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Teses de livre-docência - FAAC

URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/109374

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  • ItemTese de livre-docência
    Pesquisa de opinião: vertentes, reflexões e práxis
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-24) Santos, Célia Maria Retz Godoy dos ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esse é um relato de uma vida dedicada à pesquisa. Percorre uma longa e diversa trajetória de estudos e trabalho, envolvendo pesquisa aplicada, ensino, extensão, mercado, que foi iniciada no ano de 1989, momento em que pesquisa de opinião ainda engatinhava no Brasil para estabelecer-se como ciência e sua prática ainda era bastante questionada, e segue até os dias de hoje, quando não se discute mais sua pertinência, sua validade, tampouco sua eficácia, que já é amplamente aceita, mas debate-se, sim, nesse momento, a infinidade de possibilidades para se perscrutar informações e a opinião pública por meio dela, inclusive com o uso de tecnologias. Nesta breve digressão, entrelaçam-se minha história acadêmica e de pesquisa com o desenvolvimento desse campo de investigação ao longo dos anos. Para facilitar o entendimento deste percurso acadêmico, optei por dividi-lo em três dimensões, de certa maneira subsequentes, mas também concomitantes.
  • ItemTese de livre-docência
    Itinerário crítico em mídia, informação e jornalismo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05) Grossi, Angela Maria
    Este itinerário crítico traz as articulações entre três eixos de modo a compor a trajetória de pesquisa para cumprimento dos requisitos de obtenção do título de livre-docente. O primeiro eixo, “Políticas de Informação e Tecnologia”, apresenta a trajetória de pesquisa dentro desta temática, destacadamente na abordagem sobre inclusão e cidadania digital, análise e políticas públicas de informação e tecnologia e o papel da Ciência da Informação na consolidação da temática dentro da área. No segundo eixo, “Mídias Sociais”, nos debruçamos sobre o ativismo em redes sociais, a participação social e o interesse das áreas da Informação e Comunicação na ampliação dos estudos sobre mídias sociais. Já o terceiro eixo, “Jornalismo, desinformação e educação midiática”, faz a reflexão sobre a necessidade do jornalismo profissional, ético e cidadão para o enfrentamento dos desafios contemporâneos, entre eles, notadamente o ecossistema de desinformação. Aponta para ações que estimulem a compreensão da importância da educação midiática para o desenvolvimento de uma consciência cidadã por parte do público. Cada eixo apresenta 5 obras, de modo a compor o itinerário crítico da produção e maturidade acadêmica, totalizando assim 15 textos selecionados. Tem os objetivos de descrever e analisar a obra da autora, amparada por uma metodologia de pesquisa descritiva, associada a análise documental. Como resultados, esperamos contribuir para a consolidação das áreas de conhecimento da Comunicação e Informação, reforçando o papel cidadão e comprometido em atuar por meio de temas relevantes à sociedade.