Faculdade de Engenharia, São João da Boa Vista

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  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Projeto de uma bancada didática para experimentos de vibração
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-24) Franco, Lygia Graboschii Whittaker; Sartorato, Murilo [UNESP]
    No curso de engenharia aeronáutica da Faculdade de São João da Boa Vista – UNESP/FESJ, o sistema massa-mola-amortecedor é um recurso mecânico utilizado desde o terceiro semestre, pois permite o estudo sobre modelagem e vibrações, conceitos que são amplamente utilizados, com diferentes abordagens nas disciplinas específicas. Objetivou-se projetar a estrutura de um sistema massa-mola-amortecedor de três graus de liberdade customizável e de baixo custo para proporcionar aos discentes do câmpus um contato prático com esta ferramenta. A metodologia consistiu na seleção de molas oriundas de um catálogo de uma loja especializada, através da simulação de suas constantes elásticas no software ANSYS. Posteriormente, fez-se um estudo através de um código elaborado em MATLAB para verificar qual o peso mínimo e máximo permitido das massas, tendo como parâmetro uma restrição adotada nas frequências naturais do sistema. Fez-se uma simulação para comparar as frequências naturais obtidas pelo código em MATLAB e pela simulação em ANSYS. Por fim, foi elaborado um suporte para o sistema. Os resultados mostraram que as frequências naturais obtidas pelo código em MATLAB ficaram 21.09% mais baixas que as obtidas pela simulação tridimensional em ANSYS. Um protótipo foi construído, porém ainda há necessidade de fazer a instrumentação, bem como colocar um sistema de aplicação de força para que possa ser utilizado nas aulas práticas.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Análise da eficiência aerodinâmica em veículos espaciais: aplicação de métodos semi-empíricos e CFD no estudo de geometrias clássicas e alternativas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-24) Boni, Gabrieli Istauro; Pagani Júnior, Carlos do Carmo [UNESP]; Villas Bôas, Danton José Fortes
    Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo explorar a capacidade dos métodos semi-empíricos e da análise fluidodinâmica computacional (CFD) na obtenção dos coeficientes aerodinâ micos de uma geometria clássica de veículo espacial para número de Mach entre 0,8 e 1,2. Para a análise semi-empírica foram utilizados os programas Missile Datcom e AeroLAB, para a análise CFD foi utilizado o programa ANSYS Fluent em sua versão acadêmica. Diferentes geometrias de coifa como parabólica, LV-Hack e LD-Hack também foram abordadas e a sua eficiência em diminuir a produção de arrasto foi estudada para o mesmo regime de voo da geometria clássica. Os métodos semi-empiricos e a análise CFD apresentaram boas estimativas dos coeficientes aerodinâmicos e mostraram serem relevantes na fase de pré-projeto de veículos espaciais, uma vez que o custo de uso dessas tecnologias é inferior a ensaios em túnel de vento. Observou-se também que a eficiência aerodinâmica das coifas dependia do regime de voo em que atuavam, característica que também é relevante na fase de pré-projeto de veículos espaciais.