Trabalhos de Conclusão de Curso - Pedagogia - FFC
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Item Alfabetização matemática em contextos inclusivos: o que dizem as literaturas?(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-21) Galego, Thaís Caroline Correa; Miguel, José Carlos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta pesquisa tem por objetivo compreender quanto há e o que há de pesquisa dentro dos temas alfabetização matemática inclusiva e letramento matemático inclusivo. Para isso, buscou-se revisar dois documentos norteadores dos currículos escolares, a Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais e em segundo momento, uma análise das literaturas encontradas a partir das bases de dados científicos SciELO (Scientific Electronic Library Online), Portal de Periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), OASIS – BR (Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto) e Google Scholar, totalizando 11 publicações analisadas. Mostrando assim, que mesmo a matemática tendo importância social, não há pesquisas suficientes. Ainda, quanto à inclusão, que é garantida por Leis como a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Base, mostra-se apenas como direito no papel.