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Publicação:
A palavra em desvio nas obras de Bartolomeu Campos de Queirós: uma reflexão sobre a expressividade da língua e a formação do leitor

dc.contributor.advisorFerreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro
dc.contributor.authorSilva, Jamille Claudia da
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2020-04-07T10:44:00Z
dc.date.available2020-04-07T10:44:00Z
dc.date.issued2020-02-06
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo realizar, a partir dos pressupostos da Estética da Recepção (JAUSS, 1994; ISER, 1996 e 1999), uma análise das obras Por parte de pai (1995), Vermelho Amargo (2011) e O olho de vidro do meu avô (2004), de Bartolomeu Campos de Queirós, incorporadas pelos acervos do PNBE destinados ao público do Ensino Médio e do EJA – Educação de Jovens e Adultos. Desse modo, essas obras estão disponíveis nas escolas públicas e podem ser conhecidas pelo público jovem, embora não tenham sido direcionadas especificamente a ele em sua origem. As obras de Queirós situam-se no que Eliana Yunes (2013) denomina como literatura de fronteira, pois se encontram na fronteira de todas as idades do ser humano, ou seja, podem ser lidas por crianças e adultos. Além disso, classificam-se como literatura de fronteira pelo hibridismo, pois suas narrativas resultam da inventividade proveniente do hábil entrecruzamento entre prosa e poesia. Configuram-se como obras dotadas de prosa poética, de cunho autobiográfico e memorialístico que, mesmo na ficção, abordam questões filosóficas e existenciais, dirigindo-se a públicos de diferentes idades. Com mais de quarenta livros publicados, alguns deles traduzidos para outros idiomas, o escritor mineiro possui um acervo altamente premiado pela crítica literária por sua competência criativa e habilidade sensível no trato com a palavra. Desse modo, pela análise literária, buscou-se verificar como se efetiva a organização do plano linguístico nas três obras eleitas como objeto de estudo. Esse recorte metodológico justifica-se, pois a prosa poética de Queirós define-se pela linguagem metafórica, dotada de valor estético. Na análise do processo de construção das obras, conferiu-se ênfase à expressividade da língua, o que permitiu-nos observar como a subjetividade do autor se projeta em seu texto, culminando em uma produção literária de cunho autobiográfico e fantasiosa e de viés poético. Como desdobramento do trabalho, realizou-se a recepção da obra Por parte de Pai, de Queirós (1995), com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II, assistidos pela Rede SESI, situada no município de Araçatuba, Estado de São Paulo, onde atuou-se como professora de Língua Portuguesa. Para tanto, o Método Recepcional, de Bordini e Aguiar (1993), foi utilizado.pt
dc.description.abstractThis research aims to present, from the assumptions of Reception Aesthetics (JAUSS, 1994; ISER, 1996 and 1999), an analysis of the works Por parte de pai (1995), Vermelho Amargo (2011) and O olho de vidro do meu avô (2004), by Bartolomeu Campos de Queirós, incorporated by the PNBE collections for the High School and EJA - Youth and Adult Education. These works are available in public schools and may be known to the young public, although they were not specifically addressed to them in their origin. Queirós' works are situated in what Eliana Yunes (2013) calls the frontier literature, as they are on the frontier of all ages of human beings, that is, they can be read by children and adults. In addition, they are classified as frontier literature by their hybridity, because their narratives result from the inventiveness that comes from the skillful intersection between prose and poetry. They are configured as works endowed with poetic prose, autobiographical and memorialist nature that, even in fiction, address philosophical and existential issues, addressing audiences of different ages. With more than forty books published, some of them translated into other languages, the Minas Gerais writer has a collection highly prized by literary critics for his creative competence and sensitive ability in dealing with words. Hence, through the literary analysis, we sought to verify how the organization of the linguistic plane is effective in the three works chosen as the object of study. This methodological approach is justified because Queirós' poetic prose is defined by metaphorical language, endowed with aesthetic value. In the analysis of the process of construction of the works, the emphasis was given to the expressiveness of language, which allowed us to observe how the author's subjectivity is projected in his text, culminating in a literary production of autobiographical and fantasy nature and poetic bias. The unfolding of this research was the acceptance of students from the 8th grade of Elementary School to the work Por parte de pai, from Queirós (1995). The students attended a SESI school, located in Araçatuba, State of São Paulo, and were lead by the Portuguese Language teacher. For this, the Reception Method, by Bordini and Aguiar (1993), was used.en
dc.identifier.aleph000929962
dc.identifier.capes33004048019P1
dc.identifier.lattes6471791031294211
dc.identifier.orcid0000-0002-2564-4270
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/192108
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectLiteraturapt
dc.subjectQueirós, Bartolomeu Campos - 1944-2012pt
dc.subjectLeitores - Reação criticapt
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectReception aestheticsen
dc.titleA palavra em desvio nas obras de Bartolomeu Campos de Queirós: uma reflexão sobre a expressividade da língua e a formação do leitorpt
dc.title.alternativeThe word in deviation in Bartolomeu Campos de Queirós’ works: a reflection about the language expressiveness and development of a readeren
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes6471791031294211[1]
unesp.advisor.orcid0000-0002-2564-4270[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramLetras - FCLASpt
unesp.knowledgeAreaLiteratura e vida socialpt
unesp.researchAreaLeitura, Crítica e teoria literáriapt

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