Trabalhos de Conclusão de Curso - Engenharia Civil - FEIS

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 9 de 9
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Análise conjunta da morfometria e do uso e ocupação do solo na microbacia do Córrego Minguta, Catanduva-SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-29) Borgo, Bruna Arêdes; Lima, César Gustavo da Rocha [UNESP]
    O processo de urbanização nas bacias hidrográficas pode alterar o seu ciclo hidrológico, pois aumenta as áreas impermeabilizadas desta, reduzindo a infiltração e aumentando o escoamento superficial, o que consequentemente pode provocar uma mudança em sua suscetibilidade a eventos hidrológicos extremos. Desta forma, o objetivo do presente trabalho foi analisar a suscetibilidade natural da Microbacia do Córrego Minguta, a enchentes e inundações, através do estudo de seus parâmetros morfométricos e do uso e ocupação de solo, para assim analisar se a gestão urbana adotada pelo munícipio de Catanduva, está adequada. Para obtenção dos parâmetros morfométricos foi utilizado o software ArcGis 10.8 e um modelo digital de terreno (MDE) com resolução de 12 metros, já para a análise do uso e ocupação do solo utilizou-se o software SPRING 5.5.6 com o método de classificação supervisionada, gerando mapas de 10 em 10 anos partindo de 1985 a 2021, a partir de imagens dos satélites Landsat-5 e Landsat-8. Os resultados obtidos demonstraram que naturalmente a bacia estudada possui baixa suscetibilidade a inundações, porém com a intensa urbanização sofrida e o aumento de 300% nas áreas impermeabilizadas ao longo dos 36 anos analisados, esta característica foi alterada, havendo a bacia já sofrido com alguns eventos hidrológicos. Assim, verificou-se que o plano diretor do munícipio precisa de algumas alterações para medidas mais assertivas na gestão urbana.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Estudo dos efeitos pós-pandemia Covid-19 sobre o segmento da construção civil no Brasil
    (2023-07-26) Carneiro, Eduardo Roque; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A pandemia da COVID-19 e a conflitos armamentista trouxeram desafios significativos para a construção civil. Restrições, atrasos e incertezas afetaram a indústria globalmente. A construção civil busca se fortalecer e se adaptar para enfrentar esses desafios e promover um futuro econômica e ambientalmente sustentável. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo geral realizar uma análise abrangente dos efeitos pós-pandemia do COVID-19 no segmento da Construção Civil no Brasil. Dito isso, a presente pesquisa possibilitou trazer à tona os desafios intrínsecos e as oportunidades emergentes que se apresentam diante da construção civil em face da pandemia global e do conflito russo-ucraniano. A despeito das limitações, a presente pesquisa focou principalmente nos efeitos imediatos da pandemia e do conflito geopolítico, deixando de explorar os impactos de longo prazo e as possíveis transformações estruturais no setor da construção civil. Porém foi dada premente importância urge que pesquisas futuras se dediquem à exploração das estratégias empresariais, aos impactos de longo prazo e às políticas públicas que envolvem esse âmbito de atuação. Além disso, é imperativo reconhecer a relevância da interdisciplinaridade, da sinergia entre diversos campos do conhecimento, para a obtenção de resultados mais abrangentes e profícuos. É nesse contexto que a construção civil empreende esforços para fortalecer-se, adaptar-se e promover um futuro sustentável, em harmonia com as necessidades presentes e vindouras da sociedade. A partir da pesquisa foi possível verificar o impacto significativo da pandemia na COVID-19 na construção civil, principalmente no que tange às restrições operacionais, atrasos nas obras e a redução na demanda dos projetos. A guerra russo-ucrania também tem impactado na construção civil, o que ocorre principalmente devido ao aumento no pr;co das matérias-primas e à escassez de recursos essenciais.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Dimensionamento de equipe para o cumprimento de metas planejadas: estudo de caso analisando os serviços de gesso liso, revestimento cerâmico e pintura interna em uma obra de moradia popular localizada em Ribeirão Preto
    (2022) Castro, Gabriel Silva; Alcântara, Marco Antônio de Morais [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O planejamento e controle de processos é um sistema de gestão que vem sendo cada vez mais utilizado no setor da construção civil. Esse sistema possibilita uma maior clareza em relação aos serviços a serem executados e seus respectivos prazos. Nesse contexto, a fim de garantir a qualidade do planejamento, é de extrema importância que se realize um bom dimensionamento de equipe, já que possibilita ao engenheiro maior assertividade na alocação dos seus recursos humanos em quantidade suficiente para o cumprimento das metas nos prazos estipulados. Dessa forma, as equipes são alocadas visando a maior produtividade e otimização de custos em contratações. O objetivo principal deste trabalho foi evidenciar a importância do dimensionamento de equipe para o cumprimento de metas estipuladas, analisando três serviços distintos (gesso liso, revestimento cerâmico e pintura interna), que foram executados em uma obra residencial popular localizada em Ribeirão Preto. O método de pesquisa foi dividido em duas etapas. Inicialmente foi realizado o pré-dimensionamento de equipe para os três serviços a serem realizados, considerando a produtividade histórica e duração prevista em meta. Em uma segunda etapa, foi realizado o monitoramento em campo destes serviços. Os dados coletados nesta etapa apresentaram diferenças quanto a produtividade e duração dos serviços em relação ao que foi pré-dimensionado. Sendo assim, realizar o monitoramento é importante para solucionar atrasos de produção prevista, bem como para alocar a mão de obra para outra frente de serviço, caso a produção esteja muito maior que o esperado e a meta seja alcançada com um efetivo menor. Entre as principais conclusões, verificou-se que os três serviços monitorados atingiram a meta estipulada. Contudo, isso só foi possível por meio do monitoramento da produtividade real e plano de ataque em tempo hábil para corrigir o atraso de produção do revestimento em gesso liso, para os serviços de revestimento cerâmico e pintura interna não foi necessária alguma correção visto que ocorreu melhor que o previsto.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    O uso do plástico na construção civil residencial e seu impacto em obras
    (2022-06-28) Duarte, Felipe Martins; Akasaki, Jorge Luis [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A demanda mundial pela sustentabilidade tem demonstrado alto crescimento nos últimos anos e acelerado pesquisas e desenvolvimento de novos materiais construtivos à fim de fomentar os três pilares da sustentabilidade: Custo, planeta e pessoas. A cultura brasileira, porém, se prende em sua maior parte na adoção de materiais convencionais e tradicionais à construção de edificações sem ter todo o entendimento dos novos materiais que surgem à fim de tornar os projetos mais sustentáveis. Nesse sentido, o trabalho que se apresenta tem o objetivo de entender o uso de materiais plásticos na construção civil e evidenciar através de um modelo de construção residencial destinado à sociedades vulneráveis oferecido pela FUNASA os ganhos econômicos que os materiais plásticos trazem ao custo, tornando residências básicas acessíveis à populações vulneráveis além de caminharem à menores impactos no meio ambiente através de sua reciclabilidade.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Estudo sobre a viabilidade da produção de aglomerantes orgânicos a partir de glicerina e óleo de cozinha: uma alternativa para o desenvolvimento sustentável
    (2021-12) Pivaro, Fernando Gaspar; Akasaki, Jorge Luís; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A preocupação em produzir cada vez mais, impactando cada vez menos o nosso planeta, tem sido um assunto recorrente nas últimas décadas. Com recursos limitados e condições propícias à vida ameaçadas, o futuro do planeta Terra depende, e cada vez mais, de práticas sustentáveis, no maior número de atividades aplicáveis. No ramo da Construção Civil, a afirmação também é verdadeira. O cimento, aglomerante hidráulico necessário para a produção do concreto, vem atraindo cada vez mais os olhares de pesquisadores ao redor do mundo por conta da sua indústria relacionada a um grande potencial de poluição atmosférica associada ao aquecimento global. Sua indústria possui um dos maiores índices de emissão de CO2 global, contribuindo ativamente para o agravamento do efeito estufa e, consequentemente, causando danos ambientais imensuráveis e possivelmente irreversíveis. O trabalho, aqui exposto, teve como objetivo estudar uma alternativa com maior potencial sustentável relacionado às suas matérias-primas em detrimento do tradicional cimento Portland. Muitas pesquisas recentes apresentam como alternativa a substituição parcial do aglomerante tradicional, o que, de certa forma, ameniza o problema, mas não o extingue. A alternativa aqui apresentada trata-se de um aglomerante orgânico capaz de substituir totalmente o cimento tradicional. Suas matérias-primas básicas são o óleo de cozinha vegetal (tanto em estado puro como usado), a glicerina (bruta e refinada) e a areia como material de enchimento. Após a definição das devidas proporções e traços, para que a análise das propriedades fosse possível, foram ensaiados corpos de prova moldados por meio da compactação no compactador de solos MCT, em formato cilíndrico com 50,00 ± 1,00 mm de diâmetro e 50,00 ± 1,00 mm de altura. Após sua compactação, os mesmos foram submetidos a diferentes ensaios. Em resumo, foi possível observar os seguintes pontos: resistência mecânica média à compressão axial simples, variando de 20,00 a 25,00 MPa, aproximadamente, massa específica média de 1,77g/cm³, absorção de água de aproximadamente 1,40%, além de ter sido observado que a combinação glicerina bruta e óleo usado apresentou os melhores resultados relativos à resistência à compressão axial simples. Diante desses resultados, foi possível evidenciar a viabilidade do material no campo da Construção Civil, como um possível substituto do aglomerante tradicional cimento Portland. Vale destacar que diferentes aglomerantes possuem métodos característicos e individuais de reação para formarem a sua interface resistente. No cimento tradicional, aqui já citado, essa reação ocorre por meio da hidratação do material, ou seja, ele reage e forma cristais resistentes em contato com a água (aglomerante hidráulico). Outros aglomerantes ainda podem ser aéreos, entretanto, o objetivo deste trabalho é apresentar um aglomerante orgânico que sofre sua reação por meio do aquecimento (aglomerante térmico). Dessa forma, o estudo ainda conta com ensaios relacionados às diferentes temperaturas e tempos submetidos ao calor e os respectivos impactos em suas características qualitativas e quantitativas finais. Todo o processo de produção, ensaios e resultados são apresentados de forma detalhada no decorrer do presente material.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Estudo da interferência do fator externo velocidade na avaliação da superfície de pavimentos asfálticos
    (2021-08) Almeida, Mariana Barberato; Lima, Jairo Salim Pinheiro de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Managing pavements is essential for determining the right time and type of intervention, in order to maximize investments and ensure safe and comfortable operating conditions for users. The assessment of pavements is an important step in this management. Among the parameters to determine the quality of a pavement, the functional and structural models stand out. The Subjective Evaluation method, object of this work, is functional and determines the Current Useful Value of pavements according to the users' opinion. As it is linked to comfort conditions, the subjective evaluation can add factors not directly linked to pavement quality, such as those related to the operation, some of which are the vehicle's operating speed and the position of the evaluator within it. This work analyzes the influence of the external factor velocity on the grade assigned to the pavement. The results obtained showed that the perception of the influence of speed is felt when the stretch has greater rolling comfort. Furthermore, in a stretch with less comfort, there is greater difficulty felt by the evaluators during the analysis.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Análise espaço-temporal de sólidos totais dissolvidos, nitrato e cloreto total no Aquífero Bauru (2007-2009)
    (2021-08) Cardoso, Amanda Botelho; Lima, César Gustavo da Rocha; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    For millennia, the challenge of civilizations was the management of water and the use of its potential, but currently the great challenge is the conservation and recovery of the quantity and, mainly, quality of water. Data from Companhia Ambiental Paulista (CETESB) shows that 39% of Brazilian municipalities are supplied by underground water and 14% have mixed supply systems. It also indicates that the state of São Paulo has more than half of its municipalities supplied only by groundwater. The Bauru Aquifer System (BAS) is one of the most used systems for water supply in the state of São Paulo and, due to its characteristic subsurface formation, it is vulnerable to contamination by agricultural activities, sanitary sewage, etc. CETESB monitors the BAS through collection wells, which provide important system information, however punctual. Thus for spatiotemporal monitoring, geostatistics is a tool that makes it possible to analyze the variability and correlations between different parameters. The present study used data from 75 CETESB monitoring wells, in the 2007-2009 triennium, and aimed to evaluate the spatial and temporal variability of the concentrations of total dissolved solids (TDS), nitrate (NNO3) and chloride (Cl-) in the BAS. Data evaluation consisted of descriptive statistical analysis, linear and semivariographic correlation and, finally, the production of maps of concentration estimates, by kriging. The results indicated a high linear correlation between the parameters, mainly between nitrate and chloride (R² = 0.810) and BAS and chloride (R² = 0.734). And, by geostatistics, good results were also observed, since all parameters showed spatial dependence, regardless of the period analyzed, visible by semivariographic adjustments and well-delineated maps of spatial variability. Only nitrate concentrations above the potability limit established by the Ministry of Health were verified – which corroborated with previous work carried out at the BAS.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Análise logística do transporte intermodal na hidrovia Tietê-Paraná
    (2021-07) Torres, Letícia Arroyo; Brasileiro, Luzenira Alves [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O transporte de cargas é fator primordial no planejamento logístico de operações de um país, uma vez que a opção por um tipo de modal de transporte reflete de maneira direta em setores: econômicos, ambientais e sociais, principalmente em países com dimensões continentais como o Brasil, no qual a influência do transporte se demonstra ainda maior. A adequação do modal de transporte com a carga transportada permite a redução de impactos e o impulsionamento da economia, em especial em países com grande presença de commodities, como no caso do Brasil, onde possivelmente ocorrerá maior influência do transporte no custo final dos produtos. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma análise logística do transporte de cargas que é realizado pela Hidrovia Tietê-Paraná e pela Rodovia Marechal Rondon (SP-300). Para a análise comparativa, encontrou-se que atingindo o nível máximo do transporte de carga pela Hidrovia Tietê-Paraná, haverá uma diminuição do tráfego de 10.836 carretas/dia. Dessa maneira, o estudo apresenta a importância de se ampliar a intermodalidade dos transportes no Brasil, possibilitanto ganhos logísticos, econômicos e ambientais.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Análise da aplicabilidade do sistema BIM para projetos de estruturas metálicas
    (2021-07) Ribeiro, Victoria da Fonseca; Rodrigues, Rogério de Oliveira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    The technology advancement has caused changes in several areas of expertise, including Civil Engineering, and in this context, Building Information Modeling - BIM emerges with the purpose of promoting better integration of information, generating greater efficiency in construction. In this study, the characteristics of this new technology were studied, as well as the singularities of steel structure projects in order to verify the viability of using BIM in steel structure projects. In addition, three cases were analyzed in order to testify in practice the information acquired in the research and reinforce the basis of the work. It was possible to verify that BIM process is viable for steel structures, bringing both technical and financial benefits in the design of the project, as long as some precautions are taken.