Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Bauru
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/202583
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ItemTrabalho de conclusão de curso O impacto da pandemia na gestão de pessoas do projeto Ao Vivo E Em Cores: Análise das adaptações e estratégias em períodos de crise(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-13) Honorato, Amanda ; Cardoso, Hugo Ferrari ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O presente estudo analisou os impactos da pandemia de COVID-19 na área de Gestão de Pessoas, utilizando como objeto de estudo o programa de extensão Ao Vivo e Em Cores da Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) campus de Bauru. O Ao Vivo e Em Cores promove a revitalização de espaços públicos por meio da educação e arte, buscando transformar a percepção das crianças em relação à escola. A presente pesquisa investigou as mudanças e adaptações ocorridas no projeto social voluntário, na área de gestão de pessoas, ao longo dos períodos pré, durante e pós pandemia, e as estratégias adotadas nesse contexto desafiador, com foco nos processos de Processo Seletivo, Pesquisa de Clima Organizacional e Gestão de Frequência. Por intermédio de uma abordagem exploratória e análise documental, o estudo buscou compreender as transformações na gestão de pessoas, identificando desafios enfrentados e estratégias implementadas. Os resultados são importantes para recomendações que contribuam para uma gestão de pessoas mais eficiente e resiliente, em especial para esse contexto de programa de extensão universitária. Por fim, este estudo possibilitou identificar insights relevantes para a área de Relações Públicas e gestão de pessoas, auxiliando na compreensão dos efeitos da pandemia nesse campo de atuação no programa analisado.ItemTrabalho de conclusão de curso Perdida na Sociedade das Maravilhas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-25) Leite, Kivya Marin de Oliveira ; Rossi, Dorival CamposO projeto é a construção da pré-produção de um curta metragem animado mudo e se trata de uma obra autoral que aborda a ansiedade do mundo moderno e suas consequências, trazendo elementos que possam transmitir ao espectador sensações para ter uma compreensão além de palavras. As etapas dessa pré-produção incluem o briefing, criação de roteiro, storyboard e concept art dos personagens.ItemTrabalho de conclusão de curso Design digital, imersão e pós-modernismo: uma proposta de publicação digital(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-25) Belluco, Cassiano Ferreira ; Dick, Maurício Elias KlafkeDe acordo com a última pesquisa das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros, 84% da população brasileira é usuária de internet. Além disso, 81% dos leitores usam a internet para aprofundar um conhecimento particular. Com isso, cada vez mais trazer formas de leituras mais interessantes e que fujam do comum se tornam uma pauta importante. Essa busca pela quebra do comum trouxe também outra oportunidade para o projeto: trabalhar o design gráfico pós-moderno como conteúdo principal da publicação – momento em que os designers “nadavam contra a corrente”. Com base nisso, esse projeto tem como objetivo criar uma publicação digital sobre design gráfico pós-moderno que seja interativa e imersiva. Para tal, como método de projeto, adaptou-se a proposta de Dick e Gonçalves (2016), que divide o projeto de publicações digitais em cinco eixos: Conceito, Conteúdo, Funcionalidades, Experiência e Superfície. Como resultado, produziu-se um protótipo de alta fidelidade de uma publicação digital, em plataforma web, que consiste na versão digital do livro Abaixo as Regras de Rick Poynor. Por meio de diferentes recursos interativos, a publicação busca contribuir para uma experiência de imersão, explorando potencialidades exclusivas do meio digital.ItemTrabalho de conclusão de curso _ual: moda e identidade LGBTQ+(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-06) Ribeiro, Maria Julia de Araújo ; Domiciano, Cassia Leticia CarraraEste projeto tem como objetivo refletir sobre como as identidades LGBTQ+ são capazes de subverter os códigos de vestimentas binárias, especialmente no que diz respeito a mulheres lésbicas desfeminilizadas (que não obedecem as normas de gênero). Analisou-se nesta pesquisa duas temáticas fundamentais: primeiro, o contexto histórico da moda, a fim de examinar seus aspectos sociais e culturais ao longo dos séculos até os dias atuais; e segundo: a moda atrelada a identidades sociais como forma de pertencimento e (re)afirmação da comunidade LGBTQ+. Como base teórica, foram utilizados principalmente os estudos de moda de Crane (2006) e Identidade, de Bauman (2001). As ferramentas metodológicas consistiram em levantamento bibliográfico, aplicação de questionários e execução de entrevistas virtuais com três mulheres pertencentes ao escopo desta pesquisa. É buscado trazer luz à relação das vestimentas com a comunidade LGBTQ+ e suas identidades, especialmente considerando as mulheres lésbicas desfeminilizadas, público desta investigação. Como resultado, elaborou-se um projeto gráfico de revista, à fim de preencher a lacuna liga moda ao público específico LGBTQ+ e mulheres desfeminilizadas.ItemTrabalho de conclusão de curso Que [design de] serviço é esse?(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-07) Braz, Gabriela Luciana ; Moura, Mônica Cristina deApesar do seu grande potencial de impacto nas organizações, o Design de Serviço ainda é uma disciplina pouco difundida até mesmo entre os designers. Este projeto surgiu quando observei a carência de informações sobre Design de Serviço no Brasil e se tornou [quase] um manifesto sobre a necessidade dos designers serem protagonistas na mudança desse cenário. E o produto final deste trabalho tem a proposta [presunçosa] de ser o ponta pé inicial para essa mudança.ItemTrabalho de conclusão de curso Expor - Livro objeto: relações design, memória e experimentação(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-05) Simões, Gabriela Hilário ; Moura, Mônica Cristina de ; Zugliani, Jorge OtávioO presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um livro-objeto a partir do design experimental e da memória pessoal. Para isto, foi utilizado metodologia do Duplo Diamante para conduzir o projeto. A pesquisa teórica revisa a história da criação do livro e discorre sobre os termos e teorias relacionadas ao livro-objeto, ao design experimental e à memória. O exercício prático traz a experimentação dos processos manuais de estampa, impressão, encadernação e cartonagem, a fim de iniciar e complementar o processo de criação do livro. Obteve-se como resultado, o livro-objeto Expor, no qual foram aplicados conceitos demonstrados na pesquisa teórica e na experimentação prática, além de abordar com sensibilidade às questões da memória pessoal no projeto gráfico-editorial.ItemTrabalho de conclusão de curso Cria suburbano: uma coleção de camisetas de futebol voltadas para moda(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-07) Ferracioli, Eduardo de Morais ; Andrade, Ana Beatriz Pereira de ; Xavier, Juarez Tadeu de PaulaCria Suburbano, é um projeto que se propõe a lançar uma coleção autoral de Camisetas de Time chamada "Cria Suburbano", através da marca "Dicria". Uma marca de moda periférica, que explora diversos vieses desde a moda esportiva, periférica e a alta costura moderna.ItemTrabalho de conclusão de curso Cozinhe com amor: cartões que contam histórias culinárias afetivas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-05) Favaron, Marília Ribeiro ; Domiciano, Cassia Leticia CarraraCriado com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre suas relações interpessoais através da comida afetiva, Cozinhe com Amor é um conjunto de cartões que contêm histórias e receitas de pessoas que compartilharam alguns de seus momentos mais memoráveis relacionados à culinária, demonstrando, portanto, como o repertório emocional pode auxiliar na criação de projetos de design autorais. O conjunto é composto por 6 cartões ilustrados e diagramados – entre outras peças gráficas –, envolvidos por uma embalagem de papel e tecido que colabora para a totalidade do conceito do projeto. A fim de potencializar a temática do projeto, foi elaborada uma identidade visual incluindo cores, elementos, estilo de ilustração e tipografias que enaltecem a mistura do contemporâneo com o antigo e tradicional. Este relatório abordará a metodologia utilizada para a coleta dos relatos e todo o processo decorrente, envolvendo seleção dos conteúdos, desenvolvimento do projeto gráfico e montagem do produto final.ItemTrabalho de conclusão de curso Marca Astros: estudo sobre astrologia, sua história e criação de uma marca varejo(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-08) Goya, Julia Kawamoto ; Henriques, Fernanda ; Contini, Guilherme CardosoEste documento serve como registro do processo de execução do projeto de TCC “Astros”, além de detalhar as informações técnicas dos produtos envolvidos. Com base no estudo sobre a história da Astrologia na sociedade e na análise de estéticas generalizadas atuais da área, vistas como negativas por esse projeto, notou-se uma oportunidade para construir um design baseado em conhecimentos astrológicos antigos, mas com um viés artístico moderno. A parte prática do projeto começa com a construção da marca: o logotipo. Seguindo os seus traços e as mitologias grega e romana, foram redesenhados os símbolos: dos 12 signos do zodíaco ocidental, dos 10 principais planetas, dos 2 principais ângulos (Ascendente e Meio do Céu) e dos 4 elementos. A partir deles, houve a criação de 12 mosaicos que foram utilizados para o desenvolvimento de peças digitais e físicas: um PDF de conteúdo modular e editorial sobre mapa astral e produtos de vestuário e utilitário com estamparia.ItemTrabalho de conclusão de curso Uma viagem pela graduação narrada através do design de mobiliário(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-08) Fengler, Isabelle Barros Hashimoto ; Landim, Paula da CruzO projeto de conclusão de curso consistiu na criação de uma linha de mobiliário composta por uma mesa de centro, uma estante, uma rack, uma luminária e um sofá. Inspirados nas experiências vivenciadas ao longo do ano, as peças foram projetadas para evocar a sensações e sentimentos vinculadas a cada ano da graduação da autora (2018 - 2022). Procurei utilizar o número de ouro para estabelecer proporções e explorar materiais como aço, madeiras e tecidos. Foi escolhida uma peça para manufatura (prototipagem real) que se desenvolveu na Oficina de Madeira da UNESP Bauru e na oficina equipe Pac Baja, buscando a reutilização de materiais de desmanche. Considerando os requisitos do projeto, que abrangiam a criação de peças essenciais, o trabalho atingiu significativamente suas metas. Destaca-se a importância da prototipagem no design de produtos para ajustes práticos. Limitações temporais e a natureza do projeto conduzido por uma única pessoa levaram a deixar alguns planos futuros em suspenso, como pesquisa de percepção do público e aprimoramento técnico em detalhes específicos de design. No geral, o processo de desenvolvimento foi considerado gratificante, proporcionando aprendizados em habilidades técnicas e de gestão de design, essenciais para projetos futuros pessoais e profissionais.ItemTrabalho de conclusão de curso Dose Certa: aplicativo digital de gestão de múltiplos medicamentos para idosos(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-01) Alencar, Maria Clara dos Santos ; Henriques, FernandaO envelhecimento acelerado na população brasileira já é uma pauta vigente na sociedade no cenário político. Quando se refere a aprimoramentos na área da saúde, há um grande interesse de órgãos públicos e privados que é a utilização de Tecnologias de Comunicação e Informação (TCIs) como ferramenta nas prestações de serviços gerais, tais como aplicativos e plataformas digitais projetadas para atender demandas e necessidades dos usuários. Encaixando nesse contexto, o principal propósito deste projeto foi o desenvolvimento de um aplicativo móvel com o foco em atender pacientes e profissionais da saúde na gestão do uso de múltiplos medicamentos para idosos. Visando seguir os conceitos e metodologias do Design de Informação e Design de Interfaces Digitais, buscando atender os preceitos do Design Acessível e da Experiência de Usuário (UX).ItemTrabalho de conclusão de curso Gestão de projetos: Nutrire(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-06) Ferrite, Giovani Campoi ; Rossi, Dorival Campos ; Alvarez, Leonardo ; EnactusO projeto apresenta a criação e o desenvolvimento do Nutrire, um projeto de empreendedorismo social da Enactus Unesp Bauru, que busca ajudar os estudantes que residem na moradia estudantil a consumirem alimentos saudáveis e de qualidade de forma autônoma, através de uma horta comunitária que irá prover para todos os residentes da moradia. Para isso foi realizada uma série de estudos, pesquisas, entrevistas e diagnósticos, a fim de desenvolver uma solução sustentável. Neste relatório serão apresentados todos os processos desde a idealização do projeto até o momento atual.ItemTrabalho de conclusão de curso Morfo: marca de grafismo(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-05) Boqui, Arthur de Souza ; Andrade, Ana Beatriz Pereira de ; Contini, Guilherme CardosoMorfo é uma marca de grafismo que tem como objetivo customizar e propor intervenções gráficas em peças de tecido, adicionando elementos visuais para trazer sua identidade e personalidade. O projeto foi desenvolvido por meio de experimentações de materiais e estilos de aplicação de tinta sobre o tecido.ItemTrabalho de conclusão de curso Design e tecnologia assistiva: estudo de materiais e processos para o desenvolvimento de próteses de membro superior por impressão 3D(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-01) Silva, Victoria Miyashiro ; Medola, Fausto OrsiDe acordo com dados do Painel de Indicadores de Saúde (PNS, 2019), apenas 0,5% das pessoas com deficiência no país utilizam equipamentos assistivos para membros superiores. A impressão 3D, com base em desenhos assistidos por computador, tem facilitado a produção de protótipos de próteses, proporcionando funcionalidade e personalização aos usuários. Essa abordagem é vista como uma alternativa viável à produção convencional, permitindo o desenvolvimento de dispositivos que atendam às necessidades e preferências dos usuários. O presente estudo analisa o design e os materiais selecionados para a impressão 3D de três próteses disponíveis em código aberto, com foco na eficácia funcional por meio de testes de preensão palmar comparativos. Embora uma prótese tenha apresentado bom desempenho no teste, todas mostraram limitações na capacidade de suportar carga, mostrando que a impressão 3D oferece a criação de próteses personalizadas, mas desafios ainda precisam ser superados para aprimorar sua funcionalidade.ItemTrabalho de conclusão de curso Digitalização de estruturas biológicas no desenvolvimento de material instrucional tátil(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-01) Alves Junior, Mauro Inácio ; Medola, Fausto OrsiDesign Ergonômico e Design Reverso são especialidades do Desenvolvimento de Projeto de Produto, que podem contribuir para a melhoria das atividades humanas e, consequentemente, para a qualidade de vida dos indivíduos. As atividades educacionais podem ser beneficiadas com estas especialidades, particularmente quando envolvem a aplicação destas novas tecnologias de Digitalização 3D no desenvolvimento de material instrucional. Neste sentido, a Digitalização 3D é observada na criação e produção de mapas e maquetes de espaços e edifícios, bem como em algumas estruturas biológicas (P.E. esqueletos); entretanto exigem procedimentos técnicos melhor definidos, especialmente quando aplicados na digitalização de estruturas biológicas da mastofauna brasileira. O objetivo deste estudo será verificar a aplicação de Scanner 3D de mesa na digitalização de diferentes estruturas biológicas para o desenvolvimento de modelos digitais e futuros modelos impressos, que servirão como material didático para o ensino das ciências biológicas para Pessoas com Deficiência Visual e no Ensino Superior, também com a distribuição via internet, do acervo produzido para universidades, museus, bibliotecas e pessoas físicas que possuam interesse. Para isto, serão realizados testes experimentais com um Scanner 3D de mesa, modelo EinScan-SE da SHINING 3D em condições laboratoriais, e a prototipação em impressora 3D por filamento. Os resultados foram analisados, gerando parâmetros de impressão e escaneamento, além de arquivos digitais para a impressão tridimensional em filamento dos produtos.ItemTrabalho de conclusão de curso Bravura RPG(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-04) Braga, Isabelle Benecase ; Taldivo, Thaís Marcuz ; Rossi, Dorival Campos ; Alvarez, LeonardoIn the following report we present all methods and tools used in creating the multiplayer game Bravura rpg. All the steps to complete creation of a independent tabletop role-playing game, from the briefing, methodologies, game design, world creation, Game Design Document, illustrations, identity visual, layout, among others. In the end, the results of the Beta version of the game Bravura rpg, in rulebook format, and the Design Document are shown.ItemTrabalho de conclusão de curso Conceito de jogo “Entre as estações”: explorando a linguagem artística dos jogos como meio de expressão(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-04) Meneses, Marcos Antonio Dias Catanho ; Rossi, Dorival Campos ; Franco, Leonardo AlvarezA produção do jogo "Entre as Estações" foi fortemente inspirada pela experiência pessoal relacionada ao luto. A concepção dos cenários, personagens e elementos do jogo foi influenciada pelas emoções e reflexões decorrentes desse período de luto. A arte conceitual do jogo foi elaborada com o objetivo de transmitir essas emoções de maneira visual, oferecendo uma representação simbólica e contemplativa da experiência pessoal do luto.ItemTrabalho de conclusão de curso Coleção Fine Line(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-07) Silva, Edipo Diego Santos ; Rossi, Dorival CamposEste trabalho apresenta a criação e o desenvolvimento da Coleção Fine Line, que consiste em uma série de estampas personalizadas com ilustrações inspiradas nas principais músicas do álbum "Fine Line", de Harry Styles. Para isso, a metodologia empregada dividiu-se entre um estudo da história e relevância do artista, uma análise de marcas similares e uma análise do álbum para traduzir a linguagem musical em uma forma tangível e visual, permitindo que os fãs de Harry Styles expressem sua conexão com o álbum de maneira única.ItemTrabalho de conclusão de curso Livro de memórias: "Viana de Margarida"(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-07) Rosa, Beatriz Araujo ; Andrade, Ana Beatriz Pereira de ; Contini, Guilherme CardosoCom a falta de registros das tradições, perdemos cada vez mais costumes em nossa sociedade. Ligado a isso temos a fragilização do corpo e mente de pessoas idosas que antigamente eram fontes de conhecimento. Onde a palavra “velho” não era pejorativa, e se tinha pessoas idosas compartilhando suas experiências com os mais jovens. Levando em consideração a falta de interesse da juventude em relação às suas próprias tradições familiares, o projeto trata da criação de um produto gráfico onde se é possível o registro dos costumes, sejam eles novos ou velhos. Além de constar uma pequena parcela das minhas próprias tradições e memórias.ItemTrabalho de conclusão de curso Quanto : aplicativo mobile de gestão financeira direcionado a designers freelancers(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-05) Alasmar, Caio Blazizza ; Dick, Maurício Elias KlafkeA atuação do designer no mercado de trabalho é ampla, podendo se encontrar em distintos formatos de contratação, estando o designer autônomo na posição mais vulnerável, já que não conta com a consolidação das leis trabalhistas, ou ao menos a garantia da demanda de seu trabalho de forma regular. Esse conjunto de fatores exige do profissional conhecimento em áreas que não necessariamente cabem às competências da categoria profissional, como legislação e contabilidade, tornando a gestão de finanças um desafio. Diante desse cenário, o objetivo deste trabalho é desenvolver o protótipo de um aplicativo de gestão de finanças destinado a designers freelancers, baseado na metodologia proposto por Jesse James Garrett (2002) em “The Elements of User Experience". Como resultado, propõe-se em uma interface mobile cuja principal função é a precificação do trabalho do designer como motriz da gestão financeira.