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Publicação:
Memórias de um homem (do) partido: a escrita de si de Nelson Werneck Sodré

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Orientador

Silva, Wilton Carlos Lima da

Coorientador

Pós-graduação

História - FCLAS

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta pesquisa tem o objetivo de analisar aspectos da obra memorialística de Nelson Werneck Sodré. Para tanto, propusemos fazer esse estudo a partir das seguintes obras: Memórias de um soldado (1967); Memórias de um escritor (1970); A Luta pela Cultura (1990); O fascismo cotidiano (1990), A ofensiva reacionária (1992); e A fúria de Calibã: memórias do golpe de 64 (1994), a fim de ler, mapear e interpretar a memorialística do autor; bem como discutir determinantes sociais, políticas e culturais da construção da memória por meio de um relato específico de natureza autobiográfica; identificar os referenciais narrativos que se fazem presentes na escrita de si de Nelson Werneck Sodré e delimitar diferentes dimensões da narrativa, como um passado e um espaço social projetado na sua descrição de situações e comportamentos. O estudo do memorialismo deste autor é uma oportunidade de discutir sobre o gênero biográfico e suas relações com a narrativa literária e a escrita da história. Além disso, podemos questionar a temporalidade e a noção de história compartilhada pelo texto, bem como sobre o seu método de narrativa memorialística.

Resumo (inglês)

This research aims to analyze aspects of Nelson Werneck Sodré's memorial work. To this end, we proposed to make this study from the following works: Memórias de um soldado (1967); Memórias de um escritor (1970); A Luta pela Cultura (1990); O fascismo cotidiano (1990), A ofensiva reacionária (1992); e A fúria de Calibã: memórias do golpe de 64 (1994), in order to read, map and interpret the author's memorialistics; as well as discussing social, political and cultural determinants of memory construction through a specific report of an autobiographical nature; identify the narrative references that are present in the writing of Nelson Werneck Sodré and delimit different dimensions of the narrative, such as a past and a social space projected in his description of situations and behaviors. The study of this author's memorialism is an opportunity to discuss the biographical genre and its relationship with literary narrative and the writing of history. In addition, we can question the temporality and the notion of history shared by the text, as well as about its method of memorialistic narrative

Descrição

Palavras-chave

História, Sodré, Nelson Werneck, 1911-1999, Biografia, Epistemologia da virtude, Performance (Arte)

Idioma

Português

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