Teses de livre-docência - IBRC
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/116143
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ItemTese de livre-docência Que educação é pública? uma questão em disputa(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) Borghi, Raquel FontesA partir da minha trajetória no campo das pesquisas acerca da privatização da educação básica no Brasil é que decorre o trabalho aqui apresentado. Diante da evidente reconfiguração das relações entre o público e o privado neste processo, alguns questionamentos foram emergindo ao longo desta trajetória. Qual a essência da educação pública que defendemos e que pode fazer frente ao avanço dos processos de privatização? Que educação é pública? A quem interessa a atual nebulosidade entre o público e o privado? Podemos dizer que o sentido de educação pública está em disputa no Brasil atual? Neste trabalho, apresento como tais questionamentos emergiram a partir das três dimensões da privatização que venho investigando como pesquisadora do GREPPE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional), quais sejam: a privatização da oferta, da gestão e dos currículos (ADRIÃO, 2018a). Compreendo que é preciso demarcar claramente as fronteiras entre o público e o privado e defender a educação pública que se dá na escola pública-estatal comprometida com a proposta formativa de uma educação pela e para a democracia. É esta concepção de educação pública que pode fazer frente a uma sociedade cada vez mais individualizada e contribuir para a construção de sentidos públicos e coletivos para a educaçãoItemTese de livre-docência Interferência da torcida na ansiedade e agressividade de atletas adolescentes(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 1998) Machado, Afonso Antônio ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O presente trabalho surge em função de buscar um melhor entendimento sobre o papel da torcida, diante dos estados emocionais dos atletas, em especial da ansiedade e da agressividade. Baseado em vasta revisão de literatura, que apresenta as diversas concepções conceituais aqui estudado (adolescência, agressão, ansiedade e torcida) e seus desdobramentos, o estudo assume a vertente da pesquisa qualitativa, optando pela pesquisa participante, como estratégia de verificação. Assim, interessou-se em estudar os aspectos relativos à ação da torcida e sua interferência no comportamento agressivo e ansioso do jogador jovem, que participa de uma modalidade federada, afim de verificar se o aumento da ansiedade e da agressividade, no momento esportivo, reflete o aumento de pressão que se exerce exteriormente. Considerou-se torcida aquele público presente, que assiste aos confrontos esportivos, nas figuras de pais, fãs, familiares e crônica esportiva e o público ausente, como os pais e a imprensa, que ficam no aguardo do resultado, em seus ambientes próprios. Esta pesquisa, exploratória, analisou o contexto esportivo competitivo de atletas das modalidades de basquetebol, futebol de salão, voleibol, handebol, atletismo e natação, observando, entrevistando e coletando falas e expressões que pudessem, após rigorosa categorização, oferecer subsídios para um replanejamento na conduta esportiva de adolescentes. Constatou a grande influência do público, em especial a dos pais, com muito determinismo, seguido do profissional da área esportiva, conforme indicam outros estudos. Explicita a questão da causa efeito no que diz respeito a ansiedade e agressão, oferecendo propostas para trabalhos que possibilitem outra abordagem ou favoreçam outras interferências por parte do público presente.