Publicação: As crenças de autoeficácia docente do profissional de educação física na perspectiva inclusiva: dimensões teóricas e aplicadas na formação profissional
dc.contributor.author | Venditti Junior, Rubens [UNESP] | |
dc.contributor.author | Nabeiro, Marli [UNESP] | |
dc.contributor.author | Prado Junior, Milton do [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:37Z | |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:37Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Este texto mostra a revisão de literatura apresentada em mesa temática feita em grupo de estudos na Unesp-Bauru e em disciplina da Faculdade de Educação da Unicamp (Seminários Avançados), discutindo a autoeficácia docente. Buscou-se analisar a autoeficácia de professores de Educação Física (EF), a respeito da situação de ensino da disciplina e da atuação profissional, buscando evidências de sua construção e impactos na realidade docente e no contexto educativo específico da EF inclusiva voltada ao atendimento da pessoa com deficiência. Os objetivos foram associar a temática da autoeficácia, compreendendo e apropriando o constructo para a atuação docente específica em EF e EF adaptada e realizar um levantamento de fatores que interferem na autoeficácia do professor de EF, bem como discutir a formação profissional e acadêmica, e as suas relações com a construção da autoeficácia docente e motivação do(a) professor(a). A metodologia foi uma revisão e atualização bibliográfica de 1990 a 2012. A atuação docente define-se por uma diversidade de ações que exigem a formação conceitual e domínio de estratégias pedagógicas, o enfrentamento de situações provocadas pelo meio acadêmico (situações decorrentes das interações com alunos, familiares, colegas, sistema socioeducativo e com o individuo).Compreendendo e buscando respeitar estas especificidades da EF, fica mais fácil ensinar e oferecer seus conteúdos, além de possibilitar a formação de profissionais engajados e motivados na atuação e no contexto educacional brasileiro. Estudos mostram que a autoeficácia é apontada como preditora de persistência, motivação, comportamento e aderência em relação aos programas educacionais por parte dos professores. | pt |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências de Bauru | |
dc.format.extent | 8898-8910 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8898-8910 | |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-8898-8910.pdf | |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | |
dc.identifier.lattes | 3970905716128417 | |
dc.identifier.lattes | 5024374872735878 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0003-0341-2767 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141824 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Autoeficácia | pt |
dc.subject | Educação física (adaptada) | pt |
dc.subject | Atuação profissional | pt |
dc.subject | Inclusão | pt |
dc.title | As crenças de autoeficácia docente do profissional de educação física na perspectiva inclusiva: dimensões teóricas e aplicadas na formação profissional | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 3970905716128417 | |
unesp.author.lattes | 5024374872735878[2] | |
unesp.author.orcid | 0000-0003-0341-2767[2] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru | pt |
unesp.department | Educação Física - FC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN2357-7819-2014-8898-8910.pdf
- Tamanho:
- 528.61 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format