Publicação: Condições de moradia e de vida e seus reflexos na formação escolar de pessoas que residem em uma comunidade de assentamento
Carregando...
Data
2023-01-24
Orientador
Spazziani, Maria de Lourdes 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Ciências Biológicas - IBB
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Os assentamentos informais constituem uma parcela importante da realidade urbana e as condições desses locais são marcadas por uma baixa infraestrutura e dificuldades de acesso à tecnologias, sendo consequência da falta de desenvolvimento de políticas públicas para combater a vulnerabilidade dessa população. O presente trabalho se propôs a compreender e refletir sobre os impactos das condições de moradia no desenvolvimento escolar de jovens que residem em assentamentos urbanos, a partir de uma pesquisa qualitativa realizada por meio de entrevistas com três indivíduos recém formados no ensino básico entre os anos de 2022 e 2023. De forma mais específica o estudo identificou e analisou as vivências desses jovens durante o Ensino Médio em diversos aspectos da vida escolar, suas dificuldades nas relações interpessoais e suas perspectivas futuras. Esta pesquisa foi desenvolvida com embasamento na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, de Saviani, que nos permitiu analisar os dados de forma crítica e contribuiu para o entendimento do processo de escolarização considerando os contextos político, social, econômico e histórico, bem como o processo de estabelecimento dessa comunidade, desde sua ocupação, em 2016, até a importância desse espaço como modelo de luta e resistência. Os resultados revelaram que os adolescentes entrevistados passaram por dificuldades de acesso à educação básica pela vivência no assentamento urbano, principalmente relacionadas à locomoção até a escola e acesso a internet. Assim, pode-se concluir que foi perceptível os vínculos entre a escola e as condições do assentamento, que necessita de políticas públicas de combate a vulnerabilidade social e melhora da qualidade de vida dessa população, proporcionando uma educação mais acessível e de qualidade.
Resumo (inglês)
Informal settlements constitute an important part of the urban reality and the conditions of these places are marked by poor infrastructure and difficulties in accessing technologies, as a consequence of the lack of development of public policies to combat the vulnerability of this population. The present work intends to understand and reflect upon the impacts of housing conditions on the school development of young people who live in urban settlements, based on qualitative research carried out through interviews with three individuals who recently graduated from basic education between the years of 2022 and 2023. More specifically, the study identified and analyzed the experiences of these young people during high school in various aspects of school life, their difficulties in interpersonal relationships and their future prospects. This research was developed based on the perspective of Historical-Critical Pedagogy, by Saviani, which allowed us to critically analyze the data and contributed to the understanding of the schooling process considering the political, social, economic and historical contexts, as well as the establishment process of this community, from its occupation in 2016 to the importance of this space as a model of struggle and resistance. The results revealed that the adolescents experienced difficulties in accessing basic education because of living in urban settlements, mainly related to locomotion to school and accessing the internet. Thus, it can be concluded that the links between the school and the conditions of the settlement were perceptible, which requires public policies to combat social vulnerability and improve the quality of life of this population, providing a more accessible and quality education.
Descrição
Idioma
Português