Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto

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  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Métodos de ensino de Física para a dupla condição: a utilização da BNCC em enriquecimentos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-21) Ribeiro, Lucas Bernardo; Rondini, Carina Alexandra [UNESP]
    O indivíduo com dupla condição apresenta capacidades superiores em uma ou mais áreas, que ocorrem conjuntamente a deficiências ou condições tidas como incompatíveis com essas capacidades, que podem ser de ordem psiquiátrica, educacional, sensorial e/ou física. Estudantes com essa característica podem, frequentemente, se sentir desanimados e desapontados com o cronograma do ensino regular, já que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não aborda estratégias específicas para o ensino de estudantes superdotados. Isso pode deixar as escolas e os professores sem orientação clara sobre como atender melhor esses estudantes, tornando, por vezes, o ensino repetitivo e monótono. Dentro dessas características, encontra-se Pedro, de 12 anos, e Bianca, de 14, estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, respectivamente. Ambos possuem a identificação formal de altas habilidades ou superdotação (AH/SD), Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Processamento Sensorial (TPS), entretanto, Pedro ainda possui Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), e Bianca, Transtorno de Ansiedade Social (TAS). Este documento teve como objetivo descrever as expressões e indicadores marcantes das condições desses estudantes e utilizar habilidades específicas da área de Física para o enriquecimento curricular, garantindo que o conteúdo estivesse alinhado com os padrões educacionais nacionais. Os resultados obtidos não apenas desvelaram os desafios da coexistência das condições de Pedro e Bianca, mas também destacaram ser promissor o método escolhido para o enriquecimento.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Monitoramento de Influenza Aviária em aves da região de São José do Rio Preto
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-21) Garcia, Yasmin Luisa Neves Lemes; Rahal, Paula [UNESP]; Calmon, Marilia de Freitas; Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente
    O vírus Influenza A da gripe aviária foi responsável por diversas pandemias e epidemias ao longo dos anos, propagando-se rapidamente, sendo responsável pela morte de diversas espécies aviárias e mamíferos, incluindo o ser humano. Recentemente, houve um aumento do número de surtos e da taxa de mortalidade em espécies aviárias e mamíferos, gerando alerta principalmente nos países da América Latina e Caribe. Posto isto, o controle da doença e mecanismos legais de trocas de informação são importantes para tomadas de decisões, principalmente porque o Brasil é o maior exportador global de frango e a propagação da gripe aviária no país pode causar um grande impacto econômico, assim como um grande risco devido ao potencial zoonótico do vírus. Desta forma, o objetivo do trabalho foi analisar a presença de Influenza A em espécies aviárias da região de São José do Rio Preto – SP. As amostras de swab orofaríngeos/cloacais provenientes das aves que chegam ao Zoológico Municipal foram coletadas para análise. No ambiente laboratorial, as amostras foram extraídas por Trizol visando a obtenção do RNA total da amostra. Posteriormente foi realizada a amplificação por meio de RT-qPCR. No entanto todas as amostras apresentaram resultado negativo para presença do vírus Influenza A
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    Densitometria nuclear de eritrócitos de Leptodactylus podicipinus (Anura: Leptodactylidae) como ferramenta para avaliar efeitos da urbanização em anuros
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-07) Costa, Mateus Oliveira Queiroz; Belussi, Lilian Franco [UNESP]
    A urbanização é um fenômeno causado por seres humanos que altera drasticamente o ambiente em que os animais vivem, podendo resultar em mudanças morfológicas e fisiológicas. O presente estudo tem como objetivo verificar se há alterações nos eritrócitos de Leptodactylus podicipinus que vivem em áreas urbanas com alta influência antrópica. Para isso, foi coletado o sangue de 20 machos adultos de L. podicipinus, uma espécie com rostro-cloacal de aproximadamente 33 a 45 mm, apresentando peso médio de 4,35 + 0,60g no ambiente referência e peso médio de 2,64 + 0,29g no ambiente urbano. O ambiente de referência escolhido foi a região do Passo do Lontra da Base de Estudos do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com baixa influência antrópica, enquanto o ambiente urbano escolhido foi a cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. As imagens de esfregaços sanguíneos foram analisadas no microscópio em conjunto com o aplicativo ImageJ para determinar a densidade óptica integrada e o volume nuclear dos eritrócitos dos exemplares coletados, possibilitando verificar se há ou não alterações nos parâmetros dos eritrócitos devido a influência da urbanização neste aspecto. Os resultados indicam que o volume nuclear é semelhante entre os exemplares de ambos os ambientes, porém há diferença notável na densidade óptica integrada nuclear entre eles, com os espécimes do ambiente urbano apresentando menores densidades nucleares (P<0,0001). Isso indica que houveram alterações na estrutura nuclear associada ao ciclo celular eritrocitário, as quais podem estar relacionadas às ações antropogênicas do ambiente, corroborando com a hipótese de que a urbanização afeta os anuros ali presentes. Essas alterações nos eritrócitos podem comprometer a fisiologia desses animais e podem ser utilizadas como bioindicadores ambientais.
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    Relatório de estágio supervisionado na Fundação Projeto Tamar
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-08) Vizioli, Lara Canato; Florindo, Luiz Henrique [UNESP]; Pertersen, Landis Vinicius; Fundação Projeto Tamar
    Neste trabalho são descritas as atividades desenvolvidas, com relação ao estágio supervisionado obrigatório, realizado na Fundação Projeto Tamar, na base da Praia do Forte, Bahia, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP. O estágio foi realizado no período de abril a junho, e as atividades realizadas permitiram aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso, principalmente provenientes de disciplinas como: anatomia, química geral, ecologia de comunidades, ecologia de populações, ecologia de ecossistemas, ecologia de campo, fisiologia geral e comparada, comportamento animal, ecofisiologia animal, planejamento e gestão ambiental, biologia da conservação, evolução, zoologia e biogeografia. O estágio foi realizado na área de educação ambiental, porém, também foram executadas algumas atividades de auxílio no manejo dos animais, dentro da atuação da Fundação em questão, ou seja, conservação de animais marinhos, em especial as espécies que ocorrem no Brasil, com foco em tartarugas marinhas.
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    Testando o efeito da estimulação táctil sobre o comportamento agressivo do peixe Betta splendens
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-05) Martines, Mariana Helena Baptista; Freitas, Eliane Gonçalves de [UNESP]; Gauy, Ana Carolina dos Santos
    Com mais de 31.000 espécies, os peixes apresentam a maior diversidade entre o grupo dos vertebrados e desempenham papéis cruciais na pesca, aquicultura, pesquisa científica e como animais de estimação. O Antropoceno intensifica a preocupação com o impacto das atividades humanas sobre o bem-estar animal, por conseguinte, a estimulação táctil corporal (semelhante a massagens terapêuticas) tem sido utilizada como enriquecimento sensorial para melhorar o bem-estar em teleósteos, pois aumenta a taxa de crescimento, reduz o estresse e a agressividade em algumas espécies. No entanto, as respostas à estimulação podem variar com base no comportamento natural da espécie. O estudo se concentra em Betta splendens, o famoso peixe beta, conhecido por seu comportamento agressivo, resultante de seleção artificial. Neste trabalho, foram examinados os efeitos da estimulação táctil prolongada no comportamento agressivo dos peixes beta. Utilizamos um dispositivo feito com estrutura retangular de PVC preenchida por hastes plásticas verticais contendo cerdas de silicone nas laterais. Introduzimos o aparato no centro do aquário. Os peixes receberam estimulação táctil ao atravessarem por entre as cerdas. Um aparato semelhante, mas sem as cerdas, foi utilizado como controle. Machos adultos isolados foram testados em tratamentos com e sem estimulação táctil (N = 10 cada) por 21 dias. A agressividade foi avaliada pelo teste do espelho (10 min) antes e após esse período. Não encontramos diferença significativa entre os tratamentos. Dentro dos tratamentos observamos aumento de exibição lateral nos peixes do grupo com estimulação táctil. Entretanto, observamos aumento da ondulação caudal, redução das mordidas e aumento da latência para o primeiro ataque no grupo sem estimulação. Os resultados sugerem que, ao contrário de outros estudos do mesmo gênero em tilápias, a estimulação táctil não resultou em um impacto significativo na redução da agressividade nos peixes beta. Isso pode estar relacionado ao tempo de estimulação, ao comportamento isolado natural dos bettas e à longa história de seleção artificial para agressividade.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Novos registros de Titanosauria (Saurischia, Sauropoda) da Bacia Bauru
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-05) Martins, Jhonata Henrique Araújo; Piranha, Joseli Maria [UNESP]; Iori, Fabiano Vidoi
    Sauropoda foi um dos grandes grupos de dinossauros mesozoicos. São caracterizados por pescoços e caudas longos e hábitos herbívoros. Surgiram no Período Jurássico e sucumbiram na extinção Cretáceo-Paleogeno. Muitos Sauropoda atingiram tamanhos colossais, especialmente os titanossauros do Cretáceo Superior. Esse clado é bastante representativo na América do Sul, especialmente na Argentina e Brasil. Nos estados de São Paulo e Minas Gerais seus fósseis são abundantes, porém quase sempre representados por elementos isolados, sendo raros esqueletos articulados e materiais cranianos. Na região de São José do Rio Preto (SP), em rochas do Grupo Bauru, são comuns as ocorrências de restos de tetrápodes. Deste contexto são oriundos fósseis da coleção do Museu de Ciência do Sistema Terra (CRECIST) do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE-UNESP), dos quais alguns são os objetos de análise deste estudo. O trabalho teve como objetivo a identificação, descrição e classificação de materiais inéditos de Sauropoda da coleção, com o intuito de produção científica e exposição dos materiais. Foram identificadas quatro vértebras (uma cervical e três caudais). Nas vértebras observam-se vários caracteres importantes tanto nos centros como nos arcos neurais. A descrição de processos, zigapófises, sulcos e pleurocelos subsidiou o diagnóstico da classificação de cada material. O tamanho das vértebras e dos ossos apendiculares analisados é similar ao observado em outros Sauropoda já descritos para o Grupo Bauru e um indicativo que se trata de Titanosauria. Realizando a comparação com outros materiais já publicados na literatura, chegou-se à conclusão de que possam ser de fato titanossauros, todavia mais estudos necessitam ser realizados.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Identificação de Influenza Aviária e Newcastle em amostras de esgoto da região de São José do Rio Preto
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-04) Sinhorini, Paola Ferraz; Rahal, Paula [UNESP]; Costa, Vivaldo Gomes da
    O Brasil ocupa o 2º lugar no ranking de exportação de frango do mundo. Essa posição detém uma boa parte da economia do país. Dessa forma, doenças que afetam as aves nas granjas são de suma importância e requerem investigação, pois o acometimento dos frangos por doenças mortais causa enormes prejuízos na economia. Duas doenças de grande importância na avicultura são a Influenza Aviária e a doença de Newcastle. No caso de ambas as doenças, se as aves forem infectadas, todo o plantel deve ser sacrificado, devido à alta capacidade de transmissão do vírus e sua consequente mortalidade. As duas doenças são transmitidas principalmente por aves migratórias silvestres para aves domésticas. Isso gera grande preocupação no comércio avícola, uma vez que essas aves não têm controle de entrada e saída no país. Portanto, uma das maneiras mais eficazes de monitorar a presença do vírus no país é por meio da análise e detecção de material genético em águas residuais, uma vez que os resíduos urbanos se concentram nelas e que, atualmente são consideradas, uma ferramenta de alerta precoce para o monitoramento e a tendência de infecção de diversas doenças virais. Além disso, a vigilância de águas residuais permite a detecção de doenças que acometem a população antes mesmo de gerar sintomas, possibilitando assim, uma profilaxia caso seja detectada. Assim, o objetivo deste estudo é identificar a presença do vírus da Influenza aviária e Newcastle em amostras de esgoto bruto da cidade de São José do Rio Preto ao longo de 12 meses, comparando os resultados com a sazonalidade. Para isso, foram analisadas 52 amostras correspondentes a cada semana durante um ano, de setembro de 2022 a setembro de 2023. Primeiramente, foi realizada a clarificação dessas amostras para a formação do pellet viral, seguida pela extração de RNA. Ao final, foi conduzido o PCR em tempo real para os dois vírus, com a utilização de controles positivos e controle exógeno (Pepper Mild Mottle Virus). Ao término do estudo, todas as 52 amostras resultaram negativas para os dois vírus, e o controle exógeno positivou conforme o esperado, evidenciando o sucesso deste estudo piloto na vigilância ambiental contra os vírus da doença de Newcastle e da Influenza aviária.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Caracterização taxonômica de populações de cianobactérias de crostas biológicas da Caatinga
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-12) Farinha, Pedro Matos; Branco, Luis Henrique Zanini [UNESP]
    Crostas biológicas de solo (biocrostas) são o resultado da íntima interação entre partículas de solo e organismos como cianobactérias, algas, bactérias, fungos, etc, que residem nos ou diretamente sobre os milímetros mais superficiais do solo. Essas crostas são importantes no funcionamento do ecossistemas que estão presentes por estabilizarem a superfície do solo, fixarem carbono e nitrogênio, influenciarem nos ciclos regionais da água e por terem diversos efeitos na germinação e crescimento de plantas. As cianobactérias são importantes membros das biocrostas pois estabilizam e fertilizam o solo. Esses microrganismos são procariotos, fotossintetizantes e unicelulares ou multicelulares que ocorrem em ambientes aquáticos e terrestres. As biocrostas tem um desenvolvimento mais evidente em ecoregiões áridas e semiáridas por conta das habilidades limitadas de desenvolvimento sob a superfície do solo dos organismos que as compõem. Um exemplo de região semiárida no Brasil é a caatinga na qual são poucas as informações sobre ocorrência, composição e ecologia das biocrostas, mas em anos recentes mais estudos vêm sendo conduzidos. Por isso, a caatinga foi escolhida para a realização deste estudo. As amostras de solo contendo crostas biológicas foram coletadas em Pernambuco no município de Belém do São Francisco, delas foram analisadas morfologicamente 18 populações de cianobactérias que resultaram em duas ordens, 10 gêneros e cerca de 15 espécies.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Utilização de pigmentos vegetais para produção de tintas como metodologia interdisciplinar alternativa para o ensino de botânica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-29) Leite, Alexia Correa Pereira; Santana, Maria Paula Martins; Branco, Luis Henrique Zanini [UNESP]
    Cegueira botânica é um termo que se refere a incapacidade das pessoas de perceberem as plantas ao seu redor, o que afeta diretamente no entendimento da importância dos vegetais para a vida no planeta. Isso, consequentemente, repercute no ensino de Botânica, que muitas vezes ocorre de forma descontextualizada ao cotidiano dos alunos, focando somente na memorização de termos técnicos. Ainda, a falta de aulas práticas que promovam a manipulação das plantas é um problema recorrente. À vista disso, o presente trabalho teve por objetivo avaliar a eficácia de uma metodologia interdisciplinar diferenciada para o ensino de Botânica, que envolveu a produção de tintas feitas a partir de pigmentos vegetais. Em um primeiro momento, as estagiárias passaram por um período de observação das aulas, com o intuito de compreenderem a dinâmica da sala de aula e aspectos relacionados com a prática docente. Posteriormente, ocorreu o período de regência, no qual abordou-se sobre os plastídios e pigmentos vegetais, de forma interdisciplinar com História, Arte, Física e Química. Ao final do trabalho, verificou-se que a interdisciplinaridade pode auxiliar na aprendizagem e na aproximação dos conteúdos com a realidade dos alunos, os quais se mostraram interessados pelas aulas, participando tanto das teóricas, como das práticas.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Interface gráfica para simulação de Sistemas Exascale
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-16) Barroso, João Pedro Resende; Manacero, Aleardo [UNESP]
    O crescimento de sistemas distribuídos de larga escala tem acelerado exponencialmente nos últimos anos, chegando até o nível de exascale. Por causa do custo de aluguel de sistemas desse tamanho, a simulação pode ser uma alternativa barata e eficiente para a avaliação de seu desempenho. Este trabalho tem como objetivo o estudo sobre sistemas exascale e o aperfeiçoamento do simulador iSPD (iconic Simulator of Parallel and Distributed Systems) de forma que seja possível a modelagem de sistemas de larga escala, assim como a visualização de resultados provenientes das simulações de forma coerente, permitindo assim que qualquer usuário sem conhecimento de programação consiga fazer uma simulação.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Introdução à microbiologia no ensino de ciências da natureza e suas tecnologias: aproximação entre a teoria e a realidade dos estudantes
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-05) Ferreira, Laurielle do Prado; Mazarini, Giulia Panula; Rahal, Paula [UNESP]; Silva, Alana Della Torre da
    A microbiologia é a ciência destinada ao estudo de organismos microscópicos, como as bactérias, fungos, protozoários e vírus, e suas atividades biológicas. Com o desenvolvimento da microbiologia descobriu-se que os microrganismos estão relacionados com a causa das doenças infecciosas e, como forma de prevenção, viu-se a necessidade de melhorias nas condições de saneamento básico e higiene. O ensino de microbiologia já está presente na Educação Básica, especialmente nas disciplinas de Ciências, ou seja, no Ensino Fundamental. Porém, deveria ser ainda mais explorado nas aulas de Biologia do Ensino Médio, conteúdo esse que não está previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para esse período escolar. Além disso, a pandemia do Covid-19, que aconteceu entre 2019 e 2023, foi um evento que despertou a curiosidade da população acerca dos vírus, especialmente, e levantou diversas dúvidas da população, muitas das quais poderiam ter sido evitadas ou sanadas se o ensino de microbiologia nas escolas fosse ministrado de forma eficiente, através de metodologias ativas. Por essas razões, o presente trabalho teve como objetivo produzir uma proposta de sequência didática para abordar temas relacionados à microbiologia no Ensino Médio de forma ativa, teórica e prática, de acordo com a realidade social e estrutural da escola. Após o período de observação das aulas de Ciências da Natureza na escola escolhida, iniciou-se o período de regência por meio da elaboração de aulas expositivas, atividades práticas e questionários sobre a estrutura celular, morfologia e nomenclatura dos microrganismos, assim como sobre doenças causadas por eles. Com a realização dessas atividades, pôde-se observar a necessidade e a importância de se lecionar sobre microbiologia para o Ensino Médio, em especial, para os terceiros anos, uma vez que a aprendizagem desse tema contribui para o desenvolvimento de uma consciência coletiva acerca da responsabilidade de cada um em colaborar para promoção do bem-estar social. Concluiu-se, por fim, que a escola ocupa lugar de destaque na formação e na socialização dos adolescentes, constituindo também um contexto privilegiado de proteção, por seu potencial na promoção da saúde integral do aluno.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Educação sexual no ensino médio: aspectos anato-fisiológicos e psicológicos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-21) Motta, Mariana Felisberto Vilas Boas; Martins, Quéren Cristina Delboni; Martins, Raul Aragão [UNESP]; Nogueira, Vânia da Silva dos Santos
    A sexualidade é uma dimensão fundamentalmente humana, marcada por múltiplas definições e experiências que se encontram intimamente relacionadas à natureza, à subjetividade individual e à influência cultural. No entanto, a predominância de uma perspectiva médico-biologista da sexualidade tem frequentemente prejudicado a integração da Educação Sexual como parte essencial da educação global de um indivíduo. Historicamente, essa abordagem é reforçada, e até os dias atuais, existe um tabu significativo em torno desse assunto. Diante desse contexto, o objetivo deste trabalho foi tornar o conhecimento sobre educação sexual e sexualidade acessível aos alunos do Ensino Médio. Pretendeu-se promover discussões sobre diversos tópicos, incluindo aspectos fisiológicos e anatômicos dos aparelhos reprodutores masculino e feminino, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), gravidez não planejada, autoconhecimento e compreensão do prazer. Esses tópicos foram abordados por meio do projeto implementado durante o Estágio Curricular Supervisionado. Nesse projeto, as estagiárias tiveram a oportunidade de observar a dinâmica das aulas de biologia, ministrar aulas teóricas, desenvolver atividades práticas. As atividades práticas, como o jogo "JOGO: EAI, É VERDADE?" e o questionário na plataforma "Plickers", permitiram explorar os conhecimentos prévios dos alunos, esclarecer diversas dúvidas relacionadas à sexualidade e avaliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos. Após a análise dos resultados, somados às interações e ao comprometimento dos alunos com essas atividades, a dupla de estagiárias concluiu que o conteúdo foi transmitido com sucesso, fornecendo aos alunos uma compreensão fundamental para sua formação acadêmica e pessoal. De forma geral, a experiência desse estágio teve um impacto extremamente positivo na formação das estagiárias como futuras educadoras e a interação com os alunos foi muito construtiva, os conteúdos foram abordados de forma abrangente e as discussões foram produtivas.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Simulação de sistemas exascale usando time warp
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-16) Fares, Ricardo Trivizan; Manacero Junior, Aleardo [UNESP]
    A análise de sistemas computacionais exascale, quando feita por sua simulação exige enorme custo computacional e de tempo que inviabiliza sua análise em simuladores sequenciais dependendo do nível de detalhamento da simulação. À vista disso, a simulação distribuída torna propício a análise de tais sistemas complexos. Entretanto, a partilha da simulação em um sistema distribuído origina o problema da sincronização. Assim, este trabalho propõe a extensão do simulador iSPD (iconic Simulator of Parallel and Distributed Systems) usando o protocolo de sincronização otimista Time Warp viabilizando a simulação de sistemas exascale em tempo hábil.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Concepções de familiares sobre conflitos interpessoais na educação básica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 0006-10-23) Souza, Mariane Tavares de; Barboza, Lucas Leonardo; Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da [UNESP]
    Em decorrência do isolamento social em função da pandemia de Covid-19 no ano de 2020, as atividades escolares passaram a ser realizadas em ambiente doméstico. Professores, alunos, familiares tiveram que adaptar-se ao processo de ensino e aprendizagem a distância. Esta pesquisa objetivou investigar os tipos e possíveis causas de conflitos que aconteceram durante a realização das atividades pedagógicas de forma remota e como os familiares dos estudantes perceberam e lidaram com isso. Foi realizada revisão bibliográfica e pesquisa de abordagem qualitativa. Neste estudo, adotamos o conceito de conflitos de Lugli (2018), que descreve “o termo “conflito” que vem do antigo latim: conflictus significa chocar e está relacionado a forças opostas.” Afirma que eles são intrínsecos ao ser humano e defende o conflito como um ato integral de relações cognitivas, afetivas e sociais. Assim, foi elaborado um roteiro de entrevista semiestruturada e selecionadas duas escolas do interior de São Paulo: uma instituição privada e uma pública. No decorrer da pesquisa, familiares apontaram que o ambiente doméstico, nos períodos de pandemia, tornou-se espaço de estudo, convivência e demais atividades cotidianas, fato que, para a maioria dos responsáveis, prejudicou o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, uma vez que, esses espaços, em sua maioria, não tinham locais reservados ou adequados para a realização das atividades escolares. Como afirma Antônio Nóvoa (2019), as tendências recentes de uma “domesticação” da escola, isto é, de um regresso da educação aos espaços “domésticos” é um retrocesso imenso numa visão humanista que se destina a educar todos com todos.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Detecção de abuso em dns: verificação de concept drift e automação de retreino utilizando Apache Airflow
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-14) Scavazini, Gabriel Zancheta; Cansian, Adriano Mauro [UNESP]
    O sistema de DNS é uma estrutura crucial na internet mundial, e são organizados de forma hierárquica a partir de sistemas distribuidos. No Brasil, que conta com mais de 5 milhões de domínios registrados, abusos como DNS Hijacking, Cache Poisoning e amplificação de DNS podem ocorrer diariamente. Para combater tais ações, práticas de coleta de dados passivos são utilizadas, que, por sua vez, são processadas por meio de machine learning para detectar e parar abusos automaticamente. Contudo, o modelo de aprendizado de máquina utilizado atualmente não é incremental e com o passar do tempo gera concept drift. Então, para identificar o concept drift, são utilizados métodos estatísticos ou baseados em janelas. Quando detectados, o controle de fluxo por meio de Apache Airflow, um gerenciador de workflow, aciona o retreinamento de máquina por meio de DAGs (grafo acíclico orientado). Portanto, criando assim um fluxo automatizado de execução tornando o modelo incremental.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Relatório final de estágio curricular supervisionado Programa de bem-estar animal do Zoobotânico de São José do Rio Preto
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-09) Oliveira, Fábio Albuquerque de; Guerra Neto, Guilherme; Casatti, Lilian; Zoológico Municipal de São José do Rio Preto
    A crescente preocupação com o bem-estar animal nos zoológicos modernos ampliou a visão acerca da necessidade e propósitos dessas instituições, ressaltando os papeis de educação ambiental, pesquisa científica e conservação da vida silvestre ex situ, os pilares que justificam a existência de tais empreendimentos de fauna. Diante da demanda em estabelecer níveis ótimos de estado de bem-estar de animais em cativeiro, a posição de biólogo ganha valor e passa a ocupar função fundamental dentro de zoológicos. Visto isso, o presente relatório tem como objetivo descrever as atividades realizadas durante o estágio curricular supervisionado obrigatório do curso de bacharelado em Ciências Biológicas, realizado entre os meses de março a novembro de 2023, no Zoobotânico de São José do Rio Preto, cujo programa de bem-estar animal conta com estagiários graduandos em Ciências Biológicas para realizar a implementação de enriquecimentos ambientais semanais com todo o plantel, condicionamento animal com 36 animais, manutenção de biotério e limpeza e elaboração de ambientações em recintos de serpentes.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Usabilidade em plataformas com conteúdo audiovisual científico
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-07) Mesquita, Cintia Braz; Santos, Adriana Barbosa [UNESP]
    A divulgação científica é a comunicação do conhecimento científico para um público não especializado e é de grande importância para a inovação e o fortalecimento da pesquisa científica. O formato audiovisual traz uma nova possibilidade na divulgação científica, com o potencial de alcançar um público maior e mais diversificado, democratizar o conhecimento e trazer reconhecimento para os pesquisadores. Para isso, são necessárias ferramentas para disponibilizar o conteúdo audiovisual de forma acessível e aberta, sendo a usabilidade um fator fundamental para o sucesso dessas ferramentas. Este trabalho buscou identificar requisitos para a usabilidade de interfaces com conteúdo audiovisual científico, enfocando direcionar o desenvolvimento dessas interfaces. Como resultado são apresentadas 25 métricas de usabilidade mediante uma escala de prioridades e medidas de usabilidade, baseadas na literatura. Por fim, foi realizada uma avaliação empírica de cinco plataformas web e cinco aplicativos para dispositivos móveis quanto ao grau de adequação de suas interfaces. Os resultados permitem identificar quais apresentam mais deficiências na interface quanto à usabilidade.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Busca de ligantes peptídicos para modulação de atividades da toxina exfoliativa C (ExhC) de Mammaliicoccus sciuri
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-28) Cerbino, Luís Eduardo de Almeida Passos; Arni, Raghuvir Krishnaswamy [UNESP]; Calil, Felipe Antunes [UNESP]
    Mammaliicoccus sciuri é uma bactéria (família Staphylococcaceae) patogênica e comensal. É o agente etiológico da epidermite exsudativa em suínos principalmente por causa da toxina exfoliativa C (ExhC). A ExhC de M. sciuri também causa exfoliação epidérmica em ratos recém-nascidos, necrose em fibroblastos renais de hamsters recém-nascidos (BHK-21), e inibição da ação fagocitária por macrófagos RAW 264.7. Essas duas últimas propriedades são até o momento desconhecidas para as demais toxinas exfoliativas (ETs) produzidas por bactérias do gênero Staphylococcus. Recentemente, a produção de fragmentos recombinantes da ExhC permitiu concluir que interações específicas no domínio contendo certos resíduos de aminoácidos são responsáveis pela atividade necrótica. O objetivo principal é encontrar ligantes peptídicos, através da técnica Phage Display, que possam inibir as diferentes atividades da ExhC, além da busca por meio da ferramenta BLAST (Basic Local Alignment Search Tool) de proteínas celulares parceiras envolvidas nestes efeitos, favorecendo a compreensão dos mecanismos de ação. A primeira etapa da purificação (afinidade) gerou uma amostra com alto grau de pureza, com exceção de um contaminante de peso molecular superior ao da proteína de interesse. A segunda etapa da purificação eliminou o contaminante, além de gerar uma amostra com um único estado oligomérico. O rendimento da proteína foi de aproximadamente 10 mg/L de cultura. O gel de poliacrilamida com amostras da purificação por níquel e por exclusão de tamanho foi utilizado para mostrar as etapas de purificação. A proteína apresentou atividade catalítica mantida, comparado a estudos anteriores. O Phage Display identificou 73 peptídeos contra ExhC Selvagem e 49 peptídeos contra ExhC Mutante (sítio necrótico). 6 peptídeos foram selecionados considerando o hospedeiro e função da proteína parceira, além da posição em superfície e forma do peptídeo. Os resultados deste trabalho demonstram sucesso nos processos de transformação, expressão e purificação da proteína ExhC. Os ensaios de MTT com a ExhC em linhagem BHK-21 confirmaram que a necrose celular causada por ExhC de M. sciuri é dependente não apenas da concentração dessa proteína, mas também do tempo de incubação celular. Nos ensaios de atividade exfoliativa não se observou modulação para os peptídeos testados. Contudo, os primeiros resultados dos ensaios celulares com células BHK-21 sugerem modulação da atividade necrótica da ExhC quando certos peptídeos estão presentes.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    O Processo de ensino e aprendizagem de Botânica no ensino médio sob uma nova perspectiva
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-14) Risso, Carolina; Luiz, Matheus Zaniboni; Ferreira, Tais Paulino; Bittencourt Junior, Nelson Sabino [UNESP]; Escola Estadual Deputado Bady Bassit
    O Novo Ensino Médio (NEM) estrutura-se conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de caráter normativo que delimita as aprendizagens essenciais e as divide em competências, servindo como referência obrigatória de estruturação curricular para as redes de ensino. Tais competências são alcançadas a partir de habilidades, desenvolvidas tanto no âmbito da formação geral básica quanto no âmbito dos itinerários formativos. A Botânica, enquanto área de conhecimento da disciplina de Biologia, está reduzida ou ausente durante o NEM, a depender do itinerário formativo escolhido pelo aluno. Ainda, o processo de ensino-aprendizagem de Botânica durante a educação básica é marcado por diversos entraves. Dentre os principais desafios, destaca-se a falta de proximidade entre o conteúdo teórico e a realidade do aluno e a metodologia de ensino tradicional, que se reduz em decorar nomes científicos, tornando o processo de ensino-aprendizagem enfadonho para os alunos. Dessa forma, o presente trabalhou buscou abordar a Botânica no NEM sob uma perspectiva filogenética, objetivando diminuir a aversão dos alunos ao tema e tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e atrativo para os alunos. Para isso, durante o ano, foi feito o período de observação e o período de regência, no qual os graduandos elaboraram uma sequência didática que combinou aulas expositivas, aulas práticas, pesquisas em grupo e elaboração de cartazes informativos. Ao final do projeto, os alunos relataram que a sequência didática proposta os auxiliou na compreensão do conteúdo teórico de botânica. Conclui-se assim que os alunos tiveram grande aproveitamento das aulas, demonstrando que as atividades práticas auxiliaram para a fixação e revisão dos conceitos apresentados em aulas expositivas.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Expressão da Anexina A1 na progressão tumoral em camundongos TRAMP e sua modulação pelo ácido docosahexaenóico
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-06) Martins, Lucas Pagliuca; Góes, Rejane Maira; Amaro, Gustavo Matheus; Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
    O câncer de próstata (CaP) figura entre as principais causas de mortalidade em homens. A dieta e a inflamação afetam diretamente o risco de desenvolvimento do CaP. Evidências demonstram que o ácido docosahexaenóico (DHA), um ácido graxo ômega-3, apresenta um potente efeito anti-tumoral sobre o CaP, embora seus mecanismos de ação não sejam bem conhecidos. Ainda, a anexina A1 (ANXA1), uma proteína anti-inflamatória, tem sido associada aos prognósticos de diferentes tipos de câncer, contudo, seu papel no câncer de próstata ainda não está claro. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a expressão tecidual da ANXA1 ao longo da progressão tumoral em camundongos transgênicos para o adenocarcinoma de próstata (TRAMP). Foi examinado se a dieta enriquecida com ácido docosahexaenóico (d-DHA) afeta a expressão de ANXA1 e as consequências para a progressão do CaP nesse modelo, em especial no que se refere ao processo de transição epitélio-mesenquimal (TEM). Assim, camundongos TRAMP foram divididos em quatro grupos experimentais: animais alimentados com dieta padrão e eutanasiados com 12 (C12) ou 18 semanas de vida (C18) e animais alimentados com dieta enriquecida com ácido docosahexaenóico a partir da 8ª semana de vida e eutanasiados com 12 (D12) ou 18 semanas de vida (D18). A próstata ventral ou tumores foram coletados e processados para inclusão em parafina ou para Western blotting. A expressão tecidual de ANXA1 e a frequência de células em proliferação (pHH3-positivas) foram avaliadas por imunohistoquímica, e as variações estimadas com base em análises de densitometria da marcação em áreas do epitélio saudável, neoplasias intra-epiteliais de baixo e alto grau, carcinoma in situ e no tumor bem diferenciado. Os níveis séricos de receptor de glicocorticóides (GR), expressão de ciclo-oxigenase-2 (PTGS2) e das caderinas E (CdE) e N (CdN) foram obtidos através de análises de Western blotting, e os níveis teciduais de prostaglandina E2 (PGE2) por ensaio de imunoabsorção enzimática (ELISA). A expressão da ANXA1 não varia de forma significativa com a progressão das lesões, com exceção ao aumento observado em neoplasias intra-epiteliais prostáticas de alto grau (HGPIN). Ainda, a ação anti-inflamatória do DHA, através da redução dos níveis de PTGS2, PGE2 e GR, e aumento da expressão de ANXA1, acarreta em atraso da progressão tumoral.