Logotipo do repositório
 

Publicação:
O negacionismo científico brasileiro durante a pandemia sob a perspectiva da pedagogia histórico crítica

dc.contributor.advisorAragão, José Euzébio De Oliveira Souza [UNESP]
dc.contributor.authorPaulo, César Duleba [UNESP]
dc.date.accessioned2024-08-06T17:58:37Z
dc.date.available2024-08-06T17:58:37Z
dc.date.issued2024-05-19
dc.description.abstractEste trabalho consiste numa pesquisa bibliográfica que busca traçar os percursos históricos no âmbito educacional e científico, para contextualizar o negacionismo científico brasileiro evidenciado na pandemia. Este esforço é baseado na necessidade de uma compreensão material e ideológica - portanto, histórica - dos processos e consequências das práticas científicas e educacionais, que moldaram a forma como a ciência e a educação são constituídas atualmente no país. Para isto, utilizou-se a ‘Pedagogia Histórico-Crítica’ como base para analisar o desenvolvimento histórico da ciência e da educação no Brasil, de forma a traçar um panorama histórico que evidencia a construção do negacionismo no Brasil.pt
dc.description.abstractThis project consists of a bibliographic research that seeks to outline the historical trajectories within the educational and scientific fields to contextualize Brazilian scientific denialism evidenced during the pandemic. This effort is based on the need for a material and ideological—therefore, historical—understanding of the processes and consequences of scientific and educational practices that have shaped the way science and education are currently constituted in the country. To achieve this, ‘Historical-Critical Pedagogy’ was used as a basis to analyze the historical development of science and education in Brazil, in order to outline a historical panorama that highlights the construction of denialism in Brazil.en
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/256932
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectHistória da educaçãopt
dc.subjectPedagogiapt
dc.subjectCiências biológicaspt
dc.subjectSociologiapt
dc.subjectFilosofiapt
dc.subjectHistory of educationen
dc.subjectPedagogyen
dc.subjectBiological sciencesen
dc.subjectSociologyen
dc.subjectPhilosophyen
dc.titleO negacionismo científico brasileiro durante a pandemia sob a perspectiva da pedagogia histórico críticapt
dc.title.alternativeBrazilian science denialism during the pandemic from the perspective of historical-critical pedagogyen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.undergraduateRio Claro - IB - Ciências Biológicaspt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
paulo_cd_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
460.43 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
paulo_cd_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
339.32 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: