Repository logo
 

Publication:
Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e educação ambiental: um estudo exploratório

Loading...
Thumbnail Image

Date

Advisor

Cavalari, Rosa Maria Feiteiro

Coadvisor

Graduate program

Undergraduate course

Ciências Biológicas - IB

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Type

Undergraduate thesis

Access right

Acesso abertoAcesso Aberto

Abstract

A Educação Ambiental, apesar de bastante debatida e de extrema importância nos diversos setores da sociedade, enfrenta várias dificuldades para a sua implementação no ambiente escolar. Em que pesem essas dificuldades, no entanto, apresenta-se como uma possibilidade para a formação de alunos e cidadãos críticos, capazes de compreender as questões socioambientais que os cercam, realizando escolhas conscientes e questionando ativamente os modelos de produção hegemônicos atuais, responsáveis por diversos problemas ambientais e injustiças sociais. O presente estudo, que se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, tem como objetivo a elaboração de um estudo exploratório sobre as Plantas alimentícias não convencionais (PANCS) e a Educação Ambiental escolar, buscando identificar os conhecimentos e as problemáticas relativas às PANCS, bem como analisar as eventuais contribuições destas para o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental no âmbito escolar. As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS) são, de acordo com os autores Kinupp e Lorenzi (2009), plantas com grande potencial alimentício que são desconhecidas pelo grande público, substituídas por outras espécies de maior valor comercial e/ou que caíram em desuso. Apesar disso, recentemente as mesmas passaram a ser apresentadas e debatidas pela grande mídia, além de estarem presentes em feiras de agricultores locais em algumas cidades brasileiras por exemplo, possibilitando, a partir do campo da Educação Ambiental, discussões em relação ao uso de solos, a alimentação e a saúde populacional entre outras questões. Foi nesse contexto que a presente pesquisa foi realizada. Por meio do estudo realizado foi possível observar uma variedade de temáticas ambientais, culturais, econômicas e sociais relacionadas as PANCS e a existência de algumas práticas de EA desenvolvidas no ambiente escolar. Observou-se, ainda, a necessidade de realização de novos estudos que busquem aprofundar as reflexões relativas à contribuição das PANCs para o desenvolvimento de trabalhos com Educação Ambiental no ambiente escolar.

Description

Keywords

Educação ambiental, Plantas, Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), Escolas, Ambiente escolar

Language

Portuguese

Citation

Related itens

Units

Departments

Undergraduate courses

Graduate programs