Publicação: Estudo sobre Emoções e Sentimentos na Educação Infantil
dc.contributor.author | Batista, Jéssica Bispo [UNESP] | |
dc.contributor.author | Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP] | |
dc.contributor.author | Magalhães, Giselle Modé | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | |
dc.contributor.institution | Universidade Federal de São Carlos | |
dc.date.accessioned | 2022-10-10T13:56:17Z | |
dc.date.available | 2022-10-10T13:56:17Z | |
dc.date.issued | 2022-05-16 | |
dc.description.abstract | Este estudo investigou o papel do processo pedagógico sobre o desenvolvimento das emoções e sentimentos na idade pré-escolar, a partir da análise da atividade escolar da criança. A pesquisa envolveu observações em sala de aula e uma entrevista com a professora regente, a fim de analisar em que medida as atividades pedagógicas mobilizavam os aspectos emocionais das crianças e contribuíam para seu desenvolvimento afetivo-emocional. Os resultados demonstraram que ser reconhecido no coletivo pela professora é emocionalmente mais significativo que a natureza e o sucesso da execução da tarefa. Conclui-se que compreender a dinâmica das emoções na vida escolar concreta das crianças em idade pré-escolar é imprescindível para o planejamento pedagógico que vise a emancipação dos sujeitos. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | |
dc.description.affiliation | Universidade Federal de São Carlos | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | |
dc.format.extent | - | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236116927vs01 | |
dc.identifier.citation | Educação & Realidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, v. 47, p. -, 2022. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/2175-6236116927vs01 | |
dc.identifier.file | S2175-62362022000100305.pdf | |
dc.identifier.issn | 0100-3143 | |
dc.identifier.issn | 2175-6236 | |
dc.identifier.scielo | S2175-62362022000100305 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/236941 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação | |
dc.relation.ispartof | Educação & Realidade | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | Educação Infantil | pt |
dc.subject | Teoria Histórico-Cultural | pt |
dc.subject | Emoções | pt |
dc.title | Estudo sobre Emoções e Sentimentos na Educação Infantil | pt |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.orcid | 0000-0002-4185-9896[1] | |
unesp.author.orcid | 0000-0002-6497-8783[2] | |
unesp.author.orcid | 0000-0003-4045-7040[3] |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- S2175-62362022000100305.pdf
- Tamanho:
- 250.16 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format