Logotipo do repositório
 

Publicação:
Análise de clusters hierárquicos na autoeficácia docente e eficácia coletiva de professores de educação física escolar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Venditti Júnior, Rubens

Coorientador

Pós-graduação

Desenvolvimento Humano e Tecnologias - IBRC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A Teoria Social Cognitiva (TSC) foi desenvolvida com o objetivo de compreender o comportamento humano e pode ser aplicada em diversos contextos, dentre eles o ambiente educacional. Na TSC, os indivíduos atuam de forma “agêntica” que é formada a partir das crenças pessoais e coletivas, principalmente em prospectiva e de maneira reflexiva. Pelo constructo da autoeficácia, o indivíduo consegue fazer um julgamento individual sobre suas capacidades e suas crenças são adquiridas através das experiências diretas, experiências vicárias, persuasão verbal e estados fisiológicos e afetivos, assim como na teoria da eficácia coletiva, onde os indivíduos constituem suas crenças a partir dessas quatro fontes de informações, porém, de forma compartilhada e em coletividade. O objetivo do trabalho foi analisar as aglomerações formadas por associações das variáveis das escalas de EAD (Escala de Autoeficácia Docente) e IBECP (Inventário Brasileiro de Eficácia Coletiva de Professores), por meio de análise por cluster hierárquico, tendo como resultado gráfico um dendrograma associativo. Através da amostra de 48 professores de Educação Física atuantes regularmente na rede pública de ensino (rede municipal e estadual) no estado de São Paulo, com 23 participantes do sexo feminino e 24 do sexo masculino e após realizar o teste de análise de variância, o estudo mostrou-se não paramétrico, devido ao número da amostra e dadas as características dos sujeitos coletados. A partir destes clusters hierárquicos, conseguimos estabelecer associações que os dados adquiridos proporcionaram, portanto, nas imagens dos dendrogramas dos clusters hierárquicos 1 e 2, as relações mais intensas ficavam mais próximas à margem esquerda e superior, associando-se às outras variáveis mais fracas, de maneira hierárquica indireta. Pelos resultados adquirido e literatura consultada, podemos assumir a necessidade de aprofundar os estudos envolvendo a autoeficácia e a eficácia coletiva, especificamente com professores de EF escolar. Verificou-se a necessidade de se discutir sobre a formação acadêmica e atuação profissional, trocas de experiências docentes e a importância do professor de EF na escola, em aspectos pertinentes ao contexto escolar e às especificidades dos conteúdos apresentados em EF, além de ser o mediador de aspectos psicossociais pertinentes na interação das turmas e dos profissionais envolvidos no processo escolar.

Resumo (inglês)

The Social Cognitive Theory (SCT) was developed with the objective of understanding human behavior and can be applied in several contexts, among them the educational environment. In SCT, individuals act in an “agentic” way that is formed from personal and collective beliefs, mainly in a prospective and reflexive way. Through the construct of self-efficacy, the individual is able to make an individual judgment about his abilities and his beliefs are acquired through direct experiences, vicarious experiences, verbal persuasion and physiological and affective states, as well as in the theory of collective efficacy, where individuals constitute their beliefs from these four sources of information, however, in a shared way and collectively. The objective of the work was to analyze the agglomerations formed by associations of the variables of the scales of TSES (Teacher Self-Efficacy Scale) and BICET (Brazilian Inventory of Collective Efficacy of Teachers), through analysis by hierarchical cluster, with an associative dendrogram as the graphic statistical results. Through the sample of 48 Physical Education (PE) teachers working regularly in the public school system (municipal and state schools) in the state of São Paulo- Brazil, 23 female participants and 24 male participants, after performing the analysis of variance test, the study proved itself as a non-parametric databasis, due the sample number and given the characteristics of collected subjects. From these hierarchical clusters, we were able to establish associations that the acquired data provided, therefore, in the images of the hierarchical clusters 1 and 2 dendrograms, the more intense relationships were closer to the left and upper margin, associating with the other weaker variables, in an indirect hierarchical manner. From the results acquired and the literature consulted, we can assume the need to deepen studies involving self-efficacy and collective efficacy, specifically with school PE teachers. It is mandatory to discuss academic training and professional performance, exchanges of teaching experiences and the importance of the PE teacher at school, in aspects relevant to the school context and the specificities of the content presented in PE, in addition to being the mediator psychosocial aspects relevant to the interaction of classes and professionals involved in the school process.

Descrição

Palavras-chave

Educação física escolar, Eficácia coletiva, Autoeficácia, Teoria Social Cognitiva, Professores de educação física, Desenvolvimento humano e tecnologias, School physical education, Collective efficacy, Self-efficacy, Theory Social Cognitive, Physical education teachers, Human development and technologies

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação