Artigos - Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas - FCHS

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    Modalidades e hierarquias do crédito na Cafeicultura Paulista (1889-1930)
    (2011-10-01) Tosi, Pedro Geraldo [UNESP]; Faleiros, Rogério Naques; Fontanari, Rodrigo; Universidade Estadual Paulista (UNESP); Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Universidade de São Paulo (USP)
    From the Braudel theoretical building investigates the credit arrangements practiced in São Paulo's coffee economy as well as the hierarchies that characterised its operation and organisation. This article lists a number of loans taken by documentary sources of different natures, seeking to subsidize the discussion about the diversity of ways of getting credit in the space in question. The point of our argument is that the inside country of São Paulo, specializing in the production of coffee plays a subordinate role in the hierarchy and fundamentally in the chain of credit, dominated by big business coffee, and the mechanisms of concentration of wealth and opportunities lie more prominently in city of São Paulo, which in turn also occupies subordinate position relative to the main capitalist centres.
  • ItemCapítulo de livro
    Afetividade e Cognição da Formação de Educadores Ambientais: um estudo em publicações realizadas entre os anos de 2006-2015
    (Barlavento, 2021-02-18) Peres, Lucas Otavio; Souza, Tatiana Noronha de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Dada a importância da indissociabilidade do afeto e da cognição nos processos de formação de professores, o presente estudo objetivou analisar a presença da cognição e afetividade no processo de formação de professores em EA em publicações acadêmicas entre 2006 e 2015. Para tanto foram realizados levantamento no Portal de Periódicos da Capes, e o SciELO, a partir dos cruzamentos de palavras-chave. Encontrou-se 78 artigos, excluindo repetições e, após leitura completa dos trabalhos foram selecionados seis. Destes, somente um trabalho apresenta de forma explícita a relevância da afetividade na formação de professores em EA. Os demais trabalhos apresentam os aspectos afetivos como a forma de se relacionar com o outro e com o ambiente, e os aspectos cognitivos como a forma que se compreende o mundo.
  • ItemArtigo
    Engenheiros e fazendeiros em uma ferrovia de capitais caipiras: a Estrada de Ferro Araraquara e os contornos da grande empresa de serviços públicos na primeira república
    (Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, 2020-08-07) Silva, Henry Marcelo Martins; Tosi, Pedro Geraldo Saadi [UNESP]; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    This research aims at analyzing the action of farmers and engineers in the history of the Araraquara Railroad (Estrada de Ferro Araraquara), a railway that linked the city of Araraquara to the western backwoods of São Paulo in the early 20th century, São José do Rio Preto. The company, founded in 1896 with essentially local capital during a period of difficulties for the groups linked to the coffee production complex, had a short and tumultuous life as a private company, being object of diverse interests in an environment of great economic speculation. In that context, the actions of a group of engineers stand our; by taking over the control of shares, they promoted a calamitous administration, taking huge loans at home and abroad, which lead to bankruptcy and later expropriation of the company by the State in 1919, in a turbulent process involving large investors from Brazil and Europe. Based on sources such as the Relatórios de Exercícios (E. F. Araraquara Exercises Reports) and several newspapers of that time, this paper intends to understand the difficulties of the railway trajectory, the transformation in the profile of the shareholders, as well as the conditions that enabled the group of engineers to take control and lead the company to bankruptcy, a process permeated by strategies and negotiations that elucidate the contours of the large utility company in the First Republic.
  • ItemArtigo
    BETWEEN CONSTRUCTIONS AND REPRESENTATIONS OF WOMEN'S TRAFFICKING FOR PROSTITUTION, VULNERABILITY AND CONSENT: A CRITICAL STUDY ABOUT THE APPLICATION OF THE INCRIMINATING LEGAL STANDARD BY THE CRIMINAL JUSTICE SYSTEM
    (Univ Estado Rio Janeiro, 2019-01-01) Correa Borges, Paulo Cesar [UNESP]; Garbellini Filho, Luiz Henrique; Universidade Estadual Paulista (Unesp); Nucleo Estudos Tutela Penal & Educ Direitos Human; Minist Publ Estado Sao Paulo; Univ Seville; CNPq; Grp Pesquisa Direito & Mudanca Social Demus
    This study is based on research funded by FAPESP and CNPq. The main purpose of this study was to reflect about the jurisdictional response given to the application of the criminal law that criminalizes sexual trafficking, especially about judicial cases in which women consent to trafficking on a context of alleged vulnerability. This application involved deep discussions about consent as a means of dissolving the material typicity of this crime, since the concept of vulnerability is highly imprecise. After analyzing the criminal scene of repression of sex trafficking and its intersection with the Criminal System, the parameter of vulnerability recognition was analyzed, with the support of the analytical categories of capitalism and gender. Finally, with the epistemological resources of Critical Criminology, Feminist Criminology and Discourse Analysis, the actions and discourses of the Criminal Justice System were questioned as aspects of constructions and representations of symbolism in the (deprotection of the sexual rights of women trafficked for sexual exploitation who consented to the phenomenon. The qualitative analysis of judgments published by the Federal Regional Courts has revealed that the jurisdictional response further strengthens the gender patterns of what breaks with the sexual control agencies over women.
  • ItemArtigo
    LEGAL CITIZENSHIP: JUDICIAL ACTIVISM AND JUDICIALIZATION OF POLITICS IN BRAZIL
    (Univ Fed Pernambuco, 2016-01-01) Barbosa, Agnaldo de Sousa [UNESP]; Morais Colombaroli, Ana Carolina de; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    This paper aims to analyze the processes of judicial activism, judicialization of the politics and of the sociability in the Brazilian scene. It intends to discuss the democracy building in the country after the Federal Constitution of 1988, emphasizing the importance of the access to the justice for the construction of a permanent political activity. It questions the capability of law as an instrument for empowerment, assuming that it should be understood beyond the norm The discussion about the thejudicialization and judicial activism is done, mainly, from the perspective of the social sciences, presenting the reasons for the judicialization, how it occurred, its consequences, and the main differences between the judicialization and the judicial activism. Finally, it talks about the procedural revolution due to the 1988 Constitution, highlighting the issues of access to justice and protection of collective rights.
  • ItemArtigo
    TEACHERS AND STUDENTS ACTING TOGETHER IN THE DEVELOPMENT OF A PROJECT ON HUMAN RIGHTS AND RACISM
    (Fundacao Univ Tocantins, 2019-06-01) Klein, Ana Maria [UNESP]; Silva, Mariana Dutra da; Aires Pedrosa, Priscilla Bernardes [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp); PIBIC CNPq; Secretaria Direitos Humanos; Universidade de São Paulo (USP)
    This article is the result of a project developed by a team that involved a researcher, two teachers from the state of Sao Paulo, three undergraduate students in Pedagogy with scholarships of Scientific Initiation-PIBIC, financed by CNPq teachers and students of the Secondary School of a state school in the interior of the state of Sao Paulo. The project was developed through pedagogical actions and perceptions survey carried out with high school students of a state school in the interior of the state of Sao Paulo. The objective was to discuss with students the feelings of people who experience and / or witness biased and racist attitudes. The article reports on the project development process.
  • ItemArtigo
    THE TECHNOLOGY AS ALLIED IN HISTORY TEACHING AND YOUR MEMBERSHIP IN BASIC EDUCATION SCHOOLS
    (Univ Estadual Paulista-unesp, Fac Ciencias Letras Assis, 2015-04-01) Goncalves da Silva, Hilda Maria [UNESP]; David, Celia Maria [UNESP]; Mantovani, Almir [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    This research sought to learn the use of information and communication technologies in public basic education in the state of Sao Paulo, specifically in relation to the teaching of history. There has been a historical context defense of the use of these technologies in educational institutions. The survey of qualitative data on the use of these resources was to cut the city of Franca and with the participation of students in the fourth year of the History of UNESP-France. Is learned from the analysis that despite the extensive literature on the advantages of using technology to the teaching of history in basic education classes and also the strong defense in relation to the use of these resources by the Secretariat of Sao Paulo State Education; the practical reality of educational institutions still is rooted in an educational process that is restricted essentially the figure of the teacher and the textbook, or the learning of reference provided by the state.
  • ItemResenha
    Legitimidade constitucional da atuação internacional dos municípios brasileiros: uma leitura à luz da teoria da Constituição Dirigente
    (2017-01-01) Laisner, Regina Claudia [UNESP]; Simini, Danilo Garnica; Universidade Estadual Paulista (Unesp); Universidade de Ribeirão Preto/SP (UNAERP); Faculdade Francisco Maeda de Ituverava/SP (FAFRAM)
    The 1988 Constitution should be considered as an innovative document in the recognition of municipalities as federated entities responsible for meeting the ever-widening public demands in a democratic society. It occurs that, in a more immediate reading of the Charter, as a mere definition of competences, it would only be up to the Union to function as an international activity, which would restrict the increasingly common initiative of many Brazilian municipalities in this matter. This article proposes an alternative reading of the international performance of municipalities, which seeks to recognize their constitutional legitimacy, from the point of view of the Constitution, in addition to its importance as a tool for public management and addressing regional challenges. This reading is developed in the article, based on a bibliographical review on constitutional dirigism, in its relations with the most recent theoretical and practical debate of the international action of municipalities, and complemented from the bibliographical analysis of article 3 of the constitutional text, which Enunciates objectives for the State and society and give greater substance to the perspective on the screen. What can be noticed, completed the development of the work, is that this reading allows to legally recognize the international performance of municipalities, insofar as it has developed in Brazil, has shown compatibility with the fundamental objectives of the Federative Republic of Brazil listed In article 3 of the Federal Constitution of 1988. Moreover, such a vision reinforces and stimulates the role of these subnational actors as proponents and promoters of public policies and development, in their intersections between local and global.
  • ItemArtigo
    THE IMPORTANCE OF PSYCHOMOTOR DEVELOPMENT IN SCHOOL EDUCATION, WITH PHYSICAL EDUCATION: A LITERARY REVIEW
    (Univ Estadual Paulista-unesp, Fac Ciencias Letras Assis, 2017-01-01) Silva, Giuliano Roberto da; Reis, Alexandre Maia; Campos de Oliveira, Juliana Bonaccorsi; Neiva, Cassiano Merussi [UNESP]; Santos, Daniel dos; Univ Jose Rosario Vellano UNIFENAS; Ctr Univ Sul Minas UNIS MG; Escola Estadual Coronel Joaquim Ribeiro; Ctr Mineiro Ensino Super; Univ Presidente Antonio Carlos UNIPAC; Universidade Estadual Paulista (Unesp); Univ Franca
    Psychomotricity has the function to emphasize the relation between the motricity, the mind and the affectivity. A child whose Psychomotricity is not well developed may present difficulties in school learning, for example, a child who does not have a definite dominant side may have difficulty in reading, confusion in discerning b from d, difficulty in copying from the vertical plane To the horizontal, among others. That is why we see the importance of working Psychomotrity since the beginning of literacy, and the most indicated form is the playful form. This study aimed to prove the importance of psychomotor development in school education with the help of the Physical Education professional. After the Literary Review, it is concluded that as a science for education, Psychomotricity, aims to educate the movement, while at the same time developing intelligence and affectivity. Therefore, psychomotor education is indispensable to every child. Every school should promote stimuli to develop in its students the skills of body schema, laterality, spatial structuring, temporal orientation, tone, posture and balance, pre-writing and fine psychomotricity.
  • ItemArtigo
    The biopolitics and jus cogen standards: tools for economic law enforcement
    (Fac Meridional-imed, 2015-01-01) Viggiani, Tatiana Sornas [UNESP]; Semeghini Pereira, Marcela Andresa; UNIVEM; Universidade Estadual Paulista (Unesp); Universidade Estadual de Londrina (UEL); Univ Marilia UNIMAR
    Among several analyzed issues by Foucault, bio-power was the one with a greater publicity and into this context appears also bio-politics that has been studied by many authors after Foucault such as Negri. The term bio-politics identifies the way power is transformed in order to govern a population, thus becoming one of the fundamental phenomena of the nineteenth century. However, with the advent of globalization and the expansion of international law, jus cogens standards have been used to control devices and maintain the order in an international society. Therefore, we reach the object of this paper: to analyze the relation between bio-politics and those jus cogens standards. For this paper, we used the deductive method surrounding it by bibliographic and documentary research to reach the conclusion that the use of bio-politics and bio-power are necessary so the jus cogens rules become effective in the international stage, such as being practice and respecting internally in each country. Also, these rules consolidate the dominance of neoliberalism, which deals with the economic aspects as essential, to the harm of social aspects.
  • ItemArtigo
    The interface between the cultural subsystem and human trafficking
    (Univ Estado Rio De Janeiro, Fac Direito, 2016-01-01) Gebrim, Luciana Maibashi [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    This article aims to address the influence of cultural subsystem on criminal policy-making to counter human trafficking. Considering a systemic constructivist approach, we start from the premise that human trafficking is a hipercomplex phenomenon, as a result of the combination of several elements, produced and reproduced on various social subsystems ( economic, political, cultural, legal), which interact with each other. The goal is to demonstrate that the elements produced by the cultural subsystem, such as the moralism, patriarchy, gender discrimination and domestic violence, communicate with the criminal subsystem, pushing it to respond through criminal policies that go often against the alleged victims' interests.
  • ItemArtigo
    HISTORY OF ADULT EDUCATION IN BRAZIL: SOME HISTORICAL AND EDUCATIONAL CONSIDERATIONS
    (Univ Estadual Paulista Julio Mesquita Filho, Fac Ciencias Humanas & Sociais, 2015-09-01) Goncalves da Silva, Hilda Maria [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    This study aimed to understand the route of adult education in Brazil, mainly in relation to their political and pedagogical aspects. It is understood here that the trajectory of facing adult education in our country's public policy was, as a rule, marked by concern for the qualification for the labor market. Thus, the pedagogical characteristics of this type of education were often more committed to technical instrumentation than with the formation of the critical citizen.
  • ItemResumo
    A utilização da linguagem cinematográfica no ensino de história
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2003) David, Célia Maria [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução: Trata-se de um projeto vinculado ao Núcleo de Ensino da UNESP e direcionado à equipe docente e discente da rede oficial de ensino. Conta com a participação de dois alunos bolsistas do Curso de História.Distingue-se por trabalhar a disciplina história utilizando-se da linguagem cinematográfica ,como centro gerador e ou documento,o que significa a inclusão de novas fontes até então praticamente desconsideradas dentro da sala de aula.Alicerça-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais e busca atender aos objetivos dos Núcleos de Ensino da UNESP. Objetivos : Propiciar aos alunos do Curso de Licenciatura em História e aos do Ensino Fundamental e professores da rede pública de ensino o contato e exploração da linguagem cinematográfica como documento histórico e sua oportuna utilização como recurso didático-pedagógico. Objetiva ainda desmistificar a concepção e postura teóricas elaboradas pela historiografia conservadora em relação à memória e à história nacionais ,considerando-se , no mesmo viés, que o uso do filme , na mesma proporção em que ilustra uma aula, pode, sem a apreciação crítica do espectador ,conduzir à idéia de um fiel registro dos acontecimentos ou, na mesma ordem, ser rejeitado sob a ótica pré -estabelecida, de uma visão particularizada.Acrescente-se a proposta de se analisar e selecionar filmes que subsidiem o trabalho pedagógico do professor.Métodos: O projeto está sendo desenvolvido nas aulas de história, em uma 7ª série do ensino Fundamental na E.E.Mário D´Elia.No primeiro momento reuniu-se com os professores da sala para a apresentação da proposta, buscando formar-se um grupo de trabalho interdisciplinar.Em seguida passou-se a um trabalho semanal,diretamente na sala de aula.Junto com a professora de história da classe foram selecionados os temas a serem trabalhados.Procedeu-se à pesquisa e levantamento dos filmes que propõe-se sejam analisados individualmente e comparados em blocos com outras filmagens e fontes sobre o mesmo tema. Após a seleção dos filmes deu-se início às regências buscando explorar-se a linguagem cinematográfica e seus recursos. O desenvolvimento e desdobramentos dos assuntos levantados ficaram sob a responsabilidade da professora da classe. Resultados: Foram feitas as observações, a seleção de filmes e três regências. O tema selecionado foi a Revolução Industrial.Projetou-se na 1ª aula o filme “As aventuras de Oliver Twist ( Disney Vídeo) , uma produção de Steven North e direção de Tony Bill.Percebeu-se grande interesse dos alunos que participaram ativamente e fizeram questionamentos que sugerem resultados positivos, mormente em relação à reflexão e quebra da monotonia das aulas.
  • ItemResumo
    O ensino de historia antiga para crianças da 2a. serie do ciclo I do ensino fundamental
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2003) Martino, Vânia de Fátima [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução: Nossa pesquisa está sendo realizada com 25 alunos da 2o. série do Ciclo I do Ensino Fundamental de Ribeirão Preto/SP especificamente nas aulas de História. Esta proposta objetiva o ensino de História Antiga para as crianças desta esta série acompanhando e relacionando o estudo deste povos antigos ao conteúdo programático de ensino deste ciclo. Objetivos: Ensino e aprendizagem da História e da História Antiga pelas crianças da 2o. série de forma didática, prazerosa, critica, e consciente de seu papel enquanto sujeito ativo da História . Levamos em conta as propostas dos PCNs para o ensino de História, privilegiando a construção do conhecimento histórico a partir da realidade do aluno. Partimos não apenas de sua história de vida, mas da História de povos e civilizações antigas (Grécia e Roma), traçando relações de semelhança, diferenças culturais, sociais e econômicas dentro de seu grupo social, proporcionando condições para que a criança conhecesse a si própria e aos outros. Método: Estamos empregando em sala de aula, com os alunos a observação dos registros deixados por estes povos, conjuntamente com os registros pertencentes a sua história de vida. Temos utilizado fontes documentais tais como: mapas, filmes, fotos de objetos cotidianos, edificações, memórias, literatura antiga, mitos e registros arqueológicos.Conjuntamente os alunos estão produzindo novos registros de sua história. Estamos traçando um paralelo entre indivíduos históricos de tempos remotos e indivíduos de nosso tempo, como na atividade em que conheceram a história da Odisséia de Homero ou a cidade antiga de Roma. Objetivamos levar o aluno a entender seu papel na construção da história como agente ativo e transformado da mesma maneira que outra forma em tempos distante. Resultados: conhecimento de outra realidade, noção de temporalidade, ampliação do universo cultural, possibilidade entender e produzir estórias, história, registros pessoais, fontes documentais, e se ver como indivíduo histórico. Os alunos têm construído no decorrer do trabalho material para uma exposição na escola que se realizará no final do ano e onde eles serão os condutores dos visitantes. A escola e a professora têm acompanhado o projeto com grande satisfação e empenho, visto o envolvimento dos alunos.
  • ItemResumo
    Trabalhando com o preconceito e a discriminação na escola: produção de material didático
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2001) Souza, Irene Sales de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Trabalho de extensão universitária em educação desenvolvido junto ao Núcleo de Ensino por uma equipe composta por uma professora coordenadora e 4 alunos bolsistas da graduação e 10 professores do ensino fundamental da rede pública. Há quase um ano esta equipe desenvolve produção e aplicação de material didático para trabalhar com o preconceito e a discriminação racial em sala de aula. A equipe realiza reuniões periódicas onde se discute os trabalhos realizados e a leitura referente ao tema. Objetivos: Elaborar com professores do ensino fundamental material didático que os auxiliem no ensino sobre as semelhanças e diferenças entre as etnias para que superem o preconceito e discriminação do negro. Construir material didático que promova nas crianças negras a formação de identidades étnicas, para que não assumam os estereótipos negativos e para que desenvolvam auto-estima positiva. Elaborar material que trabalhe com as relações sociais entre brancos e negros na atualidade e através da história. Metodologia: O material produzido envolve utilização de livros de literatura infantil, produção de textos, teatro, técnicas de dinâmica que trabalhem o preconceito e a discriminação, as semelhanças e diferenças entre as pessoas, as diferenças étnicas, culturais, a história da família da criança, a história do negro etc. Resultados: Mudanças de comportamento na sala de aula como auto-aceitação da criança com auto-imagem negativa, e compreensão da criança em relação às diferenças étnicas, desenvolvendo o respeito mútuo, solidariedade. Maior envolvimento na aprendizagem em sala de aula e oportunidade de trabalhar de forma interdisciplinar. O projeto foi valorizado pela comunidade e divulgado por vários jornais como Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde, Boletim do SENAI, programa Dia a Dia da TV Bandeirantes, Jornal Nacional da Globo, pela rádio Eldorado de São Paulo e CBN. Descrição dos projetos: Projeto A: ProfªCélia Helena Volpe Lima - Escola: EEPG Evaristo Fabrício - Série: 2º Estímulo literário: Gigi o Girassol (ed. Fapi) Objetivos: Conscientização das diferenças entre pessoas, mostrando que a diversidade não implica inferioridade. Ensinar o que é preconceito e discriminação. Promover a auto-estima através do auto-conhecimento e liberdade de expressão. Trabalhar noção de cidadania, igualdade de direitos e deveres. Atividades: Confecção de livro. Desenhos, utilizando sementes de girassol e milho. Interpretação do livro, estabelecendo relação com conceitos sobre preconceito e discriminação. Pesquisa sobre preconceito, coleta de depoimentos. Pesquisa sobre vivência de discriminação Trabalho interdisciplinar. Resultados: Mudanças de comportamento: aceitação das diferenças étnicas e outras, auto-aceitação e auto-valorização. Projeto B: Profª Jucelem Duete de Andrade - Escola: EEPG Prof.a Adelina P.Cassis - Série: 4º Estímulo literário: Tanto, Tanto (ed. Ática) Objetivos: Sondagem da existência do preconceito e da discriminação entre os alunos, como fruto da sociedade a que pertence. Desenvolver o respeito ao outro, respeito a si mesmo e solidariedade humana. Atividades: Confecção de livro. Produção e reprodução de texto. Pesquisa sobre lideranças atuantes do Movimento Negro, contra a discriminação racial no Brasil. Poesias destinadas ao povo negro, que pode com certeza orgulhar-se de Ter construído grande parte do que é o brasil hoje. Trabalho com poesias e músicas afro-brasileiras. História do Movimento Negro. Produção de história em quadrinhos. Mensagens sobre o livro Tanto, tanto. A importância das cores. Resultados: Atitudes positivas dos alunos com relação aos negros, conhecimento da trajetória de luta do Movimento Negro, para reconhecimento de sua diversidade e valorização de sua cultura. Projeto C: Profª Maria Emília Arantes do Carmo Oliveira - Escola: EEPG Júlio César D' Elia Estímulo: "O peixinho de asas" e "Parábola do Aquário" Dinâmica: Confecção de aquário. Objetivos: Levar o aluno a perceber que existem várias diferenças: de cor, de crenças, físicas, sociais, e que devemos sempre respeitar todas elas. Estimular noções básicas de comportamento e convívio social, auto-estima e o cuidado consigo mesmo. Atividades: Ilustração de textos. Diferenças: Minha coleção de peixes. Vivência. Músicas: Pra poder te amar; A pessoa mais importante; Eu sou especial. O peixinho escolhido. Peixes de diferentes famílias. O peixinho e as cores. Ilustração: diferenças individuais. O aquário. Resultados: Sensibilização para aceitação das diferenças. Valorização de cada um e do outro. Projeto D: Profª Maria de Lourdes Ferreira - Escola: EEPG Neusa Okano Mizuno (Morro Agudo) Dinâmica: Trabalhando com as diferenças e semelhanças entre as frutas. Objetivos: Levar o aluno a perceber que existem várias diferenças: de forma, tamanho, cor, textura, odor, sabor, origens (pode-se também mostrar peso das frutas, dividi-las etc).Conscientização das diferenças entre pessoas, mostrando que a diversidade não implica inferioridade .Correlacionar semelhanças e diferenças de crenças, físicas, sociais, étnicas e que devemos sempre respeitar todas elas. Ensinar o que é preconceito e discriminação. Promover a auto-estima através do auto-conhecimento e liberdade de expressão. Estimular noções básicas de comportamento e convívio social e o cuidado consigo mesmo. Atividades: Cada aluno deverá trazer ou receber diferentes frutas. Cada um vai observar detalhadamente sua fruta: forma, cor, tamanho, odor, textura e etc. Cada um deverá saborear sua fruta e depois a dos outros. Cada um descreverá sua experiência comparando semelhanças e diferenças. Poderão dividi-las, pesá-las, fazer salada de frutas, trazer folhas, plantar as sementes etc. Resultados: Sensibilização para aceitação das diferenças. Valorização e respeito de cada um e do outro.
  • ItemTrabalho apresentado em evento
    NATRA: a questão agrária e a luta pela terra em assentamentos rurais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2013) Verrone, Amanda Dias [UNESP]; Nascimento, Valdirene Viviane do [UNESP]; Sant'Ana, Raquel Santos [UNESP]; Pedroso, Gustavo José de Toledo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este artigo apresenta atividades realizadas pelo Núcleo Agrário Terra e Raiz, grupo interdisciplinar que conta com a participação de docentes, pós-graduandos e discentes da graduação da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, que há 16 anos desenvolve ações junto aos assentamentos rurais da região de Franca e Ribeirão Preto - SP. Por acreditar que a desigualdade de acesso a terra é uma questão estrutural fundamental para a manutenção das desigualdades oriundas da lógica do capital, o grupo desenvolve diversas ações que visam discutir e problematizar as pautas da reforma agrária, alimentação saudável e acessível, função social da terra e implantação de modelos alternativos de produção pautados num outro modelo de desenvolvimento agrário. Para realizar suas propostas, o grupo utiliza a metodologia da Educação Popular que, juntamente do conceito de extensão comunicativa, objetiva a troca de conhecimento entre universidade e sociedade e a valorização do saber oriundo das experiências de vida e do trabalho do educando. Para materializar as propostas do grupo, os integrantes participam sistematicamente dos momentos de mobilização do movimento social que tem presença ativa entre os assentamentos, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Durante o período de recesso escolar promove vivências, que consistem na permanência do estudante na comunidade durante alguns dias com o intuito do mesmo experimentar o cotidiano e a rotina das famílias assentadas e, com isso, dimensionar suas dificuldades e sua cultura. Além dessas atividades, assim como desenvolvido em anos anteriores, em 2013, o NATRA deu continuidade ao desenvolvimento de seus projetos de extensão realizando trabalhos nos assentamentos e esteve presente nas atividades promovidas pelo movimento social em momentos de mobilização política no campo e na cidade. Além de participar de diversos eventos acadêmicos ao longo do ano, o NATRA apresenta também a preocupação constante com a capacitação teórica de seus integrantes e, sendo assim, possui no seu grupo de estudo o suporte teórico para entender os processos de luta e a ação dos movimentos sociais. A capacitação teórica metodológica está voltada para as ações sistemáticas a serem desenvolvidas, mas também para permitir a análise desses momentos especiais de ação política. O Núcleo Agrário Terra e Raiz, por meio de sua ação sistemática ou nas ações especiais, procura garantir aquilo que é fundamental na extensão universitária: a troca de saberes entre universidade e sociedade de maneira a permitir a troca de saberes entre o popular e o acadêmico, consolidando, dessa maneira, o importante tripé ensino-pesquisa e extensão.
  • ItemTrabalho apresentado em evento
    Política para jovens
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2013) Freitas, Jorge Luiz Pigini de [UNESP]; Borges, Ana Caroline Eufrásia [UNESP]; Rodrigues, Maria Eduarda [UNESP]; Ribeiro Neto, Paulo Henrique [UNESP]; Ribeiro, Guilherme Braga da Rocha [UNESP]; Pereira, Matheus de Fernando Cequini [UNESP]; Parra, Giovane Gomes Mendes [UNESP]; Lima, Melin Araújo [UNESP]; Gonçalves, Patrik Matos [UNESP]; Gamez, Lucas Sato [UNESP]; Souza, Ana Carla Pessin de [UNESP]; Costa, Jackeline Ferreira da [UNESP]; Coghi, Bruna de Oliveira [UNESP]; Brandão, Maísa Maria Lyra Cajueiro [UNESP]; Bataglia, Murilo Borsio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente projeto "Política para jovens" é desenvolvido por graduandos da Unesp - Campus de Franca - no intuito de conscientizar os jovens da importância do exercício responsável da cidadania. Diante de casos de corrupção que maculam a política nacional, bem como diante de recentes protestos, é de relevante necessidade conhecer o funcionamento e a organização dos poderes do Estado, além de desvincular o conceito de "corrupção" com o de "política". Possuindo esses objetivos, ministram-se aulas para estudantes secundaristas da rede pública de ensino de Franca, munindo-se de vídeos, imagens, textos, músicas, slides, além de uma apostila elaborada pelos integrantes do projeto e distribuídas aos alunos-alvo. Percebe-se, ao longo do projeto, o crescente interesse pelos assuntos abordados (Três Poderes, Sistemas Eleitoral e Partidário, Meios de fiscalização, Voto) uma vez que os alunos desejam expor suas opiniões, realizam questionamentos, e tecem comentários acerca da necessidade de saberem tais temáticas para acompanharem a política.
  • ItemTrabalho apresentado em evento
    GINGA - Grupo de incentivo à educação e ao esporte
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2013) Bonzanini, Bruno Lobato [UNESP]; Dias, Gabriela Amaral [UNESP]; Hanashiro, Mariko [UNESP]; Moares, Mayara Aparecida de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O Grupo Ginga conta com membros de todos os cursos de graduação da UNESP de Franca, História, Relações Internacionais, Serviço Social e Direito. Dessa forma, através do desenvolvimento do projeto é possível aos membros tomar contato com outras áreas de conhecimento que não integram seu curso e auxiliar os membros de cursos diferentes com seus conhecimentos específicos. Quanto à demanda social, o próprio projeto surgiu de uma necessidade identificada junto às crianças da Vila São Sebastião (bairro da periferia da cidade de Franca), que faziam as aulas de capoeira. Percebeu-se que elas tinham algumas dificuldades na escola e de relacionamento social. A partir daí o projeto se desenvolveu procurando suprir estas necessidades, sempre observando quais são os interesses e dificuldades dos alunos. O objetivo maior do projeto é a promoção da Educação para a Humanização através de um ensino comprometido com o desenvolvimento individual, e desta forma pretende-se despertar a consciência da importância do papel de transformadores de sua própria realidade. Para tanto utilizam-se ferramentas que incitam a curiosidade infantil, a busca incessante pelo conhecimento e por fim chamam atenção para o despertar da consciência de fazer parte daquela realidade, de "estar no mundo e com o mundo". O projeto tem com base de sustentação reuniões de discussão e planejamento onde estudos e leituras são realizadas no intuito de formar continuamente os alunos da graduação que atuam no projeto. Através de atividades, sobretudo lúdicas, o grupo GINGA atua como facilitador do despertar do gosto pelo saber em crianças de até 12 anos. "Ensinar a aprender" é um dos princípios norteadores de nossas atividades, desenvolvidas sempre de modo a promover os valores de respeito, horizontalidade, cidadania e participação. Sendo que o próprio ambiente educacional aqui proposto reflete esses valores que se pretende passar, o que facilita a compreensão por parte das crianças, através do exemplo. A capoeira é o principal elemento lúdico utilizado neste projeto, visto que requer para a sua prática o respeito e atenção para com o outro. Além do que, desenvolve a musicalidade, a coordenação, o gosto pela cultura popular brasileira e promove sua valorização.
  • ItemTrabalho apresentado em evento
    O ensino da gramática: o conhecimento da língua portuguesa como elemento vital de formação e inclusão
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2011) Araújo, Gabriel Frias [UNESP]; Martino, Vânia de Fátima [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • ItemTrabalho apresentado em evento
    Ginga: capoeira como instrumento na educação
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2011) Christmann, Letícia [UNESP]; Fonseca, Genaro Alvarenga [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)