Presidente Prudente - FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254561
Navegar
Submissões Recentes
PublicaçãoTese de livre-docência Acesso Aberto
Escola-comunidade: educação escolar crítica na direção da humanização e transformação social(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-01-17) Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Este trabalho constitui-se como uma pesquisa de natureza teórico-bibliográfica, com objetivo de discutir as possibilidades de transformação da escola pública atual e sua organização como escola-comunidade. Para a efetivação desse processo assume-se o referencial teórico-filosófico e metodológico presente no materialismo histórico dialético como caminho orientador das reflexões e, simultaneamente tomam-se os pressupostos da Pedagogia histórico-crítica, da Psicologia histórico-cultural e da Psicologia social-comunitária latino-americana, além das experiências realizadas por Moisey Pistrak na escola-comuna soviética pós-revolução de 1917, como também, as reflexões presentes na Pedagogia do Movimento dos trabalhadores Sem Terra. O conceito de comunidade advém das reflexões de Agnes Heller que discute a necessidade de esferas de relações comunitárias no bojo da sociedade capitalista, como forma de suspensão da vida cotidiana alienada e possibilidade de homogeneização dos pensamentos, sentimentos e ações dos indivíduos na direção da construção de uma nova sociabilidade que supere a fragmentação da consciência e a esquizofrenia social que toma conta dos indivíduos na sociedade capitalista. A possibilidade de construção coletiva da escola-comunidade, a partir da escola atual, requer a organização dos sujeitos participantes da escola, sendo que os educadores críticos e militantes deverão protagonizar esse movimento, o qual, inicia-se na escola mas avança aos seus muros e chega na sociedade civil, principalmente nos movimentos sociais populares organizados, com vistas à aglutinar forças sociais para a efetiva efetivação da escola-comunidade, uma escola que preconiza uma educação crítica e voltada ao processo de transformação humana e social, pela via da valorização do acesso e apropriação dos conhecimentos humano-genéricos acumulados pela humanidade e, além disso, pelo compartilhamento da práxis social presente nos movimentos sociais populares organizados, com vistas à construção de sujeitos que poderão, apropriados de teorias e práticas crítica, criar condições de transformação dos próprios seres humanos e da sociedade na sua totalidade.PublicaçãoTese de livre-docência Acesso Aberto
Tecnologia assistiva em face dos estudos com jogos analógicos e de realidade virtual para o treino das funções executivas de estudantes público-alvo da educação especial(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-10) Seabra Júnior, Manoel Osmar ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O trabalho-síntese intitulado “Tecnologia Assistiva em Face dos Estudos com Jogos Analógicos e de Realidade Virtual para o Treino das Funções Executivas de Estudantes Público-Alvo da Educação Especial” foi elaborado para fins do concurso de Livre-Docência, junto ao Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente Prudente, SP. Pretendeu-se com essa Tese: Identificar e apresentar as evidências destacadas nos 16 estudos selecionados para esta tese que reportam as adaptações nos jogos analógicos e/ou de realidade virtual que com a sistematização metodológica, em situações de colaboração e a luz de parcerias entre a universidade e escolas/instituições especializadas, puderam demonstrar caminhos para a constituição de Tecnologia Assistiva para a implementação de intervenções em contextos educacionais e com possibilidades no de reabilitação. Para responder ao propositado, foi elegido parte da produção intelectual do autor, no período de 2014 a 2019. Todos os estudos que se apresentarão emergiram do projeto FAPESP (0644/6), elaborado em 2013, aprovado em 2015. O procedimento de análise do material foi dividido em três seções: A primeira, composta de quatro estudos principais e três complementares, aborda os ensaios iniciais a respeito das adaptações de jogos analógicos, mais especificamente os de mesa/tabuleiro e de realidade virtual, em particular os exergames. A segunda, composta de quatro estudos principais e um complementar, aborda os caminhos metodológicos para a sistematização dos jogos analógicos e de realidade virtual como Tecnologia Assistiva para o Treino de funções executivas em Paralisia Cerebral e no Transtorno do Espectro Autista. A terceira, composta de três estudos principais e um complementar, aborda a constituição de modelos de procedimentos didático-metodológicos para adaptar e intervir com recursos de Tecnologia Assistiva. Os estudos evidenciam construção progressiva do pesquisador ao longo dos anos, no que tange a sistematização metodológica e de procedimentos didático-metodológicos que foram alinhados para compreender como selecionar, construir, adquirir, promover estratégias de ensino e/ou adaptar o jogo ou o recurso pedagógico de modo funcional, seja ele analógico ou digital, mas com ponderações na mediação do interventor ou colaboradores para se ter, não, só um recurso terapêutico ou educacional, mas, sobretudo, um recurso de Tecnologia Assistiva inovador que promova motivação e oportunidade.PublicaçãoTese de livre-docência Acesso Aberto
Práxis geográfica e suas conjunções(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2014) Nunes, João Osvaldo Rodrigues; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Since its systematization as science Geography has searched interdisciplinary approaches with several areas from Physical and Human Geography by means of the different methods of the scientific knowledge production or by means of categories and concepts that delineate the geographical thought. Moreira (2011) states that this integration trajectory was bigger or lesser accordingly the paradigmatic phases that Geography has passing through: the holistic paradigm of the lower modernity, the fragmentary one of the industrial modernity and the holistic one of the hyper-modernity (or post-modernity). In all of these phases, one way in searching the articulation between the social dynamics and nature has been by the thought method. So, taking the method as the articulation vector in the knowledge production, this thesis intends to meditate about the mainly references I have used to discuss Geography, Nature and Society including its inter-relationships, taking as basis the dialectic and historic materialism and the complexity thought in the construction of a Geography that can walks to merge the knowledges of the environmental areas (Physical Geography) and of the humanities (Human Geography)...PublicaçãoTese de livre-docência Acesso Aberto
Atlas interativo do Pontal do Paranapanema: uma contribuição à educação ambiental(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2001) Meneguette, Arlete Aparecida Correia; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A área do Pontal do Paranapanema está localizada no Extremo Oeste do Estado de São Paulo, na região sudeste do Brasil, em uma posição estratégica considerando tanto sua proximidade com os Estados de Mato Grosso do Sul e Paraná quanto o advento do Mercosul - o mercado comum do Cone Sul. No Estado de São Paulo há três áreas muito carentes, uma das quais é o Pontal do Paranapanema, onde têm havido muitos conflitos sociais relativos à posse e propriedade da terra, envolvendo disputas entre o Estado e os latifundiários. Nos últimos anos os trabalhadores rurais têm realizado ocupações nesta região e reivindicado terras - eles criaram um grupo denominado MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), que tem ganhado popularidade e apoio de vários segmentos da comunidade, estando diariamente na mídia (jornais, TV etc). A comunidade acadêmica tem estado consciente e preocupada com esta situação e, portanto, tem desenvolvido estudos e pesquisas sobre o assunto, tanto individualmente quanto através de grupos de pesquisa. Uma das mais importantes Universidades Brasileiras é a Universidade Estadual Paulista (unesp), que tem um de seus campus localizado no município de Presidente Prudente (o qual está localizado no Pontal do Paranapanema). Desde a década de 1960 diversos pesquisadores têm desenvolvido pesquisas técnico-científicas almejando produzir um Atlas do Pontal do Paranapanema em formato convencional. O principal objetivo seria o de reunir, através de mapas topográficos e temáticos, todas as informações geográficas sobre o Pontal do Paranapanema, a fim de servir de base para projetos e planejamentos governamentais (municipais ou estaduais), bem como para o setor privado. O Atlas seria também um produto de informação sobre os recursos naturais e as condições sócio-econômicas desta área, sendo voltado para estudos acadêmico...(Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)PublicaçãoTese de livre-docência Acesso Aberto
Caracterização de argilas usadas para produção de cerâmica vermelha e estudo das alterações nas suas propriedades pela adição de resíduos(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2006-10-20) Teixeira, Silvio Rainho; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Neste trabalho são apresentados os resultados de caracterização das principais argilas usadas pela indústria cerâmica vermelha regional e, também, de alguns resíduos sólidos produzidos na região de Presidente Prudente - SP. Os resultados da incorporação destes resíduos em massas cerâmicas são avaliados através do estudo de suas propriedades tecnológicas. Para a caracterização dos materiais foram utilizadas as seguintes técnicas: análise textural (concentração das frações areia, silte e argila), difratometria de raios X e análise térmica. As propriedades tecnológicas de corpos de prova cerâmicos foram avaliadas através dos seguintes parâmetros: retração linear (RL), perda de massa ao fogo (PF), massa específica aparente (MEA), porosidade aparente (PA), absorção de água (AA) e resistência mecânica à flexão (RMF). Corpos de prova, com diferentes concentrações de resíduos, foram prensados (prensa uniaxial manual) e queimados em temperaturas que variaram de 800 a 1200 oC, usando um forno tipo mufla com controle de temperatura. As argilas sedimentares foram coletadas nas margens do rio Paraná e em áreas de várzea, próximas as cerâmicas. As amostras estudadas, coletadas nos depósitos das cerâmicas, são usadas para produção de tijolos maciços, blocos furados e telhas. Quatro tipos diferentes de resíduos foram estudados: (1) lodo de estação de tratamento de água ETA, (2) torta de filtro de indústria de re-refino de óleo lubrificante, (3) pó de vidro (soda-cal) de garrafa tipo long neck descartável, e (4) cinza de bagaço de cana. Estes resíduos foram incorporados em massas cerâmicas coletadas nas indústrias... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)PublicaçãoTese de livre-docência Acesso Aberto
Construindo um estilo de pensamento na questão agrária: o debate paradigmático e o conhecimento geográfico(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2013-10-03) Fernandes, Bernardo Mançano; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Nesta tese de livre-docência apresento uma reflexão crítica da trajetória de quatorze anos sobre nove temas da questão agrária. Neste tempo, no coletivo de pensamento do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária - NERA, produzimos um estilo de pensamento que chamamos de debate paradigmático, o sétimo tema desta tese, para fazer uma leitura do desenvolvimento territorial e suas conflitualidades, que são o quinto tema analiso. O primeiro tema é a própria questão agrária, explicando como velhos e novos elementos modificam a conjuntura sem abalar a estrutura. Um exemplo dessa tese são o latifúndio e o agronegócio analisados como o segundo tema. Outro exemplo estudado no quarto tema, são os conceitos de agricultura camponesa e agricultura familiar, que representam os mesmos sujeitos, mas que são vistos como diferentes pelo paradigmas da questão agrária e do capitalismo agrário. Para um aprofundamento do desenvolvimento territorial, proponho uma tipologia de territórios na perspectiva de superar o pensamento simples de entender o território como espaço de governança. Os movimentos socioespaciais e socioterritoriais são o sexto tema, onde procuro exemplificar com referencias do campo e da cidade. A estrangeirização da terra é o tema mais recente que tenho estudado, de modo que apresento minhas primeiras leituras a respeito deste novo elemento da questão agrária. E por fim, a luta pela terra e pela reforma agrária que são gerados e produtores da questão agrária. Minhas leituras foram construídas com a colaboração de uma equipe de pesquisadores do NERA e de outros grupos de pesquisa no Brasil e no exterior. Embora, este trabalho seja meu, não o teria realizado sem a contribuição de todosPublicaçãoTese de livre-docência Acesso Aberto
Dinâmica Geográfica do Trabalho no Século XXI: (Limites Explicativos, Autocrítica e Desafios Teóricos)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2009-07-03) Thomaz Junior, Antonio; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A trajetória que percorremos após o Doutorado, ou seus principais aspectos, encontra-se nos quatro volumes deste trabalho de Livre Docência. Nossa opção pela discussão crítica da obra nos estimulou a oferecer parte da nossa produção individual e em coautoria – ou coletiva –, mas que rigorosamente representasse nosso esforço de reflexão sobre a temática do trabalho na Geografia. Mais que isso, apresentamos o que vimos demarcando, nos últimos anos, ou as dificuldades de entendimento da rica trama de relações que atinge o trabalho, produto das redefinições estruturais por que passa o modo de produção capitalista em escala planetária, e os desdobramentos (re)estruturantes em marcha. É desse processo que se fazem presentes as novas identidades do trabalho, territorialmente expressas na plasticidade que se refaz continuamente e que extrapola os limites do rural e do urbano, da cidade e do campo. Por sua vez, ele redefine constantemente as profissões, habilitações, especializações, deslocamentos, migrações, o espaço de relações e a demarcação das territorialidades da luta de classes, sem contar o quadro mais perverso da reestruturação produtiva do capital, no século XXI, ou seja, o desemprego estrutural...