Logotipo do repositório
 

Publicação:
As crenças de autoeficácia docente do profissional de educação física na perspectiva inclusiva: dimensões teóricas e aplicadas na formação profissional

dc.contributor.authorVenditti Junior, Rubens [UNESP]
dc.contributor.authorNabeiro, Marli [UNESP]
dc.contributor.authorPrado Junior, Milton do [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:37Z
dc.date.available2016-07-19T13:00:37Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractEste texto mostra a revisão de literatura apresentada em mesa temática feita em grupo de estudos na Unesp-Bauru e em disciplina da Faculdade de Educação da Unicamp (Seminários Avançados), discutindo a autoeficácia docente. Buscou-se analisar a autoeficácia de professores de Educação Física (EF), a respeito da situação de ensino da disciplina e da atuação profissional, buscando evidências de sua construção e impactos na realidade docente e no contexto educativo específico da EF inclusiva voltada ao atendimento da pessoa com deficiência. Os objetivos foram associar a temática da autoeficácia, compreendendo e apropriando o constructo para a atuação docente específica em EF e EF adaptada e realizar um levantamento de fatores que interferem na autoeficácia do professor de EF, bem como discutir a formação profissional e acadêmica, e as suas relações com a construção da autoeficácia docente e motivação do(a) professor(a). A metodologia foi uma revisão e atualização bibliográfica de 1990 a 2012. A atuação docente define-se por uma diversidade de ações que exigem a formação conceitual e domínio de estratégias pedagógicas, o enfrentamento de situações provocadas pelo meio acadêmico (situações decorrentes das interações com alunos, familiares, colegas, sistema socioeducativo e com o individuo).Compreendendo e buscando respeitar estas especificidades da EF, fica mais fácil ensinar e oferecer seus conteúdos, além de possibilitar a formação de profissionais engajados e motivados na atuação e no contexto educacional brasileiro. Estudos mostram que a autoeficácia é apontada como preditora de persistência, motivação, comportamento e aderência em relação aos programas educacionais por parte dos professores.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências de Bauru
dc.format.extent8898-8910
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8898-8910
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-8898-8910.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.lattes3970905716128417
dc.identifier.lattes5024374872735878
dc.identifier.orcid0000-0003-0341-2767
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141824
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectAutoeficáciapt
dc.subjectEducação física (adaptada)pt
dc.subjectAtuação profissionalpt
dc.subjectInclusãopt
dc.titleAs crenças de autoeficácia docente do profissional de educação física na perspectiva inclusiva: dimensões teóricas e aplicadas na formação profissionalpt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes3970905716128417
unesp.author.lattes5024374872735878[2]
unesp.author.orcid0000-0003-0341-2767[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentEducação Física - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-8898-8910.pdf
Tamanho:
528.61 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format