Objetos educacionais -Docência para a Educação Básica (Mestrado Profissional) - FC

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • ItemObjeto educacional
    Memescience: um ebook sobre memes em Ciências
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-28) Maticoli, Michele Anselmo
    Este ebook é o resultado de uma pesquisa aprofundada sobre o potencial dos memes como recursos educacionais no ensino de Ciências na Educação Básica. Com o aumento do uso da tecnologia e a necessidade de estratégias inovadoras de ensino, os memes emergiram como uma ferramenta criativa e eficaz para engajar os alunos e tornar o aprendizado mais dinâmico. Ao longo deste ebook, exploramos o contexto atual da educação, destacando os desafios enfrentados por professores e alunos, especialmente durante o período de aulas remotas devido à pandemia da COVID-19. Discutimos a importância de recursos visuais e interativos no processo de ensino-aprendizagem e como os memes podem preencher essa lacuna, proporcionando uma abordagem divertida e acessível para o ensino de conceitos científicos. Apresentamos uma revisão dos fundamentos teóricos que embasam o uso de memes no contexto educacional, incluindo teorias de aprendizagem, cultura digital e multimodalidade. Descrevemos o processo de pesquisa realizado, incluindo, análise de dados e desenvolvimento de uma sequência didática utilizando memes no ensino de Ligações Químicas. Apresentamos os resultados obtidos da pesquisa, destacando a aceitação e eficácia dos memes como recursos educacionais, bem como as contribuições para o ensino de Ciências na Educação Básica. Fornecemos recomendações práticas para professores interessados em integrar memes em suas práticas de ensino, juntamente com sugestões para futuras pesquisas nessa área. Este ebook visa compartilhar conhecimentos, insights e práticas inovadoras que podem inspirar e capacitar educadores a explorarem novas formas de ensino e aprendizado, aproveitando o potencial criativo e motivador dos memes no contexto educacional atual.
  • ItemObjeto educacional
    Construindo meu Ecobot: um terrário com sensor de umidade
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024) Gomes, Cristiane Grava ; Carvalho, Dariel de
    Um terrário é um ecossistema fechado e controlado, onde a água é um dos principais fatores que contribuem para a sobrevivência das plantas e dos animais que habitam o ambiente. O ciclo da água dentro de um terrário é um processo natural e contínuo que envolve a evaporação, a precipitação e a condensação da água.
  • ItemObjeto educacional
    Ecobot: terrário inteligente com sensor de umidade sequência didática para o ensino do ciclo da água
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024) Gomes, Cristiane Grava ; Carvalho, Dariel de
    Este guia é parte integrante de um projeto de pesquisa intitulado: Robótica e o pensamento computacional no ensino do ciclo da água: montagem de um terrário inteligente. Este terrário é o tema deste guia: Ecobot. Portanto, aqui você encontrará orientações para o ensino deste tema na sua aula de Ciências e o passo a passo para a montagem do terrário com sensor de umidade. Terá orientações e dicas para atividades desplugadas e on line, de pensamento computacional, conforme indica a quinta competência, mencionada na Base Comum Curricular (BNCC). Como estratégia, as aulas foram divididas em fichas; as atividades que incluem uso de computador foram realizadas na Sala de Informática, outras no Pátio Escolar e a maioria em Sala de Aula comum. Esta sequência didática pode favorecer ao ensino engajador e prático.
  • ItemObjeto educacional
    Laboratório caseiro de Química
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-16) Doná, Luiz Eduardo
    Esta pesquisa discute as contribuições, à aprendizagem, de um produto educacional utilizado por estudantes de Ensino Médio, o qual consiste em um guia para a construção de um kit de laboratório caseiro de Química, com o qual se podem realizar experimentos tanto na escola como em casa. Também foram elaborados dois e-books, sendo um com orientações didáticas para o professor e outro com instruções para os estudantes. O objetivo foi elaborar práticas alternativas e acessíveis que favorecessem o desenvolvimento de experimentos práticos em diferentes realidades, para melhorar a motivação dos estudantes e lhes atribuir protagonismo durante as atividades. A aplicação do produto educacional foi feita com 20 estudantes da 1a série do Ensino Médio de uma escola pública no interior de São Paulo, durante quatro aulas de Química. Para a elaboração do produto educacional, foi selecionado um experimento, para cada turma do Ensino Médio, com base no currículo de cada uma, e com a utilização de materiais e reagentes caseiros, os quais iriam compor o kit de laboratório. As sequências didáticas elaboradas para a aplicação do produto foram baseadas no ensino por investigação, a fim de proporcionar ao estudante a vivência prática dos conteúdos estudados, buscando uma aprendizagem mais significativa. Além disso, o produto educacional visou o desenvolvimento de habilidades como observação e análise de fatos, resolução de problemas, pensamento crítico, argumentação, autonomia, colaboração e respeito. A validação do produto educacional foi realizada com base nas observações do pesquisador durante sua aplicação, e por meio de questionários respondidos pelos estudantes e pela professora responsável pela turma. Os resultados obtidos evidenciaram que o produto educacional e as atividades desenvolvidas contribuíram para um melhor engajamento dos estudantes e possibilitaram o protagonismo deles durante as aulas, o que favoreceu a aprendizagem dos conteúdos trabalhados. Também foi possível perceber que a aplicabilidade do produto educacional foi positiva e bem aceita pela professora e pelos estudantes, podendo ser replicada por outros professores como ferramenta didática, a fim de facilitar a aprendizagem pelos estudantes.
  • ItemObjeto educacional
    "Desvendando os mistérios da Fotossíntese": jogo interativo com atividades investigativas e colaborativas sobre Fotossíntese
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-19) Doná, Fernanda Ticianelli de Oliveira
    Neste trabalho elaboramos um jogo educativo, constituído por um conjunto de atividades investigativas envolvendo o conteúdo de fotossíntese, para ser utilizado com alunos do Ensino Médio O jogo foi elaborado no Microsoft Powerpoint, podendo ser utilizado off-line em sala de aula ou em laboratório com os alunos divididos em grupos. Aplicamos o jogo com nove alunos de uma turma da 1ª série do ensino médio de uma escola pública no interior de São Paulo durante as aulas de Biologia. Apresentamos uma análise descritiva dos dados referentes a aplicação do jogo, constituídos pela observação direta da pesquisadora durante as atividades realizadas pelos alunos, dos resultados obtidos pelos alunos durante o jogo, e também dos dados obtidos pelos questionários respondidos pelos alunos e pelo questionário respondido pela professora responsável pela turma. Os resultados obtidos evidenciaram que o jogo interativo tem o potencial de engalar os estudantes, propiciando ao aluno vivenciar as etapas do método científico nas atividades de caráter investigativo, o que possibilitou o desenvolvimento de habilidades como como autonomia, protagonismo e pensamento crítico, ademais de contribuir para a aprendizagem dos conteúdos relacionados à fotossíntese.