A realidade virtual como apoio na Educação Física: uma experimentação no Ensino Fundamental
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Data
Autores
Orientador
Bataliotti, Soellyn Elene 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Física - FC/FCT/IB
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta dissertação foi elaborada como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Educação Física pelo programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede (ProEF). Os objetivos deste trabalho são i) analisar o uso da Realidade Virtual como recurso de apoio pedagógico às aulas de Educação Física, ii) identificar a realidade escolar sobre o uso de ferramentas digitais e tecnológicas; iii) compreender como o aluno interage com a tecnologia de RV; e iv) analisar se o uso de uma proposta de aula de atletismo no formato digital, com o uso da Realidade Virtual, possibilita o engajamento e participação dos alunos; e iv) construir os recursos necessários para esta análise, sendo eles um aplicativo para celular e um site de apoio. A pesquisa foi realizada com 42 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas de Jundiaí/SP. A metodologia adotada envolveu a realização de uma revisão de literatura, o desenvolvimento do aplicativo AtletismoRV, e sua utilização como parte de um plano de aulas estruturado em quatro etapas, incluindo o uso de óculos de papelão e vídeos imersivos. A análise qualitativa dos dados revelou que a RV aumentou o engajamento dos alunos, facilitou a compreensão dos conteúdos e promoveu a inclusão digital e educacional. O aplicativo proporcionou uma experiência imersiva e atrativa, mitigando limitações estruturais comuns no ensino de atletismo em escolas públicas. Como recurso educacional, foi elaborado um procedimento replicável de uso da RV nas aulas de Educação Física. O projeto foi reconhecido com prêmios em eventos acadêmicos nacionais e internacionais, destacando sua relevância pedagógica e inovação.
Resumo (inglês)
This dissertation was developed as part of the requirements for obtaining a Master’s degree in Physical Education through the ProEF program. The objectives of this study are to: (i) analyze the use of Virtual Reality (VR) as a pedagogical support tool in Physical Education classes; (ii) identify the current state of digital and technological tool usage within schools; (iii) understand how students interact with VR technology; (iv) assess whether a digitally formatted athletics lesson using VR promotes student engagement and participation; and (v) develop the necessary resources for this analysis, namely a mobile application and a supporting website. The research was conducted with 42 fifthgrade students from two public elementary schools in Jundiaí, São Paulo, Brazil. The methodology included a literature review, the evelopment of the “AtletismoRV” mobile application, and its implementation within a four-stage lesson plan that incorporated cardboard VR glasses and immersive videos. Qualitative data analysis revealed that VR increased student engagement, enhanced content comprehension, and fostered digital and educational inclusion. The application provided an immersive and appealing experience, helping to overcome structural limitations commonly encountered in teaching athletics in public schools. As an educational resource, a replicable procedure for using VR in Physical Education classes was developed. The project received awards at national and international academic events, underscoring its pedagogical relevance and innovative character.
Descrição
Palavras-chave
Atletismo, Ensino fundamental, Realidade virtual, Educação física, Athletics, Elementary education, Virtual reality, Physical education
Idioma
Português