Logotipo do repositório
 

Publicação:
Práticas pedagógicas de professores no ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e a resolução de problemas

dc.contributor.advisorMiguel, José Carlos [UNESP]
dc.contributor.authorLima, Simone Marques [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-09-15T13:57:29Z
dc.date.available2017-09-15T13:57:29Z
dc.date.issued2017-08-15
dc.description.abstractO presente trabalho teve por objetivo investigar e analisar como se configuram as práticas pedagógicas de professores no ensino da Matemática nos anos escolares iniciais no contexto didático da Resolução de Problemas. Outro aspecto investigado e analisado foi o discurso dos docentes acerca de suas ações pedagógicas, o que acreditam dominar a respeito dos conteúdos da Matemática e dos recursos didáticos empregados na Resolução de Problemas. Oito professores que atuam no ensino de Matemática no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, em duas escolas da rede municipal de Marília-SP, foram convidados a participarem do estudo como sujeitos da pesquisa. A investigação utilizou de uma abordagem qualitativa interpretativa, cujos procedimentos foram a observação, a entrevista semiestruturada e a análise de documentos. O estudo tem como base teórica fundamental a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky e colaboradores, mas vale-se também de estudiosos da Educação Matemática. O desdobramento das análises apontam que na prática pedagógica dos professores investigados perpetua-se uma prática formal, comportamentalista, que adota procedimentos didáticos e metodológicos marcados pela repetição e pela memorização. Aspectos estes recorrentes nas posturas que exigem reformulação conceitual do que vem a ser o trabalho pedagógico com a Matemática, como é o caso da metodologia de Resolução de Problemas.pt
dc.description.abstractThe present work aimed to investigate and analyze how the pedagogical practices of teachers in the teaching of Mathematics are configured in the initial school years in the didactic context of Problem Solving. Another aspect investigated and analyzed was the teachers' discourse about their pedagogical actions, which they believe to dominate about the contents of Mathematics and the didactic resources used in Problem Solving. Eight teachers working in Mathematics teaching in the 4th and 5th year of Elementary School, in two schools of the municipal network of Marília-SP, were invited to participate in the study as subjects of the research. The research used a qualitative interpretative approach, whose procedures were observation, semi-structured interview and document analysis. The study has as fundamental theoretical basis the HistoricalCultural Theory of Vygotsky and collaborators, but it is also worth of scholars of the Mathematical Education. The analysis shows that in the pedagogical practice of the investigated teachers a formal behavioralist practice is perpetuated, adopting didactic and methodological procedures marked by repetition and memorization. These recurrent aspects in the positions that require a conceptual reformulation of what is to be the pedagogical work with Mathematics, as is the case of the Problem Solving methodology.en
dc.identifier.aleph000891845
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/151617
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectPráticas pedagógicaspt
dc.subjectMatemáticapt
dc.subjectResolução de problemaspt
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpt
dc.subjectPedagogical practicesen
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectTroubleshootingen
dc.subjectEarly years of elementary educationen
dc.titlePráticas pedagógicas de professores no ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e a resolução de problemaspt
dc.title.alternativePedagogical practices of teachers in Mathematics teaching in the initial years of fundamental teaching and troubleshootingen
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino na educação brasileirapt
unesp.researchAreaTeorias e práticas pedagógicaspt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
lima_sm_dr_mar.pdf
Tamanho:
3.48 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.02 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: