Dissertações - Arquitetura e Urbanismo - FAAC
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Item As olarias no "Velho Oeste Paulista": Estudo sobre a indústria da construção civil no Interior Paulista (1872-1912)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-04) Spiller, Naiara Cristine; Oliveira, Eduardo Romero de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A expansão da produção cafeeira propiciou mudanças profundas no seio de São Paulo no final do século XIX. O advento da mão de obra imigrante e o crescimento das linhas férreas para escoamento do café foram resultantes do progresso econômico dessa região e do aumento demográfico (SALLA, 2014). Fruto dessa prosperidade, o desenvolvimento industrial impulsionou ainda mais a ampliação das cidades, sendo a Indústria Cerâmica uma das primeiras atividades fabris a prosperar, de acordo com Bellingieri (2005), pois com a produção dos seus bens de consumo serviam na construção dos demais mercados (OLIVEIRA, 2019). A interdependência entre o mercado do café e as fábricas de tijolo demonstra a importância destas para a compreensão do desenvolvimento do interior Paulista no período da Primeira República, pois, como explica Cossons (2012), as atividades industriais foram responsáveis por transformações jamais vistas nas sociedades onde estavam inseridas. Sendo assim, o presente estudo intenciona realizar uma pesquisa sobre a indústria cerâmica, em especial as olarias, no interior de São Paulo, surgidas a partir 1872 até 1912, mais especificamente do trecho percorrido pela linha do trem da Companhia Paulista entre Jundiaí e Piracicaba, pela significativa expansão demográfica na época. O intuito é compreender como o material cerâmico, em específico o tijolo, foi adotado e em que condições, no período de espaço-tempo citado, nas construções urbanas, explicando o porquê do surgimento e a concentração dessa indústria em alguns locais no interior paulista, a fim de contribuir para a bibliografia sobre o tema. Além disso, entender como se dava a produção de tijolos no período, quem era o detentor desse saber fazer e quais as condições técnicas necessárias para a fabricação desse material, a fim de contribuir para a bibliografia sobre o tema.Item Habitação de interesse social para moradores de cortiços: padrões culturais e parâmetros de moradia adequada e sustentabilidade como indicadores de qualidade(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-25) Baldini, Guilherme Oliveira; Salcedo, Rosio Fernández Baca [UNESP]; Benincasa, Vladimir [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dado o alto déficit habitacional, a insuficiência de políticas públicas de Habitação de Interesse Social (HIS), além da crise (sanitária, econômica e social) causada pela pandemia de COVID-19, é necessário discutir a questão habitacional no Brasil, considerando os parâmetros de moradia adequada, a participação social dos beneficiários, suas expectativas e padrões culturais. Esta pesquisa visa analisar se os Programas de Habitação Social, Mutirão (Funaps Comunitário/Funaps Vertical) e Atuação em Cortiços (PAC-CDHU), implantados na ambiência do centro histórico de São Paulo/SP (Distrito de Belém e Avenida Celso Garcia), atendem a qualidade da habitação social, segundo os padrões culturais (físicos, sociais, e simbólicos), e os parâmetros de moradia adequada e sustentabilidade. Para tal, foram utilizados os estudos de caso: Conjunto Habitacional Casarão Celso Garcia e Conjunto Habitacional Belém H. A pesquisa possui caráter exploratório-descritivo e utilizou do Método da Arquitetura Dialógica, baseado em Bakhtin, Ricoeur e Muntañola. Foram utilizados, ainda, os parâmetros de moradia adequada, os padrões físicos de habitabilidade e os padrões culturais. O método analisa os parâmetros do Texto (Conjunto Habitacional) com os parâmetros do Contexto (Programa de Habitação Social para moradores de cortiços; e Ambiência do Centro Histórico). As relações Texto/Contexto são apresentadas na forma de Matrizes de Sinergias, que possibilitam identificar, em cada estudo de caso, a qualidade da habitação social e o grau de dialogia com o Contexto. Os resultados mostraram que o Mutirão atende parcialmente aos requisitos de moradia adequada, apresentando limitações quanto à funcionalidade, ao conforto ambiental, aos acabamentos, ao sistema construtivo, à acessibilidade universal, às instalações prediais, à sustentabilidade ambiental, aos equipamentos comunitários e à segurança predial, mas com um destaque positivo na participação social dos beneficiários. Não foram atendidos os padrões culturais e a sustentabilidade (ambiental, econômica e social). No PAC-CDHU, verificou-se que este atende parcialmente os parâmetros de moradia adequada, com deficiências na participação social, uma vez que os beneficiários não puderam participar da elaboração do projeto, na acessibilidade universal dos equipamentos comunitários, na plasticidade arquitetônica, na funcionalidade, no sistema construtivo, no conforto ambiental, nas instalações prediais, na sustentabilidade ambiental e na segurança edilícia e condominial, mas com destaque positivo na acessibilidade universal, pela presença de um apartamento adaptado, além dos acabamentos, pois todas as unidades foram entregues com pintura, revestimentos, forro de gesso e peças hidráulicas. Não foi atendida a sustentabilidade (ambiental, econômica e social). Os padrões culturais não puderam ser verificados neste estudo de caso.Item Precariedade da moradia em ocupações irregulares em Centros Históricos: Uma análise dialógica da Ocupação Leonardo Cisneiros em Recife(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-30) Souza, Rayane Barcellos Marinho de; Salcedo, Rosio Fernández Baca [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Diante do déficit habitacional, da precariedade das habitações em cortiços e da existência de numerosos prédios desocupados nos centros históricos, os Movimentos de Luta por Moradia se organizam socialmente para ocuparem de forma irregular edificações abandonadas nos centros. Neste contexto, a pesquisa tem como objetivo propor uma metodologia fundamentada na dialogia e na arquitetura para identificar e analisar os padrões culturais de moradia das famílias, em ocupações irregulares de edificações abandonadas em centros históricos. E, com base nos padrões culturais desejados pelas famílias, propor tipologias ou tipos de habitação social. Como estudo de caso está a ocupação Leonardo Cisneiros em Recife. A metodologia da pesquisa tem como base filosófica e teórica a Dialogia na Arquitetura, fundamentada por Bakhtin, Ricoeur, Muntañola, Zárate, Alexander e Rapoport, que relaciona o Texto (ou objeto arquitetônico) e o seu Contexto (Centro Histórico e Movimentos de Luta por Moradia), e nas sínteses das relações dos parâmetros das dimensões do Texto com seu com Contexto permite identificar os padrões culturais de moradia das famílias em ocupações irregulares nos Centros históricos. A pesquisa está estruturada em quatro etapas. Na primeira, a abordagem teórica. Na segunda, o método de arquitetura dialógica. A terceira etapa contém os resultados que retratam a análise do Contexto: Centro Histórico do Recife e Movimentos de Luta e Resistência pelo Teto e do Texto, ocupação Leonardo Cisneiros no edifício Segadas Vianna. Na quarta etapa foi apresentada a proposta de tipos de habitação social com base nos padrões culturais desejados pelas famílias. Como principais resultados foi identificada a importância da implementação de políticas públicas habitacionais no Centro Histórico do Recife, a insatisfação dos moradores com a tipologia habitacional de cômodo único e a necessidade de delimitação dos cômodos domésticos e espaços dedicados para preservação das relações estruturadas em aspectos públicos e privados. Pretende-se contribuir com: I) os estudos sobre padrões culturais para habitação, II) estudos sobre habitação, III) método Dialogia na arquitetura.Item Análise da percepção da qualidade do ambiente interno em edifícios com e sem certificação ambiental(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-21) Stella, Simone Merino Chiquetti; Faria, João Roberto Gomes de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A sustentabilidade das edificações vem sendo discutida por profissionais de diversas áreas desde o início da década de 1990, proporcionando o surgimento de inúmeras ferramentas para certificação dos chamados “edifícios verdes”. Instrumentos como estes pretendem verificar os impactos das construções no meio ambiente, bem como a eficiência de seu desempenho, buscando compreender todo o ciclo de vida de uma edificação. Contudo os aspectos avaliados pelas certificações ambientais, muitas vezes, se detêm a parâmetros técnicos e normativos, mesmo quando o assunto é a qualidade do ambiente interno, levantando o questionamento sobre a capacidade de estas garantirem uma melhoria direta na experiência dos usuários. Neste contexto, o objetivo da pesquisa é responder à seguinte pergunta: edifícios com certificação ambiental apresentam melhores índices de qualidade do ambiente interno do que edifícios sem certificação ambiental? Para isto foi realizado um estudo comparativo entre dois casos, sendo duas unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc), uma na cidade de Birigui – SP com certificação LEED NC Gold, e outra na cidade de Bauru – SP, com edifício convencional. O mesmo questionário, com perguntas nas categorias de conforto térmico, conforto luminoso, conforto acústico, conforto respiratório, conforto ergonômico, saúde do participante, percepção geral, perfil do participante e sustentabilidade, foi aplicado nos usuários do setor administrativo em ambos os prédios, sendo seus dados tratados através de métodos descritivos e análises estatísticas de correlação e comparação. Os resultados demonstraram que, na maioria dos itens analisados, houve diferenças estatísticas pouco significativas entre o desempenho dos dois edifícios. O edifício com certificação ambiental se destacou positivamente com relação às variáveis ambientais térmicas, de iluminação e acústica, bem como na satisfação geral com o ambiente e com sua aparência.Item Paisagem às margens do Córrego Biriguizinho, em Birigui-SP(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-28) Zanateli, Jéssica Telles; Constantino, Norma Regina Truppel [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A paisagem compreende a união do homem com o meio. Esse conceito trazido por tantos autores (em especial por Besse, 2014) contempla a habitação dos lugares, e não apenas a sua ocupação. A paisagem varia de acordo com o lugar e a cultura ao qual está inserida, sendo um reflexo de suas características. As cidades se consolidaram pelo agrupamento crescente de indivíduos, o que demandou um elemento vital para sua subsistência: a água. Antes de qualquer apropriação territorial, os rios já estavam ali. Diferentes fatores, como os políticos, territoriais e econômicos, levaram os pioneiros a desbravar regiões até então desconhecidas, criando novas cidades. No entanto, com o crescimento dos núcleos urbanos, os rios foram sendo esquecidos e malcuidados. Birigui, uma cidade do oeste paulista que se originou pelo advento da Companhia Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (CEFNOB) e de uma companhia colonizadora, teve sua gênese às margens do Córrego Biriguizinho, uma vez que os trilhos dos trens buscavam a proximidade de corpos d’água devido à topografia mais plana. Hoje, apesar de não conservar mais suas características naturais, o córrego corta a malha urbana, apresentando ora relevância, ora desvalorização. A presente dissertação analisou a atual paisagem das margens do córrego Biriguizinho, em Birigui-SP, com base nas chaves de leitura retratadas por Besse (2014) e utilizando os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica e documental, pesquisa de campo e levantamento fotográfico, bem como a aplicação de questionários e entrevistas aos moradores e frequentadores do entorno do Biriguizinho. As questões socioambientais, assim como o uso e ocupação das terras na bacia do córrego Biriguinho, influenciaram no modo como Birigui surgiu e cresceu. Ao identificar os valores patrimoniais e ambientais da cidade buscou-se oferecer subsídios aos futuros planos e projetos urbanos, visando o desenvolvimento sustentável.Item Hortos Florestais da Estrada de Ferro Sorocabana: subsídios para a gestão e conservação do Horto Florestal de Andrade e Silva (atual Estação Ecológica de Avaré)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-01-18) Primos, Mariana Patty Guilger; Enokibara, Marta [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O presente trabalho resgata a história da Ferrovia Sorocabana e mapeia alguns dos antigos hortos implantados pela companhia no Estado de São Paulo, visando aferir seus diferentes destinos. Metodologicamente, o trabalho se debruça em fontes documentais (Relatórios da Ferrovia, do Instituto Florestal, certidões de Cartórios e legislação), dissertações, teses e levantamentos in loco. Adota como estudo de caso o Horto de Andrade e Silva, atual Estação Ecológica de Avaré, analisando sua história, o Plano de Manejo, o bairro rural adjacente e, a partir de uma perspectiva comparativa com outros hortos estudado e o Plano Diretor do Município visa trazer subsídios para sua gestão e conservação, em uma visão integrada entre o estado e o município.Item Desenvolvimento urbano, favelização e atuação do poder público: o caso de Bauru (SP)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-27) Krause, Anna Beatriz Pianca; Goulart, Jefferson Oliveira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho analisa os processos que contribuíram historicamente para a difusão da favelização no município de Bauru (SP) e as correspondentes políticas urbanas desenvolvidas pelo poder público municipal. O aumento da população do município, somado às elevadas taxas de urbanização, coincidem com surgimento das favelas na década de 1960, processo que se intensifica a partir dos anos 1980, quando ganha maior expressão. Consideradas as mudanças estabelecidas na política urbana a partir da Constituição Federal de 1988, da Lei Federal n.º 10.257/2001 (Estatuto da Cidade) e dos programas e políticas subsequentes — orientadas para o tratamento das favelas como espaços consolidados nos tecidos urbanos —, esta pesquisa aborda a evolução das ações adotadas pelo poder público, em uma transição histórica que contempla estratégias de remoção, urbanização, e regularização fundiária. O recorte temporal da pesquisa é iniciado nos anos 1980, quando são feitas as primeiras obras em regime de mutirão pela COHAB-Bauru voltadas para a transferência de moradores de favelas, mas é aprofundada no ciclo inaugurado pela vigência do Plano Diretor Participativo (2008), que traz a inovação das Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) como marco para as ações urbanísticas promovidas no município, estendendo-se até o final de 2022. A metodologia, de natureza qualitativa, compreendeu revisão bibliográfica sobre o tema, coleta e análise de dados e de normativas de fontes oficiais (legislação, plano diretores, programas habitacionais e de urbanização, etc.) e a elaboração de mapas temáticos, contendo as intervenções realizadas quanto aos aspectos urbanísticos e fundiários. Utilizando como base as diretrizes do Plano Local de Habitação de Interesse Social (2011) e do Plano Diretor Participativo (2008), o produto final dessa dissertação confronta o que foi previsto pela Prefeitura para esses espaços, e o que foi efetivamente executado até 2022, elucidando os aspectos mais relevantes desse processo, incluindo o tipo de intervenção realizada, os períodos temporais dessas intervenções e o status das ocupações.Item A dinâmica participativa do processo de revisão do Plano Diretor de Vitória (ES) – 2014-2018(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-28) Mendes, Maressa Correa Pereira; Goulart, Jefferson Oliveira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta pesquisa tem como objeto de estudo a dinâmica participativa do processo de revisão do Plano Diretor do município de Vitória, capital do estado do Espírito Santo (ES). A obrigatoriedade do Plano Diretor está inscrita na Constituição Federal como “instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana” (art. 182). A revisão do Plano Diretor Urbano (PDU) de Vitória transcorreu no período 2014-2018 e adotou uma sistemática de discussões públicas com o intuito de fazer cumprir o estabelecido no Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257/2001) e na legislação municipal. Não obstante, a simples realização de um processo participativo que atenda às normas legais não é suficiente para garantir a efetiva participação da população nas definições sobre o planejamento urbano. A análise concentrou-se em três dimensões: (1) as discussões públicas no âmbito das instituições participativas (sobretudo nos conselhos), e em que medida a organização política das associações, entidades ou grupos representados influenciou a formulação do novo Plano Diretor; (2) como a participação foi absorvida pelo Estado, isto é, como o governo local incorporou as demandas societárias; (3) a influência do marco institucional (Constituição Federal, Estatuto da Cidade, legislação local) sobre as normas e procedimentos do planejamento municipal. Os resultados da investigação evidenciam que os debates substantivos, eventuais mudanças de conteúdos e a participação societária foram mais intensos no âmbito do Conselho Municipal do Plano Diretor Urbano (CMPDU), órgão consultivo do Poder Executivo em matéria de natureza urbanística e de Política Urbana que tinha, dentre outras atribuições, o acompanhamento e a implantação do Plano Diretor.Item Iluminação e ambiência de lojas de shopping center: a influência do segmento de produto(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-23) Garcia, Ligia Chiesa Fortes; Faria, João Roberto Gomes de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A iluminação ganha cada vez mais espaço nos critérios principais da etapa de elaboração de um projeto comercial, sendo considerada elemento crucial nestes ambientes. Além de simplesmente iluminar, ela é responsável pela criação de sensações ao ser utilizada em determinado local. A fim de conhecer um pouco mais sobre seu uso em espaços de loja, o presente estudo buscou compreender as relações entre a natureza do produto exposto e o projeto de iluminação utilizado. Testou a viabilidade do uso de imagens de lojas obtidas em sites da web para o estudo da iluminação comercial e verificou se há padrões de ambiência determinados pela iluminação comuns a lojas de um mesmo tipo de produto e segmento econômico. No trabalho foi utilizada uma abordagem exploratória para realizar uma análise descritiva e analítica a partir de um estudo de caso em lojas de shoppings centers localizados pelo Brasil. O levantamento de dados foi feito a partir de imagens das lojas nos websites dos respectivos shoppings e lojas escolhidos. A análise dos resultados, divididos em estatística e analítica, deixou evidente que, a iluminação, quando bem aplicada em um ambiente de loja, possui direta relação com a percepção destes espaços. Mesmo com limitações, comprova-se a aplicabilidade da metodologia criada, sendo possível, baseado em uma análise perceptiva, confirmar determinadas relações entre a natureza do produto exposto e o projeto de iluminação de loja.Item A estruturação urbana da Alta Sorocabana: Assis e Ourinhos(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-12) Oliveira, Caio Cesar Tomaz; Ghirardello, Nilson [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho propõe-se a estudar os municípios de Assis e Ourinhos (SP), especialmente na compreensão de sua gênese, pela ótica da história urbana e do Arquiteto e Urbanista. Foram expostos os principais agentes envolvidos nesse processo que, atrelado a diversas características socioterritoriais e acima de tudo políticas, favoreceram a ocupação de terras na região e posteriormente a implantação das cidades. Vale ressaltar que a Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) foi um agente de estruturação desses municípios no início do século XX, além de responsável por moldar seu desenho urbano e desdobramentos. A ferrovia começa a ser construída em meados de 1860 em Sorocaba (SP) e lança seus trilhos para o extremo oeste paulista no início da década de 1910. Seu traçado teve influência direta dos grandes latifundiários que detinham controle de vastas fazendas na área e conseguiam informações privilegiadas a respeito da construção de estações ferroviárias na zona que receberia a denominação de Alta Sorocabana. O objetivo era o de lotear terras próximas à futura estação e lucrar com o valor dos terrenos urbanos e rurais. A metodologia adotada se mostrou útil na sistematização, catalogação e tratamento de documentos, mapas e demais arquivos que possam ser úteis para a pesquisa. Por meio desse estudo foi possível obter respostas para algumas inquietações que foram surgindo, como estabelecer o grau de influência dessa elite política local nas legislações e seus desdobramentos no tecido urbano, evidenciando outros fatores que foram tão relevantes quando a EFS na estruturação das cidades, elencando que cada município teve um período distinto no fornecimento de infraestrutura urbana e como seu traçado foi influenciado pela topografia, mesmo localizando-se geograficamente próximas.Item Percursos turísticos em centros históricos: avaliação da qualidade do espaço destinado aos pedestres em duas cidades turísticas do estado de São Paulo(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-02) Senna, João Victor Garcia de; Magagnin, Renata Cardoso [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)As estâncias turísticas oferecem opções de lazer, cultura e recreação aos seus visitantes. Cidades com esse potencial vêm sendo cada vez mais procuradas como destino turístico no estado de São Paulo. No entanto, vários fatores podem influenciar a escolha e a permanência dos turistas locais, eles o oferecimento de condições de infraestrutura urbana para os deslocamentos a pé. Essa tem objetivo avaliar a qualidade do destino aos pedestres em percursos turísticos designados em áreas urbanas em centros históricos de duas e instâncias turísticas do estado de São Paulo. A partir de uma adaptação das metodologias propostas por Pires (2018) e Tonon (2019), esta pesquisa de um projeto de instrumento que avaliará a qualidade dos planos bidimensionais que o pedestre composto pelas calçadas, fachadas e travessias (rua e intersecções viárias) em percursos turísticos próximos em centros históricos. A criação do instrumento espacial e do índice estrutura-se em cinco etapas: i) Delimitação do recorte numeração das quadras; ii) Definição das unidades de análise; iii) Definição da estrutura hierárquica dos componentes do índice e respectiva forma de avaliação dos indicadores; iv) Levantamento de dados por auditórios técnicos; e v) Cálculo do Índice de Qualidade do Espaço de Pedestres em Centros Históricos de Cidades Turísticas - IQPCH. O instrumento é aplicado no centro histórico das cidades de Itu e Guaratinguetá, cidades de médio porte e que possuem fluxo de veículos e pedestres com diferentes objetivos de deslocamentos. Os resultados do estudo, aplicados ao centro histórico das duas cidades mostram que os principais problemas estão associados a falta de seguridade, conforto e acessibilidade. E indicam que o índice proposto é eficiente para gerar dados numéricos e mapas, que possibilitam realizar um diagnóstico detalhado dos planos da calçada, fachada e travessia O instrumento proposto permitirá que os gerentes municipais possam identificar e monitorar os problemas urbanos associados ao espaço do pedestre, propor e implementar soluções de curto e médio prazo, a fim de melhorar a qualidade destes locais.Item Caminhografar: uma experiência no antigo leito férreo de Ourinhos-SP(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-25) Santos, Mariana Mamedes dos; Fiorin, Evandro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O presente trabalho está inserido na atual discussão sobre novas formas de apreensão dos espaços urbanos. Temos como objetivo geral, a proposição de uma modalidade de pesquisa realizada a partir do caminhar, baseada nos conceitos de cartografia para construir uma caminhografia sobre o antigo leito ferroviário de Ourinhos-SP. Assim, o método proposto se baseou no caminhar como prática estética, assumindo um papel de artista, uma política de narratividade e um texto diarístico para apresentar, por meio de imagens e mapas, uma percepção sobre uma realidade urbana. Temos como resultados uma experiência-ação sobre um território em constante modificação que se faz revelar por um olhar experimental.Item Estudo da interpretação patrimonial nos sítios industriais tombados de Campinas-SP(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-29) Tatini, Victoria de Azevedo Braga; Oliveira, Eduardo Romero de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A preservação do patrimônio edificado é um processo constituído da identificação, conservação, proteção, gestão e divulgação dos bens, com o objetivo de salvaguardar os testemunhos da humanidade para gerações atuais e futuras. No entanto, os processos de gestão e divulgação nem sempre garantem o acesso físico e intelectual aos espaços protegidos, dificultando ou até impossibilitando a interpretação patrimonial. Este trabalho pretende estudar como é feita a interpretação patrimonial nos sítios industriais tombados de Campinas/SP, com objetivo de elaborar diretrizes de interpretação aplicáveis a espaços industriais íntegros ou contendo ruínas. Para tal, será estudada bibliografia correspondente aos temas de interpretação patrimonial e patrimônio industrial, serão analisados exemplos nacionais e internacionais de planos e ações de interpretação eficientes em sítios industriais e serão levantados os planos e ações existentes para os bens estudados de Campinas, possibilitando uma análise com todas as informações necessárias para elaborar as diretrizes. Espera-se chegar a diretrizes que orientem a implantação de planos e ações interpretativas que considerem efetivamente tanto a qualidade comunicativa do patrimônio quanto as características dos bens industriais.Item Uma caminhada pela Estrada de Ferro Araraquarense(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-28) Rodrigues, Laís da Silva; Fiorin, Evandro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O patrimônio ferroviário e industrial em ruínas é cenário de muitas cidades do interior paulista, que tiveram sua origem e desenvolvimento influenciados pelas estradas de ferro, até culminar na debacle desse modal, com o incremento das rodovias, e a consequente marginalização dos antigos leitos férreos. Assim, a cidade de Araraquara, como sede da Estrada de Ferro Araraquarense, possui um patrimônio ferroviário e industrial que agora pode ser percebido nas fricções entre tempo e espaço, mediante o entendimento do seu processo de transformação urbana. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa, é produzir uma intelecção dessa paisagem de contrastes, por meio do caminhar como prática estética, para evidenciar as situações que deflagrem os impasses, dilemas e embaraços ainda existentes no seu antigo leito férreo. Uma distinção que se faz por meio de um procedimento historiográfico e dialético entre passado e presente, mas, também por uma modalidade de pesquisa que imerge no território em busca das pistas de um lugar desafiador, revelado pela percepção atenta e pela cartografia como método que pode fazer-ver os entre-lugares desse caminho e, assim, trazer um outro olhar, mais experiencial em torno dessa paisagem.Item Análise de paisagem industrial: um estudo dos remanescentes ferroviários de Rio Claro(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-21) Gonçalves, Ana Paula Marques; Oliveira, Eduardo Romero [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Com o objetivo de analisar a paisagem industrial dos remanescentes ferroviários do Município de Rio Claro - SP, foi realizado um estudo dividido em três momentos. O primeiro se refere ao capítulo um, onde foram realizadas leituras e análises das definições teóricos- metodológicas sobre a origem, desenvolvimento e aplicação dos conceitos de patrimônio, paisagem e memória, que sustentaram não apenas as definições conceituais acerca dos temas, mas as possibilidades de aplicações metodológicas e técnicas. O segundo momento da pesquisa está disposto no capítulo dois, com avaliação dos usos, estados de conservação e propriedades dos bens ferroviários, com levantamento teórico, de campo e espacial. Aqui, também foi testado uma técnica para apreensão e análise de dados de valoração da comunidade para os remanescentes ferroviários, avaliando-os e sistematizando-os de forma que pudessem ser mais objetivos e visuais. O terceiro momento, sistematizado no capítulo três, se refere a averiguação das políticas de preservação direcionadas ao sistema ferroviário, analisando o Plano Diretor, o Plano de Desenvolvimento Turístico e as leis patrimoniais, com a intenção de avaliar se estes podem contribuir para sua reutilização, restauração e valoração. Desse modo, a pesquisa avança nos estudos paisagísticos para a preservação do patrimônio ferroviário desde suas áreas, espaços e estruturas arquitetônicas até os valores a eles associados pela comunidade e seus usuários.Item Por trás das comportas: formação, inundação e emersão de Rubinéia (SP)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-15) Stafusa, Vitor Mendes; Ghirardello, Nilson [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rubinéia, localizada na fronteira dos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, no Extremo Noroeste Paulista e às margens do rio Paraná, teve sua sede inundada intencionalmente em 1973, para que fosse formada a represa da Usina Hidrelétrica (UHE) de Ilha Solteira. Após ter um terço de seu território tomado pelas águas, foi construída uma nova sede nas proximidades, assim, a cidade persiste até hoje, mas com configuração urbana diversa da inicial. Portanto, esta dissertação averiguou a história urbana das duas “Rubinéias” (velha e nova) e sua relação com a represa da UHE de Ilha Solteira, nos momentos anterior e posterior à inundação. Em relação à metodologia, o estudo foi desenvolvido qualitativamente e exigiu densa análise textual, iconográfica e cartográfica, particularmente, em fontes primárias coletadas em arquivos públicos e privados da região e da capital do Estado. Na literatura acadêmica, pouco se observou acerca desse processo, sendo que, o conteúdo disponível é, frequentemente, focado nos aspectos ambientais ou sociais e, até o momento, não existem pesquisas que versam sobre o estudo urbano. Em vista disso, a dissertação analisou Rubinéia sob a ótica da história urbana, de modo a entender as duas morfologias da cidade. Para tal, foram levantados os condicionantes que podem ter corroborado para o estabelecimento de Rubinéia dentro da referida zona do Estado – foi possível verificar que Rubinéia pode ter se beneficiado do sucesso da cidade ao lado, Santa Fé do Sul, além das infraestruturas de transporte presentes do local, como o Porto Taboado, a Estrada de Ferro Araraquara e a Rodovia Euclides da Cunha – responsáveis por impulsionar o desenvolvimento da cidade. Também foi observado a importante relação de Rubinéia com o rio Paraná – nesse momento inicial, a bacia subsidiou a cidade com o abastecimento de água para consumo, produção agrícola e de argila, além de favorecê-la com a pesca e lazer. Ainda, foi feita a reconstituição da malha e paisagem urbana da antiga Rubinéia por meio de fontes documentais. Para a questão da inundação, o extenso acervo jornalístico levantado permitiu rastrear todo o processo de submersão da cidade – constatou-se que a CESP não apoiou a construção da nova sede, as indenizações foram insuficientes e tardias, além de acompanhar a insatisfação dos impactados sobre o “progresso” da UHE. Por fim, foi feita análise a situação recente da nova Rubinéia. Foi observado que, ironicamente, o rio que afogou a urbe, também a direcionou para o setor que a manteria viva – o turismo. Nos últimos anos, há intensa expansão urbana para a região periférica da cidade – os novos loteamentos visam aproveitar o potencial turístico do rio. Por fim, espera-se que a dissertação possa dar conhecimento geral para a história urbana de ambas “Rubinéias”, principalmente, reconstituir e rememorar a velha Rubinéia, além de construir nova ótica a respeito da inundação intencional de cidades por UHEs.Item Floresta urbana: microclimas e conforto térmico em fragmentos do cerrado e da floresta estacional semidecidual(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-29) Silva, Luiz Fernando Nogueira; Fontes, Maria Solange Gurgel de Castro [UNESP]; Faria, João Roberto Gomes de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)RESUMO As floresta urbanas podem contribuir para a criação de espaços mais agradáveis ao convívio humano e constituir espaços de resiliência frente ao sobreaquecimento urbano, intensificado pelas mudanças do clima. Nesse contexto, este trabalho visa identificar os microclimas e as condições de conforto térmico em uma floresta urbana, constituída por fragmentos do Cerrado e da Floresta Estacional Semidecidual, com o objetivo de verificar se existem diferenças significativas entre os dois fragmentos e também entre eles e local externo a floresta (dados do Centro de Meteorologia de Bauru – IPMet). Para isso, a pesquisa foi conduzida no percurso da trilha do Jardim Botânico de Bauru-SP, que possui fragmentos com esses dois tipos de mata, através do monitoramento das variáveis temperatura do ar, temperatura de globo (necessário ao cálculo do índice PET- Temperatura Fisiológica Equivalente), velocidade do ar e umidade relativa do ar, além do levantamento do Fator de Visão do Céu (FVC). Nas condições de tempo “quente e úmido”, a floresta urbana contribuiu para redução máxima de até 2,8 °C na temperatura do ar e aumento de 17,5 % de umidade relativa do ar em relação ao IPMet, com redução microclimática média de 0,5 e 1,8 °C nos fragmentos do Cerrado e Floresta Estacional Semidecidua, respectivamente; diferenças entre os valores máximo do índice PET de até 1,5 °C entre os fragmentos (25,2 – 32,5 °C no Cerrado e 25,5 – 31 °C na Floresta Estacional). No período “quente e seco”, a floresta urbana contribuiu para uma redução máxima de até 1,2 °C na temperatura do ar e aumento de 13,2 % de umidade relativa do ar em relação ao IPMet, com redução das temperaturas média de 0,9 e 1,5 °C nos fragmentos do Cerrado e Floresta Estacional Semidecidua, respectivamente; diferenças entre os valores máximo do índice PET de até 3,8 °C entre os fragmentos (21,1 – 35,7 °C no Cerrado e 21,4 – 32,3 °C na Floresta Estacional). O Tratamento estatístico dos dados evidenciou diferenças significativas entre todos os locais avaliados no período quente e úmido. No entanto, no período quente e seco, as diferenças foram entre os dois fragmentos de mata e apenas entre a Floresta Estacional Semidecidual e o IPMet. Palavras-chaves: Microclimas urbanos, Conforto térmico, fragmentos florestais.Item Metodologia de análise da qualidade da habitação social: projetos de intervenção em cortiços nos centros históricos de São Paulo (Brasil) e Buenos Aires (Argentina)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-26) Sutti, Marcela Luana; Salcedo, Rosio Fernández Baca [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Devido a forma de desenvolvimento e expansão das cidades da América Latina, os seus centros históricos concentram edificações com valores históricos, artísticos, científicos e de identidade, porém também desigualdades sociais que refletem em habitações com condições precárias para população de baixa renda, como os cortiços. Assim, o objetivo é propor um método para analisar a qualidade da habitação social em cortiços localizados em centros históricos. Os estudos de caso foram realizados em duas cidades da América Latina, sendo: Casarão do Carmo em São Paulo (Brasil) e Manzana de San Francisco em Buenos Aires (Argentina). O método proposto para análise é exploratório-descritivo, com base na Arquitetura Dialógica, complementada com os parâmetros de moradia adequada estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (1991), os conceitos essenciais à moradia de Montaner (2011), e os padrões mínimos de qualidade definidos pela Secretaria de Habitação da Argentina (2019). O método analisa os parâmetros do Texto (edifício habitacional), com os parâmetros de seu Contexto (projeto de intervenção em cortiços e centros históricos da América Latina) e a síntese das relações entre parâmetros das dimensões do Texto e Contexto, possibilitando identificar a qualidade da habitação dos projetos estudados. Os resultados mostram que o método deve adaptar-se a cada estudo de caso, mantendo o diálogo entre as dimensões do Texto e Contexto e adequando os indicadores aos objetos de análise. No Casarão do Carmo, os parâmetros não dialógicos foram Promoção, Segurança de Posse, Conforto Ambiental, Adaptabilidade, Sustentabilidade, Habitabilidade, Acompanhamento; os parcialmente dialógicos foram Diretrizes de Projeto, Identidade do Projeto, Desenho do Conjunto, Sistemas Construtivos, Adequação Cultural; e os que atendem ao Contexto foram Financiamentos, Subsídios, Gestão Participativa, Beneficiários, Localização, Disponibilidade de Serviços, Reabilitação Patrimonial, Percepção do Usuário, Economicidade e Acessibilidade. Na Manzana de San Francisco os parâmetros não dialógicos foram Acessibilidade, Sustentabilidade e Habitabilidade; os parcialmente dialógicos foram Financiamentos e Acompanhamento; e os demais atendem às necessidades do Contexto. Além disto, foram propostas diretrizes para colaborar com a obtenção da moradia digna nas dimensões de gestão, projeto, construção e uso social.Item O impacto de sistemas construtivos, orientação solar e layout interno ao conforto térmico de unidades habitacionais de interesse social(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-11) Morini, Natália Fialho de Souza; Faria, João Roberto Gomes [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)As características construtivas de uma edificação podem interferir de maneira significativa no seu desempenho térmico. Esse estudo teve por objetivo avaliar o impacto de materiais de construção, sistemas construtivos, elementos de sombreamento, layout da planta e orientação solar no conforto térmico de apartamentos de prédios de interesse social. Realizou-se um estudo de caso em edificações de interesse social localizadas na cidade de Marília (SP). Três conjuntos habitacionais datados em anos diferentes e que são significativos para a cidade, de 1976 (Cecap Maria Izabel), 1997 (Conjunto Habitacional Paulo Lúcio Nogueira) e 2018 (Residencial Maria Rosa Nunes de Oliveira). As frequências de tempo de ocupação em conforto e em desconforto térmico nos prédios foram calculadas a partir de simulações computacionais com o programa Energyplus, através do qual foram feitas combinações das variáveis estudadas em modelos de apartamentos dos três conjuntos. Foi identificado que os elementos de sombreamento tiveram maior influência no desempenho térmico dos conjuntos, em seguida a orientação, sistema construtivo e por último o arranjo físico.Item Entre o novo e o velho: diálogos da intervenção contemporânea no patrimônio industrial da I.R.F. Matarazzo em Presidente Prudente(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-31) Sana, Jacqueline; Salcedo, Rosio Fernández Baca [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A salvaguarda do patrimônio industrial recai sobre as intervenções realizadas para a preservação de seus valores. Dentre os muitos projetos arquitetônicos elaborados para intervenções em conjuntos industriais, elegemos como objeto de estudo deste trabalho aquele realizado nas antigas instalações das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo – I.R.F. Matarazzo S/S da cidade de Presidente Prudente -SP, construção que até então se encontrava degradada pela ação do tempo e do homem; realizada no ano de 2006, após quase trinta anos do complexo industrial estar em desuso, a intervenção assinada pela arquiteta Iara Valim da Rocha foi dirigida pela Prefeitura Municipal da cidade. A presente pesquisa tem por objetivo propor um método dialógico – relação do objeto de estudo com o seu contexto histórico e urbano – para avaliar se as intervenções contemporâneas realizadas num determinado complexo industrial paulista levaram à preservação dos seus valores históricos, artísticos e científico ou à respectiva perda de todos eles. Para fundamentar a aplicação do método dialógico na avaliação da intervenção realizada na edificação participante do patrimônio industrial escolheu-se como bibliografia as obras de Josef Muntañola, Mikhail Bakthin e Paul Ricouer, e as teorias de restauro de Alois Riegl, Camillo Boito, Cesare Brandi e Gustavo Giovannoni, referências que se relacionam aos objetos de estudo em seus contextos histórico, urbano, social, ambiental e legal particulares. Como resultados, verificou-se que parte dos valores foram preservados pela intervenção contemporânea realizada na I.R.F. Matarazzo S/S de Presidente Prudente. Neste sentido os valores históricos, simbólico e memorial permaneceram vivos nos usuários; os valores artísticos como características formais, fachadas foram preservadas, mas outros elementos participantes desses como a troca das esquadrias e a construção do novo edifício, não consideraram as recomendações; e os valores científicos, configurados nas recomendações teóricas, não foram atendidos.