Programa de Estimulação Fônica para escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental
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Data
Orientador
Capellini, Simone Aparecida 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - FFC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este estudo teve como objetivo elaborar e verificar a aplicabilidade de um Programa de Estimulação Fônica voltado a escolares do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I com dificuldades de aprendizagem. A pesquisa partiu da hipótese de que a estimulação fônica pode contribuir significativamente para o desenvolvimento de habilidades necessárias à aquisição da leitura e da escrita. O estudo foi desenvolvido em duas fases. Na Fase 1, foi realizado um levantamento bibliográfico para a construção do programa, composto por 14 sessões que contemplaram o domínio do princípio alfabético, habilidades metafonológicas, velocidade de acesso ao léxico e leitura. Os estímulos foram organizados conforme a complexidade lexical proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na Fase 2, foi conduzido um estudo piloto com 12 escolares de 8 a 9 anos e 11 meses, do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola pública de Marília – SP, divididos em dois grupos: Grupo I (com intervenção) e Grupo II (sem intervenção). Foram aplicadas provas padronizadas de ditado e leitura de palavras e pseudopalavras, antes e após a intervenção. A análise estatística, por meio do teste JT, revelou melhora significativa no desempenho do grupo que participou do programa, evidenciando sua eficácia. Os resultados indicam que o Programa de Estimulação Fônica é um instrumento promissor, com potencial para auxiliar, com base em evidências, o desenvolvimento da leitura e da escrita em escolares com dificuldades de aprendizagem.
Resumo (inglês)
This study aimed to develop and verify the applicability of a Phonemic Stimulation Program designed for 3rd to 5th-grade elementary school students with learning difficulties. The research was based on the hypothesis that phonemic stimulation can significantly contribute to the development of skills essential for reading and writing acquisition. The study was conducted in two phases. In Phase 1, a literature review was carried out to support the construction of the program, which consisted of 14 sessions addressing the mastery of the alphabetic principle, metaphonological skills, lexical access speed, and reading. The stimuli were organized according to lexical complexity guidelines from the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC). In Phase 2, a pilot study was conducted with 12 students aged between 8 and 9 years and 11 months, from 3rd to 5th grade, enrolled in a public school in Marília, São Paulo. The students were divided into two groups: Group I (with intervention) and Group II (without intervention). Standardized assessments of dictation and reading of real and pseudowords were applied before and after the intervention. Statistical analysis using the JT test revealed significant improvement in the performance of the intervention group, demonstrating the program's effectiveness. The results indicate that the Phonemic Stimulation Program is a promising tool, with evidence-based potential to support the development of reading and writing skills in students with learning difficulties.
Resumo (espanhol)
Este estudio tuvo como objetivo elaborar y verificar la aplicabilidad de un Programa de Estimulación Fonológica dirigido a estudiantes del 3º al 5º año de la Educación Primaria con dificultades de aprendizaje. La investigación partió de la hipótesis de que la estimulación fonológica puede contribuir significativamente al desarrollo de habilidades esenciales para la adquisición de la lectura y la escritura. El estudio se desarrolló en dos fases. En la Fase 1, se realizó una revisión bibliográfica para la construcción del programa, compuesto por 14 sesiones que abordaron el dominio del principio alfabético, habilidades metafonológicas, velocidad de acceso al léxico y lectura. Los estímulos fueron organizados según el nivel de complejidad léxica propuesto por la Base Nacional Común Curricular (BNCC) de Brasil. En la Fase 2, se llevó a cabo un estudio piloto con 12 estudiantes de entre 8 y 9 años y 11 meses, del 3º al 5º año de una escuela pública de Marília, São Paulo, divididos en dos grupos: Grupo I (con intervención) y Grupo II (sin intervención). Se aplicaron pruebas estandarizadas de dictado y lectura de palabras reales y pseudopalabras, antes y después de la intervención. El análisis estadístico, realizado mediante la prueba JT, reveló una mejora significativa en el rendimiento del grupo que participó en el programa, evidenciando su eficacia. Los resultados indican que el Programa de Estimulación Fonológica es una herramienta prometedora, con potencial basado en evidencia científica, para apoyar el desarrollo de la lectura y la escritura en estudiantes con dificultades de aprendizaje
Descrição
Palavras-chave
Instrução fônica, Aprendizagem, Leitura (Ensino fundamental), Escrita, Aquisição de linguagem, Phonics instruction, Language acquisition, Learning, Reading, Writing
Idioma
Português
Citação
LIPORACI , Gabriela Franco dos Santos. Programa de Estimulação Fônica para escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental. 2025. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2025.

