Logotipo do repositório
 

Publicação:
O atletismo escolar: trajetórias de aprendizagem entre gerações

dc.contributor.advisorHunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]
dc.contributor.authorLima, Diego Nera [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-03-10T12:58:46Z
dc.date.available2021-03-10T12:58:46Z
dc.date.issued2019-11-11
dc.description.abstractHistorically the competition is inherent in sport and was actively linked to the build of Greek political life and the birth of democracy. The Olympic Games for the ancient Greeks were of main importance, as they represented the largest of all the social and cultural interactions of Greek cities on their calendar. It is in this universe that athletics fit, conceptualized as the bas of the Olympic Games and as a means of education, the practice of this sport goes in parallel with sports history, being the first event disputed in the antique Games. Based on all this historical context, and the fact that this modality enhances the motor skills and values developed in the formation of young people, both social and personal, we can observe the relevance of learning athletics in schools in all years of education. Thus, this research aimed to investigate the trajectory of learning in athletics of high school students compared with that of their parents and, consequently, highlight learning of its history and cultural social aspects of this modality in a given social group over a determined period. of time. This is a qualitative research, in which high school students, approximately 16.81 years old (± 0.83), and their parents, approximately 49.06 years old (± 8.83), answered to an interview and a questionnaire respectively. The interview consisted of eight questions related to the knowledge of athletics sport and its history, while the questionnaire presented seven questions with the same theme. The results showed that most participants know about the sport, but a significant portion defines it as the definition of sport itself; It was also found that, when related the forms of information on the subject, the main ones are the school and the television... (Complete abstract electronic access below)en
dc.description.abstractHistoricamente a competição é inerente ao esporte e esteve ativamente ligada à forja da vida política grega e ao nascimento da democracia. Os Jogos Olímpicos para os gregos antigos eram de suma importância, pois estes representavam a maior de todas as interações sociais e culturais das cidades gregas no seu calendário. É neste universo que o atletismo se encaixa, conceituado como a base dos Jogos Olímpicos e como um meio de educação, a prática deste esporte caminha em paralelo com a história esportiva, sendo o primeiro evento disputado nos antigos Jogos. Com base em todo esse contexto histórico, e no fato desta modalidade aprimorar as habilidades motoras e os valores desenvolvidos na formação dos jovens, tanto social como pessoal, é que podemos observar a relevância da aprendizagem do atletismo nas escolas em todos os anos de ensino. Sendo assim, esta pesquisa objetivou investigar a trajetória das aprendizagens em atletismo de alunos do ensino médio comparando com a de seus pais e, consequentemente, evidenciar aprendizagens da sua história e aspectos sócios culturais desta modalidade em um determinado grupo social ao longo de um dado período de tempo. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual alunos do ensino médio, idades aproximadas de 16,81 anos (± 0,83), e seus pais, idades aproximadas de 49,06 anos (± 8,83), responderam a uma entrevista e um questionário, respectivamente. A entrevista com oitos perguntas voltada ao conhecimento do esporte atletismo e sua história, enquanto o questionário apresentou sete perguntas com a mesma temática. Os resultados demonstraram que a maioria dos participantes conhece o esporte, mas que uma parcela significativa o define como a própria definição de esporte; também foi constatado que, quando relacionado os meios de informação sobre o assunto, os principais são a escola e a televisão... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)pt
dc.format.extent54 f.
dc.identifier.aleph990009287430206341
dc.identifier.citationLIMA, Diego Nera. O atletismo escolar: trajetórias de aprendizagem entre gerações. 2019. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2019.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2020-03-13/000928743.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/203925
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAlma
dc.subjectEducação fisicapt
dc.subjectAtletismopt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectEscolaspt
dc.subjectLearningen
dc.titleO atletismo escolar: trajetórias de aprendizagem entre geraçõespt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.undergraduateEducação Física - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000928743.pdf
Tamanho:
741.55 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format