Publicação: O audiovisual na EAD: análises e diretrizes para produção
Carregando...
Arquivos
Data
2023-03-31
Autores
Orientador
Américo, Marcos 

Coorientador
Pós-graduação
Mídia e Tecnologia - FAAC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente trabalho propõe um estudo da produção e da forma de apresentação de conteúdos audiovisuais para a Educação a Distância (EAD), com o objetivo de estabelecer questionamentos sobre as práticas e os formatos utilizados massivamente. Parte-se da premissa de que esses produtos audiovisuais, em sua grande maioria, não aproveitam a potencialidade da linguagem audiovisual historicamente construída para um ensino mais atrativo, didático e, portanto, mais eficaz. Para compreender o atual cenário da EAD, além de um levantamento de dados relativos ao crescimento da EAD no Brasil desde seu marco legal, foram realizadas análises de 30 videoaulas de duas IES (pública e privada), categorizando-as com base em seu formato audiovisual e podendo, assim, avaliar como é a linguagem audiovisual aplicada a estas aulas. Por fim, com base nas análises e levantamentos bibliográficos, parte-se para uma etapa de pesquisa-ação com a criação e aplicação de um referencial teórico-prático de produção de conteúdo audiovisual para a EAD, baseado em formatos ágeis de gerenciamento de projetos complexos, com produção de videoaulas para uso interno da Unesp e posterior verificação parcial dos resultados por meio da análise de questionários aplicados à equipe de produção. Como princípio norteador desta pesquisa, buscou-se uma aproximação ao Paradigma da Complexidade (proposto por Edgar Morin) que, em sua forma de entender as inter relações entre os conteúdos, desenha caminhos frutíferos para uma aplicação mais arrojada como forma de construção prática de conteúdos educacionais para a EAD. Da mesma forma, buscou-se um alinhamento teórico à Ecologia Midiática, que, por sua vez, tem como desafio compreender a comunicação a partir das características do meio, em constante interação com outras mídias.
Resumo (inglês)
The present work proposes a study of the production and presentation of audiovisual content for Distance Education (DE), with the objective of establishing
questions about the practices and formats used massively. It starts from the premise that these audiovisual products, for the most part, do not take advantage of the potential of the historically constructed audiovisual language for a moreattractive, didactic and, therefore, more effective teaching. In order to understand
the current distance learning scenario, in addition to a survey of data related to the growth of distance learning in Brazil since its legal framework, analyzes were carried out of 30 video classes from two HEIs (public and private), categorizing them based on their audiovisual format. and thus being able to assess how the audiovisual language is applied to these classes. Finally, based on the analyzes and bibliographic surveys, we move on to an action-research stage with the creation and application of a theoretical-practical framework for the production of audiovisual content for distance learning, based on agile formats for managing complex projects , with the production of video classes for internal use at Unesp and subsequent partial verification of the results through the analysis of questionnaires applied to the production team. As a guiding principle of this research, an approximation was sought to the Paradigm of Complexity (proposed by Edgar Morin) which, in its way of understanding the interrelationships between contents, draws fruitful paths for a bolder application as a form of practical construction of contents educational for DE. Likewise, a theoretical alignment with Media Ecology was sought, which, in turn, has the challenge of understanding communication from the characteristics of the medium, in constant interaction with other media.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
LOPEZ, Rene Rodriguez. O audiovisual na EAD: análises e diretrizes para produção. Orientador: Marcos Américo. 2023. 176 f. Tese (Doutorado em Mídia e Tecnologia) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru: 2023.