feminino, apresentar menores índices de habilidades sociais e com maiores escores de Dificuldades (comportamentos e contextos restritos e com baixa frequência de consequências reforçadoras positivas). Já o estudo 2 teve desenho experimental e contou com 10 estudantes do primeiro ano do curso de psicologia. A intervenção seguiu o programa Promove-Universitários, contando 12 sessões realizadas em formato grupal. Foram avaliados sintomas de ansiedade, depressão e habilidades sociais dos estudantes antes e após a intervenção, enquanto o grupo controle (GC) permaneceu em fila de espera. A análise dos efeitos da intervenção foi realizada pelo Método JT. Os resultados indicaram que participar do Promove-Universitários pareceu ter efeitos importantes sobre as experiências iniciais destes universitários, mantendo suas potencialidades (e aumentando-as no longo prazo, com o processo de modelagem dessas habilidades) e diminuindo (ou ao menos não intensificando) suas Dificuldades. Analisando-se os dados de caracterização e intervenção em conjunto, é possível afirmar que os estudantes, já no ingresso, enfrentavam dificuldades de saúde mental (com maior prevalência de ansiedade e depressão do que a população brasileira) e alguns indicadores importantes de déficits em HS. Também foi observado efeito potencialmente protetivo do Promove-Universitários sobre o repertório de HS dos estudantes, o que fortalece as recomendações deste tipo de intervenção para tal população. Dessa forma, a prevenção e tratamento precoce de problemas mentais em universitários devem ser considerados prioridades na promoção de políticas públicas de saúde mental. O uso do Promove-Universitários em estudantes de psicologia promoveu, também, o desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades consideradas de grande importância no trabalho do psicólogo e que necessitam de maior atenção nos cursos de graduação em Psicologia.ItemTese de doutorado Sexualidade, Autismo e Vida Adulta: contribuições para educação sexual(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-02-04) Ottoni, Ana Carla Vieira ; Bortolozzi, Ana Claudia ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de neurodesenvolvimento com implicações como dificuldades na comunicação social, e interesses, movimentos ou comportamentos restritos e repetitivos, classificadas de acordo com sua necessidade de suporte nos níveis crescentes 1, 2 ou 3. Inseridos em uma sociedade normativa, patriarcal e moralista, adultos com TEA/S1 enfrentam problemas com relação à sexualidade, como acentuada vulnerabilidade para violências e direitos negligenciados. O presente trabalho buscou, por meio do Estudo 1, levantar e descrever literatura científica sobre sexualidade e autismo, baseada na perspectiva das próprias pessoas com TEA/S1, respeitando a autoadvocacia e representatividade. A Revisão Sistemática de Literatura resultou na análise de 19 artigos com características variadas, não somente nos instrumentos utilizados e desenhos metodológicos, mas especialmente na abordagem para interpretação dos dados, que variou de concepções neurodiversas a biologicistas e medicalizantes. Complementarmente, o Estudo 2, realizado com objetivo de investigar as concepções e vivências sobre sexualidade, contou com a participação de nove pessoas, que colaboraram por meio de entrevistas online e relataram dados convergentes ao primeiro, analisados qualitativamente e organizados em categorias temáticas. Por fim, no Estudo 3, relatou-se a elaboração de uma cartilha, criada a partir das diretrizes e conhecimentos até então coletados, com a finalidade de promover divulgação científica em meios não acadêmicos. Dentre as limitações principais dos estudos cita-se a restrição das amostras, tanto de material bibliográfico quanto participantes, impossibilitando generalização dos dados às pessoas com TEA/S1, e necessidade de expansão de critérios de inclusão, para que adultos autistas com características mais diversas, bem como outros tipos de estudo, façam parte das análises tecidas e enriqueçam o conhecimento na área. O produto técnico foi avaliado pelos participantes do Estudo 2, mas necessita aprimoramento e testes de eficácia por meio de seu uso em situação de ensino programado.ItemTese de doutorado Acessibilidade pedagógica ao universitário com transtorno do espectro autista: contribuições da psicologia à prática docente(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-01-21) Acuña, José Tadeu ; Leite, Lúcia Pereira ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Desde o final do século XX foram promulgadas no Brasil diversas políticas públicas, cujo o intuito eram de garantir a igualdade de direitos e equidade de oportunidades para o aprendizado dos estudantes com ou sem deficiência. Isso significa comprometimento em promover condições de acessibilidade física, pedagógica, atitudinal, comunicacional e informacional em todos os níveis de ensino, além do provimento de outros recursos e serviços educacionais. Todavia, o que está previsto legalmente diverge das reais condições de acessibilidade que estudantes universitários com Transtorno do Espectro Autista (TEA) encontram ao longo de sua trajetória acadêmica. Por se tratar de uma deficiência que impacta funções psicológicas como o pensamento e linguagem, os sujeitos com TEA podem necessitar de apoio em diferentes dimensões do seu processo educacional. Neste sentido, foram questionadas quais intervenções o profissional de psicologia poderia contribuir no desenvolvimento de condições de acessibilidade pedagógica a esses acadêmicos. Para responder a essa questão, objetivou-se investigar intervenções de promoção de acessibilidade pedagógica, a partir da Psicologia. O trabalho aconteceu em uma universidade pública paulista, com dois professores de um curso de Química, que foram indicados pelo coordenador desta graduação, pois tinham declarado a ele dúvidas quanto ao processo educacional de dois estudantes com TEA matriculados em suas disciplinas. A intervenção orientada pela Psicologia Histórico-Cultural foi estruturada da seguinte maneira: observação e descrição adaptada das aulas dos docentes (em semestres letivos distintos); encontros informativos e reflexivos, sendo que eles contaram com momentos de discussão e orientação, cujo objetivo era de colaborar com a sua prática pedagógica de forma a atender algumas das necessidades educacionais de seus alunos com TEA. Os dados dos diálogos foram gravados, transcritos e organizados mediante a análise qualitativa do conteúdo. O trabalho realizado permitiu refletir sobre as singularidades, potencialidades e contribuições da atuação do profissional de psicologia à prática pedagógica de professores universitários, cujas disciplinas eram cursadas por estudantes com TEA, dentre elas, destacam-se: clarificar que as diferenças pessoais não são motivos de desigualdade, mas direcionadoras de desenvolvimento humano; colaborar com a prática pedagógica do professor, orientando ações condizentes com o ritmo e forma de aprendizagem do estudante. A análise da intervenção também permitiu identificar limitações na atuação do profissional de psicologia e no próprio processo de desenvolvimento de condições de acessibilidade pedagógica, o qual não pode estar desvinculado da superação das barreiras atitudinais. Por fim, considerou-se que o suporte prestado pelo(a) psicólogo(a) ao professor universitário constitui-se como um dos elementos necessários quando se pensa proporcionar apoio à trajetória dos estudantes com TEA, todavia, se fazem necessários outros recursos e serviços especializados destinados a esses sujeitos.ItemTese de doutorado Diálogos entre comportamentalismo skinneriano e princípios anarquistas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-01-13) Silva, Felipe Bulzico da ; Carrara, Kester ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta pesquisa tem por objetivo estabelecer aproximações e distanciamentos entre princípios anarquistas e as discussões societárias de Skinner. O anarquismo é uma ideologia política surgida nos anos de 1860 e que se caracteriza por determinadas críticas, proposições, estratégia e valores. Analogamente, partiu-se do entendimento nesta pesquisa de que as discussões societárias skinnerianas também podem ser entendidas em aspectos propositivos, críticos, estratégicos e valorativos. Portanto, estabeleceu-se comparações proposições-proposições, críticas-críticas, estratégia-estratégia e valores-valores entre as discussões societárias skinnerianas e os princípios anarquistas. A partir das análises comparativas feitas, avaliou-se que, no que diz respeito aos aspectos propositivos, Skinner se aproxima em termos econômicos dos anarquistas ao defender – tal como se pode depreender da comunidade Walden II – a socialização dos meios de produção e da riqueza social; e culturalmente na forma como aborda questões concernentes à religião, família, ao sistema educacional e ao amor em uma nova sociedade. Contudo, politicamente, as propostas anarquistas e skinneriana se distanciam, uma vez que a Junta de Planejadores/Administradores existente na comunidade fictícia Walden II e a atitude de B. F. Skinner quanto ao papel da ciência na construção de uma nova sociedade representam entraves à autogestão defendida por anarquistas. No que diz respeito aos aspectos críticos, avaliou-se que tanto Skinner quanto anarquistas se aproximam no sentido de se oporem ao governo, ao capital e à agência religiosa. Entretanto, os argumentos críticos skinnerianos se inspiram, sobretudo, em uma ciência do comportamento, enquanto anarquistas se valem de diversos outros referenciais teórico-metodológicos. No que tange aos aspectos estratégicos, entendeu-se que o principal ponto – dentre vários – de distanciamento entre Skinner e anarquistas diz respeito ao fato de que, enquanto o primeiro faz um apelo às comunidades experimentais como via de transformação social, os últimos defendem uma estratégia revolucionária. Finalmente, embora Skinner e anarquistas professem os mesmos valores, ainda que possam ter divergências quanto aos seus significados, o valor mais caro a B. F. Skinner parece ser a sobrevivência da cultura/humanidade, enquanto aos anarquistas parece ter maior peso a liberdade. Concluiu-se que, embora muitas aproximações sejam possíveis, as divergências entre Skinner e os princípios anarquistas são suficientemente grandes para que o primeiro possa ser considerado anarquista. Mas, a despeito dessa conclusão, configura-se pertinente observar que o anarquismo pode vir a orientar política e frutiferamente a análise do comportamento em geral. Trata-se, com efeito, de um caminho a ser explorado a partir desta pesquisa.ItemTese de doutorado Diálogos entre a teoria dos direitos fundamentais e a análise do comportamento na elaboração de políticas públicas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-09-23) Carvalhal, Cassiana Stersa Versoza ; Carrara, Kester ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Os direitos fundamentais são os valores base de uma nação, que fundamentam todo o ordenamento jurídico e constituem objetivo final de um Estado, ou seja, as ações estatais devem promover esse conjunto de direitos. Já o Sistema Ético Skinneriano – uma sistematização da posição de Skinner, em seus escritos, sobre o tema da Ética, feita por estudiosos de sua obra – possui como valor base a sobrevivência das culturas, a qual deveria ser o valor fundamental que norteia a prática do analista do comportamento. Diante das algumas críticas direcionadas à sobrevivência das culturas como valor fundamental e da exigência que políticas públicas concretizem os direitos fundamentais, seria viável que a Análise do Comportamento adotasse a Teoria dos Direitos Fundamentais como diretriz ética? Além disso, a tecnologia comportamental poderia auxiliar na promoção dos direitos fundamentais, fins últimos de nossa sociedade, constitucionalmente previstos? Norteados por estes questionamentos, os objetivos deste trabalho foram 1) Estabelecer possíveis aproximações e divergências entre o Sistema Ético Skinneriano e a Teoria dos Direitos Fundamentais; 2) Avaliar a possibilidade de que os direitos fundamentais sirvam como diretriz ética para a atuação do analista do comportamento; e 3) apresentar uma possível contribuição da Análise do Comportamento para a concretização dos direitos fundamentais. Para isso, utilizou-se do Procedimento de Interpretação Conceitual de Texto (PICT), o qual foi aplicado a um conjunto de textos skinnerianos e da área de direitos fundamentais. A Teoria dos Direitos Fundamentais e o Sistema Ético Skinneriano se aproximam quanto ao caráter histórico e contextual da explicação e definição de valores e a natureza aberta desses dois sistemas, isto é, não são sistemas que apresentam um conjunto de valores imutáveis; pelo contrário, preveem que se possa alterar os valores que compõem o sistema, com base nas demandas sociais. Por outro lado, as duas teorias possuem pontos de tensão importantes à possibilidade de um eu iniciador e o valor principal. Enquanto a Teoria dos Direitos Fundamentais está calcada em uma concepção de autonomia da vontade, conceito que sustenta o valor principal da teoria, a saber, a dignidade da pessoa humana; o Sistema Ético Skinneriano rejeita qualquer explicação que recorra a um homem autônomo, explicando o comportamento humano a partir das relações de controle entre o indivíduo e seu meio, e tem a sobrevivência das culturas como valor fundamental de seu sistema ético. Mesmo com divergências importantes entre as teorias, defende-se que, ainda assim, é possível lançar mão da tecnologia produzida pela Análise do Comportamento para a promoção da efetivação dos direitos fundamentais constitucionais. A proposta apresentada para alcançar o objetivo 3 buscou descrever alguns princípios comportamentais que, se aplicados à relação entre servidores públicos e cidadãos com o objetivo do fortalecimento do controle face a face, podem aumentar a efetivação dos direitos fundamentais que são mediados nesta relação.ItemTese de doutorado Intervenção em grupo para pais de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-10-15) Rezende, Fernanda Pádua ; Calais, Sandra Leal ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pais de filhos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) encontram desafios mediante os problemas de comportamento que as crianças podem apresentar. Dentre alguns destes problemas, destacam-se comportamentos externalizantes como a hiperatividade e impulsividade que estão associados com a dificuldade em seguir regras e realizar tarefas, além de problemas nos relacionamentos interpessoais que podem ficar comprometidos. É comum os pais terem que lidar com as reclamações da escola e contextos sociais que frequentam. São eles que irão manejar os comportamentos infantis com as práticas parentais e que recebem as orientações parentais vindas dos protocolos de intervenção para o transtorno. Desta forma, ter estas pessoas como foco de estudo é de suma relevância. O objetivo geral deste trabalho foi analisar demandas que tangem esta população tais como fatores psicossociais e intervenções, analisando as problemáticas envolvidas e procurando desenvolver formas para que possam receber cuidados, para terem mais condições de lidarem com o TDAH de seus filhos e com seus problemas de ordem pessoal, social e emocional. Para isso, este trabalho foi dividido em três capítulos distintos, incluindo seus resultados: o capítulo um consiste em uma revisão de literatura sobre protocolos de intervenção comportamental e mindfulness para pais de crianças com TDAH. O segundo, também uma revisão, trata-se de uma investigação sobre os fatores psicossociais destes pais associados ao TDAH. O terceiro exibe a construção e os resultados de uma proposta de intervenção para este público. Como principais resultados destes estudos, as intervenções comportamentais são mais frequentes do que as de mindfulness, estas precisam de mais evidências e as intervenções priorizam melhora de comportamento das crianças. Os fatores psicossociais associados aos pais foram conflitos conjugais, estresse, depressão materna, TDAH parental, percepção de baixo suporte familiar e psicopatologia parental (sem especificações) e não houve nenhuma recomendação específica para tratamento dos pais. A construção da intervenção consistiu em estratégias de mindfulness e comportamental e como resultado proporcionou melhora em práticas parentais e em estresse. Recomenda-se que haja aplicação desta intervenção em mais grupos e espera-se que possa ser mais uma ferramenta de auxílio aos pais além de ampliar a literatura existente.ItemTese de doutorado Identificação de altas habilidades/superdotação acadêmica, habilidades sociais, ansiedade e depressão em universitários(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-07-30) Oliveira, Ana Paula de ; Capellini, Vera Lucia Messias Fialho ; Rolim, Rodrigues, Olga Maria Piazentin ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho teve como objetivo geral confirmar a autonomeação de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) acadêmica em universitários e identificar e descrever suas habilidades sociais e a presença de indicadores de ansiedade e depressão, dividido em quatro estudos. O Estudo 1 buscou identificar universitários autonomeados com AH/SD, descrever áreas de mais destaque e investigar se havia associação entre essas áreas. Participaram 1042 universitários do 1º ao 3º ano de vinte cursos de três faculdades de uma universidade pública, localizada em uma cidade do estado de São Paulo, com idade entre 16 a 52 anos, que responderam ao Questionário de Informações Sociodemográficas (QIS) e ao Questionário para Identificação de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação – adultos (QIIAHSD-adulto), em sala de aula ou via e-mail. Da amostra, 90 universitários se autonomearam com indicadores de AH/SD, pelo QIIAHSD-adulto. O Estudo 2 descreveu e comparou a trajetória acadêmica, do ensino fundamental à universidade, de 89 universitários autonomeados com indicadores de AH/SD com a de 89 universitários da amostra geral que não se autonomearam com indicadores de AH/SD, compondo um grupo controle em termos de sexo, idade, curso e ano escolar. Os resultados apontaram que mais pessoas do grupo com indicadores tiveram bolsa em escola particular por mérito, ganharam Olimpíadas e foram acelerados em algum momento do período escolar no Ensino Fundamental e/ou Médio, entretanto sem diferenças significativas entre os grupos. As que diferenciaram os grupos foram: estar cursando disciplina em pós-graduação, ler por interesse, quantidade de horas semanais dedicadas a atividades de interesse e a leitura por temas de interesse, se considerar criativo e com habilidades acima da média. O Estudo 3 descreveu a avaliação multimodal para identificação de AH/SD, correlacionando os resultados dos instrumentos utilizados. Participaram 53 universitários que responderam o QIIAHSD-adulto, a Matrizes Progressivas Avançadas de Raven (APM) e a Escala Wechsler de Inteligência para Adultos (WAIS-III). Dos 53 participantes, 21 foram confirmados com AH/SD e foram observadas correlações positivas entre o Raven APM e o WAIS-III. O Estudo 4 descreveu e comparou habilidades sociais, ansiedade e depressão de dois grupos de universitários, sendo um com AH/SD, correlacionando os resultados com os desempenhos nos testes de desempenho intelectual. Participaram 53 universitários, sendo 21 com AH/SD (Grupo 1 – G1) e 32 com inteligência na média e/ou acima da média (Grupo 2 – G2). Os participantes responderam ao Questionário de Avaliação de Habilidades Sociais, Comportamentos e Contextos para Universitários (QHC-Universitários), o Inventário de Habilidades Sociais-2 (IHS-2) e as Escalas de Ansiedade (BAI) e Depressão (BDI II). Os resultados não apontaram para diferenças significativas entre os grupos em habilidades sociais e saúde mental. Foram observadas correlações negativas entre habilidades sociais com ansiedade e depressão. Essa tese pode contribuir para a reflexão sobre identificação, caracterização da trajetória escolar e descrição do repertório de habilidades sociais, ansiedade e depressão de universitários com AH/SD. Palavras-chave: Altas Habilidades/Superdotação acadêmica. Identificação. Universitários. Saúde mental. Habilidades sociais.ItemTese de doutorado Efeitos do Promove-Professores sobre as práticas educativas, comportamentos infantis e saúde do professor(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-07-06) Cognetti, Natalia Pascon ; Bolsoni-Silva, Alessandra Turini ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A análise das finalidades atribuídas à Educação, propostas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN – conduz à compreensão de que, além das instituições educacionais atuarem enquanto transmissoras de conhecimentos, devem, com igual importância, vincular sua formação à prática social. Neste contexto, a figura do professor aparece como relevante para as discussões sobre as transformações no cenário educacional. Sabe-se que fatores como as práticas educativas utilizadas pelo profissional podem favorecer ou prejudicar a viabilidade dos objetivos propostos pela Lei, impactando as interações estabelecidas entre professores e alunos e, consequentemente, na aprendizagem social e acadêmica das crianças. Estudos têm avaliado os efeitos de programas em habilidades sociais educativas (HSE) nas práticas docentes e na relação estabelecida com os alunos; todavia, algumas lacunas como a ausência de instrumentos padronizados de medidas e o delineamento não experimental foram destacas nas pesquisas. Diante desse cenário, objetivou-se descrever os efeitos do Promove-Professores com oito docentes da rede municipal de ensino de uma cidade no norte do interior paulista, atuantes no Ensino Fundamental I, quanto aos efeitos para as práticas educativas; generalização para os comportamentos infantis (promoção de habilidades sociais infantis e redução de problemas de comportamento na perspectiva de professores e pais e/ou responsáveis legais), além dos aspectos relacionados a saúde mental dos profissionais, como síndrome de burnout, ansiedade e depressão. Também participaram da amostra 13 pais e/ou responsáveis legais pelas crianças indicadas pelos professores, para avaliação quanto aos problemas de comportamento internalizantes e/ou externalizantes e total. Foi utilizado o procedimento de intervenção Promove-Professores, elaborado a partir de um estudo piloto e readaptado para as necessidades da pesquisa. O delineamento foi experimental, tendo o Grupo Experimental (GE) e Grupo Controle (GC), aleatoriamente distribuídos, com três fases de avaliação para GE (pré-teste, pós-teste e seguimento) e duas fases para GC (avaliação 1 e avaliação 2). Os instrumentos utilizados foram: com professores: Checklist-Pr (avaliação de habilidades sociais dos professores), TRF-Pr, SDQ-Pr e QRSH-Pr (avaliação dos problemas de comportamento e habilidades sociais infantis, respectivamente) e ISB, BDI e BAI (saúde mental), além das filmagens das sessões de intervenção; com os pais: QRSH-Pais (avaliação de habilidades sociais infantis) e Checklist-Pais (avaliação de habilidades sociais parentais). Com relação aos professores, a análise dos resultados indicou aumento no repertório de habilidades sociais educativas e diminuição nas práticas negativas; não foram observadas mudanças significativas quanto aos aspectos referentes a saúde mental. Além dos efeitos para as práticas, observou-se redução nos problemas de comportamento infantil nas crianças indicadas pelo GE, na perspectiva de professores e pais. Tais achados sinalizaram os resultados positivos do Promove-Professores na díade professor-aluno, além da relevância do contexto escolar para intervenções em HSE.ItemTese de doutorado Efeitos de um treino computadorizado de habilidades cognitivas em crianças com discalculia do desenvolvimento(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-05-28) Rossi, Liene Regina ; Santos, Flávia Heloisa dos ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A Discalculia do Desenvolvimento é caracterizada por déficits na cognição numérica, que se entendem por prejuízos na consolidação dos sistemas numéricos simbólicos, compreensão dos sinais e algarismos, assim como na realização de operações aritméticas, como adição e subtração. Além disto, a Discalculia do Desenvolvimento (DD) afeta crianças com inteligência típica e oportunidades de escolaridade adequadas, sendo geralmente resistente ao tratamento. Há evidências que o Calcularis®, um treino cognitivo computadorizado, promove melhoria nas habilidades matemáticas: processamento de números, adição, subtração, multiplicação e divisão para crianças com DD. Contudo, ganhos em outras habilidades cognitivas ainda não foram exaustivamente estudados, tampouco a influência da duração do protocolo. Nesse sentido, o presente estudo avaliou os efeitos do treino computadorizado Calcularis® sobre a cognição numérica, as habilidades intelectuais, mnemônicas, executivas e escolares de crianças com DD que frequentavam o ensino fundamental de uma escola localizada no interior do estado de São Paulo. Foram triadas 888 crianças, das quais oitenta e sete apresentaram indicativos de DD e passaram pela avaliação neuropsicológica, após exclusões, as remanescentes 66 crianças foram designadas aleatoriamente para um dos três grupos: Grupo Adaptativo (GA), composto por crianças que realizaram o treino cognitivo computadorizado adaptativo; Grupo Controle (GC), formado por crianças que não receberam intervenções e continuaram com a rotina escolar e; Grupo Não Adaptativo (GNA), integrado por crianças que realizaram o mesmo treino cognitivo, porém de forma não adaptativa (não se ajustando às capacidades matemáticas individuais da criança). Sessenta e seis crianças completaram 20 sessões de treino e os resultados foram analisados considerando-se os desempenhos nos diferentes domínios cognitivos avaliados em função do grupo e tempo. Os resultados indicaram nas interações entre grupo versus tempo que o GA apresentou melhor desempenho no pós-treino em subtração. Também foi observado no GA melhor desempenho em habilidades não treinadas (memória fonológica), que possuíam estímulos e processos comuns incorporados nas tarefas: transcodificação de números e melhor percepção em relação à eficácia acadêmica e, mais importante, utilizando um protocolo mais curto do que os estudos realizados nos países desenvolvidos. O programa de treino impulsionou o desempenho escolar da matemática em crianças com DD e se mostrou efetivo para um país com desigualdades em recursos educacionais.ItemTese de doutorado Ensino e aprendizagem de classes de comportamentos de supervisão de estágio a partir das diretrizes curriculares nacionais para os cursos de Psicologia(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-02-22) Senem, Cleiton José ; Lopes Junior, Jair ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)As Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Psicologia (DCN-P), 2011, preveem que o estudante desenvolva competências profissionais, garantindo a sua atuação em diferentes áreas de trabalho. Todavia, as diretrizes não têm sido utilizadas pelos docentes como documento subsiador para o planejamento das condições de ensino. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver e avaliar condições de interação colaborativa, em ambiente de supervisão de estágio, promovendo a aprendizagem profissional do aluno, fundamentada nas competências preconizadas nas DCN-P. A pesquisa é caracterizada como um delineamento de sujeito único e teve como participante uma professora supervisora de estágio e uma turma com seis alunas do último ano do curso de psicologia. A coleta de dados foi desenvolvida em duas fases durante o ano de 2019. Enquanto na primeira fase o pesquisador buscou identificar as estratégias de ensino utilizadas pela docente, na segunda fase foi realizada uma intervenção, tendo em vista sistematizar o processo de ensino fundamentado nas competências previstas nas DCN-P. Os resultados apontam que, na primeira fase, a docente apresentou dificuldades e incertezas ao identificar as aprendizagens das estagiárias, mas, na segunda fase, após a realização de um planejamento estruturado com objetivos finais e intermediários, as aprendizagens foram identificadas com maior facilidade. Também foi possível identificar 10 repertórios comportamentais emitidos pela professora durante toda a pesquisa. Entre a primeira e a segunda fase, após o planejamento conjunto entre a docente e o pesquisador, houve mudanças nos procedimentos emitidos pela professora, sendo menos diretiva na indicação das estratégias que poderiam ser utilizadas pelas estagiárias durante os atendimentos. A partir da segunda fase, por indução do pesquisador, a docente começou a correlacionar os objetivos comportamentais intermediários e finais com as competências previstas nas Diretrizes Curriculares. Conclui-se que a interação entre o pesquisador e a docente, mediada pela autoscopia e pelo uso recursivo de perguntas reflexivas sobre a prática docente, promoveram condições para que a supervisora planejasse, de forma sistemática, o processo de ensino e de aprendizagem, proporcionando o desenvolvimento de novos repertórios de ensino e evidenciando a aprendizagem das competências preconizadas nas diretrizes.
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