Publicação:
O papel inclusivo das bibliotecas públicas do interior paulista: mediação da informação direcionada à pessoas com deficiência visual

dc.contributor.advisorAlmeida Júnior, Oswaldo Francisco de [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Igor Mendes da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-02-27T17:11:19Z
dc.date.available2025-02-27T17:11:19Z
dc.date.issued2025-02-18
dc.description.abstractEsta pesquisa do tipo Descritiva-Exploratória, realizada por meio do método, análise de conteúdo proposto por Bardin (1977), teve como objetivo geral: analisar o papel mediador entre bibliotecas públicas localizadas na Região Administrativa de Marília e pessoas com deficiência visual. Tendo como fonte de coleta a seguinte tríplice: bibliotecas públicas, usuários de bibliotecas públicas com deficiência visual e uma instituição especializada no universo da acessibilidade, sendo esta última, a Associação dos Deficientes Visuais de Marília (ADEVIMARI). Para compreender as nuances dessa relação, recorreu-se ao conceito da mediação da informação, estabelecido por Almeida Júnior (2015b), que almeja garantir a apropriação da informação, projetada pelas interferências executadas por parte do profissional bibliotecário. Neste sentido, foi necessária a aplicação de um questionário direcionado às bibliotecas públicas localizadas na região estudada, e de entrevistas aplicadas à Associação dos Deficientes Visuais de Marília e em pessoas com deficiência visual na região que já tenham utilizado bibliotecas públicas, para compreender a seguinte trajetória: identificar se os mediadores que estão nas bibliotecas públicas buscam mapear as necessidades informacionais da comunidade de pessoas com deficiência visual a fim de desenvolver as atividades de mediação da informação; identificar as necessidades informacionais da comunidade de pessoas com deficiência visual em relação à biblioteca pública; identificar quais medidas são aplicadas no ambiente físico da biblioteca pública a fim de favorecer a permanência dos usuários com deficiência visual nesse espaço informacional; mapear quais recursos e serviços são adotados e como influenciam o processo de mediação da informação em relação aos usuários com deficiência visual; abarcar o suporte legal referente a pessoas com deficiência visual em relação aos serviços e recursos prestados / que poderiam ser prestados plenamente ou em parte pela biblioteca pública. Sendo possível concluir que a relação existente entre bibliotecas públicas e pessoas com deficiência visual é quase nula, e quando não, é esporádica, repleta de apatia e ausência, evidenciando a necessidade da participação ativa da biblioteca enquanto representante na linha de frente dos processos informacionais em municípios localizados no interior paulista, fomentando interferências diretas que almejam a integração plena de pessoas cegas e com baixa visão na sociedade.pt
dc.description.abstractThis descriptive-exploratory research, carried out using the content analysis method proposed by Bardin (1977), had the general objective of analyzing the mediating role between public libraries located in the Administrative Region of Marília and people with visual impairments. The following three sources were used as the data collection source: public libraries, users of public libraries with visual impairments, and an institution specialized in the universe of accessibility, the latter being the Association of Visually Impaired People of Marília (ADEVIMARI). To understand the nuances of this relationship, we used the concept of information mediation, established by Almeida Júnior (2015b), which aims to guarantee the appropriation of information, projected by the interferences performed by the librarian professional. In this sense, it was necessary to apply a questionnaire directed to the public libraries located in the region studied, and interviews applied to the Association of the Visually Impaired of Marília and to visually impaired people in the region who have already used public libraries, to understand the following trajectory: identify whether the mediators who are in the public libraries seek to map the information needs of the community of people with visual impairment in order to develop information mediation activities; identify the information needs of the community of people with visual impairment in relation to the public library; identify which measures are applied in the physical environment of the public library in order to favor the permanence of users with visual impairment in this information space; map which resources and services are adopted and how they influence the information mediation process in relation to users with visual impairment; cover the legal support regarding people with visual impairment in relation to the services and resources provided / that could be provided fully or in part by the public library. It is possible to conclude that the relationship between public libraries and people with visual impairments is almost non-existent, and when it is, it is sporadic, full of apathy and absence, highlighting the need for active participation by the library as a representative on the front line of information processes in municipalities located in the interior of São Paulo, encouraging direct interference that aims at the full integration of blind and visually impaired people into society.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 001
dc.identifier.capes33004110043P4
dc.identifier.citationSILVA, Igor Mendes da. O papel inclusivo das bibliotecas públicas do interior paulista: mediação da informação direcionada à pessoas com deficiência visual. 2025. 194 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2025.pt
dc.identifier.lattes1462384430733251
dc.identifier.orcid0000-0002-9426-0705
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/261515
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectBiblioteca públicapt
dc.subjectBiblioteca inclusivapt
dc.subjectDeficiência visualpt
dc.subjectMediação da informaçãopt
dc.subjectPublic libraryen
dc.subjectVisual impairmenten
dc.subjectInformation mediationen
dc.subjectSocial integrationen
dc.titleO papel inclusivo das bibliotecas públicas do interior paulista: mediação da informação direcionada à pessoas com deficiência visualpt
dc.title.alternativeThe inclusive role of public libraries in the interior of São Paulo: mediation of information aimed at people with visual impairmentsen
dc.title.alternativeEl papel inclusivo de las bibliotecas públicas en el interior de São Paulo: mediación de información dirigida a personas con discapacidad discapacidad visuales
dc.title.alternativeIl ruolo inclusivo delle biblioteche pubbliche all'interno di San Paolo: mediazione dell'informazione rivolta alle persone con disabilità disabilità visivait
dc.title.alternativeLe rôle inclusif des bibliothèques publiques à l'intérieur de São Paulo : médiation de l'information destinée aux personnes handicapées déficience visuellefr
dc.typeDissertação de mestradopt
dcterms.impactA pesquisa almejou compreender a relação existente entre pessoas com deficiência visual e bibliotecas públicas, tendo como foco a atuação conjecturada no conceito de mediação da informação, elucidando a necessidade de práticas que tenham como a apropriação da informação. Os resultados da pesquisa são positivos, visto a contribuição na construção de conhecimentos vinculados ao universo da biblioteca pública e da acessibilidade, desde a utilização enquanto arcabouço teórico para realização de novos estudos e projetos sociais e/ou culturais, assim como a possibilidade de aplicação em linhas de ensino envolvendo os cursos de Biblioteconomia no Brasil e a incrementação de disciplinas sobre a temática acessibilidade em suas grades. Esta pesquisa pode gerar impacto na vida de pessoas com deficiência visual: atendendo aos parâmetros equidade previstos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) a respeito de bibliotecas públicas em seu Manifesto; auxiliando na produção sítios digitais acessíveis a pessoas com deficiência visual, com base nas propostas nacionais de acessibilidade previstas pelo Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (EMAG), assim como pelas diretrizes internacionais de acessibilidade para conteúdo na Web – Web Content Accessibility Guidelines (WCAG); evidenciando a acessibilidade programática, vinculada às instruções normativas, como o Estatuto da Pessoa com Deficiência e o Tratado de Marraqueche, que podem ser utilizados como fonte jurídica para o exercício e o exigir de direitos de pessoas com deficiência visual, principalmente aqueles vinculados ao universo informacional. Ademais, esta pesquisa pode ser vinculada aos preceitos estabelecidos em alguns Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), elaborados pela Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 1 – Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares, visto o debate envolvendo a baixa remuneração e empregabilidade de pessoas com deficiência, além de um custo elevado de vida, que propiciam dependência financeira e a pobreza, ODS 3 – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades, visto os debates envolvendo a negligência nas áreas da saúde e educação a respeito da deficiência e ODS 10 – Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles, visto o estudo como um todo, onde suas propostas caminham para a integração plena de indivíduos com deficiência visual na sociedade, tendo como ponte a biblioteca pública.pt
dcterms.impactThe research aimed to understand the relationship between people with visual impairments and public libraries, focusing on the role conjectured in the concept of information mediation, elucidating the need for practices that involve the appropriation of information. The results of the research are positive, given the contribution to the construction of knowledge linked to the universe of public libraries and accessibility, from its use as a theoretical framework for carrying out new studies and social and/or cultural projects, as well as the possibility of application in teaching lines involving Library Science courses in Brazil and the increase in disciplines on the topic of accessibility in their curricula. This research can have an impact on the lives of people with visual impairments: meeting the equity parameters established by the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) regarding public libraries in its Manifesto; assisting in the production of digital sites accessible to people with visual impairments, based on national accessibility proposals provided for by the Electronic Government Accessibility Model (EMAG), as well as by international accessibility guidelines for web content – Web Content Accessibility Guidelines (WCAG); highlighting programmatic accessibility, linked to normative instructions, such as the Statute of Persons with Disabilities and the Marrakesh Treaty, which can be used as a legal source for the exercise and demand of rights of people with visual impairments, especially those linked to the informational universe. Furthermore, this research can be linked to the precepts established in some Sustainable Development Goals (SDGs), developed by the United Nations (UN): SDG 1 – End poverty in all its forms, everywhere, given the debate involving the low pay and employability of people with disabilities, in addition to a high cost of living, which lead to financial dependence and poverty; SDG 3 – Ensure healthy lives and promote well-being for all, at all ages, given the debates involving neglect in the areas of health and education regarding disability; and SDG 10 – Reduce inequality within and between countries, given the study as a whole, where its proposals move towards the full integration of individuals with visual impairments into society, using the public library as a bridge.en
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublication8872c84c-f9f5-4be6-921a-378d7b4d0924
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unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramCiência da Informação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaInformação, tecnologia e conhecimentopt
unesp.researchAreaGestão, mediação e uso da informaçãopt

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