Logotipo do repositório
 

Publicação:
A Geografia segundo Élisée Reclus: as diferenças entre as metodologias tradicional e libertária no ensino de geografia

dc.contributor.advisorSena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de [UNESP]
dc.contributor.authorPantarotto, Théo Leandro de Sousa [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-09-19T17:25:49Z
dc.date.available2018-09-19T17:25:49Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractThis research is based on the libertarian model of the teaching of geography, having the french geographer anarchist Élisée Reclus as a base of thinking. He participated of some insurrections which the main one was the Comuna de Paris. This geographer didn't use the geographic division between human and physics, his geographic conception was totalizing, and created the concept of social geography, which is used until now (21st century). This geography thought which Reclus believed(libertarian) antagonized with some others, and the geographer anarchist used to say that the creators of the other thoughts were linked with the State and they didn't want the progress of the science. In Reclus's book 'Education', he systematized the libertarian pedagogy, which the education, as a whole, should be. This research is ended showing the methodology adopted in the teaching of geography, used by Reclus (libertarian), and also the teachingof geography today, in the 21st century, showing the differences between themen
dc.description.abstractEste trabalho se fundamenta no ensino de geografia nos moldes libertários tendo como base o anarquista geógrafo ÉliséeReclus, que nasceu na França e participou de algumas insurreições, da qual a principal delas foi a Comuna de Paris, este geógrafo não utilizava a separação da geografia entre humana e física, sua concepção geográfica era totalizante e criou o conceito de geografia social, que é utilizada até hoje (século XXI). A corrente geográfica da qual Reclus fez parte (libertária), antagonizava com algumas outras, que o anarquista geógrafo dizia que os idealizadores dessas outras correntes estavam ligados ao Estado e não queriam o progresso da ciência. Reclus em seu livro Educação,sistematizou toda a pedagogia libertária, o que a educação, como um todo, deveria ser. O trabalho é finalizado mostrando a metodologia adotada no ensino de geografia adotada por Reclus (libertária) e também o ensino de geografia atual, do século XXI e mostrando as diferenças entre elespt
dc.format.extent57 f.
dc.identifier.aleph000890489
dc.identifier.citationPANTAROTTO, Théo Leandro de Sousa. A Geografia segundo Élisée Reclus: as diferenças entre as metodologias tradicional e libertária no ensino de geografia. 2015. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2015.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-09-06/000890489.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/156114
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt
dc.subjectGeografia - Metodologiapt
dc.subjectAnarquismo e anarquistaspt
dc.titleA Geografia segundo Élisée Reclus: as diferenças entre as metodologias tradicional e libertária no ensino de geografiapt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes6605255765203000[1]
unesp.advisor.orcid0000-0002-6133-4472[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação, Ourinhospt
unesp.undergraduateGeografia - Ourinhospt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000890489.pdf
Tamanho:
400.18 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format