Teses de livre-docência - FAAC

URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/109374

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • ItemTese de livre-docência
    Itinerário crítico em mídia, informação e jornalismo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05) Grossi, Angela Maria
    Este itinerário crítico traz as articulações entre três eixos de modo a compor a trajetória de pesquisa para cumprimento dos requisitos de obtenção do título de livre-docente. O primeiro eixo, “Políticas de Informação e Tecnologia”, apresenta a trajetória de pesquisa dentro desta temática, destacadamente na abordagem sobre inclusão e cidadania digital, análise e políticas públicas de informação e tecnologia e o papel da Ciência da Informação na consolidação da temática dentro da área. No segundo eixo, “Mídias Sociais”, nos debruçamos sobre o ativismo em redes sociais, a participação social e o interesse das áreas da Informação e Comunicação na ampliação dos estudos sobre mídias sociais. Já o terceiro eixo, “Jornalismo, desinformação e educação midiática”, faz a reflexão sobre a necessidade do jornalismo profissional, ético e cidadão para o enfrentamento dos desafios contemporâneos, entre eles, notadamente o ecossistema de desinformação. Aponta para ações que estimulem a compreensão da importância da educação midiática para o desenvolvimento de uma consciência cidadã por parte do público. Cada eixo apresenta 5 obras, de modo a compor o itinerário crítico da produção e maturidade acadêmica, totalizando assim 15 textos selecionados. Tem os objetivos de descrever e analisar a obra da autora, amparada por uma metodologia de pesquisa descritiva, associada a análise documental. Como resultados, esperamos contribuir para a consolidação das áreas de conhecimento da Comunicação e Informação, reforçando o papel cidadão e comprometido em atuar por meio de temas relevantes à sociedade.