Publicação: Educação ambiental em espaços não formais para estudantes da educação básica: revisão sistemática de ações desenvolvidas no estado de São Paulo entre 2012 E 2024
Carregando...
Data
Orientador
Fossaluza, André Santachiara 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Botucatu - IBB - Ciências Biológicas
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
A educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento das sociedades, permitindo que as pessoas adquiram uma visão crítica da realidade e contribuam para a solução de problemas complexos. Neste cenário, a educação ambiental (EA) visa conscientizar as pessoas quanto às relações historicamente desenvolvidas entre o ser humano e o ambiente, por meio da construção de conhecimentos, valores e atitudes visando à construção de realidades mais justas socialmente e ecologicamente mais equilibradas. A EA pode acontecer em espaços não formais, para além da escola, possibilitando práticas enriquecedoras no processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, este trabalho objetiva realizar uma revisão sistemática de artigos científicos publicados entre 2012 e 2024 sobre EA em espaços não formais no estado de São Paulo. Dentre os 232 artigos encontrados, sete atenderam os critérios de inclusão definidos previamente, os quais foram analisados, por meio da Análise de Conteúdo, quanto a sua macrotendência político-pedagógica de EA predominante. Desses, cinco artigos possuem uma abordagem predominantemente Conservacionista, enquanto dois artigos possuem alinhamento à macrotendência Crítica de EA. Dois artigos possuem contradições evidentes na sua práxis pedagógica. Este estudo, além de identificar a escassez de artigos que versem sobre a EA em espaços não formais, indicou uma predominância da macrotendência Conservacionista nas ações em educação ambiental realizadas em São Paulo.
Resumo (inglês)
Education is one of the fundamental pillars for the development of societies, enabling people to acquire a critical perspective on reality and contribute to solving complex problems. In this context, environmental education (EE) aims to raise awareness about the historically developed relationships between humans and the environment through the construction of knowledge, values, and attitudes, striving for the creation of socially fairer and more ecologically balanced realities. EE can occur in non-formal spaces, beyond the school environment, enabling enriching practices in the teaching-learning process. In this context, this study aims to conduct a systematic review of scientific articles published between 2012 and 2024 on EE in non-formal spaces in the state of São Paulo. Among the 232 articles found, seven met the predefined inclusion criteria and had their content analysed regarding their predominant political-pedagogical macrotrend in EE. Of these, five articles predominantly follow a Conservationist approach, while two align with the Critical macrotrend in EE. Additionally, two articles exhibit evident contradictions in their pedagogical praxis. This study, in addition to identifying the scarcity of articles that deal with EE in non-formal spaces, indicated a predominance of the Conservationist macro-trend in environmental education actions carried out in São Paulo.
Resumo (espanhol)
La educación es uno de los pilares fundamentales para el desarrollo de las sociedades, ya que permite que las personas adquieran una visión crítica de la realidad y contribuyan a la solución de problemas complejos. En este contexto, la educación ambiental (EA) tiene como objetivo concienciar a las personas sobre las relaciones históricamente desarrolladas entre los seres humanos y el medio ambiente, mediante la construcción de conocimientos, valores y actitudes que promuevan la creación de realidades más justas socialmente y más equilibradas ecológicamente. La EA puede llevarse a cabo en espacios no formales, más allá del entorno escolar, posibilitando prácticas enriquecedoras en el proceso de enseñanza-aprendizaje. En este contexto, este trabajo tiene como objetivo realizar una revisión sistemática de artículos científicos publicados entre 2012 y 2024 sobre EA en espacios no formales en el estado de São Paulo. De los 232 artículos encontrados, siete cumplieron con los criterios previamente definidos, los cuales tuvieron sus contenidos analizados en función de su macrotendencia político-pedagógica predominante en EA. De estos, cinco artículos presentan un enfoque predominantemente conservacionista, mientras que dos se alinean con la macrotendencia crítica de EA. Además, dos artículos presentan contradicciones evidentes en su praxis pedagógica. Este estudio, además de identificar la escasez de artículos que tratan sobre la educación ambiental en espacios no formales, indicó una predominancia de la macrotendencia conservacionista en las acciones de educación ambiental realizadas en São Paulo.
Descrição
Palavras-chave
Educação ambiental, Educação básica, Espaço não-formal, Macrotendências, São Paulo
Idioma
Português