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Publicação:
Dificuldades de leitura e problemas de indisciplina: aplicação da metodologia da equivalência de estímulos e o procedimento de exclusão

dc.contributor.advisorCarrara, Kester [UNESP]
dc.contributor.authorHayashi, Ednéia Aparecida Peres [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:58Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:58Z
dc.date.issued2002
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi o de investigar se a tecnologia de equivalência de estímulos e o procedimento de exclusão, reduzindo dificuldades de leitura e escrita, também reduzem comportamentos avaliados como de indisciplina. Os resultados indicam que o programa de ensino de leitura e escrita, por meio da combinação dos procedimentos de discriminação condicional e o de exclusão, contribui para a aprendizagem de leitura de todas as palavras de treino e de novas palavras, as quais não foram diretamente ensinadas aos sujeitos. Quanto aos resultados obtidos com o Inventário TRF, a redução nos escores, embora a maioria tenha apresentado-se baixa, parece considerável e indicadora da eficiência da metodologia utilizada também enquanto promotora de melhora em comportamentos relacionados com indisciplina, conforme avaliação dos professores.pt
dc.description.abstractThe objective of this study was to investigate if the 'stimulus equivalences technology' and the exclusion procedures, which reduce the difficulties in reading e writing, would also reduce unruly behavior. The results pointed that the reading and writing teaching program combined with the conditional discrimination and exclusion procedures, contributed to the reading learning of all the training words and new ones as well, which were not directly taught to the individuals. Concerning the results obtained from the TRF inventory, the reduction in the scores, although the majority has presented low ones, it seems to confirm the efficiency of the used methodology and the improvement related to unruly behaviors, according to the teachers evaluation.en
dc.format.extent67 f. : tabelas estatísticas + anexo
dc.identifier.aleph000223944
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.citationHAYASHI, Ednéia Aparecida Peres. Dificuldades de leitura e problemas de indisciplina: aplicação da metodologia da equivalência de estímulos e o procedimento de exclusão. 2002. 67 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2002.
dc.identifier.filehayashi_eap_me_mar.pdf
dc.identifier.lattes4654377716651363
dc.identifier.orcid0000-0002-7501-7662
dc.identifier.orcid0000-0002-7501-7662
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91286
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectDisciplina escolarpt
dc.subjectInabilidade na leiturapt
dc.subjectCompreensão na leiturapt
dc.subjectAprendizagem discriminativapt
dc.subjectDificuldades de leitura/escritapt
dc.subjectDiscriminação condicionalpt
dc.subjectIndisciplineen
dc.subjectReading/writing difficultiesen
dc.subjectConditional discriminationen
dc.titleDificuldades de leitura e problemas de indisciplina: aplicação da metodologia da equivalência de estímulos e o procedimento de exclusãopt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.orcid0000-0002-7501-7662
unesp.advisor.orcid0000-0002-7501-7662
unesp.author.lattes4654377716651363
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino na educação brasileirapt

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