Faculdade de Medicina, Botucatu

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 69
  • Item
    Percepções do enfermeiro acerca da assistência diante de óbito fetal: uma revisão integrativa
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-06) Rodrigues, Natália; Minharro, Michelle Cristine de Oliveira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução: Ao se tratar do assunto concepção, gestação e nascimento de um novo ser humano há diversos ideais e planejamentos a cerca dessa temática que é paralela aos aspectos biológicos da gravidez. A morte de um concepto nesse contexto é uma quebra na continuidade da gestação e no que em cima disso estava sendo construído. O enfermeiro é um dos profissionais que mais estão ligados aos pacientes, devido a assistência integral e a proximidade dos cuidados, assim, espera-se que este esteja preparado, afim de gerar uma assistência de qualidade que seja positiva as reações de seus pacientes. Objetivo: Analisar com base na literatura publicada no período de 2012 a 2022 as percepções dos enfermeiros acerca da assistência a mulher diante do óbito fetal. Métodos: O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa de literatura, uma metodologia caracterizada por trazer uma análise de pesquisas que sintetizam o conhecimento acerca de determinado assunto. A busca foi realizada nas bases de dados PUBMED, na plataforma eletrônica SCIELO Brasil e na biblioteca virtual Bireme. O período de busca e coleta dos artigos a serem incluídos no estudo ocorreu em dezembro de 2022. Resultados: Os artigos selecionados para compor a revisão totalizaram a quantidade de oito, após avaliação dentro dos critérios estabelecidos. Compuseram o resultado desta pesquisa sete estudos qualitativos (87,5%), um estudo reflexivo (12,5%). Dentre os aspectos levantados pelos profissionais que mais foram encontrados, salienta-se o vínculo e a proximidade com a gestante e envolvidos, a necessidade de capacitação, preparo e treinamento para os profissionais, o receio e a falta de confiança frente essa situação, estrutura física e recurso financeiro e por último a ciência empregada a situação relacionada as percepções e emoções de seus pacientes. Considerações finais: A partir de oito estudos incluídos, responde-se as percepções dos enfermeiros que mais ficaram em evidência são: a necessidade do vínculo desse profissional com a paciente/família assistida; a insegurança desse profissional diante do fato ocorrido; o suporte e estrutura da instituição/gestão e a necessidade de um melhor preparo durante a sua formação e a existência da educação continuada e/ou permanente, para estar apto a prestar uma assistência de qualidade diante dessa situação.
  • Item
    Avaliação de risco de lesão por pressão em pacientes críticos: comparação entre escalas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-15) Bomfim, Ana Carolina Rodrigues; Abbade, Luciana Patrícia Fernandes [UNESP]; Castro, Meire Cristina Novelli; Velozo, Bruna Cristina; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução: As lesões por pressão são um evento adverso que causam grande impacto à hospitalização. O paciente crítico em unidade de terapia intensiva apresenta maior risco de desenvolvimento destas lesões, em razão da sua condição clínica-patológica de alta complexidade. Devido a isto foram desenvolvidas escalas para avaliação do risco de desenvolvimento de lesões por pressão em pacientes críticos, entre elas a CALCULATE e a escala EVARUCI. Objetivo: Avaliar a capacidade preditiva das escalas EVARUCI e CALCULATE para desenvolvimento de lesão por pressão em pacientes críticos adultos hospitalizados em Unidade de Terapia Intensiva. Metodologia: Estudo de coorte prospectivo. As escalas EVARUCI e CALCULATE adaptadas para língua portuguesa do Brasil foram aplicadas nos pacientes adultos internados nas unidades de terapia intensiva após 24h de internação até desenvolvimento de lesão por pressão, alta, óbito ou 21 dias consecutivos de aplicação. Sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo, valor preditivo negativo, acurácia e seus correspondentes intervalos de confiança de 95% (IC 95%) foram calculados. A validade preditiva das escalas, foi avaliada por meio da curva ROC (Receiver Operator Character) e cálculo da área sob a curva (AUC). Resultados: No período de coleta de março a agosto de 2022 foram incluídos 150 pacientes, 50,7% destes eram do sexo masculino, com idade média 58 anos (DP 16,1), 91,3% da cor branca. Houve o desenvolvimento de 51 lesões por pressão em 40 participantes, levando uma taxa de ocorrência de 26,7%. Houve 1635 avaliações com cada instrumento, com média de 10,9 avaliações por participante. A CALCULATE apresentou sensibilidade de 67,5% (IC95% 62,3 – 72,3) e especificidade de 52,4% (49,7 – 55,1). A EVARUCI apresentou sensibilidade de 86,9% (IC95% 82,8 – 90,1) e especificidade de 40,1% (IC95% 37,5 – 42,8). Portanto a escala EVARUCI apresentou maior sensibilidade que a CALCULATE, com significância estatística. Entretanto a CALCULATE apresentou maior especificidade, também com significância estatística. A CALCULATE e a EVARUCI tiveram o mesmo valor de AUC de 0,64 (IC95% 0,61 - 0,67), evidenciando a mesma validade preditiva. Conclusão: A CALCULATE e EVARUCI apresentaram acurácias semelhantes para predizer o risco de lesão por pressão nos pacientes críticos adultos. Entretanto a EVARUCI apresentou maior sensibilidade em relação a ferramenta CALCULATE, mostrando ser o instrumento de triagem mais adequado, pois identifica maior número de pacientes em risco para desenvolver lesão por pressão.
  • Item
    O empoderamento de mães de recém-nascidos internados em uma unidade de terapia intensiva neonatal
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-14) Damião, Bruna Renófio; Borgato, Maria Helena [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução: O empoderamento em saúde é um processo em que os indivíduos adquirem maior controle das decisões e ações que interferem na sua saúde. Para isso é necessário que haja três pilares, o conhecimento, a participação e o controle. Ao nos referirmos a bebês internados em Unidade de Terapia Intensiva, esse processo cabe aos pais e/ou responsáveis. Objetivo: Identificar o processo de empoderamento de mães de recém-nascidos internados em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Método: Estudo de abordagem qualitativa, com entrevistas semi-estruturadas que passaram por análise temática após transcrição, com mães de recém-nascidos. Resultados: Foram entrevistadas onze mães, com idade entre 18 e 30 anos, após análise foi possível separar em três eixos temáticos: conhecimento, participação e controle. Conclusão: As mães ainda se veem como sujeitos passivos durante o processo de internação dos bebês, sendo necessário que toda a equipe multiprofissional e as mães lutem contra a cultura de passividade para poderem atingir o empoderamento, o qual é de extrema importância para garantir a segurança do paciente.
  • Item
    Envelhecimento e os principais aspectos que impactam na qualidade de vida: uma revisão integrativa
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-14) Quebem, Michelle Cristiane; Borgato, Maria Helena [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução. A população idosa cresce rapidamente no Brasil e no mundo, saber compreender e aceitar o processo de envelhecimento ainda é um desafio para a população, isso porque com o avanço da idade muitos fatores não favoráveis começam a surgir, em amplos aspectos, como melhorar a qualidade de vida dos idosos durante seu processo de envelhecimento ainda é um grande desafio. Objetivo. Identificar, na literatura, as necessidades do idoso em seu processo de envelhecimento, e buscar identificar estratégias para melhorar sua qualidade de vida nessa nova fase. Método. estudo descritivo, do tipo revisão integrativa, norteado pela questão; “Quais aspectos impactam na qualidade de vida dos idosos, e quais ações e políticas públicas estão voltadas a essa questão?”. Sendo realizado a pesquisa nos bancos de dados: Scopus Info Site (SCOPUS), Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature (CINAHL), Literatura Latino - Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literatures Analysis and System Online (MEDLINE) através da ferramenta PubMed e Banco de Dados em Enfermagem (BDENF). Delimitando-se como recorte de tempo o período de janeiro de 2012 a outubro de 2022. Resultado. 32 artigos foram considerados elegíveis. Foi possível identificar que existem necessidades a serem observadas e cuidadas em amplo aspecto em diferentes dimensões de saúde, que vai desde o bem estar físico, emocional e social. Evidenciou-se que a maioria dos idosos se encontram em situação de muita fragilidade e vulnerabilidade, tendo a cada dia mais consciência sobre seu próprio processo de envelhecimento, A situação sociodemográfica é um grande limitante às práticas de envelhecimento bem sucedido, e as redes de atenção à saúde ainda têm muitos pontos a melhorar para assim conseguir os resultados esperados com a Política Nacional de Humanização (PNH) e o estatuto do idoso. Conclusão. Essa revisão integrativa reforça a necessidade de investimentos em políticas públicas, assim como uma melhoria urgente na capacitação interdisciplinar dos profissionais para poder proporcionar uma melhor estrutura de acolhimento e proteção à população idosa.
  • Item
    A experiência vivida por um paciente oncológico em cuidados paliativos: um estudo de caso
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-12) Polito, Yasmin de Matos Fagali; Barbosa, Guilherme Correa [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução: Frente a relevância epidemiológica do câncer e o avanço tecnológico na produção de conhecimento na temática, a impossibilidade de cura torna-se cada vez mais inaceitável pela sociedade, o que acarreta na utilização excessiva de métodos invasivos e dolorosos, que geram sofrimento. Deste modo, frente a relevância do cuidado paliativo aos pacientes com câncer, faz-se necessária a compreensão de como indivíduos que esgotaram suas possibilidades curativas experienciam esta modalidade de cuidado. Objetivo: Compreender a experiência vivida durante os cuidados paliativos por um paciente oncológico. Método: Estudo exploratório e qualitativo do tipo estudo de caso. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista semiestruturada a partir das seguintes perguntas norteadoras: “Como você se sente com sua situação atual?”; “Como você se sente com relação ao seu adoecimento” e “Como você se sente com relação ao futuro?”. Para a compreensão dos dados, realizou-se para a análise e interpretação do discurso através do método proposto por Bardin com apoio no referencial teórico da teoria do luto proposta por Kübler-Ross e da Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde. Resultados: Emergiram três categorias temáticas centrais: a importância da família, o apoio na espiritualidade e o papel da equipe de cuidados paliativos, de modo com que esses elementos tornam-se essenciais para a ressignificação da experiência vivida e para a aceitação da situação atual. Conclusão: É imprescindível uma abordagem paliativa humanizada que inclua a rede de apoio familiar durante todo o processo a ser experienciado e que contemple aspectos referentes à espiritualidade.
  • Item
    Uso de dispositivo eletrônico em serviços de atenção primária à saúde à partir da perspectiva de usuários
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-29) Consorti, Evelyn Martins; Cyrino, Claudia Maria da Silva; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Resumo Objetivo: avaliar o conhecimento prévio e viabilidade de uso do aplicativo HC em Casa para os usuários de redes de atenção primária no município de Botucatu-SP. Método: trata-se de um estudo com abordagem quantitativa descritiva centrado na divulgação do aplicativo e análise dos dados obtidos por meio de questionário com questões abertas e fechadas sobre o conhecimento e uso do mesmo após aplicação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). O instrumento foi aplicado no período do mês de março a agosto de 2022 aos usuários dos serviços de atenção primária do município de Botucatu no Estado de São Paulo. Participaram do estudo 210 pacientes, maiores de 18 anos, que se encontravam presentes em sala de espera nos momentos programados para a coleta de dados das unidades designadas para a pesquisa, sendo um Centro Saúde Escola e uma Unidade Saúde da Família. O aplicativo foi desenvolvido pelo Hospital das Clínicas e contempla, dentre outras informações, resultados de exames laboratoriais, laudos de exames de imagens e histórico dos atendimentos. Os participantes responderam um questionário após atividade educativa de divulgação das funções do aplicativo e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. As respostas foram compiladas para uma planilha do Programa Microsoft Excel® e realizada análise descritiva das variáveis. O estudo faz parte de projeto maior intitulado “Tecnologia de comunicação entre níveis de atenção à saúde” e teve parecer aceito do Comitê de Ética da Faculdade de Medicina de Botucatu sob número 3.937.521. Resultados: participaram da pesquisa 210 usuários. A amostra constou-se, majoritariamente, de mulheres. A facilidade de acesso à internet pelo dispositivo móvel foi apresentada por 97,14% (n=204). Quanto ao conhecimento e uso do aplicativo HC em Casa, 18,10% (n=38) deles já conheciam o aplicativo. Destes, 21 referiram ter utilizado e conseguiram acessar as informações desejadas. Conclusão: O uso do aplicativo deste estudo mostrou-se bem aceito pelos clientes do serviço, tornando-os agentes ativos na manutenção do cuidado e reforçando a necessidade de maior aplicabilidade por parte dos profissionais durante a assistência. A pesquisa tem como proposta fomentar a comunicação entre os serviços de saúde para a continuidade do cuidado, com potencial para ampliar o conhecimento na área, bem como colaborar com a melhoria da Rede de Atenção à Saúde no Sistema Único de Saúde.
  • Item
    Entre desalentos e superações: a ressignificação da prisioneira no papel transformador de mãe no cárcere.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-19) Francisco, Laís Gabrielli; Jamas, Milena Temer [UNESP]; Carvalho, Franciele Facco de; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução: no Brasil, a Lei 11.942, de 2009, confere amplos direitos à mulher encarcerada, ao acompanhamento médico no pré-natal e no pós-parto, extensivo ao recém-nascido, no mínimo por seis meses de idade, contudo ainda se faz necessário qualificar essa assistência como uma das medidas de ressocialização, envolvendo a interface dos sistemas prisional-saúde, uma vez o parto realizado em hospitais/maternidades.Objetivos: compreender a experiência da gestação e parto de mulheres encarceradas e elaborar modelo teórico desse processo de vivência. Método: pesquisa qualitativa, aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa. As entrevistas individuais e em profundidade foram audiogravadas e transcritas na íntegra. A saturação teórica deu-se a partir da análise da 26ª entrevista, à luz da Teoria Fundamentada nos Dados, com mulheres que vivenciaram a gestação e o parto, em unidades prisionais do interior do estado de São Paulo.Resultados: a experiência decorre preponderantemente de mulheres jovens, pardas, de baixa renda familiar e escolaridade, assim como com histórico obstétrico de outras gravidezes. As categorias identificadas e as relações teóricas estabelecidas possibilitaram o desenvolvimento de processo analítico e explicativo das ações e das interações que compõem a experiência, por quatro subprocessos: (A) descobrindo-se grávida e no cárcere: entre a autonomia reduzida e a resiliência pelo bebê imaginado;(B) mudando de convicção sobre o parto normal durante o pré-natal: do temor à autoconfiança; (C) considerando a humanização do parto parte da ressocialização da detenta; (D) movendo-se entre os prazeres de amamentar e os sofrimentos do desmame para a separação do bebê. Do realinhamento das categorias, subcategorias e elementos que compõem os subprocessos decorreu a categoria central (modelo teórico), intitulado: entre desalentos e superações: a ressignificação da prisioneira no papel transformador de mãe no cárcere como componente interveniente. Considerações finais: a experiência da gestação e parto de mulheres no cárcere sinaliza o processo contribuir com a ressocialização das mesmas, uma vez amenizar o próprio estigma social que carrega como presidiária, ressignificado no papel de mãe e, portanto, mantendo-a motivada a enfrentar os desafios que estão por vir. Desta forma o pré-parto e o parto não podem ser interpretados por essa mulher como parte das penalidades a serem cumpridas no cárcere, mas é preciso investir na qualificação humanizada dessa assistência, tendo em vista o significado transformacional que significa a maternidade na vida dela, inclusive preparando-a para o retorno social.
  • Item
    Papel da enfermagem na segurança de neonatos em unidades de terapia intensiva: revisão integrativa
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-14) Salvador, Lucas de Castro; Borgato, Maria Helena; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução: A segurança do paciente é hoje uma das principais pautas sendo discutidas pelos principais órgãos de saúde como a Organização Mundial de saúde, que vem propondo medidas com o intuito de reduzir os incidentes nos serviços de saúde, implementar a cultura de segurança do paciente e reduzir eventos adversos relacionados aos cuidados. Objetivo: Identificar na literatura o que está sendo produzido de pesquisas científicas em relação ao papel do enfermeiro na segurança do paciente em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal. Método: Realizada uma revisão integrativa na qual foram selecionados dez artigos, publicados nos últimos seis anos, nas bases de dados PubMed, LILACS e ScieELO, que atendiam aos critérios de inclusão e ao objetivo. Resultados: Todas as pesquisas foram realizadas em ambiente hospitalar, em unidades de terapia intensiva neonatal, e nove dos artigos tiveram o enfermeiro ou a equipe de enfermagem como participantes do estudo. Conclusão: Conclui-se que o enfermeiro é de extrema importância para a segurança do paciente e tem muitas capacidades para fazer a diferença nessa temática. O tema é pouco produzido na literatura, necessitando ser mais explorado.
  • Item
    Associação entre o empoderamento estrutural e psicológico com o processo decisório: ferramentas para o gerenciamento baseado em evidências na enfermagem
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-12) Martins, Beatriz Salgueiro; Spiri, Wilza Carla [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução: Para o exercício do trabalho gerencial no contexto da prática é fundamental que o enfermeiro adote ferramentas e instrumentos que favoreçam esse trabalho pautado no conhecimento do processo gerencial e não apenas na intuição do gerente. Objetivo: associar o processo decisório com o empoderamento estrutural e psicológico dos enfermeiros de um hospital de ensino do estado de São Paulo. Método: estudo exploratório, descritivo, transversal e correlacional, com enfermeiros com atividades na instituição por no mínimo um mês. Adotou-se os instrumentos: questionário com dados sociodemográficos e laborais; Nível de habilidades decisórias; Questionário de Condições de Eficácia no Trabalho II (CET-II) e Psychological Empowerment Instrument – versão brasileira. Foi realizada estatística descritiva e inferencial e análise de consistência interna por meio do coeficiente de alfa de Cronbach. O projeto foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa e os participantes foram convidados a participar do estudo garantindo o anonimato e o esclarecimento de todas as etapas da pesquisa. Resultados: participaram do estudo 136 enfermeiros, maioria de mulheres, 132 (97,1%) com média de idade de 36,7 anos, trabalhavam no turno diurno (78,5%), com tempo médio de 9,9 anos na instituição e 34,5% em unidade de paciente crítico. Encontra-se no extrato de processo de tomada de decisões razoável 64,44% e 35,56% apresentam excelentes habilidades decisórias. No empoderamento estrutural a percepção do empoderamento global teve média de 6,2 com escore total de 19,1. Quanto ao empoderamento psicológico a média da somatória de pontos foi de 61,1 de um total de 84 pontos. Houve significância estatística entre empoderamento psicológico (escore global) com turno de trabalho (diurno e noturno), idade e tempo de trabalho com p= 0,0294, p= 0,0261 e p=0,0491, respectivamente. Quanto a confiabilidade dos instrumentos por meio do alfa de Cronbach, a escala empoderamento estrutural apresentou escore global de 0,96, empoderamento psicológico global 0,89 e habilidades decisórias 0,57. Conclusão: o perfil dos enfermeiros é feminino, com média de idade 36,7 anos, trabalhando no período diurno, em unidade de paciente crítico e com aproximadamente 10 anos na instituição. As habilidades decisórias são razoáveis, o empoderamento estrutural e psicológico são moderados e enfermeiros que trabalham no período diurno, com maior idade e com maior tempo na instituição apresentam maior empoderamento psicológico. A confiabilidade dos instrumentos empoderamento estrutural, empoderamento psicológico e habilidades decisórias apresentaram-se como muito alta, alta e baixa, respectivamente.
  • Item
    Efeitos de intervenções educativas na autoeficácia materna em amamentar: uma revisão integrativa
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-13) Rossi, Letícia Zanutto; Carvalhaes, Maria Antonieta Barros Leite [UNESP]; Minharro, Michelle Cristine de Oliveira; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução: O aleitamento materno, prática essencial para o desenvolvimento de uma criança, é influenciado pelo contexto social, econômico, cultural e por fatores em âmbito familiar e individual. Dentre estes últimos, está a autoeficácia em amamentar. Existem estudos sobre fatores a ela associados e intervenções dirigidas a aumentá-la têm sido testadas, com resultados diversos, segundo revisão da literatura que incluiu os estudos publicados até 2017. Desde então novos estudos foram conduzidos, sendo atualizar esta literatura o foco do presente projeto. Objetivo: Analisar, com base na literatura publicada no período de janeiro de 2017 a maio de 2022, os tipos e efeitos de intervenções educativas dirigidas a aumentar a autoeficácia materna em amamentar. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, metodologia que permite sintetizar o conhecimento científico acerca de determinado assunto. A busca pelos estudos publicados foi realizada nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE/ PUBMED); Scientific Electronic Library Online (SCIELO, Brasil). Determinou-se como período de abrangência de janeiro de 2017 até maio de 2022. Para a coleta de dados, realizou-se a leitura na integra do título e do resumo dos artigos, em inglês ou português, em etapa conduzida por dois pesquisadores independentes. Os dados coletados foram: autores e local do estudo, objetivo, tipo de estudo, número de participantes, tipo de intervenção, principais resultados sobre a autoeficácia materna em amamentar e a duração da amamentação, quando disponível, e principais conclusões. Toda a condução do estudo seguiu as diretrizes da estratégia PRISMA. Resultados: Foram incluídos nove estudos, todos com delineamento de ensaio clínico controlado, apenas cinco randomizados. As intervenções foram muito diversas, utilizando-se desde contatos individuais ou em grupo e estratégias variadas, como: ligações telefônicas, aplicativos para celular, atendimentos presenciais, seja em unidade básica de saúde ou em consultas de pré-natal em hospital, visitas domiciliares e rodas de conversa. Um estudo desenvolveu um álbum seriado chamado “Eu posso amamentar o meu filho” e o testou no alojamento conjunto de uma maternidade. As intervenções educativas analisadas pelos estudos incluídos nessa revisão apontaram resultados positivos, expressos em geral pelo aumento do escore de autoeficácia materna. Conclusão: Em conjunto, os resultados dos estudos analisados reforçam evidências prévias de que a autoeficácia materna em amamentar é passível de aumento por ações dos serviços e profissionais de saúde e apoiam a inserção rotineira de ações neste sentido na atenção pré e pós-natal.
  • Item
    A experiência de profissionais da saúde do Centro de Saúde Escola - Vila dos Lavradores na pandemia da covid-19
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-12) Barros, Yasmin Victorio de Almeida; Fontes, Cassiana Mendes Bertoncello; Golçalves, Marcília Rosana Criveli Bonacordi; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução: em 2020, a Atenção Primária à Saúde (APS), do Sistema Único de Saúde (SUS) cumpriu a função de protagonista no combate à covid-19 como o primeiro acesso aos serviços de saúde. A covid-19 foi considerada uma Emergência de Saúde Pública e doença pandêmica, o que exigiu de todos os serviços e profissionais de saúde uma reorganização com fortalecimento do trabalho em equipe para garantir o cuidado integral e de qualidade à população. Objetivo: compreender a experiência de profissionais da saúde de serviço da Atenção Primária na pandemia de covid-19.Métodos: estudo qualitativo na abordagem compreensiva, decorrente de um projeto maior e aprovado com o Parecer Consubstanciado número 4.731.629, de 25 de maio de 2021. A coleta de dados deu-se de agosto de 2021 a fevereiro de 202, por entrevistas individuais, síncronas, pela plataforma Google Meet. Estas foram gravadas pela própria plataforma, transcritas e analisadas de acordo com o referencial metodológico Análise de Conteúdo de Bardin, vertente temática. Das unidades de significação originaram as categorias e os temas propostos. Resultados: cinco categorias: reorganização do processo de trabalho da unidade de saúde; sentimentos demonstrados por profissionais e população; conflito população-profissionais da saúde na adesão à vacinação influenciada pela mídia; Indicadores do processo de trabalho durante a pandemia e (des)conhecimento. Três temas foram identificados: (1) O processo de trabalho da equipe multidisciplinar da unidade de saúde durante a pandemia de 2020 e 2021; (2) O enfrentamento/sentimento dos profissionais e pacientes; (3) Mídia influenciando o comportamento da população. As contribuições do estudo corroboram para desenvolver alternativas para melhorar o cuidado ao paciente; proporcionar condições de apoio aos profissionais. Considerações finais: é necessário que a unidade de saúde forneça o suporte psicológico aos profissionais e que os gestores sempre considerem as vivências dos trabalhadores fortalecendo o trabalho em equipe.
  • Item
    Sentimentos das crianças um ano após a pandemia COVID-19: uma análise segundo o Children’s Anxiety Questionnaire
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-12) Cantagallo, Jéssica Cristina; Garcia, Marla Andrea Garcia de [UNESP]; Almeida, Graziela Maria Ferraz de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução. A pandemia SARS-CoV-2 (COVID-19) trouxe consigo mudanças a serem vivenciadas e exigências de isolamento impostas para evitar que o novo vírus se espalhasse pela comunidade. Os indivíduos, em especial as crianças, experimentaram algo diferente, por vezes conflitante e altamente estressante, tornando-os mais vulneráveis a novas emoções como a depressão, estresse e ansiedade. Objetivo. O objetivo foi avaliar os sentimentos positivos e negativos de crianças do Estado de São Paulo, um ano após o início da pandemia COVID-19. Método. Trata-se de dados parciais de um estudo transversal realizado entre os meses de março e maio de 2021. A coleta de dados foi realizada através de um questionário on-line na plataforma Google Forms, distribuído pelas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram) e contatos pessoais dos autores (WhatsApp e email). No presente estudo, utilizou-se escores do Children’s Anxiety Questionnaire (CAQ) e quatro questões norteadoras: “Conte-nos o que te deixa feliz e contente?”, “Conte-nos o que te deixa calmo e tranquilo?”, “Conte-nos o que te deixa tenso e nervoso?”, “Conte-nos o que te deixa preocupado e com medo?”. Participaram da pesquisa crianças entre 6 e 12 anos e seus pais ou responsáveis. Resultados. Um total de 581 participantes do estado de São Paulo acessaram o instrumento de coleta de dados, não havendo recusa na participação. A idade média das crianças foi igual a 8,90 ± 2,05 anos. Das crianças, 50,3% (n = 292) eram meninas. Pouco foi relatado sobre aspectos positivos do isolamento. Atividades de lazer como brincar, sair de casa e andar de bicicleta foram reportadas pelas crianças pôr as deixarem felizes e contentes. Já os eletrônicos como TV, celular e videogame foram os responsáveis por deixarem as crianças calmas e tranquilas. Além disso, as crianças relataram que fatores que as deixam tensas e nervosas eram as atividades escolares como provas, aulas online e prazos para entrega de atividades. O fator apontado por deixar as crianças preocupadas e com medo foi o medo de que conhecidos ou ela própria contraísse COVID-19. Discussão: Esses resultados se assemelham a estudos realizados em outros países, onde a distração e o meio de comunicação com outras pessoas também foram através de eletrônicos. Sentimentos de ansiedade e depressão foram os mais relatados, tendo em vista que em crianças que já possuíam algum tipo de distúrbio comportamental esses sentimentos eram ainda mais exacerbados. Ademais a preocupação e ansiedade das crianças condiz muito com a situação familiar e do modo em que os seus responsáveis lidam com o estresse causado pelo isolamento. Conclusão. Conclui-se que as emoções de crianças de seis a doze anos do Estado de São Paulo foram diretamente ligadas com o cenário em que elas se encontravam e os prejuízos a serem enfrentados por essa população a longo prazo devem ser monitorados.
  • Item
    Letalidade da síndrome respiratória aguda grave com diagnóstico de COVID-19
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-30) Macedo, Bruna Camargo de; Alencar, Rúbia de Aguiar [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2), agente etiológico da doença COVID-19 (do inglês coronavirus disease 19), foi o responsável por milhões de mortes no mundo. Diante disso, visando contribuir para uma compreensão mais ampla de determinadas características epidemiológicas da doença, o presente estudo tem como objetivo identificar a letalidade da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causada por COVID-19 no município de Bauru. Trata-se de um estudo de coorte histórica, com análise de dados secundários referentes aos casos notificados como SRAG diagnosticados com COVID-19, ocorridos no município de Bauru, São Paulo, Brasil no período de 01 de abril de 2020 a 01 de abril de 2021. Os dados foram coletados do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe), no período de fevereiro a setembro de 2021. Para análise dos dados, foi construído um banco de dados no Microsoft Excel® com as variáveis do estudo e foi utilizada a análise estatística descritiva. A amostra foi de 3558 casos de SRAG em usuários residentes de Bauru, sendo que 2238 tiveram diagnóstico confirmado de COVID-19, e desses, 581 evoluíram para óbito e 1657 indivíduos tiveram alta. Apresentaram maior letalidade os indivíduos do sexo masculino (27%) e que estiveram internados em UTI em algum momento da internação (68,4%). Os fatores de risco com letalidade elevada foram doença cardiovascular crônica (36%), diabetes mellitus (34,9%) e hipertensão arterial (30%). Em relação aos sinais e sintomas, estiveram relacionados à letalidade elevada o indivíduo que apresentou saturação menor que 95% (29,7%), dispneia (28,5%) e desconforto respiratório (28,2%). Ressalta-se a importância da vacinação e das estratégias de proteção e prevenção, principalmente aos grupos mais vulneráveis.
  • Item
    Validação de face da versão brasileira digital do instrumento Children´s Anxiety Questionnaire
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-19) Santos, Gabriela Rossi dos; Ávila, Marla Andreia Garcia de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução: A hospitalização se caracteriza como externa ao bem estar humano, sua associação com ideias negativas relacionadas a ambientes desconhecidos e experiências desfavoráveis tornam-se obstáculos para o cuidado. A fundamental importância na promoção de um enfrentamento eficaz para minimizar a ansiedade em crianças que passam por uma internação hospitalar é inerente à prestação de um serviço qualificado. A identificação da falta de instrumentos adequados para enfermeiros atuantes em hospitais brasileiros a fim de avaliar a ansiedade autorreferida em crianças internadas justifica o presente projeto. Este estudo qualifica-se pela relevância da mensuração da ansiedade pelo enfermeiro, por meio do desenvolvimento de um produto tecnológico aplicável para obter o diagnóstico de ansiedade na hospitalização da criança, como parte da sistematização da assistência de enfermagem Objetivo: Realizar a validação de face da versão brasileira digital do Children´s Anxiety Questionnaire (CAQ) com crianças hospitalizadas e realizar correlação entre o instrumento impresso e o formato digital em 2D. Método: Tratou-se de um estudo metodológico com dados parciais de uma pesquisa multicêntrica seguindo o referencial Beaton (2007). A pesquisa foi conduzida na enfermaria de pediatria de um hospital de ensino no ano de 2022 incluindo crianças na faixa etária de 5 a 12 anos. Para a análise da versão pré-teste, foi considerada a taxa de concordância de 90% a partir das respostas: “concordo”, “não concordo" e "não sei responder”. Para estabilidade temporal, verificada pelas respostas das crianças em relação ao CAQ digital e impresso, foi determinada por meio do Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI), sendo considerado o resultado 0,70 como valor mínimo satisfatório. Resultados: Participaram da pesquisa 40 crianças, com média de idade de 7,9 anos. Entre esses, 42,5% estavam internados para a realização de cirurgia. A taxa de concordância quanto a versão digital foi de 96%. O ICC foi de 0, 89. A preferência das crianças pelo instrumento digital em 2D foi de 65%. Observa-se que existem indícios de que a dispersão dos valores da diferença entre impresso e digital sofra efeito da idade da criança. Considerações finais: Considera-se que o CAQ digital pode contribuir na avaliação e monitorização da ansiedade infantil. Ademais, o instrumento colabora para que as crianças verbalizem sentimentos positivos e negativos, além de acompanhar mudanças de comportamento da criança durante o período de tratamento ou hospitalização.
  • Item
    Análise do perfil de uso de substâncias psicoativas da população em situação de rua
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-09) Goes, Tainá Nikoli; Barbosa, Guilherme Correa [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução: A População em Situação de Rua vive em meio a intolerâncias, preconceitos e indiferenças e o uso de substâncias psicoativas emerge como uma forma de amenizar as consequências, podendo ser um elemento de comunicação, cultura e estilo de vida. Objetivos: Caracterizar o perfil da população em situação de rua atendida pela equipe de um consultório na rua e analisar o perfil do uso de substâncias psicoativas nessa população. Método: Pesquisa quantitativa partindo da coleta e análise de dados, que teve para a condução da coleta de dados a aplicação de um questionário sociodemográfico e o Smoking and Substance Involvement Screening Test Alcohol Use Disorder Identification Test. Resultados: No total foram 46 participantes, sendo a maioria homens brancos de baixa escolaridade com a média de idade de 45 anos, o uso de substância mais prevalente foi o de tabaco, álcool e cocaína e metade dos entrevistados já haviam realizado o teste para saber se tem tuberculose. Conclusão: O alto uso de substância acarreta no enraizamento dessa população na situação de rua e esses achados colaboram para que serviços de saúde conheçam as características da população e guiem seus cuidados, sendo necessário mais trabalhos com essa temática.
  • Item
    Análise dos atendimentos realizados pelo SAMU 192 a pacientes com suspeita de doenças cardiovasculares, antes e durante a pandemia de COVID-19
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-06) Castro, Bruna de Carvalho; Castro, Meire Cristina Novelli e; Almeida, Priscila Masquetto Vieira de; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução. As doenças cardiovasculares (DCV) são responsáveis pela principal causa de morte no mundo. Destas, as mais prevalentes são causadas devido a Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). A pandemia de COVID-19 sobrecarregou o sistema de saúde, por empregar esforços para evitar a disseminação da doença com recursos limitados. Compreendendo a relevância destas patologias e as bruscas mudanças pelas quais o manejo destas doenças foi exposto, faz-se necessária a análise do perfil destes atendimentos de AVC e IAM realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, no período pandêmico. Método. Estudo descritivo, transversal e retrospectivo, realizado através da análise dos atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 de Botucatu/SP, a partir das informações contidas nas fichas de atendimento pré-hospitalar. Resultados. Os atendimentos para pacientes com suspeita de doenças cardiovasculares aumentaram. A média de idade de casos suspeitos de AVC foi de 68,12 anos, a maioria do sexo feminino e maior encaminhamento para o Pronto Socorro Referenciado. Nos casos suspeitos de IAM, a média de idade foi de 56,57 anos, predominância do sexo masculino e maior encaminhamento para o Pronto Socorro Municipal. Para ambos os casos, houve aumento da utilização de Unidade de Suporte Básico (USB), com a maioria das solicitações realizadas do domicílio e em menos de 1 hora do início dos sintomas, e mais encaminhamento para serviços hospitalares. Conclusão. Houve aumento da demanda no SAMU, decorrente de casos suspeitos de doenças cardiovasculares como AVC e IAM na pandemia.
  • Item
    A experiência do distanciamento social em graduandos de enfermagem após um ano e meio de pandemia da COVID-19
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-12) Martins, Jenniffer Vitória; Barbosa, Guilherme Correa [UNESP]; Silva, Júlia Carolina de Mattos Cerioni; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução: A doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, causador da doença Covid-19, se tornou um dos grandes desafios do século XXI. Por ser uma infecção respiratória aguda, o vírus se dissipa principalmente por secreções respiratórias, gotículas e contato direto com o pacientes que estejam infectados. Para controle da pandemia uma das recomendações da OMS foi o fechamento de universidades, fazendo com que os alunos migrassem para o modelo de ensino remoto o qual foi causador de grandes impactos na saúde mental destes universitários. Objetivo: compreender a experiência do distanciamento social durante um ano e meio da pandemia do coronavírus em graduandos de enfermagem de uma Universidade Paulista. Método: estudo qualitativo, fundamentado no método autobiográfico e narrativa do sujeito. A coleta dos dados deu-se em forma de entrevistas através de um roteiro semiestruturado, realizado com usuários intencionalmente selecionados. Resultados: Foram identificadas categorias temáticas, sendo elas: Sentimentos relacionados ao ensino durante o distanciamento social; Impactos na vida dos estudantes de enfermagem durante o distanciamento; Estratégias utilizadas para enfrentamento do distanciamento social. Conclusão: Foram experienciadas diversas situações que impactam diretamente na saúde mental dos estudantes e no decorrer da pandemia foram necessárias adaptações para enfrentar o distanciamento, além da preocupação em manter o bem-estar psicológico. Ficou evidente como a mudança de rotina levou, de maneiras diferentes, a busca por formas de enfrentar o distanciamento e assim evitar prejuízos para a saúde mental.
  • Item
    Fatores associados às anormalidades congênitas que evoluíram ao óbito infantil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-30) Ribeiro, Ana Carolina de Castro; Parada, Cristina Maria Garcia de Lima [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução: A mortalidade infantil (MI) constitui importante marcador de desenvolvimento de um país, pois demonstra o nível de saúde da população e revela a efetividade das políticas públicas de promoção à saúde, bem como a capacidade da assistência à gestante, ao parto, e à criança em seus primeiros anos de vida. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2015, a taxa de MI foi de 13,8 por mil nascidos vivos (NV) no Brasil, enquanto a taxa mundial em 2019 foi 38 por mil NV. As principais causas de morte de menores de 5 anos no Brasil, em 2015, foram a prematuridade (3,2 por 1000 NV) e as anormalidades congênitas (3,1 por 1000 NV), definidas como anormalidades estruturais ou funcionais que ocorrem durante a vida intrauterina. As anormalidades congênitas mais prevalentes em São Paulo são as do sistema osteoarticular, cardiovascular, de cabeça e pescoço, e do sistema genital. O tema mostra sua relevância ao constituir a segunda causa de mortes na infância e tal fato, aliado a ausência de estudos recentes que abordem as anormalidades congênitas como fator associado ao óbito infantil, justificam a realização do presente estudo. Objetivo: identificar os fatores associados às anormalidades congênitas que evoluíram ao óbito infantil. Método: Trata-se estudo descritivo e de base populacional. Utilizaram-se dados secundários do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), incluindo os óbitos infantis ocorridos no Brasil entre 2011 e 2020. Analisaram-se variáveis sociodemográficas maternas, sobre as características do óbito e do feto. Resultados: De maneira independente, aumentaram o risco de óbito por anormalidade congênita: idade materna entre 35 e 40 anos e acima de 40 anos; residir nas regiões Norte, Nordeste, Centro-oeste ou Sudeste, comparado à região Sul; nascer por operação cesariana e ter baixo ou muito baixo peso ao nascer. Também de maneira independente, foram fatores de proteção para óbito por anormalidade congênita: ser adolescente, com cor da pele/raça parda ou preta, com baixa escolaridade, sem trabalho remunerado e com cinco ou mais filhos vivos. Também protegeram do óbito por anormalidade congênita, o nascimento por gestação múltipla, a prematuridade ou pós termo, o óbito após a primeira semana de vida e a ocorrência fora do ambiente hospitalar. Por fim, o resultado relativo ao sexo masculino pode decorrer do acaso. A maior taxa de mortalidade por anormalidade congênita foi associada ao sistema nervoso (38%). Conclusões: A idade materna constitui importante fator de risco modificável relativo à anormalidade congênita; o tipo de parto e o peso ao nascer podem ser consequentes a tais anormalidades; variáveis que, no conjunto, indicam vulnerabilidade socioeconômica, constituíram fator de proteção.
  • Item
    Adaptação transcultural do instrumento Children'S Action-Reaction Assessment Tool para o português do Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-12) Novaes, Dayane Caroline; Ávila, Marla Andréia Garcia de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução: A dor é um evento nocivo que resulta no sofrimento do paciente, necessitando de intervenção. O uso de instrumentos para avaliação da dor no atendimento do paciente pediátrico é relevante para a tomada de decisão em enfermagem e auxílio na análise crítica da sistematização da assistência. O Children's Action-Reaction Assessment Tool é um instrumento observacional que permite aos profissionais de saúde avaliarem as estratégias de ação-reação em crianças de três a sete anos submetidas a procedimentos com agulhas, viabilizando o planejamento de estratégias de coping, objetivando a diminuição da dor e medo. Objetivo: Realizar a adaptação transcultural do CARAT para o português do Brasil. Método: Trata-se de um estudo metodológico, que por meio das etapas propostas por Beaton, realizou as quatro primeiras etapas para a realização da adaptação transcultural do instrumento CARAT para o português do Brasil. O estudo foi conduzido na Faculdade de Medicina de Botucatu no ano de 2022. A população do estudo foi composta por quatro tradutores independentes (tradução e retrotradução), sendo posteriormente avaliado por um comitê de juízes composto por sete profissionais da saúde, com título mínimo de doutor, e experiência na área de pediatria e na validação de instrumentos. Resultados: As médias do IVC obtidos foram de 0,90 para a equivalência cultural, 0,95 para a equivalência conceitual, 0,97 para a equivalência semântica e 0,98 para a equivalência idiomática. Ajustes mínimos foram realizados para proporcionar maior clareza às sentenças, chegando-se à versão final do CARAT na língua portuguesa do Brasil Conclusão: O instrumento CARAT passou pelas quatro primerias etapas do referencial adotado. A síntese das traduções e as retrotraduções, no geral, mostraram-se similares. Pequenas alterações foram propostas pelos juízes, não interferindo no sentido proposto pelo instrumento original, sendo mantidas as equivalências semântica, idiomática, conceitual e cultural. A quinta e última etapa de pré-teste da versão final se dará em momento oportuno.
  • Item
    Competências de estudantes de curso de graduação em enfermagem para o cuidado em saúde sexual e reprodutiva de mulheres que fazem sexo com mulheres: comparação de duas turmas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-16) Silva, Julia Roquim Gonçalves da; Duarte, Marli Teresinha Cassamassimo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução: As mulheres com relacionamentos homoafetivos ficaram invisíveis nas políticas públicas por longo tempo e, ainda assim, possuem seus direitos violados por causa da orientação sexual ou identidade de gênero. A partir disso e com base em busca na literatura, é possível afirmar a necessidade dos cursos na área da Saúde, como o de Enfermagem, realizarem mudanças curriculares para melhor preparo dos discentes, futuros profissionais, na abordagem da Saúde Sexual e Reprodutiva (SSR) de mulheres, em especial aquelas que fazem Sexo com Mulheres (MSM). Assim, o objetivo deste estudo foi analisar comparativamente as competências adquiridas, e aplicação das mesmas, na atenção em saúde sexual e reprodutiva de mulheres, em cenários da atenção primária à saúde, na perspectiva de duas turmas de estudantes de último ano do curso de graduação em Enfermagem e identificar competências específicas para o cuidado de MSM. Método: Estudo transversal, desenvolvido junto a 47 estudantes de último ano do curso de graduação em Enfermagem de uma Universidade Pública do interior do Estado de São Paulo, sendo 20 da turma de 2021 e 27 de 2022. Para análise das competências empregou-se o referencial proposto por Telo & Witt (2018) – “Competências Transversais para a Atenção em Saúde Sexual e Reprodutiva na Atenção Primária à Saúde a partir da Visão de Especialistas”, composto por quatro domínios: Domínios: I - “Ética e Princípios Profissionais”, II - “Liderança e Gestão”, III - “Trabalho com a Comunidade, Saúde e Educação, Aconselhamento e Avaliação” e IV - “Provisão do Cuidado”, compreendendo 32 competências. O convite aos estudantes e a coleta de dados foi realizada por meio digital, empregando formulário elaborado no Google Forms, compreendendo caracterização, questionamento sobre formação na graduação para o desempenho da competência e desempenho nos cenários de prática e sugestão de competências relacionadas ao cuidado de MSM. O projeto desta pesquisa foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa local, parecer Nº 4.891.498. Resultados: A maioria dos participantes encontrava-se na faixa etária de 20 a 25 anos (85,1%), era do sexo feminino (95,7%), branca (70,2%) e proveniente de escola pública (66,0%). As competências dos Domínios I e II foram apontadas como as que receberam maior preparo durante a graduação, com consequente maior aplicação das mesmas na prática. Lacunas foram identificadas em relação ao preparo e a realização das competências relativas aos Domínios III e IV, sem diferenças entre as duas turmas. Na comparação das duas turmas, a única competência com diferença significativa foi “Demonstra capacidade técnica para exercer a clínica na Saúde Sexual e Reprodutiva” (Domínio IV), não realizada em maior proporção pela turma de 2021 (30,0% vs. 7,4%; p= 0,005). Foram sugeridas 13 competências específicas para o cuidado de MSM. Conclusão: Verifica-se a necessidade de adequação curricular quanto ao ensino e promoção de oportunidades de aplicação prática voltadas, principalmente, às competências dos Domínios III e IV. O estudo sugere que a turma de 2022 possa ter tido maiores oportunidades de desempenho da competência relativa à clínica da SSR.