Artigos - Didática - FFC

URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/10597

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • ItemLivro
    VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2007) Pinho, Sheila Zambello de ; Stucchi, Elizabete Berwerth ; Schlünzen Junior, Klaus ; Saglietti, José Roberto Corrêa ; Tanuri, Leonor Maria ; Pagotto, Maria Dalva SilvaBarbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP] ; Dias-da-Silva, Maria Helena Galvão Frem ; Carvalho, José Sérgio Fonseca de ; Tanuri, Leonor Maria ; Gonçalves, Petronilha Beatriz ; Severino, Antônio Joaquim ; Cunha, Luiz Antônio C. R. ; Palma Filho, João Cardoso ; Spósito, Marília Pontes ; Mizukami, Maria da Graça Nicoletti ; Marin, Alda Junqueira ; Giovanni, Luciana Maria ; Reali, Aline M. de M. Rodrigues ; Gatti, Bernardete Angelinna ; Almeida, Maria Isabel de ; Valdemarin, Vera Teresa ; Rosa, Maria Inês Petrucci ; Fernandes, Domingos ; Campos, Maria Malta ; Penin, Sonia Teresinha de Sousa ; Ghedin, Evandro ; Tomazi, Nelson Dacio ; Gallo, Silvio Donizete de Oliveira ; Miguel, José Carlos ; Mello, Roseli Rodrigues de ; Ceccantini, João Luís Cardoso Tápias ; Britto, Luiz Percival Leme ; Oliveira, Cleiton de ; Lima, Antonio Bosco ; Martinez, Paulo Henrique ; Lima, Edilson Moreira de ; Cavalari, Rosa Maria Feiteiro ; Oliveira, Edilson Moreira de ; Almeida, Milton José de ; Vianna, Cláudia Pereira ; Morais, Maria Arisnete Câmara de ; Zanchetta Júnior, Juvenal ; Silva, Ezequiel Theodoro da ; Kuhlmann Júnior, Moysés ; Bujes, Maria Isabel Edelweiss ; Arena, Dagoberto Buim ; Soares, Henrique Silvestre ; Cunha, Maria Isabel da ; Fernandes, Cleoni Maria Barboza ; Masetto, Marcos Tarcísio ; Fusari, José Cerchi ; Compiani, Maurício ; Bianchetti, Lucídio ; Vicentini, Paula Perin ; Souza, Rosa Fátima de ; Arroyo, Miguel Gonzalez ; Duarte, Newton ; Silva Junior, João dos Reis ; Almeida, José Luis Vieira de ; Souza, Elizeu Clementino de ; Christov, Luiza Helena da Silva ; André, Marli Elisa Dalmazo Afonso de ; Garrido, Elsa ; Brzezinski, Iria ; Angotti, Maristela ; Cunha, Beatriz Belluzzo Brando ; Yazlle, Elisabeth Gelli ; Abdalla, Maria de Fátima Barbosa ; Miller, Stela ; Oliveira, Anna Augusta Sampaio de ; Oliveira, Fátima Inês Wolf de ; Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira ; Poker, Rosimar Bortolini ; Denari, Fátima Elisabeth ; Carvalho, Celso ; Inforsato, Edson do Carmo ; Monfredin, Ivanise ; Freitas, Emília Lima de ; Rothen, José Carlos ; Silva, Joyce Mary A. Paula e ; Pechula, Marcia Reami ; Albuquerque, Helena M. P. ; Martins, Maria Anita V. ; Monteiro, Rosana B. ; Placco, Vera M. N. ; Abramovicz, Anete ; Universidade Estadual Paulista (Unesp) ; Universidade de São Paulo (USP) ; Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) ; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ; Universidade de Lisboa ; Universidade do Estado do Amazonas (UEA) ; Universidade Federal do Paraná (UFPR) ; Universidade de Sorocaba (UNISO) ; Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) ; Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ; Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) ; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) ; Universidade Presbiteriana Mackenzie ; Universidade Nove de Julho (UNINOVE) ; Universidade Católica de Santos (UniSantos) ; Universidade Católica de Goiás ; Universidade do Estado da Bahia (UNEB) ; Universide Federal de Minas Gerais (UFMG) ; Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ; Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) ; Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) ; Universidade Luterana do Brasil ; Universidade Federal do Acre ; Fundação Carlos Chagas, Universidade São Francisco
    O tema proposto para discussão durante o VIII Congresso Estadual Paulista sobre a Formação de Educadores – Modos de ser Educador: Artes e Técnicas – Ciências e Políticas envolve a busca de integração entre as diferentes dimensões que compõem a formação do profissional da educação. O trabalho e o sentido da intervenção social desse profissional se constituem em objeto em torno do qual as análises e interpretações vão recolher os fundamentos de debate sobre cultura como totalidade, incluindo: Artes e Técnicas – Ciências e Políticas. A dinâmica que caracteriza a formação de educadores requer a interpretaçãodesses fundamentos para o constante redimensionamento e definição dos objetivos visando aperfeiçoar o papel do profissional educador na sociedade. Por meio de discussões entrediferentes setores ligados à educação é que podem ser avaliados, preservados ou transformados os móveis que norteiam a formação do educador dentro de contextos culturais/sociais específicos, nos diversos campos, artes, técnicas, ciências e políticas. A disponibilidade de um espaço como o VIII Congresso Estadual Paulista sobre a Formação de Educadores para que estudiosos do tema - Educação - se congreguem e debatam a produção de conhecimento sob diversos ângulos, insere e qualifica esse evento como um processo de contribuição para o aprofundamento de estudos na área educacional. Os Congressos Estaduais Paulistas sobre a Formação de Educadores (CEPFE) vêm acontecendo desde 1990 e têm dedicado ênfase especial à formação de profissionais da educação, nos níveis de ensino fundamental, médio e universitário. Tal conformação do Congresso procura extrapolar questões próprias do padrão formal, para a abordagem de formação do profissional da educação embasada na crítica constante, capaz de dinamizar processos e resultados. Essa pretensão ressalta a importância do envolvimento de diferentes áreas do saber numa discussão sobre significados da produção de conhecimento. Daí poderão provir os resultados esperados a partir das atividades programadas para o VIII Congresso dentre os quais está esse caderno de resumos que ora apresentamos.
  • ItemLivro
    Núcleos de Ensino da Unesp: artigos 2014: volume 2: metodologias de ensino e a apropriação de conhecimento pelos alunos
    (Cultura Acadêmica, 2015) Colvara, Laurence Duarte ; Oliveira, José Brás Barreto de ; Rondini, Carina Alexandra ; Palma, Bruna Martins Veroni ; Santos, Meire Izidoro ; Constantino, Elizabeth Piemonte ; Buhrer, Thaís Martins de Mello ; Monteiro, Carla Alonso ; Alves, Ronaldo Cardoso ; Cervelin, Douglas Eiras ; Nunes, Gabriel Carneiro ; Hunger, Dagmar ; Rossi, Fernanda ; Corradini, Júlia ; Franco, Pedro Tupinambá Thomé ; Sousa, Nilza Coqueiro Pires de ; Dias, Marisa da Silva ; Fabrício, Ana Maria Maggi Trotti ; Almeida, Gabriela Colovati de ; Sequinel, Isabella Basilio ; Jorge, Sônia Maria Alves ; Silva, Danielle F. ; Castro, Gustavo R. ; Danyelle B. Benatti ; Santos, Estela M. R. ; Padilha, Pedro M. ; David, Célia Maria ; Misu, Lucas Fernandes ; Pereira, Maria Laura ; Fenerick, José Adriano ; Ávila, Daiara Suellen Gabriel de ; Rodrigues, Mateus Xavier ; Assis, Alice ; Monteiro, Isabel Cristina de Castro ; Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga ; Whitaker, Marisa Andreata ; Galvão, Idmaura Calderaro Martins ; Oliveira, Henrique Buday de ; Dornfeld, Carolina Buso ; Escolano, Ângela Coletto Morales ; Ferreira, Elisa Maria dos Santos ; Loretto, Jéssica Arantes ; Oliveira, Ana Carolina Glória ; Lima, Elieuza Aparecida de ; Castro, Rosane Michelli de ; Valiengo, Amanda ; Marco, Marilete Terezinha de ; Penitente, Luciana Aparecida de Araujo ; Oliveira, Eliz Cristine Pereira ; Brabo, Tânia Suely Antonelli Marcelino ; Fuini, Lucas Labigalini ; Domingues, Joaquim L. P. V. ; Risso, Luciene Cristina ; Silveira, Yume Kikuda ; Albas, Agda Eunice de Souza ; Vilche Peña, Angel Fidel ; Teixeira, Silvio Rainho ; Filho, Moacir Pereira de Souza ; Morais, Antonio Jonathan de Oliveira ; Pereira, Júdia Suélen Alves ; Ulloffo, Nathan Moreira ; Precoma, Luis Henrique ; Prudente, Lucas Alves da Silva ; Souza, Wellinton Soares ; Araya, Ana Maria Osório ; Santos, Tais Andrade dos ; Filho, Moacir Pereira de Souza ; Nunes, João Osvaldo Rodrigues ; Nascimento, Ribas Dantas do ; Verissimo, Victor Emmamuel Albertin ; Souza, Renata Junqueira de ; Santos, Ana Laura Garro dos ; Oliveira, Karina Nascimento de ; Galdino, Solange Silva ; Ortigoza, Silvia Aparecida Guarnieri ; Deutsch, Silvia ; Santos, Fernanda Damasceno ; Fraiha, Ana Livia Gorgatto ; Novaes, Iara Tedeschi ; Faria, Amanda Cristina ; Castro, Manaira dos Santos de ; Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga ; Monteiro, Isabel Cristina de Castro ; Mesquita, Leonardo ; Sena, Galeno José de ; Sim, Amira Amaral do ; Kodama, Katia Maria Roberto de Oliveira ; Universidade Estadual Paulista (Unesp) ; Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) ; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri ; Universidade de São Paulo (USP) ; Universidade Federal de Itajubá
  • ItemTrabalho apresentado em evento
    O papel do ensino superior na formação para o ensino e pesquisa: comunicação científica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2007) Cordeiro, Ana Paula ; Jesus, Heyde Aparecida Pereira de ; Brabo, Tânia Suely Antonelli Marcelino ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • ItemTrabalho apresentado em evento
    Artes e humanismo na formação do profissional docente: relatos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2007) Cordeiro, Ana Paula ; Jesus, Heyde Aparecida Pereira de ; Brabo, Tânia Suely Antonelli Marcelino ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • ItemArtigo
    A educação como experiência a partir de histórias lidas e contadas: momentos de (re) criação da infância'
    (2013) Brocanelli, Cláudio Roberto ; Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões ; Andrade, Lizbeth Oliveira de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    This paper presents the results of a University research and extension project conducted at an institution that provides support to children and adolescents in the city of Marília, state of São Paulo, in 2010. This project focuses on reading and storytelling activities to stimulate children to become readers and increase their cultural repertoire. The theoretical reflection is based on the studies of Vygotsky, Bakhtin and Benjamin. The practical activities were organized based on authors such as Bajard, Freinet and Coelho; and the choice of the literary works and stories follow the criteria described in the text. The activities were used with the purpose of motivating children and teenagers to read. We observed significant changes in participants, namely: better vocabulary and engagement in activities proposed. The data collected is presented in the text in the form of speech transcripts and in the reports of the book of life.