Publication: Mãe social: um modo de educar entre a vulnerabilidade e o acolhimento
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Date
Authors
Advisor
Dias, Romualdo 

Coadvisor
Graduate program
Undergraduate course
Pedagogia - IB
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Type
Undergraduate thesis
Access right
Acesso aberto

Abstract
Esta pesquisa analisa o modo como se constitui a mãe social, educadora situada na Casa Lar. Trata-se de um estudo sobre uma educadora que faz parte do programa de acolhimento de crianças e adolescentes, configurados em situação de vulnerabilidade, que vivem em uma casa, com a presença de uma mãe e uma auxiliar, organizados pela rede internacional “Aldeias Infantis SOS Brasil”. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o papel da mãe social enquanto uma educadora. Para isso o situamos esta profissional na Casa Lar, descrevemos o Projeto Pedagógico e o processo educacional estabelecidos a partir das orientações teóricas e metodológicas próprias da rede “Aldeias Infantis SOS Brasil. Analisamos esta proposta apoiados em um marco teórico constituído pela obra de Donald W. Winnicott, com o foco na figura da mãe em sua relação com as crianças no ambiente oferecido pela “casa lar”. Utilizamos em nossa análise as categorias do “sustentar”, do “manipular” e do “apresentar o mundo”, de acordo com a formulação de Winnicott, para compor a abordagem educacional construída na fronteira entre uma condição de vulnerabilidade e uma possibilidade de acolhimento. Nós tecemos alguns nexos de sentidos e aproximações sobre os temas educacionais entre o fundador da organização “Aldeias Infantis SOS”, o Sr, Hermann Gmeiner, e a obra de Donald W. Winnicott, considerando que os dois atuaram em um contexto marcado pelos efeitos da Segunda Grande Guerra. Consideramos a fato da casa lar se articular com uma rede de acolhimento de caráter internacional como um fato político diretamente relacionado com a sustentabilidade do projeto pedagógico. Delimitamos na experiência do Brasil, para estudarmos os programas de acolhimento realizados de acordo com o modelo da casa lar. Queremos compreender como esta educadora, concebida na figura da mãe social, se constitui no território de fronteira que se estabelece entre um modo de entendimento da produção social da vulnerabilidade de crianças, adolescentes, e a organização do programa de acolhimento, na casa lar.
Description
Keywords
Mãe social, Formação de educador, Vulnerabilidade, Acolhimento
Language
Portuguese