Faculdade de Ciências, Bauru

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A vida de “Chico Rei” em história em quadrinhos como objeto de ensino das relações etnico-raciais em sala da aula
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-08) Mota, Flavio Roberto ; Machado, Vitor
    Este trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de produzir um roteiro de quadrinhos para trabalhar as relações étnico-raciais em sala de aula, tendo a história de Chico Rei como base compreendendo o potencial que uma HQ tem em sala de aula como aliado do professor. O trabalho foi realizado através da metodologia da pesquisa bibliográfica tendo um triplo aspecto: artístico, histórico/sociológico e pedagógico, acrescido de experimentações artísticas para encontrar o melhor caminho para se desenvolver uma história que alie o conhecimento científico com elementos de ação e aventura. Apesar dos pontos historicamente negativos que forçam o senso comum a ter uma visão de menor valor com relação aos quadrinhos e seus fazedores, entendemos que semelhante fato existe em relação ao livro didático, sendo este o modelo editorial mais bem sucedido do país a ponto de atrair a atenção dos maiores grupos editoriais do planeta para esse país que pouca cultura tem de leitura. A diferença essencial entre essas duas linguagens, no entanto, está na profunda ligação afetiva que o leitor da primeira tem com seu formato, diferente da relação existente com o segundo modelo. Isso nos revela um potencial gigantesco de sucesso na utilização dos quadrinhos para melhorar o aprendizado das crianças.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    O ensino do esporte na Educação Física: uma análise entre o currículo de São Paulo e o currículo paulista
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-25) Holzhausen, Natasha Gallinari ; Ferreira, Lilian Aparecida
    Esta é uma pesquisa qualitativa, um estudo documental que tem por objetivo comparar o Currículo do Estado de São Paulo e o Currículo Paulista, especificamente nos conteúdos que se relacionem com a temática de esportes e para a etapa de ensino dos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental. Inicialmente aborda-se a trajetória histórica da construção dos currículos seguida da contextualização do esporte na Educação Física Escolar e seus processos de curricularização, para posteriormente analisar a indicação de conteúdo, habilidades a serem desenvolvidas e conceito de avaliação presentes na estrutura destes dois documentos curriculares estaduais. Os resultados apresentaram diferenças de estrutura, conteúdo e orientação relacionados à Cultura Corporal de Movimento e às dimensões do conteúdo e do conhecimento. O valor deste estudo se expressa em perceber como tais diferenças implicam em contribuições a área e para que os professores atribuam maior significado e afinidade com os currículos e políticas públicas de educação, proporcionando maior alinhamento das atividades em aula com propostas pedagógicas que priorizem o desenvolvimento integral do aluno e que utilizem do conteúdo de esportes para o ensino.