Logotipo do repositório
 

Publicação:
O negacionismo científico brasileiro durante a pandemia sob a perspectiva da pedagogia histórico crítica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Aragão, José Euzébio De Oliveira Souza

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Rio Claro - IB - Ciências Biológicas

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este trabalho consiste numa pesquisa bibliográfica que busca traçar os percursos históricos no âmbito educacional e científico, para contextualizar o negacionismo científico brasileiro evidenciado na pandemia. Este esforço é baseado na necessidade de uma compreensão material e ideológica - portanto, histórica - dos processos e consequências das práticas científicas e educacionais, que moldaram a forma como a ciência e a educação são constituídas atualmente no país. Para isto, utilizou-se a ‘Pedagogia Histórico-Crítica’ como base para analisar o desenvolvimento histórico da ciência e da educação no Brasil, de forma a traçar um panorama histórico que evidencia a construção do negacionismo no Brasil.

Resumo (inglês)

This project consists of a bibliographic research that seeks to outline the historical trajectories within the educational and scientific fields to contextualize Brazilian scientific denialism evidenced during the pandemic. This effort is based on the need for a material and ideological—therefore, historical—understanding of the processes and consequences of scientific and educational practices that have shaped the way science and education are currently constituted in the country. To achieve this, ‘Historical-Critical Pedagogy’ was used as a basis to analyze the historical development of science and education in Brazil, in order to outline a historical panorama that highlights the construction of denialism in Brazil.

Descrição

Palavras-chave

História da educação, Pedagogia, Ciências biológicas, Sociologia, Filosofia, History of education, Pedagogy, Biological sciences, Sociology, Philosophy

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação