Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto
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ItemTrabalho de conclusão de curso Estudo taxonômico de algas verdes da ordem Cladophorales (Chlorophyta) para a região noroeste do estado de São Paulo(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-23) Santana, Letícia Fernandes de; Necchi Júnior, Orlando [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Estudos recentes sobre algas verdes filamentosas de água doce tem sido desenvolvidos com uso de ferramentas moleculares associados com dados morfológicos visando melhor definir as espécies e reavaliar a posição filogenética dos grupos. Este estudo compreendeu as algas verdes filamentosas da ordem Cladophorales (Chlorophyta) em ambientes lóticos da região noroeste do estado de São Paulo baseado em evidências morfológicas e moleculares (sequência do marcador rDNA 28S). Uma espécie pertencente ao gênero Aegagropilopsis foi reconhecida: A. clavuligera. As sequências obtidas de duas amostras da região noroeste foram idênticas e revelaram 99,83% de identidade com sequência da espécie A. clavuligera obtida de amostra proveniente da Ásia (província de Hunan, China). As evidências morfológicas indicaram que as amostras apresentam características vegetativas e reprodutivas similares às três espécies atualmente reconhecidas de Aegagropilopsis, sendo a espécie A. clavuligera a mais próxima por características de apressório, forma das células, densidade, origem e inserção dos ramos dos filamentos, assim dos zoodângios. A espécie de alga verde anteriormente descrita para a região noroeste como Cladophora glomerata deve ser referida também como A. clavuligera com base em características morfológicas e por ser proveniente da mesma localidade do presente estudo.ItemTrabalho de conclusão de curso Combinação de sucessivas funções de similaridade para otimização de ambiente para identificação de tuplas duplicadas com recursos de paralelização(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-20) Francelino, Mariana; Valêncio, Carlos Roberto [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nos últimos anos o problema de identificação de tuplas duplicadas tem se tornado cada vez mais expressivo com o crescimento do cenário Big Data. Empresas, governos, meio acadêmico e indústria geram cada vez mais informações, e tem-se como consequência a dificuldade de extrair conhecimentos valiosos dessas bases, nas quais muitas das vezes são desorganizadas e heterogêneas. Quando usuários, independente da organização, inserem dados em uma base de dados, é comum que eles contenham erros ou inconsistências, onde tais cenários impedem que a etapa de análise de dados gere resultados satisfatórios. Sendo assim, é imprescindível que estes dados sejam limpos, normalizados, e posteriormente tratados. Desta forma, pretendeu-se implementar um ambiente de identificação de tuplas duplicadas com recursos de paralelização e processamento em memória com Apache Spark. Para isso, inicialmente foi realizada uma etapa de limpeza de dados e, posteriormente, foram executados 3 algoritmos de similaridade, Damerau-Levenshtein, Jaro-Winkler e Needleman-Wunsch, com auxílio da paralelização. O intuito foi identificar tuplas duplicadas, aumentar o desempenho dessas técnicas e torná-las funcionais, uma vez que elas possuíam um alto nível de custo computacional. Ao mesmo tempo, foram testadas diversas combinações dessas funções para otimizar os cálculos de similaridade. A análise dos resultados obtidos após a execução do ambiente proposto mostrou que é possível aumentar a precisão dos resultados ao utilizar mais de uma função de similaridade. Além disso, as técnicas de paralelização e processamento em memória melhoraram o desempenho do algoritmo, e o tornam mais eficiente e rápido. A análise de qualidade dos dados também mostrou resultados positivos, sendo possível identificar uma quantidade significativa de tuplas duplicadas e as funções de similaridade utilizadas foram capazes de tratar contextos diferentes e detectar duplicações. Deste modo, propôs-se como contribuição científica a aplicação de diversas funções de similaridade a fim de otimizar os ambientes de identificação de tuplas duplicadas, com recursos de paralelização.ItemTrabalho de conclusão de curso História natural de anuros: atualização de banco de dados(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-24) Andrade, Jorge Lucas Oliveira Paes; Feres, Denise de Cerqueira Rossa [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O conhecimento da história natural é fundamental para a elucidação de vários aspectos das espécies, desde ecologia (interações interespecíficas, ecologia de comunidades) e é fundamental para conservação e ações de recuperação ambiental. Boa parte dos estudos recentes têm buscado responder perguntas ecológicas sobre aspectos preditivos, muitas baseadas em informações preditas, mas não confirmadas por meio de estudos de história natural. O Brasil apresenta a mais rica fauna de anuros do mundo, com mais de 1100 espécies para cuja maioria não se tem conhecimento sobre os aspectos da sua história natural. Neste estudo nós propomos atualizar um banco de dados iniciado sobre a história natural dos anuros do noroeste do estado de São Paulo. Realizamos a busca por artigos em revistas indexadas na plataforma online Web of Science, usando 35 palavras-chave que remetessem aos atributos de história natural junto ao nome das espécies de interesse. A pesquisa resultou em 1018 artigos, sendo que 15 apresentavam informações para as espécies de interesse. A filtragem de dados possibilitou reunir para 449 estados de 19 atributos de história natural. O modo reprodutivo foi o atributo mais documentado, Physalaemus cuvieri foi a espécie mais representada, resultando em 5% dos estados, enquanto que para Pseudopaludicola atragula não foi encontrada nenhuma informação. Essa lacuna de conhecimento é chamada de efeito Raunkiaeran shortfall, quando ocorrem lacunas no conhecimento sobre a ecologia de espécies.ItemTrabalho de conclusão de curso Cuidado parental em ciclídeos neotropicais(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-20) Prado, Sarah Garcia; Freitas, Eliane Gonçalves de [UNESP]; Guimarães, Felipe Dorigão [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A família Cichlidae engloba cerca de 1300 espécies de peixes teleósteos de água doce, com ampla distribuição geográfica, mas com maior prevalência no continente Africano e Americano. A região neotropical, composta pelo sul da América do Norte e Américas Central e do Sul, possui cerca de 67 gêneros de ciclídeos. É um grupo que apresenta complexo repertório de comportamentos sociais e reprodutivos, com mudanças no padrão de coloração corporal, defesa de território e construção de ninhos, no qual ocorre o acasalamento e, em várias espécies, o cuidado de ovos e larvas. Mesmo sendo um grupo de grande interesse econômico (aquariofilia e aquicultura de corte) e científico, a literatura sobre o comportamento reprodutivo e o cuidado parental é escassa para as espécies neotropicais quando comparada às africanas. Assim, um trabalho de síntese é importante para reunir o conhecimento existente, evidenciar lacunas e direcionar novas pesquisas e iniciativas na área preservação ambiental, uma vez que muitas dessas espécies habitam a região amazônica. Assim, o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão sobre o comportamento de cuidado parental em peixes neotropicais da família Cichlidae, bem como levantar os mecanismos fisiológicos envolvidos com o controle de tal comportamento. Realizamos o levantamento de artigos nas bases de dados Web of Science, Scielo e Google Acadêmico utilizando as seguintes palavras-chave: parental care, fry, biparental care, mouthbrooding, substrate brooders, brood care e offspring. Cada palavra-chave foi associada a cada um dos 67 gêneros. Selecionamos os artigos de acordo com o título, palavras-chave e resumo. A leitura destes permitiu que novos artigos fossem encontrados, contribuindo para maior amplitude da revisão. Em seguida, foram elaboradas fichas literárias para cada artigo, sistematizando os seguintes itens: defesa de território, construção de ninho, corte, acasalamento, cuidado bi ou monoparental, cuidado realizado no substrato, na boca ou em ambos. Apenas 32 gêneros (48%) e 52 espécies aparecem nas bases de dados consultadas. Das 52 espécies estudadas, 94,24% exibem cuidado biparental (macho e fêmea cuidam de ovos e larvas) e 5,76% são monoparentais (apenas um dos pais cuida da prole). 86,53% das espécies apresentam cuidado no substrato, 5,76% cuidado na boca, 7,69% cuidado inicial no substrato e, depois, na boca. Concluímos que, enquanto a maioria dos ciclídeos africanos apresenta cuidado monoparental intra-bucal, a maioria das espécies neotropicais apresenta cuidado biparental no substrato. O controle do comportamento de cuidado parental é encontrado em três espécies e envolve o eixo hipotálamo-hipófise-gônadas, com variação nos níveis de andrógenos, estrógenos, isotocina e prolactina. Considerando a diversidade de espécies encontradas na região neotropical, é notório as lacunas nessa área de conhecimento, evidenciando a necessidade de investimento em pesquisas com esse grupo de teleósteos.ItemTrabalho de conclusão de curso Ensino dos aspectos reprodutivos de Angiospermas: uma abordagem teórico-prática com foco nas principais síndromes de polinização e dispersão(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-23) Gomes, Fernanda Drigo; Silva, Heitor Aparecido de Paula; Silveira, Daniela Sampaio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O ensino de Botânica é negligenciado no ensino básico, sendo considerado pelos professores e alunos como algo difícil, desinteressante e distante da realidade. A dificuldade em abordar o tema está associada ao uso de metodologias tradicionais, focado principalmente na memorização e repetição dos conteúdos, apenas para passar em exames. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o Estágio Curricular Supervisionado realizado na E.E. Iria Barbieri Vita, em Mirassol, no ano de 2022, nos meses de Abril a Agosto. O objetivo deste trabalho é possibilitar aos licenciandos i) garantir a vivência dos licenciandos no ensino básico, a fim de contribuir para o crescimento profissional e pessoal; ii) a observação de aulas, visando à reflexão sobre como se dá na escola o ensino de biologia; iii) propor aos alunos discussões sobre diversas questões relacionadas ao cotidiano que envolvem o tema Botânica; iv) agregar à formação curricular de Biologia dos alunos, oferecendo atividades práticas que vão além do que é tratado no plano de ensino tradicional; v) desenvolver o senso crítico e tomada de decisões mais conscientes. Esses objetivos possibilitam o contato com o ambiente escolar e a vivência da docência, tentando de diversas maneiras construir cidadãos melhores e mais conscientes.ItemTrabalho de conclusão de curso A ação da Piper nigrum na apoptose e ciclo celular em adenocarcinoma cervical(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-26) Amadeu, Amanda; Lisoni, Flavia Cristina Rodrigues [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O câncer de colo de útero, ou câncer cervical, é um dos tumores que mais acomete a população mundial feminina, à medida que consiste no quarto tipo de câncer mais incidente e na quarta principal causa de mortes por câncer no mundo. As maiores taxas de incidência e mortalidade por câncer cervical no mundo ocorrem em países de baixa e média renda, principalmente devido ao acesso precário aos serviços de saúde destinados à triagem, detecção e tratamento precoce das lesões precursoras do câncer, os quais estão totalmente indisponíveis em alguns países. A infecção persistente pelo Vírus do Papiloma Humano é o principal fator associado à etiologia do câncer cervical, sobretudo em populações de baixa e média renda. Diversos fatores atuam induzindo o desenvolvimento do câncer cervical, sobretudo, quando associado aos genótipos carcinogênicos do Vírus do Papiloma Humano, entre eles estão os estrogênios. Nesse sentido, moléculas antiestrogênicas como os fitoestrógenos seriam capazes de inibir a proliferação celular descontrolada e induzir as células tumorais. Sendo assim, a busca por fitoterápicos que apresentem estes compostos têm sido de interesse para o desenvolvimento de terapias ou tratamento adjuvantes com efeitos menos agressivos do que aquele apresentado pelos quimioterápicos mais utilizados. Por isso, o presente estudo objetivou o estudo da ação do extrato bruto e da fração com acetato de etila das folhas da Piper nigrum sobre a linhagem celular HeLa (adenocarcinoma cervical) e HaCaT (queratinócitos humanos normais) para fins de comparação entre os efeitos que cada extrato exerceu sobre as células tumorais e saudáveis. Os resultados evidenciaram que os extratos da folha, assim como os do fruto, são eficientes no tratamento desse tipo de câncer ao atuar na parada do ciclo celular e induzir as células tumorais à morte por apoptose, o que revelou que esses extratos merecem mais estudos para que seus compostos ativos e mecanismos de atuação sejam melhores conhecidos para então serem utilizados como um fitoterápico seguro e efetivo.ItemTrabalho de conclusão de curso Educação sexual e sexualidade: ensino fundamental II e médio(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-20) Vilela Sarausa, Anne Beatriz; Ferreira Neves, Gabrielle; Ribeiro, Thalíssa; Aragão Martins, Raul; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A sexualidade é intrínseca ao ser humano, se manifestando de modo mais intenso principalmente na fase da puberdade, onde uma série de mudanças físicas, hormonais e psicológicas podem ser observadas. Compreender estas mudanças é fundamental para que haja a compreensão de si mesmo e da individualidade de cada pessoa, que compõem uma sociedade plural. Apesar da educação sexual e sexualidade serem temas que integram o currículo nacional no ensino básico, a sua tratativa por vezes se dá de modo superficial, sendo abordados aspectos biológicos e higienizantes, que apesar de serem importantes são apenas uma reduzida parcela de aspectos que integram temas tão amplos e essenciais para o desenvolvimento de estudantes capazes de assimilar o conteúdo, mas também de cidadãos conscientes capazes de compreender e respeitar as diferenças. Mediante ao exposto, o presente trabalho tem por objetivo promover o debate sobre os temas, assim como abordar aspectos, sociais, culturais, legais, históricos e biológicos, de modo a contribuir para a formação dos alunos, assim como do desenvolvimento do pensamento crítico. Por meio do projeto implementado no desenvolvimento do Estágio curricular supervisionado, foi possível que as estagiárias observassem a dinâmica das aulas de biologia, assim como, ministrassem aulas teóricas, desenvolvessem atividades práticas e aplicassem formulários. Os alunos apresentam conhecimento sob diversos aspectos que compõem os temas, entretanto, tem-se que as concepções destes são marcadas por preconceitos distintos disseminados em uma cultura totalmente marcada pelo machismo, misoginia e LGBTIQA+fobia. Por meio da análise dos dados coletados e da participação dos alunos nas aulas teóricas e atividades práticas, conclui-se que as atividades desenvolvidas se mostraram importantes para ampliação do conhecimento curricular, assim como para o desenvolvimento do senso crítico dos alunos. Ademais, a aplicação do projeto se mostrou essencial para o desenvolvimento profissional e individual das estagiárias.ItemTrabalho de conclusão de curso Análise do conhecimento sobre HPV de responsáveis e alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Bady bassit(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-16) Almeida, Gabriel Cimonetti de; Ribeiro, Iago Siviero; Marzochi, Ludimila Leite; Martins, Raul Aragão [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)HPV é a sigla que abrevia o termo papilomavírus humano. Este patógeno está diretamente relacionado aos vários tipos de câncer, principalmente os da região genital e de cabeça e pescoço. A vacina contra o HPV foi incluída no calendário vacinal em 2014, entretanto, apesar da ampla experiência do Brasil na realização de programas de imunização nacional, a cobertura de vacinação contra o HPV segue contrariando as expectativas. Assim, o presente projeto teve como objetivo compreender e analisar o nível de conhecimento dos alunos do ensino médio de uma escola da rede estadual em São José do Rio Preto – SP quanto a biologia do Papilomavírus e a importância social da vacinação contra o vírus. Para isso, os alunos e seus responsáveis responderam um questionário contendo uma série de perguntadas sobre o tema, posteriormente foram realizadas aulas a fim de esclarecer dúvidas dos alunos e auxiliá-los no processo de aprendizado sobre o HPV, sua associação com o câncer e quanto a construção de vacinas e sua importância. O conhecimento sobre a existência da vacina é amplo entre os responsáveis entrevistados (75% afirmaram saber da disponibilidade e gratuidade do imunizante no Sistema Único de Saúde (SUS)), além disso, 50% afirmaram que os adolescentes pelos quais são responsáveis tomaram a vacina contra o HPV. Quando questionados sobre HPV, 95% dos alunos participantes afirmaram já terem ouvido falar sobre. Dentre estes 85% responderam que a principal forma de transmissão se dá por via sexual. Com relação às formas de prevenção 47,5% apontaram o uso de camisinha, e 17,5% responderam camisinha e vacinação. 70% dos alunos demonstraram ter conhecimento da associação do HPV com o processo de carcinogênese, todavia apenas 40% afirmaram que o vírus está associado a diferentes tipos de câncer. Apesar da menor adesão na taxa de resposta do segundo questionário em relação ao primeiro, pode-se comprovar a eficácia informativa das aulas ministradas pelo aumento relativo das porcentagens à respeito das formas de contaminação e prevenção do HPV, os tipos de câncer relacionados aos vírus e, principalmente, em relação ao público-alvo da vacinação e a sua disponibilidade através do Sistema Único de Saúde.ItemTrabalho de conclusão de curso Histologia, variações fenotípicas e modificações cutâneas: um enfoque teórico-prático para o ensino médio(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-18) Brito Filho, Gervásio Evangelista; Taboga, Sebastião Roberto [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Representando cerca de 16% do peso corporal, a pele, que reveste toda a parte externa do corpo, é responsável por ser a primeira linha de defesa do organismo contra agentes externos, manutenção da homeostase e proteção contra radiação. Sua organização é relativamente simples, se dividindo em três camadas básicas: a epiderme, a derme e a hipoderme. É na epiderme que a pele recebe sua pigmentação devida à produção de melanina pelos melanócitos e a posterior transferência de grânulos do pigmento para os queratinócitos, aumentando a quantidade de melanina para se proteger das radiações ultravioleta (UV). Este mecanismo, o bronzeamento, é comumente utilizado para fins estéticos, contudo quando o escurecimento da pele ocorre, danos permanentes podem já ter sido causados. Desta forma, visando a manutenção da saúde da pele, este trabalho almejou explicar para estudantes do ensino médio (EM), da rede pública do estado de São Paulo, a constituição do seu maior órgão e explicitar os problemas ocasionados por descuidos em seu cuidado. Para isso, foram ministrados minicursos para estudantes do 1º ano do ensino médio, fundamentados no que delineia a Base Nacional Comum Curricular, na competência “Vida, terra e cosmos”. A aplicação deste permitiu observar que os estudantes apresentam uma noção vaga do tema, porém alguns de seus conhecimentos prévios serviram de conexões para temas das aulas. Foi possível observar, também, que a aplicação da metodologia corroborou com uma maior interação entre os estudantes e na relação estudante-estagiário. O trabalho proporcionou uma adesão de conhecimentos, tanto ao estagiário que adquiriu experiência em sala de aula, como para os estudantes, que apresentaram melhor domínio do tema e se mostraram receptivos à novas aulas interativas. Assim, é esperado que os estudantes tenham compreendido um pouco melhor como seus corpos funcionam e a importância dos cuidados com a pele.ItemTrabalho de conclusão de curso Ação da piperina na genotoxicidade do câncer de cabeça e pescoço(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-26) Cunha, Lucas Francisco Zanusso; Lisoni, Flávia Cristina Rodrigues [UNESP]; Zanetoni, Juliana Prado Gusson; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O câncer de cabeça e pescoço apresenta vários fatores que podem contribuir para um maior risco no seu desenvolvimento, tais como genéticos, ambientais e inflamatórios. Assim, estudos envolvendo diferentes agentes anti-inflamatórios, como fármacos ou fitoterápicos, estão relacionados com a diminuição do processo tumorigênico. Entre estes agentes anti-inflamatórios, a piperina (extraída da Piper nigrum) apresenta propriedades farmacológicas, ressaltando a antitumoral, cujo mecanismo de ação ainda não é bem estudado, mas pode levar as células à morte celular pela formação de danos ao DNA, ou seja, ter uma ação genotóxica. Utilizando o ensaio cometa em linhagens de células epidermoides de câncer de laringe (HEp-2) e língua (SCC-25) tratadas com o composto por 24 horas, foi possível observar os efeitos genotóxicos da piperina. Os danos ao núcleo podem levar à parada do ciclo celular e posteriormente à apoptose, por meio da ativação das proteínas p53, p21 e p27, além do recrutamento de quinases. Apesar de outras investigações apontarem como a principal causa para a genotoxicidade da piperina ser resultante da liberação de espécies reativas de oxigênio (ROS), novos estudos são necessários para entendermos melhor a natureza deste efeito e as interações envolvidas na genotoxicidade.ItemTrabalho de conclusão de curso O efeito de cães domésticos (Canis familiaris) no padrão de atividade dos tamanduás-bandeira (Myrmecophaga tridactyla)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-26) Fujioka, Bárbara Mitsuko Zukeram; Bianchi, Rita de Cassia [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Os cães-domésticos (Canis familiaris) já contribuíram para a extinção de 11 espécies de vertebrados ao redor do mundo, e são considerados uma ameaça potencial ou conhecida para pelo menos outras 188 espécies. No Brasil, apesar de haver poucos estudos focados no impacto dos cães sobre a fauna silvestre, há registros de que o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) é afetado por essa espécie, principalmente pela predação, e há a possibilidade desses animais evitarem o contato com os cães. Portanto, este trabalho teve por objetivo avaliar se a presença dos cães-domésticos alteram o padrão de atividade de tamanduás-bandeira e, hipotetizando que a alteração ocorre. Para atingir os objetivos, comparei a sobreposição do padrão de atividade de tamanduás com o padrão de atividade dos cães, comparei o horário de atividade de tamanduás-bandeira em em áreas com baixa e alta abundância relativa de cães, e comparei o tempo de passagem de uma tamanduá em um ponto amostral depois da passagem de um cão com o tempo de passagem de potenciais predadores e espécies não predadoras. Os resultados mostraram que os tamanduás parecem não alterar seu padrão de atividade nem evitar os cães mais do que evitam outras espécies. Alguns dos motivos que levam a esses resultados podem ser a possibilidade de os tamanduás não verem os cães como ameaça ou como uma ameaça com baixo potencial, que faz com que não compense desprender gasto energético para alterar o padrão de atividade. Além disso, outra possibilidade é a ingenuidade da presa, já que a introdução dos cães no ambiente dos tamanduás é algo recente, fazendo com que estes não apresentem comportamentos anti-predatórios, algo que é observado com predadores naturais.ItemTrabalho de conclusão de curso Pensar a cultura caipira em documentos normativos para a Educação Básica (LDB/1996 e BNCC/2017)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-26) Fiorani, Maria Clara; Perinelli Neto, Humberto [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ao pensarmos em inclusão e respeito a todas as crianças em sala de aula, devemos pensar em como abordar a cultura em que elas estão inseridas. Para melhores práticas em sala de aula, docentes e outros profissionais da educação utilizam os documentos norteadores para a educação, como a LDB/1996 e a BNCC/2017. Levando isso em consideração, o objetivo do presente trabalho é o de identificar possibilidades de trabalhar com o tema cultura caipira em documentos da Educação Básica. Trata-se de pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e que emprega estudo bibliográfico e documental. A pesquisa concluiu que apesar de não haver menções diretas ao caipira na BNCC e na LDB, em elementos indiretos podem ser observados a cultura caipira, assim como outras culturas.ItemTrabalho de conclusão de curso Atividades práticas para o ensino de Ecologia no Fundamental II(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-17) Rosa, Camila Rodrigues; Shimizu-Alves, Yullia Kaory; Casatti, Lilian [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)À medida que a humanidade intervém na natureza, surgem tensões e conflitos quanto ao uso de seus recursos. Paralelamente ao crescimento dos impactos negativos das ações antrópicas aos ecossistemas, a agenda ambiental vem tomando cada vez mais destaque, especialmente por meio da Educação Ambiental (EA). No Brasil, a Lei nº 9795 de 27 de abril de 1999 determina a EA como um direito de todos e um dever de ser promovida pelo poder público dentro do ambiente escolar. Ademais, estudos mostram que o aprendizado se torna mais eficiente através de atividades práticas, que além de trazer benefícios pedagógicos, é capaz de desenvolver senso crítico e colocar em prática o método científico. Diante disso, foi desenvolvido um projeto de Estágio Curricular Supervisionado que tem como objetivo principal a utilização de atividades práticas para que os alunos compreendam os impactos das ações humanas na natureza. Todo o estágio foi desenvolvido utilizando as Metodologias Ativas de Aprendizagem nas turmas de Ensino Fundamental II. Durante o ano, foi feito período de observação e o período de regência, no qual as estagiárias puderam se inserir na rotina escolar, planejar, aplicar e desenvolver atividades com as turmas. Para cada processo e atividade, houve algumas avaliações subjetivas a respeito da participação e desempenho dos alunos, e ainda os estudantes tiveram a oportunidade de avaliar o estágio formulário online, o que indicou que as reflexões e discussões sobre a temática ambiental foram efetivas. Conclui-se assim que os alunos tiveram ótimo aproveitamento das aulas, demonstrando que as atividades práticas auxiliaram para a fixação e revisão dos conceitos ecológicos. E, acima de tudo, acredita-se que as atividades foram capazes de exercitar o senso crítico dos alunos, principalmente a respeito do posicionamento e das atitudes da humanidade perante a natureza. Espera-se, dessa forma, que os alunos tenham entendido a importância de debater sobre educação ambiental.ItemTrabalho de conclusão de curso Projetos vitais e projetos de vida dos alunos do 8° ano do ensino fundamental de uma escola pública(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-23) Batista, Letícia Rodrigues Meneghelli; Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O presente texto refere-se a descrição das atividades realizadas durante a experiência de estágio de regência para os estudantes do ensino fundamental II da Escola Estadual Professora Maria De Lourdes Murad De Camargo. E também uma pesquisa que teve como objetivo levantar alguns dos projetos de vida e projetos vitais dos estudantes do ensino fundamental II, utilizando o instrumento de pesquisa Escala de Projetos de Vida para Adolescentes (EPVA). Este levantamento buscou identificar se os estudantes almejam ingressar no ensino superior e/ou técnico futuramente. O estágio foi realizado com quatro turmas de 8° anos de uma escola pública (93 estudantes). O questionário usado foi adaptado a partir do EPVA, em que das 17 questões, analisamos três que se referem a Categoria de Identificação como Projeto de Vida. A partir da análise das questões os alunos demonstram que pensam sobre seus projetos de vida e projetos vitais, considerando a escola um lugar importante para aprendizagem e planejamento. Além da contribuição do estágio de regência para a formação inicial de professora, a pesquisa também auxiliou na compreensão sobre o que os estudantes almejam para seu futuro. Concluindo, nas respostas obtidas no instrumento de pesquisa, que a maioria dos estudantes almejam o ensino superior e/ou tecnólogo, mas foi observador durante as aulas de ciências, que eles comentaram a necessidade de trabalhar ou desejo de trabalhar.ItemTrabalho de conclusão de curso Minicurso de laboratório: ciências, para quê?(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-11) Pedro, Vitória Nogueira; Vilamaior, Patrícia Simone Leite [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O presente estágio trata-se de um minicurso composto por atividades de laboratório, que abordam o uso do microscópio, uma ferramenta que permitiu grandes avanços em estudos científicos. Tendo em vista sua importância, pode ser um instrumento didático com grande potencial para o ensino de ciências. Este minicurso foi elaborado na busca de sanar as necessidades da escola onde o estágio foi executado, logo, foi planejado para complementar os conhecimentos do currículo do ensino público, das disciplinas de Ciências e Biologia, com aulas práticas. Para isso, os alunos fizeram diversas observações no microscópio de lâminas permanentes e material coletado fresco. Os resultados foram considerados positivos pelo nível de interação que os alunos demonstraram, entretanto, algumas dificuldades foram encontradas na execução das atividades. Observou-se a necessidade dos estudantes da escola terem alguns conceitos básicos fundamentais melhor consolidados e de desenvolver mais atividades práticas. Entretanto, estudantes e aluna estagiária puderam absorver conhecimento e experiência.ItemTrabalho de conclusão de curso "O uso da biologia forense como eixo temático para o ensino de ciências biológicas"(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-20) Basso, João Pedro Pópoli; Ferraz, Antonio de Oliveira; Sousa, Guilherme Calixto Sanches de; Branco, Luis Henrique Zanini [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A Biologia Forense configura-se como uma das áreas da Ciência Forense. Responsável pela análise de materiais de origem biológica, este campo de estudo ganhou alta notoriedade devido a sua exploração dentro da cultura pop (em seriados como CSI: Crime Scene Investigation e Criminal Minds). Sendo indispensável para a resolução de inúmeros casos criminais de relevância nacional e internacional, a Biologia Forense é hoje um dos temas de maior interesse social e midiático. Utilizando essa premissa e conhecendo os problemas estruturais que atingem negativamente os índices de sucesso da educação básica, o projeto em questão objetiva utilizar a Biologia Forense como tema gerador para o ensino dos conteúdos curriculares de Ciências Biológicas. Pautando-se na exploração de contextos e circunstâncias reais da vida cotidiana, o trabalho visa aproximar o educando de seu objeto de estudo, comprovando a tese de que os conteúdos expostos a ele durante seu período de formação básica tem verdadeira aplicação e influência na sociedade contemporânea.ItemTrabalho de conclusão de curso Padronização de um ELISA do tipo sandwich para captura do NS1 do vírus Zika(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-25) Lino, Nikolas Alexander Borsato; Rahal, Paula [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O vírus Zika (ZIKV) foi associado com o incomum aumento de casos de microcefalia no Brasil entre os anos de 2015 e 2016. Em decorrência desta epidemia causada por arbovírus nas Américas, a Organização Mundial de Saúde declarou emergência de saúde pública de interesse internacional. Desde então, o ZIKV tem sido o foco de pesquisas voltadas a mitigar os seus efeitos na saúde humana, incluindo estudos voltados à vigilância epidemiológica molecular, antivirais e formas de prevenção. Testes laboratoriais voltados à identificação acurada do ZIKV são de suma importância, porque, durante a doença, o quadro clínico é inespecífico. Diferentemente dos ensaios de captura de IgM e IgG anti-ZIKV, a NS1 representa um biomarcador de maior precocidade, porque é secretado pelas células infectadas e independe do período de janela imunológica. Outra vantagem da NS1 está relacionada à menor possibilidade da ocorrência de reações cruzadas, as quais são frequentes na sorologia por anticorpos entre os flavivírus por estes compartilharem vários epítopos. Portanto, a relevância do presente estudo situa-se nessa problemática por visar padronizar um ensaio de ELISA sandwich para captura da proteína não estrutural 1 (NS1) do ZIKV, ou seja, a proteína que será testada representa um IgG anti-NS1 (anticorpo teste). De resultados principais, foi observado que a caseína na concentração a 0.5% foi o melhor bloqueio, dentre a testagem com leite em pó desnatado e albumina sérica bovina, pois gerou menor background nos experimentos. O anticorpo teste revelou positividade para o NS1-ZIKV recombinante nas concentrações de 2.14 µg/mL a 0.03 µg/mL. Por outro lado, satisfatoriamente o anticorpo teste não reagiu de forma cruzada com o NS1 recombinante do vírus dengue (DENV) nas concentrações de 5.32 µg/mL a 0.16 µg/mL. Para o teste de amostras séricas NS1-ZIKV positivas por padrão ouro (PRNT 50), houve sensibilidade de 55.5% (15/27) e especificidade de 88% (30/34). Em síntese, neste estudo piloto os dados gerados mostram que o anticorpo teste não reage de forma cruzada com o NS1-DENV e pode ser um alvo interessante para detecção do NS1-ZIKV, porém testes adicionais são necessários com o intuito de otimizar a sua sensibilidade.ItemTrabalho de conclusão de curso Análise da positividade dos vírus influenza A/B associados a casos de mono e coinfecção entre o SARS-CoV-2(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-26) Gomes, Ana Julia Chaves; Rahal, Paula [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Os vírus influenza A e B ocasionam surtos, epidemias de gripe sazonal e pandemias. No Brasil, geralmente, ocorre epidemia sazonal de gripe entre abril e outubro. As epidemias acontecem justamente pela capacidade dos vírus influenza sofrerem mutações antigênicas, acarretando diminuição da resposta imune celular. A vista disso, em 2019 houve notificação de 39.190 casos confirmados de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), incluindo 5.714 casos de influenza com predomínio dos vírus influenza A H1N1 (pdm09) (3.399), seguido de influenza A H3N2 (894), influenza A não subtipado (772) e influenza B (694). Possivelmente, o fator contribuinte para esse cenário de transmissão rápida foi a baixa cobertura vacinal nos últimos dois anos no país, com 71,2% do grupo alvo vacinado em 2021 e 82% em 2020. De fato, no final de 2021 a situação tornou-se ainda mais preocupante diante do aparecimento dos surtos com a nova cepa do subtipo A (H3N2), durante a pandemia de SARS-CoV-2. Esse panorama nos despertou o interesse e mostrou a relevância em se pesquisar subnotificações dos vírus influenza nos casos clínicos suspeitos da COVID-19. Para o monitoramento epidemiológico e controle de casos clínicos tornou-se importante determinar a positividade dos vírus influenza A e B em amostras com resultados de RT-PCR em tempo real negativas e positivas para o SARS-CoV-2. Consequentemente, amostras nasofaríngeas de profissionais da saúde e contactantes com suspeita clínica de COVID-19, oriundas do município de São José do Rio Preto-SP, e representativas da primeira onda epidêmica da COVID-19, foram incluídas no presente estudo. Um total de 901 amostras nasofaríngeas fizeram parte da triagem laboratorial, resultando em 81.3% (733/901) de negatividade para o SARS-CoV-2. Dentre essas amostras negativas, houve 1.9% (14/733) de positividade para o vírus influenza A, enquanto 0.13% (1/733) foram positivas para o vírus influenza B. Em relação as amostras SARS-CoV-2 positivas, o índice de coinfecção foi de 1.7% (3/168) para o vírus influenza A. Dados de análise da associação da positividade viral relacionado ao sexo, idade e período de coleta, mostraram associação negativa entre a faixa etária de 10-19 anos com a infecção pelo SARS-CoV-2 (p<0,01). Em suma, os dados evidenciam a circulação dos vírus influenza A e B entre as amostras de indivíduos com suspeita clínica de COVID-19. Portanto, os dados aqui gerados contribuem na determinação do perfil epidemiológico destes vírus na presente região de estudo.ItemTrabalho de conclusão de curso Estudos de trombos recuperados de pacientes após Isquemia Cerebral (Acidente Vascular Isquêmico Cerebral – AVCI)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-23) Ricci, Júlia Camargo; Oliani, Sonia Maria [UNESP]; Sousa, Stefanie Oliveira; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O acidente vascular cerebral (AVC) é a segunda maior causa de morte no Brasil e no mundo, e a principal causa de incapacidade funcional. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), cerca de 87% dos casos de AVC é do tipo isquêmico (AVCI), ou seja, ocasionado pela obstrução de uma artéria cerebral por um coágulo, reduzindo ou interrompendo o aporte de oxigênio. A isquemia pode provocar inflamação excessiva, com danos cerebrais consideráveis. Assim, avaliar a heterogeneidade dos trombos de pacientes com AVCI e a participação da proteína anti-inflamatória Anexina A1 (ANXA1) foi importante, principalmente pelo papel fundamental desta proteína como elemento regulatório das diversas funções celulares. Com este objetivo de análise, diferentes amostras de trombos foram coletadas de pacientes após procedimento de Trombectomia Mecânica e analisadas por técnicas histológica e imuno-histoquímica. Os resultados obtidos mostram que os trombos de AVCI apresentam alta heterogeneidade, com regiões ricas, principalmente, em fibrinas densas, plaquetas, leucócitos e glóbulos vermelhos. Os trombos ricos em fibrina apresentam aumento de leucócitos em relação aos trombos ricos em eritrócitos. Ainda, nossos resultados mostram que os leucócitos, nos trombos analisados, expressam a proteína ANXA1. Este fato pode representar um avanço nas investigações relacionadas da ANXA1 com os mecanismos envolvidos no processo isquêmico. Os resultados obtidos neste estudo são relevantes para a compreensão dos mecanismos envolvidos neste processo, contribuindo como estratégia de tratamento e na confirmação etiológica do AVCI.ItemTrabalho de conclusão de curso Perfilamento humano através do uso de algoritmos computacionais para processamento da voz(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-11) Balbino, Gustavo Fernando; Guido, Rodrigo Capobianco [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Perfilamento humano através da voz pode ser definido como o processo de estimar características pessoais de um indivíduo utilizando sua voz. Um ato muito comum entre humanos é construir a imagem de alguém somente ouvindo sua fala. Com o avanço da tecnologia, tornou-se possível o emprego de métodos para realizar tais predições de maneira computacional, sendo exequível a dedução parâmetros físicos, geográficos, emocionais, médicos, sociais, etc. de indivíduos, por meio de sinais digitais produzidos por sua voz, com o intermédio técnicas de aprendizado de máquina aplicadas a classificadores. O presente projeto explora esse campo de estudos, e busca desenvolver uma aplicação, com base em técnicas de processamento de sinais digitais, extração de características e classificadores, que seja capaz de realizar estimativas acerca dos seguintes atributos físicos e fisiológicos dos seres humanos: altura, peso, faixa etária e sexo, utilizando-se somente de gravações digitais de áudio contendo uma pronúncia de texto pré-definido.