Logotipo do repositório
 

Publicação:
Concepções pedagógicas: uma comparação entre as propostas de Agostinho de Hipona, Tomás de Aquino, Paulo Freire e Dermeval Saviani

dc.contributor.advisorInforsato, Edson do Carmo [UNESP]
dc.contributor.authorTeixeira, Jober Chacon [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-05-03T11:41:38Z
dc.date.available2022-05-03T11:41:38Z
dc.date.issued2022-03-15
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar as propostas pedagógicas de Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino e as propostas pedagógicas de Paulo Freire e Dermeval Saviani, por meio da apreciação das propostas de tais concepções. Além disso, pretende identificar aspectos basilares e evidenciar a finalidade da educação apontada por tais concepções pedagógicas. Com o intento de atingir os objetivos propostos, o trabalho foi elaborado em formato de ensaio. O material utilizado é composto por trabalhos de autores de ambos os períodos analisados, em publicações periódicas, artigos científicos, e livros ligados à temática. Os pontos relevantes de cada obra foram organizados e suas citações sistematizadas, analisadas e categorizadas. Os resultados obtidos demostram que, outrora, a educação era o meio utilizado para se chegar à sabedoria. Demonstram ainda que, na atualidade, há na educação uma grande preocupação formal e uma substituição dos conteúdos, ao ponto de sua finalidade residir agora no aprendizado da vida em sociedade e na preparação para o mercado de trabalho. Tais resultados podem levar a um novo interesse nos conteúdos e na finalidade proposta pelas concepções pedagógicas de Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino e, consequentemente, a uma valorização real da educação.pt
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the pedagogical proposals of Augustine of Hippo and Thomas Aquinas and the pedagogical proposals of Paulo Freire and Dermeval Saviani, through the appreciation of the proposals of such conceptions. Furthermore, it intends to identify basic aspects and highlight the purpose of education indicated by such pedagogical conceptions. To achieve the proposed objectives, the work was prepared in an essay format. The material used is composed of works by authors from both periods analyzed, in periodicals, scientific articles, and books related to the theme. The relevant points of each work were organized, and their citations systematized, analyzed and categorized. The results obtained show that, in the past, education was the means used to reach wisdom. They also demonstrate that, at present, there is a great formal concern in education and a substitution of contents, to the point that its purpose now resides in learning about life in society and preparing for the job market. Such results can lead to a new interest in the content and purpose proposed by the pedagogical concepts of Augustine of Hippo and Thomas Aquinas and, consequently, to a real appreciation of educationen
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/234512
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectConcepções pedagógicaspt
dc.subjectFinalidade da Educaçãopt
dc.subjectSabedoriapt
dc.subjectPedagogical conceptionsen
dc.subjectPurpose of Educationen
dc.subjectWisdomen
dc.titleConcepções pedagógicas: uma comparação entre as propostas de Agostinho de Hipona, Tomás de Aquino, Paulo Freire e Dermeval Savianipt
dc.title.alternativePedagogical Conceptions: a comparison between the proposals of Augustine of Hippo, Thomas Aquinas, Paulo Freire and Dermeval Savianien
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaFormação do Professor, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicaspt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
teixeira_jc_me_arafcl.pdf
Tamanho:
1.17 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.02 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: