Logotipo do repositório
 

Publicação:
A questão ética no ensino de organização do conhecimento: uma análise de currículos de cursos de graduação em arquivologia e biblioteconomia no Brasil.

dc.contributor.advisorTognoli, Natália Bolfarini [UNESP]
dc.contributor.authorDalessandro, Rafael Cacciolari [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-06-04T16:05:51Z
dc.date.available2018-06-04T16:05:51Z
dc.date.issued2018-04-30
dc.description.abstractA Ciência da Informação, seja no que se refere às suas bases teóricas seja no tocante às práticas profissionais, tem demonstrado um crescente interesse nos estudos éticos, em aspectos relativos, entre outros, à produção científica, à relação do profissional com a profissão e com os seus pares, à atuação do profissional para com o usuário, e à Organização do Conhecimento. No entanto, embora na literatura essa questão se encontre em crescente discussão, ainda não se tem claro como isso vem sendo trabalhado nas instâncias educativas da área, responsáveis pela formação dos arquivistas e bibliotecários. Sente-se, assim, a necessidade de analisar como vem sendo trabalhada a questão ética no âmbito do ensino de Organização do Conhecimento em cursos de Arquivologia (classificação e descrição) e de Biblioteconomia (classificação e indexação) no Brasil, para que se possa identificar aspectos éticos convergentes, complementares ou divergentes entre esses dois espaços de ensino para a atuação profissional. Nesse sentido, propõe-se a realização de uma sistematização crítica de temáticas e referenciais teóricos no tocante à ética, a partir das estruturas curriculares dos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia do Brasil, especificamente na área de Organização do Conhecimento. Para tanto, realiza-se um estudo exploratório, teórico e documental, de natureza quali-quantitativa, que analisa a presença ou ausência das questões éticas nos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia no Brasil e os desdobramentos dessa situação.pt
dc.description.abstractInformation Science has shown lately a growing interest in ethical studies, wheter in its theoretical basis or professional practices, it has adressed important concerns to aspects related to scientific production, the realtionship between the professional and its colleagues, to its performance having in mind the user of the information and also Knowledge Organization. Although there is a growing discussion on these topics in the scientific literature, it is still not clear how these are worked out in the educational instances of the area which are responsible for the gradution of archivists and librarians. That way, the need to analyse how ethical issues related to Knowledge Organization processes have been taught in Archival Science (classification and description) and Librarianship (classification and indexing) undergraduate courses in Brazil, in order to identify convergent, complementary or divergent ethical aspects between these two teaching spaces for professional performance. In this sense, it is proposed to carry out a critical systematization of thematic and theoretical references regarding ethics from the curricular structures of these two courses, specifically in the are of Knowledge Organization. In order to do so, an exploratory study, theoretical and documental, of a qualitative and quantitative nature was carried out and the results were analyzed so that a comparison of how ethics is characterized in these two teaching universes could be explicit by these methods.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.identifier.aleph000902391
dc.identifier.capes33004110043P4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/154143
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectÉticapt
dc.subjectOrganização do conhecimentopt
dc.subjectArquivologiapt
dc.subjectBiblioteconomiapt
dc.subjectCursos de graduaçãopt
dc.subjectEthicsen
dc.subjectKnowledge organizationen
dc.subjectArchival scienceen
dc.subjectLibrarianshipen
dc.subjectUndergraduate coursesen
dc.titleA questão ética no ensino de organização do conhecimento: uma análise de currículos de cursos de graduação em arquivologia e biblioteconomia no Brasil.pt
dc.title.alternativeThe ethical issues in the teaching of knowledge organization: an analysis of curriculums of undergraduate courses in archival science and librarianship in Brazil.en
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramCiência da Informação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaInformação, tecnologia e conhecimentopt
unesp.researchAreaProdução e organização da informaçãopt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
dalessandro_rc_me_mar.pdf
Tamanho:
698.26 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.07 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: