Publicação: Geografia e cinema: conceitos e teorias no filme Parasita (2019)
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Data
Autores
Orientador
Almeida, Marina Castro de 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Rio Claro - IGCE - Geografia
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
As mídias visuais que vieram se desenvolvendo desde pinturas até fotografias e o cinema, se mostram como formas de consolidação da imagem na nossa percepção e interação com o mundo. A geografia, desde seus primórdios como ciência, muito se preocupou com as aparências, os formatos e os significados das concretudes do mundo – sejam elas naturais ou culturais. O presente trabalho busca fortalecer a ponte entre os estudos de natureza geográfica, atrelados à representação imagética do cinema, abordando especificamente o filme Sul-Coreano Parasita (2019) que não só possui qualidades enquanto produção artística, mas também como invólucro de fortes críticas e expositor de tensionamentos socioespaciais da vida contemporânea. Após uma breve análise do estado da arte e um panorama do entendimento entre a relação geografia-cinema, o filme em destaque foi descrito em sua dimensão narrativa, pontuando e descrevendo personagens e pontos essenciais da trama para compreensão dos eventos. Em sequência, foram extraídos painéis e sequências que deixam evidentes a geografia que pode se ver contida no filme, e como conceitos e teorias da bibliografia podem ser entendidos ao decorrer do filme. Por fim, foram observadas e pensadas as geografias expressas na obra, assim como sua capacidade de representação, produção e reprodução do espaço, através das imagens em movimento.
Resumo (inglês)
Visual media, which have evolved from paintings and photographs to cinema, serve as forms of consolidating images in our perception and interaction with the world. Geography, since its inception as a science, has been deeply concerned with appearances, forms, and the meanings of the tangible aspects of the world—whether natural or cultural. This study aims to strengthen the bridge between geographical studies and cinematic representation, specifically addressing the South Korean film Parasite (2019), which not only possesses qualities as an artistic production but also serves as a vessel for strong critiques and as an expositor of socio-spatial tensions in contemporary life. After a brief analysis of the state of the art and an overview of the understanding of the geography-cinema relationship, the aforementioned film was described in its narrative dimension, highlighting and describing characters and essential plot points for understanding the events. Subsequently, panels and sequences were extracted that clearly show the geographies contained in the film, and how concepts and theories from the bibliography can be understood throughout it. Finally, the geographies expressed in the work were observed and considered, as well as its capacity for representation, production, and reproduction of space through the use of moving images.
Descrição
Palavras-chave
Geografia, Cinema, Parasita, Representação imagética, Produção e reprodução do espaço, Geography, Parasite, Image representation, Production and reproduction of space
Idioma
Português