Síndrome de Angelman: pelo olhar científico e familiar
dc.contributor.advisor | Chaluh, Laura Noemi [UNESP] | |
dc.contributor.author | Silva, Vitória Nunes da | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2023-08-22T17:39:36Z | |
dc.date.available | 2023-08-22T17:39:36Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | A Síndrome de Angelman, descoberta em 1965 pelo Neurologista britânico Harry Angelman, é considerada rara. O interesse por essa Síndrome surgiu do convívio familiar com minha irmã, Ana Paula, que foi diagnosticada com Síndrome de Angelman, ao tentar compreender seu desenvolvimento cognitivo, nos processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos no espaço escolar. O objetivo dessa pesquisa foi analisar os artigos científicos que tratam da Síndrome de Angelman (SA) a partir de pesquisa bibliográfica localizados no Google Acadêmico no período 2009-2019. Pretendeu-se como objetivos específicos: identificar a especificidade dos processos educacionais das pessoas que apresentam a Síndrome de Angelman e compreender o que é Síndrome de Angelman e quais as características que definem a mesma. Assumo como metodologia a pesquisa bibliográfica (GIL, 2002) para o levantamento do referencial teórico. Espera-se que essa pesquisa possa legitimar a importância da pesquisa científica, no aspecto educacional, sobre a Síndrome de Angelman, que precisa ser conhecida e compreendida para que haja um melhor desenvolvimento ao se trabalhar com os educandos que apresentam essa Síndrome. Como considerações finais abordei a necessidade de ampliar os estudos com adultos acometidos pela Síndrome de Angelman; explicitei a importância da parceria família, Educação e Saúde para o desenvolvimento integral dos sujeitos com SA, tendo a família o papel de acolher, a escola incluir, os profissionais da Saúde acompanhar e oferecer tratamentos especializados e, por fim, essa equipe em conjunto poderá realizar um trabalho atento ao desenvolvimento integral de pessoas com essa deficiência. | pt |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/250405 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Síndrome de Angelman | pt |
dc.subject | Educação especial | pt |
dc.subject | Deficiência | pt |
dc.subject | Família | pt |
dc.subject | Saúde | pt |
dc.title | Síndrome de Angelman: pelo olhar científico e familiar | pt |
dc.title.alternative | Angelman syndrome: from a scientific and familiar perspective | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Pedagogia - IB | pt |
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